Autor Tópico: Primeira DSLR: Canon 70D ou Nikon D5500  (Lida 13589 vezes)

nathaliasamoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 31 de Maio de 2015, 18:51:00
Estou à procura da minha primeira DSRL: Canon 70D ou Nikon D5500?

Não quero trabalhar, é apenas para hobby: fotografar pessoas e paisagens.
Não tenho muito dinheiro, mas queria investir um pouco mais num corpo que eu conseguisse ficar por bons anos, para só depois migrar para uma melhor. Por isso queria uma que tivesse um pouco de tecnologia: wifi e touch screen.

Pensei em comprar a nikon d5500 com lente do kit 18-55 e comprar uma nikkor 50mm f 1.8 para complementar.
Se pegasse a Canon 70D, iria com a lente do kit também 18-55 e pegaria uma lente 40mm 2.8 enquanto não tivesse dinheiro para uma 50mm f 1.4. A Canon 50mm 1.8 não me interessa muito porque não li bons reviews sobre ela.

A minha dúvida é se vale a pena pagar mais ou menos mil reais a mais para pegar a canon. Ou se a nikon realmente vale a pena e devo comprar ela.
É um hobby que quero para a vida toda, então fico com dúvida porque se entrar em canon, não quero sair da marca. e se entrar na nikon, a mesma coisa. E sei que as lentes da Nikon são mais caras.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2015, 19:27:36
Com o preço da D5500 não compensa pegar uma D7000 ou D7100? Dai sim, a 70D não me parece concorrente da linha D5xxx e sim da D7xxx

Eu gosto mais de Nikon.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


nathaliasamoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2015, 20:18:26
As principais diferenças são:
A Canon 70D não é voltada apenas para fotos, ela tb filma muito melhor pelo foco dual pixel e se usar lente STM o foco é suave e a lente não faz barulho nenhum.
Já a Nikon fotografa melhor à noite, principalmente se usar d-lighting. Também se destaca em ambiente fechado se vc nao gosta de flash. Mas a Nikon só filma bem se for com foco manual. O foco em filmagem é problemático em ambiente fechado e faz barulho (assim como as lentes comuns da Canon). Já o foco para fotografia da Nikon é o mais preciso que existe mas é mais lento que o da Canon.

Muito obrigada pela explicação! Meu foco será fotografia mesmo, não tenho interesse inicial em vídeo. Então vale mais a pena ficar com a Nikon D5500?


nathaliasamoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2015, 20:20:30
Com o preço da D5500 não compensa pegar uma D7000 ou D7100? Dai sim, a 70D não me parece concorrente da linha D5xxx e sim da D7xxx

Eu gosto mais de Nikon.

Entendo aonde quer chegar... Concorrente da 70d seria talvez a D7100 mas ela nao tem wifi nem touch screen, estou certa? Mesmo não tendo essas tecnologias, vale a pena? A D7200 tem, mas lançou agora e é cara demais.


guti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2015, 21:01:00
Eu comprei uma D5500 poucos dias atrás... estou curtindo muito!
Meu irmão tem uma D7100... q tem mais controles físicos, alguns pontos de foco a mais e corpo selado.. além do motor de foco no corpo...
Mas sinceramente... para o meu uso... não trocaria a D5500 pela D7100.. pois tem o mesmo sensor... um processador mais novo já... e é muito menor e mais leve! o que faz toda a diferença numa viagem por exemplo...
Recomendo muito a D5500!


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2015, 00:53:29
Entendo aonde quer chegar... Concorrente da 70d seria talvez a D7100 mas ela nao tem wifi nem touch screen, estou certa? Mesmo não tendo essas tecnologias, vale a pena? A D7200 tem, mas lançou agora e é cara demais.

Vou te dizer o que mais pesa pra mim em uma decisão entre as 2:

A D7100 tem 2 slots para cartão de memória e principalmente Auto FP, ninguém lembra de falar isso, só ficam dizendo que a D7100 tem auto foco, mais botões de atalho, corpo em magnésio, mais robusto, mais resistente, mais fps, porém, eu acho que isso ai não me pesa tanto quanto aos 2 slots, (acredite, perder o trabalho por causa do cartão acontece) e o Auto FP em caso de você querer fazer strobist externo durante o dia, pois vc não fica limitado a iluminação do sol podendo usar as aberturas máximas de lente.

Esse seria os meus principais motivos. A D5500 é excelente, se tivesse esses 2 itens de citei seria perfeita.

Porém, como o Ernesto disse, pra um amador a D5500 está ótima para amador.
« Última modificação: 01 de Junho de 2015, 00:55:44 por marcelogimenes »
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


nathaliasamoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2015, 12:39:47
Agradeço a todos e entendo a opinião de vocês... Mas eu não tenho interesso algum na Nikon d7100,7200... Minha dúvida é entre a Nikon d5500, que é uma câmera muito boa e mais barata, ou uma canon melhor, mas que é mais cara. Me remete na dúvida entre canon x Nikon, na verdade.
Tenho medo de investir na Nikon e depois querer migrar pra uma canon. Mas creio que não vou ter problemas, certo?


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Junho de 2015, 13:52:28
É assim, você esta em dúvida com 2 cameras diferentes e que não são concorrente, é uma comparação desleal, pois é como comprar um Gol com um Golf. O que vc não entendeu ainda é que a concorrente da 70D é a D7100 e da D5500 é a T5i.

Obviamente que se voce comparar a 70D que é um Golf com a D5500 que é um Gol a 70D ganha, se for esse o caso, compre ela. Se você comparar ela com a D7100, que dai sim dá uma briga boa, eu iria de Nikon. Se fosse comparar a D5500 com a T5i, eu 100% iria de Nikon.

Resumindo, eu prefiro Nikon, mais entre a 70D e a D5500 a 70D é melhor.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2015, 01:05:16
Agradeço a todos e entendo a opinião de vocês... Mas eu não tenho interesso algum na Nikon d7100,7200... Minha dúvida é entre a Nikon d5500, que é uma câmera muito boa e mais barata, ou uma canon melhor, mas que é mais cara. Me remete na dúvida entre canon x Nikon, na verdade.
Tenho medo de investir na Nikon e depois querer migrar pra uma canon. Mas creio que não vou ter problemas, certo?
Suas opções não fazem o mínimo sentido, mas entre as duas, a 70D é mais câmera, não por ser Canon, mas por ser de uma linha acima. (assim como as Nikon D7XXX)


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2015, 01:28:59
Creio que o aspecto físico está influenciando sua percepção do que é "melhor". Veja, não há uma resposta simples e final para essa dúvida, mas podemos considerar características interessantes no uso prático. Já tive a 70D como upgrade de uma T4i, e passei-a adiante pq a imagem final era a mesma da Rebel mas a câmera pesava o mesmo que uma full-frame e seu grande diferencial (vídeo) não era importante para mim....

A 5500 é bem menor e mais leve, o display LCD bascula como o da 70D e tem sensibilidade a toque. A imagem da série D5000 já foi considerada a mais nítida do APS-C, mas na prática acho ambas excelentes. A 70D tem pentaprisma e a Nikon penta-espelho, mas na prática não senti diferença. O autofoco da 70D é o mesmo da 7D profissional, mas na prática o da Nikon tbém é muito bom...

Em realidade, eu prefiro a 5300 entre todas essas: a mesma coisa da 5500 mas com GPS, a diferença prática sendo a tela touch... Não se esqueça que o vídeo da Nikon não se compara ao da Canon.... :ok:


nathaliasamoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2015, 12:59:01
.
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 13:02:34 por nathaliasamoreira »


nathaliasamoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2015, 13:03:19
.
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 13:03:34 por nathaliasamoreira »


nathaliasamoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2015, 13:04:15
Se vc entrar na Nikon sabendo o motivo de entrar para a Nikom, vc não vai querer migrar.
E
Se vc entrar paea a Canon sabendo o motivo de entrar para a Canon, vc tb não vai querer migrar.
1. Touch é pratico e legal pra caramba para amador. Cada coisa no seu lugar.  Te apoio 100%. Já um Profissional de futebol nao tira a cara da camera 45min, um profissional de passarela é igual, eles nao tem porque ter touch. Ele fica com o olho no espelho e a cara apertando o dispositivo touch o tempo todo. Nem olha para aquilo e desliga o bagulho.Cada coisa no seu lugar.

2.As Canon filmam muito melhor (foco silencioso e preciso com lente STM) e são excelentes maquinas esportivas pelo foco absurdamente rápido (com lente USM). Só um maluco faria futebol com Nikon.
Já as Nikon tem uma capacidade de fotografar à noite e em lugar fechado (sem flash) absurda (com dlighting). É só por a camera na rua à noite, deixar manual e por uma canon do lado, marcar tudo igual fazer a foto e ver.Outra, tons de pele para pessoas afro descendentes incomparaveis. Coisas que se gasta tempo no photoshop arrumando a pele da pessoa afro em RAW, a Nikon te dá pronto em JPG. Um afro descendente tatuado sai impecavel na nikon de primeira. Novsmente, é só por a camera no manual e fazer um teste simples e ver...É uma camera de moda, estudio e publicidade. Mas, para filmar, só no foco manual...para fotos em passarela, o foco é excelente e muito mais rapido do que o necessário, jamais perde uma foto mas, ela nao foca direito se for filmar.

Entendi! O meu foco vai ser fotografia mesmo... Estou começando ainda, no momento não tenho intenção de filmagem. Já li muito e sempre vejo que Nikon é melhor mesmo para foto, que a imagem é melhor, a profundidade das cores, mas eu sempre acabo ficando com o pés atrás! Porque vejo muito caro o valor das lentes, quase o dobro das da canon. Sei que são mais caras porque são melhores, mas não sei todo esse dinheiro para investir.
Mas tava pensando e a canon 70d já é mais avançada. Se for investir em canon, acho que vou numa da linha rebel. E depois migrar pra uma melhor, depois de já ter aprendido. Mas fico nessa dúvida se não devo pegar Nikon.


nathaliasamoreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2015, 13:12:18
Creio que o aspecto físico está influenciando sua percepção do que é "melhor". Veja, não há uma resposta simples e final para essa dúvida, mas podemos considerar características interessantes no uso prático. Já tive a 70D como upgrade de uma T4i, e passei-a adiante pq a imagem final era a mesma da Rebel mas a câmera pesava o mesmo que uma full-frame e seu grande diferencial (vídeo) não era importante para mim....

A 5500 é bem menor e mais leve, o display LCD bascula como o da 70D e tem sensibilidade a toque. A imagem da série D5000 já foi considerada a mais nítida do APS-C, mas na prática acho ambas excelentes. A 70D tem pentaprisma e a Nikon penta-espelho, mas na prática não senti diferença. O autofoco da 70D é o mesmo da 7D profissional, mas na prática o da Nikon tbém é muito bom...

Em realidade, eu prefiro a 5300 entre todas essas: a mesma coisa da 5500 mas com GPS, a diferença prática sendo a tela touch... Não se esqueça que o vídeo da Nikon não se compara ao da Canon.... :ok:

Adorei sua explicação e você já tem experiência! Então, se não tem diferença na 70d pra um rebel (no quesito fotografia), melhor pegar uma T5i ou T6i nao é?
Ou se eu for optar por nikon, melhor uma d5300 como você informou. Porque a nikon d5300  custa mil reais a menos do que a 5500 no mercado livre.
E as canon rebel custam uns 2 mil a menos que a 70d. E meu foco não é filmagem, por enquanto.

Eu só queria uma camera mais tecnologica, que pudesse ficar mais tempo comigo. Então vou de rebel ou d5300, obrigada! Já sobra mais dinheiro para as lentes!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2015, 13:40:10
Adorei sua explicação...

Só ler isso já torna o dia mais brilhante, obrigado...  :ok:

Isso tudo é opinião pessoal, por isso eu sempre leio a opinião dos amigos do fórum e as combino com o que vejo nos sites sobre foto. Veja, como falei, "não tem diferença" entre 70D e Rebel é muito forte, tem sim e bastante na usabilidade, apenas disse que eu, para meu uso e satisfação, não percebi nos resultados. Lembre-se que a usabilidade tem um papel importantíssimo nas fotos obtidas: se vc não está "combinando" bem com a câmera/lente, as fotos refletem isso. Certamente existem milhares de usuários cujos resultados melhoraram muito com o upgrade para 70D, simplesmente pq acharam maior peso melhor para estabilidade, puderam encaram chuva sem preocupação, o AF resultou em mais fotos bem focadas etc. mas o sensor é o mesmo (com alguns pontos modificados para permitir autofoco por fase...) e, ao final, fica tudo igual: é APS-C.

Eu passei da T4i para a 70D e não gostei: peso e custo demais para a mesma foto e o AF para vídeo, embora muito bom, não fez diferença. Conclusão: deveria ficar na T4i...

A 5300, em minha opinião, é fantástica para o amador, por ter o GPS integrado e o WiFi. Se vc ainda não usou o módulo "Maps" do Lightroom, prepare-se para uma excelente experiência: as fotos das viagens são georeferenciadas e aparecem como pontinhos em um mapa tipo Google, muito bacana para relembrar as "aventuras"... Apenas compre mais uma ou duas baterias extra: o GPS usa muita energia... O wifi tem a vantagem de rapidamente vc usar o celular para fazer fotos remotas, ou para aquele selfie qdo não tem ninguém por perto, embora a série 5000 permita bascular o display para frente e fazer um selfie superlegal...  :)

Eu pegaria uma Rebel ou D5300 pela relação custo-benefíco para o amador e recursos disponíveis. Como a 5300 está mais barata e tem GPS, eu iria nela mesmo...  :ok:
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 13:41:08 por efilho »