Autor Tópico: Casamento: anseios do cliente e trabalho autoral  (Lida 2806 vezes)

Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 04 de Junho de 2015, 13:45:52
Mas nosso estilo é criado pra agradar a quem? Nosso portfólio é feito para nos agradar ou agradar a nosso cliente? Falo isso porque o que nós somos depende, em maior ou menor grau, do que o outro espera que sejamos. Ninguém tem um portfólio de fotos 100% artísticas. O que vc chama de bom senso nada mais é do que o que o outro espera de nós. Não fazemos um ensaio todo em velocidade baixa por bom senso, mas apenas porque o outro não quer isso de nós. Então o bom senso citado ainda é uma expressão que designa nada menos do que atender as expectativas do cliente e não as suas.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 04 de Junho de 2015, 19:00:49
E mais, já vi vários relatos de fotógrafos que se esforçam ao máximo para fazer composições mais elaboradas, mas que no fim das contas 80% das fotos que o cliente escolhe pra ir pro album são as certinhas. Como disse o Criox, se tenho liberdade de criação faço ensaio até por sorvete, se não cobro caro. Se estamos sendo pago para fotografar o evento, temos que lembrar que o cliente almeja receber algo. Se eu fosse de graça, nem faria as fotos "cara x crachá", tão chatas de se fazer mas tão importantes pro album.

Colegas fazem coisas diferentes, para mkt, mas levam outro profissional ,para fazer o que o cliente compra, isto e bem comum de ver.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #17 Online: 04 de Junho de 2015, 21:30:57
Mas nosso estilo é criado pra agradar a quem? Nosso portfólio é feito para nos agradar ou agradar a nosso cliente? Falo isso porque o que nós somos depende, em maior ou menor grau, do que o outro espera que sejamos. Ninguém tem um portfólio de fotos 100% artísticas. O que vc chama de bom senso nada mais é do que o que o outro espera de nós. Não fazemos um ensaio todo em velocidade baixa por bom senso, mas apenas porque o outro não quer isso de nós. Então o bom senso citado ainda é uma expressão que designa nada menos do que atender as expectativas do cliente e não as suas.
É feito para nos agradar. É impossivel saber o que vai agradar os clientes. Cada cliente pode gostar de coisas distintas. Nao posso pensar com a cabeça do cliente. Isso me deixaria maluco. O fator bom senso nao é para agradar o cliente. É uma percepçao minha daquilo que EU gostaria de receber como trabalho. Se eu contratasse um fotografo com uma linguagem propria que entrega somente fotos borradas do meu casamento eu nao ficaria satisfeito. Por isso nao entregaria esse tipo de produto. Sempre penso com a minha cabeça. Que tipo de produto eu gostaria de receber. Trabalho sempre pensando nisso.
« Última modificação: 04 de Junho de 2015, 21:31:15 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 04 de Junho de 2015, 21:43:12
É feito para nos agradar. É impossivel saber o que vai agradar os clientes. Cada cliente pode gostar de coisas distintas. Nao posso pensar com a cabeça do cliente. Isso me deixaria maluco. O fator bom senso nao é para agradar o cliente. É uma percepçao minha daquilo que EU gostaria de receber como trabalho. Se eu contratasse um fotografo com uma linguagem propria que entrega somente fotos borradas do meu casamento eu nao ficaria satisfeito. Por isso nao entregaria esse tipo de produto. Sempre penso com a minha cabeça. Que tipo de produto eu gostaria de receber. Trabalho sempre pensando nisso.

A gente não pensa em cada cliente. Mas acredito que a gente sempre pensa em um cliente "médio". Ou seja, o que mais ou menos as pessoas gostariam de receber.Se vc achasse lindo um casamento todo feito de pinhole (com base no comentário do casal que quis a fotografia do casamento assim), montaria um portfólio só de fotografia pinhole de casamento? A gente não sabe o que cada cliente quer, mas sabemos que o "cliente médio", digamos assim, não compra isso. 99% das empresas montam seus produtos e serviços com base no que o grande público consumiria e ninguém tá ficando maluco por causa disso, se não pesquisa de mercado nem existiria.
 :) :)
« Última modificação: 04 de Junho de 2015, 21:44:55 por Rafa_Meira »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 04 de Junho de 2015, 21:50:06
A gente não pensa em cada cliente. Mas acredito que a gente sempre pensa em um cliente "médio". Ou seja, o que mais ou menos as pessoas gostariam de receber.Se vc achasse lindo um casamento todo feito de pinhole (com base no comentário do casal que quis a fotografia do casamento assim), montaria um portfólio só de fotografia pinhole de casamento? A gente não sabe o que cada cliente quer, mas sabemos que o "cliente médio", digamos assim, não compra isso. 99% das empresas montam seus produtos e serviços com base no que o grande público consumiria e ninguém tá ficando maluco por causa disso, se não pesquisa de mercado nem existiria.
 :) :)
Olha Rafa, estou falando sobre a minha maneira de pensar e trabalhar. Nao me importa o que as grandes empresas fazem. O meu trabalho tem que me agradar antes de tudo. Nunca farei algo que nao me agrade. Se me agradar e agradar o cliente, melhor ainda. Bem, essa é a minha maneira de ver as coisas e, de certa forma, tem funcionado. Nunca traí as minhas conviccoes e os meus gostos. Em tres anos de trabalho profissional nao tive nenhuma reclamaçao de clientes. Pelo contrario, quanto mais eu sinto que sigo as minhas convicçoes, atraio mais clientes que respeitam o meu trabalho.
« Última modificação: 04 de Junho de 2015, 21:56:47 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 04 de Junho de 2015, 21:54:44
Olha Rafa, estou falando sobre a minha maneira de pensar e trabalhar. Nao me importa o q

E eu não estou dizendo que vc está certo ou errado. Apenas estou puxando questões pra discussão.

P.S: Admiro mto seu trabalho. De verdade.
 :) :) :)


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 04 de Junho de 2015, 21:55:22
E eu não estou dizendo que vc está certo ou errado. Apenas estou puxando questões pra discussão.

P.S: Admiro mto seu trabalho. De verdade.
 :) :) :)
Eh que eu nao tinha terminado a frase :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #22 Online: 04 de Junho de 2015, 21:56:18
E vamos puxar as discussoes sim. Eu adoro diálogo :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 04 de Junho de 2015, 21:57:46
E vamos puxar as discussoes sim. Eu adoro diálogo :D

Isso, enriquecer com os mais diversos pontos de vistas possíveis.
 :clap: :clap: