Autor Tópico: Dificuldade Flash + WB + Tons de Pele  (Lida 1639 vezes)

ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.413
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Junho de 2015, 08:15:21
Bom dia, não sei se postei no lugar certo, vamos lá:

1- Comprei um Yongnuo 568 II, estudando flash e luz/iluminação, atualmente consegui aprender um pouco sobre o funcionamento do TTL, compensação de exposição do Flash, bloqueio de exposição do flash, rebatimento do mesmo em paredes, etc... - enfim tenho melhorado meus resultados com o flash, lendo as dicas aqui do fórum e do site do Neil...

2- O que tem me incomodado é o WB, deixo em auto e acerto na pós produção, geralmente as fotos são em ambiente interno (minha casa, filhos, festas infantis - sou amador) - quando não uso flash é rápido e fácil e quando tenho dificuldade utilizando o personalizado do LR - conta gotas em zona neutra fica OK, porém quando uso flash está difícil - o tom de pele puxando para o amarelo/magenta, quando faço ajustes do WB a pele fica melhor - mas o fundo fica "frio" demais.

3- Geralmente temos luz "fria" nos ambientes internos.

4- Pensei que a dificuldade pode ser pela diferença de cor entre o flash e a luz ambiente, correto?

5- Utilizar o gel seria uma solução? Não sei nada sobre ele, só o nome "gel".....

Agradeço sugestões...
Interessante que antes nada disso me incomodava, até alguns anos atrás fotografava meus filhos com o flash pop up da Rebel, frontal, chapado, sem correção de WB e ainda achava bonito, agora olhando as fotos antigas acho uma bela b...; ou melhorei meu conhecimento e padrão de avaliação, ou estou ficando chato mesmo, KKKKKK
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.980
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2015, 08:42:41
Velocidade alta ajuda a eliminar a luz ambiente, teste o limite de sincronismo se o fundo escuro não for problema.

Senão só igualando com gel mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.413
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2015, 08:45:47
Velocidade alta ajuda a eliminar a luz ambiente, teste o limite de sincronismo se o fundo escuro não for problema.

Senão só igualando com gel mesmo.

Legal, não havia pensado nesta questão, realmente eliminar ou reduzir a luz ambiente pode ser uma solução em algumas situações.
Vou estudar um pouco sobre este gel, também.

Obrigado
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2015, 08:55:41
estou lendo novamente o livro(Sem medo do flash)de Jose Antonio Fernandez,recomendo a leitura.Ele fala sobre uso do gel no flash,fica muito bom o resultado.Ele comentou de uma foto feito a noite em uma rua cheio de postes de luz,tom alaranjado(tungstenio)setar na camera o wb para tungstenio neutralizou o dominante(laranja)mas deixou a modelo e fundo puxado para tons frios.Em kelvin 4.400 a foto esta bem agradavel.O livro eh otimo,mas mesmo assim,o uso do flash eh bem complexo,principalmente em externa!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.413
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2015, 09:10:50
Olá Silvio, anotei a indicação do livro aqui... Obrigado  :ok:
Realmente acho que flash é um dos temas menos explorados e conhecidos dentro da fotografia, vejo que muitos desistiram e o flash ficou com este rótulo de "ruim"...

Não vou desanimar, estudarei mais sobre temperatura de cor, e tentarei o gel... alguém aí sabe onde comprar e indicar marca ou modelo que tenha qualidade...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2015, 09:23:41
quando estiver rebatendo o flash em paredes e tetos é importante considerar a cor/material destes na luz resultante...
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.413
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2015, 09:28:13
quando estiver rebatendo o flash em paredes e tetos é importante considerar a cor/material destes na luz resultante...

 :ok: :ok:
Geralmente rebato apenas em paredes brancas mesmo, mas sempre tem móvel, tapete, etc... que ralmente podem também alterar a luz. Abraços e obrigado por comentar
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2015, 09:51:41
Olá Silvio, anotei a indicação do livro aqui... Obrigado  :ok:
Realmente acho que flash é um dos temas menos explorados e conhecidos dentro da fotografia, vejo que muitos desistiram e o flash ficou com este rótulo de "ruim"...

Não vou desanimar, estudarei mais sobre temperatura de cor, e tentarei o gel... alguém aí sabe onde comprar e indicar marca ou modelo que tenha qualidade...
cara,dependendo da forma aplicada,sao tantas coisas a observar,alem da temperatura de cor ambiente + flash...eh bem complexo mesmo!Tambem estou no estudo,devagar e sempre rsrsrrs.Caso compre o gel,poste o resultado
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.413
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2015, 10:35:46
cara,dependendo da forma aplicada,sao tantas coisas a observar,alem da temperatura de cor ambiente + flash...eh bem complexo mesmo!Tambem estou no estudo,devagar e sempre rsrsrrs.Caso compre o gel,poste o resultado

 :ok: :ok: :ok:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/