Autor Tópico: [Dúvida] Distância focal x Velocidade (formato DX)  (Lida 1909 vezes)

Roac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Maio de 2015, 20:50:38
Pessoal, tenho essa dúvida já há algum tempo: existe aquela regra ,quando fotografamos sem tripé, que diz que para evitar fotos borradas devemos usar a velocidade do diafragma com a ordem de grandesa igual ou maior que a distância focal utilizada.
Por exemplo, se vamos fotografar com uma 50mm(FX) a velocidade do diafragma deve ser, no mínimo, 1/50s.

OK, ainda não pesquisei de onde vem tal regra ou em que ela se baseia, mas sempre tento utilizar(para asustos parador ou quase). O problema é que uso uma DX(nikon D5200) e dizem que a distância focal deve sofrer um fator de ajuste de 1.6 se não me engano. Então a 50mm na DX seria mais um menos uma 80mm.
Mas eu acho muito estranho isso, já me falaram que vc deve compensar essa regra pro formato DX.Ou seja, fotografando com a 50mm eu teria que usar 1/80s, mas esse fator de 1.6 não  diz respeito somente ao crop da imagem? Teoricamente a distância focal é a mesma, só que eu vejo a imagem cortada, o que dá a ideia de que houve um "zoom imaginário" aumentando a distância focal(por favor, me corrijam se eu estiver errado,ainda estou aprendendo hehe).

Então esse é meu problema, eu fico,ao mesmo tempo, com medo de estar perdendo foto por usar uma velocidade inadequada(é 1/50 ou 1/80??) ou de estar perdendo possibilidade de mais luz por ser obrigado a usar velocidade acima do necessário(usando 1/80 quando eu poderia tranquilamente usar 1/50). Quando a gente tem tempo de tirar várias fotos é tranquilo, mas essa questão é mt importante quando a oportunidade de fotografar é repentina e pode ser única. Se alguem puder dar uma força, ficaria agradecido, eu já fiz alguns testes, mas ainda não tenho olho bom pra ter certeza

E mais uma dúvida ainda relacionada ao assunto: quando vou comprar uma lente e ela é DX, o fator de crop ainda deve ser aplicado? Por exemplo a nikon 35mm DX, ela é realmente uma 35mm já compensada pelo 1.6 ou ela tbm equivale a uma distância focal maior?

Obs:moderação, náo sei se esse é o espaço correto para correto para esse tipo de dúvida, favor mover caso não seja
« Última modificação: 31 de Maio de 2015, 20:59:29 por Roac »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2015, 22:04:47
Nikon o crop é 1.5.

Distancia focal é uma unidade de medida que não significa muita coisa sem o tamanho do filme ou sensor.
Esse regrinha foi feita para filmes 35mm e para se aplicar em sensor apsc, acho que faz sentido multiplicar pelo crop.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2015, 23:50:35
Pra essa regra (que não é uma regra, mas apenas uma pequena referência), mais importante que a distância focal em si é o ângulo de visão.


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2015, 00:48:18
A base dessa regrinha é acha um valor seguro de velocidade em que, para determinado ângulo de visão, a movimentação natural do corpo do fotógrafo não se faça notável na imagem. A regra prática no mundo 35mm é 1/dist. focal. No caso de uma câmera com fator de corte, um movimento menor acabaria sendo percebido na mesma distância focal, porque o ângulo de visão é menor, por isso que se usa a distância focal x fator de corte. Em uma compacta, que tem sensor 6 a 8x menores que um quadro 35mm, é a mesma coisa, se a objetiva é equivalente a uma 50mm, deve-se usar 1/50.

T+


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2015, 08:14:31
A base dessa regrinha é acha um valor seguro de velocidade em que, para determinado ângulo de visão, a movimentação natural do corpo do fotógrafo não se faça notável na imagem. A regra prática no mundo 35mm é 1/dist. focal. No caso de uma câmera com fator de corte, um movimento menor acabaria sendo percebido na mesma distância focal, porque o ângulo de visão é menor, por isso que se usa a distância focal x fator de corte. Em uma compacta, que tem sensor 6 a 8x menores que um quadro 35mm, é a mesma coisa, se a objetiva é equivalente a uma 50mm, deve-se usar 1/50.

T+

Que no caso da compacta seria uma 8mm +-.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs