Autor Tópico: Ajuda com valor de ensaio para dupla sertaneja  (Lida 1611 vezes)

jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Online: 03 de Junho de 2015, 12:08:37
Galera, preciso de uma ajuda.

Um produtor musical (amigo meu) me pediu para fazer as fotos de uma dupla sertaneja... fotos para capas de cd, internet e etc.

O problema é que não sei o que considerar para por preço nisso :D

Não tenho nem ideia no que me embasar para formar o valor... Nunca fiz esse tipo de trampo, mas acredito que não seja nada muito complicado pois eles querem locação externa e fotos simples (talvez umas em estúdio - mas nem vou me ater a isto, pq é bem certo que só farão as externas mesmo), nada demais.

O serviço em si é simples, porém a abrangência é grande, pois esse produtor é fera e tem muitos contatos importantes no meio musical.

Alguma idéia??
Vlw!
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 12:09:03 por jefersonperrot »
Canon


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2015, 01:39:28
Cara é muito complicado alguém te ajudar com valores nesse caso. Cada um tem uma ideia diferente. Eu por exemplo faria por uns R$350,00 até R$500,00 visando o valor posterior com a divulgação através deste trabalho.

Vai depender muito de quantas horas de ensaio, quantas fotos editadas, etcs...
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2015, 08:17:45
Então Lizandro Júnior, logo após postar minha pergunta já pensei: Vixi, não vai rolar ein! :assobi:
São muitas variáveis para considerar. Eu não costumo trabalhar com esse tipo de foto, por isso não tenho um valor pré-fixado e nem precedentes para me basear.
Penso em cobrar por hora mesmo, pelas fotos e edição. Além disso pedirei para os caras divulgarem o autor das fotos, e como esse tipo de dupla sempre tem muitos seguidores, já é uma boa exposição :D
Canon


wagnerlopes

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2015, 18:17:18
Jeferson, voce deve levar em conta muitos fatores patra chegar no valor. Seu valor de hora/trabalho, desgaste de equipo, custos variáveis, etc.

Mas, na minha opiniao, cobrar 400 reais é muito pouco.

Mas tudo depende de suas necessidades e ambiçoes.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2015, 22:57:24
Depende muito do seu conhecimento.
Quantidade de tempo que vc vai usar para fazer todo o trabalho, questões de logística como deslocamento e tal.

Se vc nunca fez esse tipo de trabalho tem que ver se vc se garante com o resultado, se a ocasião for essa pode cobrar normalmente.
Não esqueça de fazer um bom contrato especificando o que poderá ser feito com as fotos, para não vender fotos só pra WEB por exemplo e aparecer em encarte, banner, flyer de balada.

Se o produtor é fera, tem contatos, a banda é boa... São todos motivos para cobrar corretamente ao invés de "Cobrar barato pra fazer outros serviços". Lembre-se que vc tem que se valorizar, se fizer um trabalho desse por mixaria "nunca" vai poder aumentar o preço do ensaio. Porém, se estiver difícil de fechar acho válido dar algo EXTRA no ensaio... Talvez uns clicks de estúdio como bônus.

Pessoalmente eu pensaria em algo perto de R$600,00 a R$800,00 pelo ensaio + tratamento + valor por foto utilizada.
São Paulo - SP


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2015, 11:04:08
Jeferson, voce deve levar em conta muitos fatores patra chegar no valor. Seu valor de hora/trabalho, desgaste de equipo, custos variáveis, etc.

Mas, na minha opiniao, cobrar 400 reais é muito pouco.

Mas tudo depende de suas necessidades e ambiçoes.

Obrigado pela resposta wagnerlopes.
Quanto ao esforço comum pela foto e desgaste, isso posso mensurar. (já é costumeiro para outros trabalhos :D)
Pra mim, independente de ser dupla pequena ou grande, o trabalho será praticamente o mesmo, terei trabalho para produzir, terei custos e terei que editar, assim como outros serviços, de outros tipos...

Minha principal indagação é justamente pelo fato de não conhecer essa fatia do mercado, as fotos publicitárias.

Fora isso, não tenho grandes ambições quanto à exposição dessas fotos, pois não é um nicho de mercado que me vejo trabalhando futuramente.
Bom, vai que dá certo ne kkkkkk :assobi:


Depende muito do seu conhecimento.
Quantidade de tempo que vc vai usar para fazer todo o trabalho, questões de logística como deslocamento e tal.

Se vc nunca fez esse tipo de trabalho tem que ver se vc se garante com o resultado, se a ocasião for essa pode cobrar normalmente.
Não esqueça de fazer um bom contrato especificando o que poderá ser feito com as fotos, para não vender fotos só pra WEB por exemplo e aparecer em encarte, banner, flyer de balada.

Se o produtor é fera, tem contatos, a banda é boa... São todos motivos para cobrar corretamente ao invés de "Cobrar barato pra fazer outros serviços". Lembre-se que vc tem que se valorizar, se fizer um trabalho desse por mixaria "nunca" vai poder aumentar o preço do ensaio. Porém, se estiver difícil de fechar acho válido dar algo EXTRA no ensaio... Talvez uns clicks de estúdio como bônus.

Pessoalmente eu pensaria em algo perto de R$600,00 a R$800,00 pelo ensaio + tratamento + valor por foto utilizada.

Vlw pela resposta LeandroFabricio.
Assim como respondi acima, quanto à custos de deslocamento, equipo, horas trabalhadas e etc.. Isso ok, não tenho problema com esse tipo de variável.
Quanto à preparação para realização, costumo me programar BEM antes de ir fotografar. Gosto de pesquisar muito sobre o assunto. Acho totalmente válido levar bases e escrever certo tipo de roteiro para uma sessão, pois gosto de executar um plano ao invés de deixar o acaso. Costumo levar muitas fotos e escritas. :ok:
Do contrato, realmente tenho que analisar muitos pontos, para que não prejudique a dupla e nem a mim. Tenho alguns amigos advogados, e consultarei eles para elaborar um bom contrato.
Mas em suma, muito obrigado pela contribuição!

Grande abraço!
« Última modificação: 08 de Junho de 2015, 11:08:01 por jefersonperrot »
Canon


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2015, 17:07:24
Bom, eu cobro por hora e fecho pacotes de diária ou meia diária.
Nesse valor já estão incluídas as minhas despesas, horas de trabalho, pós, depreciações e lucro.
Converso bem com o cliente antes para saber os detalhes do evento e ver se tem algum complicador que poderia influenciar no preço. Se houver, o valor vai crescendo a partir do preço básico.
Também não trabalho com horas picadas. Ou é período inteiro ou meio. Ou seja, 4 ou 8 horas.
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2015, 10:08:36
Bom, eu cobro por hora e fecho pacotes de diária ou meia diária.
Nesse valor já estão incluídas as minhas despesas, horas de trabalho, pós, depreciações e lucro.
Converso bem com o cliente antes para saber os detalhes do evento e ver se tem algum complicador que poderia influenciar no preço. Se houver, o valor vai crescendo a partir do preço básico.
Também não trabalho com horas picadas. Ou é período inteiro ou meio. Ou seja, 4 ou 8 horas.

Obrigado pela ajuda Karl Junior :ok:
Canon