Autor Tópico: DX e FX  (Lida 2531 vezes)

betolou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Online: 03 de Junho de 2015, 19:30:04
Olá pessoal.
Depois de muita leitura sobre o assunto percebi que nada é muito claro gerando muita confusão principalmente na galera que assim como eu esta iniciando na fotografia.
A "diferença" entre uma câmera FX e uma DX é de fácil compreender, o problema são as lentes.
Por exemplo eu compreendo que se eu utilizar a minha AF Nikkor 50mm f/1.8D nas minhas câmeras que são cropadas ela será equivalentes a uma 75mm de uma FX pois a AF Nikkor 50mm f/1.8D é uma lente FX.
O que eu não compreendo é porque em todos os fóruns, sites e videos a galera fala isso de uma forma generalizada por exemplo: Se eu utilizar uma AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G em uma câmera cropada ela vai me entregar 52mm?
porque é isso que é dito e eu não consigo concordar com isso pois se a lente é DX o fabricante é  obrigado a entregar 35mm. Até mesmo pq se isso não for verdade não faz sentido ser fabricado uma AF-S NIKKOR
35mm f/1.8G ED FX
NIKON D7100 + TAMRON 17-50


JulioRJ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2015, 23:52:58


sensor cropado só pega o miolo da projeção, parecendo que a lente tem uma distância focal maior. isso permite a negada fazer esse monte de continha aí.

esquece essas coisas, mas fica ciente que se você estiver com uma cropada e uma 50mm PODE ficar difícil de fotografar em locais apertados



"Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds"


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2015, 00:32:11
Na verdade o fabricante entregou a distancia focal descrita, não interessa o tipo de sensor da sua maquina, a distancia focal da lente nunca muda devido ao tamanho do sensor.

O que acontece, como o colega explicou, é que lentes para sensor crop não conseguem projetar imagem em todo o sensor FF, mas não quer dizer que a distância focal seja diferente.

O que muda alterando o tamanho do sensor é o angulo de visão, e como o fotografo percebe o angulo de visão, surgiu essa história de equivalência com a captura de imagem no FF.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2015, 00:38:39
Só gostaria de entender qual o objetivo da abertura desse tópico. O responsável por abrir poderia explicar as razões?
Achei o tópico muito vago.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2015, 01:12:35
Por exemplo eu compreendo que se eu utilizar a minha AF Nikkor 50mm f/1.8D nas minhas câmeras que são cropadas ela será equivalentes a uma 75mm de uma FX pois a AF Nikkor 50mm f/1.8D é uma lente FX.
Ela continuará sendo uma 50mm, mas o sensor registrará o campo de visão semelhante ao de uma câmera fullframe utilizando uma 75mm.

O que eu não compreendo é porque em todos os fóruns, sites e videos a galera fala isso de uma forma generalizada por exemplo: Se eu utilizar uma AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G em uma câmera cropada ela vai me entregar 52mm?
É só pra ter uma referência do campo de visão que a combinação de lente + sensor proporciona.
« Última modificação: 04 de Junho de 2015, 01:14:03 por Checheel »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2015, 01:44:57

O que eu não compreendo é porque em todos os fóruns, sites e videos a galera fala isso de uma forma generalizada por exemplo: Se eu utilizar uma AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G em uma câmera cropada ela vai me entregar 52mm?
porque é isso que é dito e eu não consigo concordar com isso pois se a lente é DX o fabricante é  obrigado a entregar 35mm. Até mesmo pq se isso não for verdade não faz sentido ser fabricado uma AF-S NIKKOR
35mm f/1.8G ED FX

Pra fazer essa pergunta tu leu pouco sobre o assunto... volte aos livros.


betolou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2015, 04:52:06
Primeiramente gostaria de agradecer ao  JulioRJ, KoioZ e  Checheel pelas respostas.
Thales Souto na minha profissão as pessoas me procuram, muitas vezes, buscando uma solução para os seus problemas e sempre com muitas duvidas. Duvidas tão básicas ( para nós profissionais da área ) que alguns profissionais armados com seus egos se acham no direito de desprezar estas pessoas e tratá-las com ignorância e desprezo esquecendo que "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." então meu caro cuidado ao julgar algo como vago.
C. Ferrari fazer esta pergunta não quer dizer que eu li pouco sobre o assunto, e sim que li sobre o assunto e através destas leituras ficaram duvidas que foram gentilmente esclarecidas graças ao  JulioRJ, KoioZ e  Checheel.
NIKON D7100 + TAMRON 17-50


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2015, 09:03:17
Tem dia que o pessoal do fórum ta complicado mesmo.  :no:

Reparo que a aceitação por perguntas do tipo "Qual é a melhor lente para casamentos?" ou "FF é mesmo outro mundo?"são muito mais bem aceitas do que a pergunta do betolou, que na minha opinião é muito mais importante ser respondida do que as que citei como exemplo.

O colega não compreendia o porque de algo, explicou o motivo da dúvida, e pediu uma explicação caso o pessoal pudesse ajudar, e ser respondido da forma que foi é complicado viu.  :no:

Fico me perguntado se isso é minimamente necessário.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2015, 13:49:19
Recomendo a leitura do livro "The Camera" de Ansel Adams. Ele separa a imagem da lente em duas características:

-Tamanho da imagem: determinado pela distância focal. A distância focal é propriedade ótica da lente e não muda porque ela é DX ou FX.

-Área de cobertura: Apenas isso é que muda pelo fato da lente ser DX ou FX. Nada tem a ver com distância focal.

Para aprofundar no assunto, leia o livro.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2015, 18:51:00
betolou, sua duvida é a duvida de todo iniciante, nao se preocupe, se voce assim como 99% dos que frequentam o forum chegou ate essa duvida é porque está ano caminho certo do aprendizado.
Realmente uma lente de 35mm será 35mm porque elas foram fabricadas tendo por base o sensor Full Frame de 35mm entende? uma 18-55 sera 18-55 numa câmera FX não importa quantos mm ela sera em outros tamanhos de sensores.

Quando voce espeta 35mm num sensor DX, ele se torna 52 porque o sensor DX tem 1,5 menos area que o FX, mas o angulo e curvatura da lente nao mudam. O que tornaria mais facil pra um iniciante é escrever na lente a equivalencia como fazem os fabricantes de compactas, mas ai teria que escrever na lente a equivalencia para varios tamanhos de sensores entende?

Abraço.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Junho de 2015, 19:42:08
pedromartins021, cuidado com as coisas que vc pontua. Embora o raciocínio esteja coerente, alguns pontos eu tenho que corrigir:

Realmente uma lente de 35mm será 35mm porque elas foram fabricadas tendo por base o sensor Full Frame de 35mm entende?

Nenhuma lente tem determinada distância focal por conta do sensor. A distância focal é propriedade ótica da lente e nada tem a ver com o sensor. Distância focal é a distância entre o ponto nodal dos raios de luz e o sensor, mesmo que o sensor seja do tamanho de um outdoor ou de uma cabeça de agulha.

Quando voce espeta 35mm num sensor DX, ele se torna 52mm

Ela não se torna nada. Uma 35mm será uma 35mm sempre, sendo em uma compacta ou uma médio formato. A distância entre o ponto nodal dos raios de luz para o sensor não muda só pq mudei o sensor.
A questão é que quando falamos em ângulo de visão, temos que lembrar que ele varia em função da distância focal e do tamanho do sensor. O correto é falar: uma 35mm com um sensor APS-C dá o mesmo ângulo de visão de uma 52,5mm em um sensor FF. Dizer que uma 35mm vira 52,5mm em um sensor APS-C é um absurdo tão grande quanto falar que um sensor FF vira um APS-C se eu espetar uma lente qualquer.

Como disse, o raciocínio está certo, mas é bom tomar cuidado como se expressa ele.

 :) :)


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2015, 09:59:41
 :ok:
« Última modificação: 05 de Junho de 2015, 10:06:29 por pedromartins021 »


betolou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2015, 10:44:26
A resposta é meio longa:
Ocorre que quando o fabricante diz que a lente é Xmm, ele se baseia que ela entrega uma imagem equivalente a uma lente que:
Desde o sensor até a o fim da lente teriam Xmm.

Se essa imagem tem angulo/tamanho maior (ou menor) em outro sistema, isso não importa ao fabricante.
Por outro sistena dizemos, fullframe,  médio formato, aps-c, DX...
Ao dizer que a lente é Xmm, ele não se compromete que a lente se comportaria como uma Xmm em outro sistema.
Ao dizer Xmm ele apenas diz que a lente se comporta como algo que tivesse Xmm do sensor até a ponta da lente naquele sistema.

É isso que vc queria saber?

Sim agora eu entendi. Antes eu imaginava que a "milimetragem" das lentes adotavam um referencial para cada tipo de câmera mas agora esta claro o que vocês explicaram :)
Obrigado pela ajuda pessoal  :clap:
NIKON D7100 + TAMRON 17-50