Autor Tópico: CAsamento Priscilla e Marcos - 16-05-2015  (Lida 7182 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #30 Online: 03 de Junho de 2015, 22:05:55
Saudades daquele tempo que as pessoas não precisavam criar tópicos de despedida pra inflar o ego e simplesmente iam embora de verdade, pra não voltarem cheios de "recalque" :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Esse tal do ego é realmente algo complicado. Se você está me escrevendo essas linhas ofensivas é porque de certa forma eu machuquei o seu e se estou te respondendo é porque você, de certa forma, machucou o meu. Nós ocidentais nao estamos acostumados a desapegar do ego. Trata-se de uma busca de vida. Tenho tentado entender mais sobre a filosofia budista/hinduista que tem me ajudado bastante nessa questao. Recomendo! ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #31 Online: 03 de Junho de 2015, 22:21:02
Concordo com a análise do Spider em relação à vivência fotográfica em si. Mas isso se a pessoa estiver nessa busca autoral, com aquela ânsia de ter uma identidade diferenciada,,, da fotografia como arte ou estado de espírito.
Maaaaaasssssssssss - acho totalmente fora do contexto DESTE tópico.
Talvez em uma discussão mais alucinógena e livre, sim, mas não com este tema definido. Não creio ser este a intenção do autor quando postou.
Imagino que este tipo de fotografia é justamente o que os clientes do autor esperam receber quando contratam seus serviços, uma vez que existe um vasto portifolio que consultam antes da compra.
Dependendo do ponto de vista de quem analisa, podem até ser fotos "clássicas, quadradas, certinhas", mas é o que buscou o cliente quando contratou... assim como há outros que verão a tal preocupação com iluminação justamente o diferencial do seu trabalho.
Particularmente, acho que as fotos estão condizentes com a proposta do trabalho e, neste contexto, bem executadas. Só não gostei da foto do espumante.... achei que o ângulo não foi feliz... de resto, tá dentro do "certinho".
Se precisa mudar ou não... é uma questão que necessita de reflexão... ou não.

Em tempo... Mike é meu amigo? Sim  :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:
Fora de contexto? Até aonde eu sei a galeria de fotos serve pra esse tipo de discussao, nao? Talvez algo tenha mudado desde quando eu frequentava mais essa área do fórum. Me parece lógico que a minha critica é relacionada a minha maneira de enxergar as fotos. Em nenhum momento disse que as fotos nao agradariam os clientes. Existem milhoes de opinioes sobre um mesmo trabalho. Sempre falo em primeira pessoa.
Há algum tempo eu li o depoimento de algum forista (nao me lembro quem foi) dizendo que esse tipo de crítica que eu fazia nao era construtiva. Bem, provavelmente se eu analisasse foto por foto como muitos o fazem, minha critica nao teria sido interpretada de maneira ofensiva. A maior parte das criticas que vejo por aqui sao "criticas amortessidas e impessoais" no sentido de tentar dissociar a foto da trajetória do autor e com isso serem mais polidas. O problema desse tipo de critica é que ela nao possui funçao alguma. Se eu analisar as fotos uma a uma mostrando os "defeitos" delas, nao adiantará de nada pois as fotos já foram feitas do jeito que sao e por algum motivo. Além disso o fato de pensar nesses "defeitos" na próxima vez em que for fotografar nao mudará em nada a essencia do trabalho que continuará o mesmo.

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #32 Online: 03 de Junho de 2015, 22:33:38
Realmente, postei  porque quero ver o que o pessoal tá achando. E concordo com você, quando se é amigo de alguém, é difícil criticar.

-Eu postei (e me senti atraído por) esse casamento, porque fora numa igreja legal, com uma festa legal, os noivos são bonitos, etc.
-Não imaginava que meus amigos fossem comentar nada. Tenho bons amigos aqui, e quando meu trabalho está ruim, eles não hesitam em me “condenar”, rsrsrsrsrsrs
-Nada torna esse evento diferente do meu portfólio, justamente porque eu quis que ele fosse assim. Eu vendo foto assim, então, se o cliente vai até o meu estúdio, com um ano ou mais de antecedência, (como foi o caso desse casal), o mínimo que ele espera é que as fotos saiam como as do portfólio.
-Não sei onde faltou concisão, e sinceramente, não acho que me falte.
Eu comecei a trabalhar com foto aos 17 anos. Entrei como office-boy numa loja tradicional da cidade. Lá, aprendi a fazer foto 3x4, 5x7 (com data) e também aprendi a fotografar eventos. Sinceramente, meço a evolução das minhas fotos pelo naipe do buffet onde eu as fotografo. Simples assim.
O meu termômetro fotográfico é o Real. Não fotografo em busca de essência fotográfica, identidade visual ou coisa assim. Fotografo pelo dinheiro. Se no futuro, eu perceber que aquela fotinho da criança, montada no jumentinho pintado de zebra, dá mais dinheiro que casamento, compro meu jumentinho e pinto ele de zebra.

Na verdade, tanto não há preocupação excessivamente técnica, que eu fotografo com câmeras APS-C em ISO alto, além de lentes Sigma, :D :D :D :D
Se algum um pixel peeper paranoico pegar os RAWs das minhas fotos, vai ter um AVC de tanto ruído e falta de nitidez.
Essa preocupação com a luz, vem justamente da falta de recursos que tenho,  :D :D
Se minhas câmeras fossem melhores, talvez eu dependesse menos do flash. ;)
Não me preocupo mais com a luz do que a cena. Acontece que meu jeito de trabalhar é esse, deixando tudo “certinho” demais. Mas isso tem mais a ver com meu jeito caipira e provinciano de ser, do que com minha "essência" fotográfica.

E ousadia, num casamento, pode ser perigoso. Não sei se você já fotografou um casamento, mas é mais ou menos assim:
Padres, bispos e toda a CNBB vêem os fotógrafos como a personificação do diabo em cima do altar. Então, não dá pra ousar muito. Se fizer um pouquinho mais de barulho, tome bronca no meio da cerimônia, :( :(

E outra, como disse lá em cima, fotografo pelo dindim. Se eu “ousar muito” e a foto das alianças ficar ruim (Perceba que essa percepção de ruim é muito subjetiva), a noiva me processa e eu perco meu rico dinheirinho.
Como já citado, o que me interessa na fotografia de casamento é o dinheiro das noivas, além delas curtirem as fotos no Facebook.
Não tenho a pretensão de me mostrar nas fotos, porque o casal me contratou pra mostra-los, simples assim.
Amedrontado e escondido atrás da câmera? Forçou nessa, Spider.
Estava trabalhando, registrando o casamento dos meus clientes.
Estávamos em seis pessoas: Eu, o segundo fotógrafo, minha assistente, dois cinegrafistas e um assistente dos cinegrafistas.

Foto de casamento é foto de casamento. Não tem muito milagre.

Veja esses links que separei:
Everton Rosa
http://www.evertonrosa.com.br/site/galleria/

Anderson Miranda
http://www.andersonmiranda.com.br/gallery/emocao/

Lucio Flaubert (Aqui de Maringá, muitíssimo gente boa)
http://www.lucioflaubert.com.br/blog/

Shimizu (Aqui de Maringá também, não conheço pessoalmente, apenas o trabalho)
http://shimizustudio.com.br/casamento/

Veja, que apesar da “essência” fotográfica de cada um, é tudo a mesma coisa. Entrada da noiva, alianças, beijo, fotinho do casal sozinho, brinde, baile, etc... Claro, todos esses têm mais talento e sucesso que eu, então é natural que as fotos deles sejam bem melhores que as minhas.
Como eu disse no começo, basicamente o que muda é o buffet e a decoração. E nisso posso me considerar um vencedor, pois meus primeiros casamentos eram naquelas mesas de bar, com papel de açougue pra cobrir a marca da cerveja. Flor, aquelas de vasinho de 2 reais, e o jantar era pão com carne moída. Hoje, tá até bom, salões com ar-condicionado e mesa de frios a noite toda. :D :D
Toda crítica é válida, Spider. Agradeço sua sinceridade.
E não pretendo fazer isso nos próximos casamentos, porque meus clientes estão acostumados com minhas fotinhas simples e sem graça.Não, obrigado.
O seu trabalho nao é bom nem ruim. Nao é melhor nem pior do que o de ninguem. É apenas o seu trabalho. Pensar que algo é de bom ou de mau gosto é apenas preconceito de gosto.
Bem, se o seu objetivo na fotografia é apenas o dinheiro, nao há mais o que se discutir num tópico que se propoe analisar a fotografia. Nao vejo nenhum problema nisso. Só nao vale a pena nos aprofundarmos no assunto.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #33 Online: 03 de Junho de 2015, 22:42:02
Mike, as fotos estão lindas e a forma como trabalha a luz é fantástica!

Cada fotógrafo tem um estilo próprio e isso não desmerece ninguém. Eu acho lindas as fotos do Spider, outro estilo. Mas não o contrataria para fotografar meu casamento. O contrataria, sim, pra fazer umas fotos da minha filha.
Gosto de fotos de casamento certinhas,  isso combina com o glamour que o casamento pede. Não dá pra fugir disso. E você, Mike, faz isso muito bem.

O Spider deve ter uma fumado uma erva antes de vir comentar aqui  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Nossa sociedade está tao acostumada com distraçoes e superficialidades que qualquer abordagem que objetiva certo mergulho naquilo que é essencial é tratado como "viagem". Trata-se de tentativas de desqualificar esse tipo de abordagem com o intuito de voltar a superfície.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #34 Online: 03 de Junho de 2015, 22:43:52
Tenho um amigo que diz que mostrar fotos num forum de fotografia é que nem descer a um parquinho, colocar o filho no meio de uma roda de mães e perguntar como elas acham que se deve criá-lo. É complicado! É fo#@! Cria conflitos. Mas é rico também.

Então, outro dia já falei num tópico isso, acho que quando falamos das fotos (ou do filho) de alguém estamos, em geral, falando mais de nós mesmos, de nossas próprias buscas e insatisfações, de nossos ideais, de nossas muletas (o apego a elas ou raiva delas) do que do outro fotógrafo. Em princípio, então, quando elaboramos uma crítica (e isso dá trabalho, ocupa tempo, mostra respeito por quem criticamos ou nem perderíamos tempo), ela é mais útil para nós que para o criticado.

Acontece que, também, passado o primeiro momento do susto e do incômodo, o criticado acaba pensando um pouco fora da sua caixinha (caixinhas que TODOS NÓS temos, criticados e críticos) e pode crescer com isso.

De qualquer forma, a opinião do Spider, concorde-se com ela ou não (aí entra expectativa, gosto, e lascou-se), trouxe mais reflexão ao tópico que qualquer outra.  :worship:

Meu tostão, Mike? Se este é seu portfólio e seus clientes esperam isso, se estás satisfeito, segue assim. Vai te contratar quem espera por esse resultado; contrata o Spider, quem espera os resultados dele.

Fico com a impressão que podes aliar tua técnica a um pouco mais de emoção (fotos de expressões dos convidados, pais, algumas com uns planos mais trabalhados) e, principalmente, mais movimento, que só se nota nas duas últimas e, um pouco, na 5. Mas isso, claro, é uma percepção muito limitada pela amostra que dás aqui. No álbum como um todo é bem provável que se tenha uma percepção diferente.

Abração, bons negócios e boas fotos!
Perfeito! ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #35 Online: 05 de Junho de 2015, 12:06:33
Fico com a impressão que podes aliar tua técnica a um pouco mais de emoção (fotos de expressões dos convidados, pais, algumas com uns planos mais trabalhados) e, principalmente, mais movimento, que só se nota nas duas últimas e, um pouco, na 5. Mas isso, claro, é uma percepção muito limitada pela amostra que dás aqui. No álbum como um todo é bem provável que se tenha uma percepção diferente.

Abração, bons negócios e boas fotos!

Mike, só para deixar mais claro meu ponto de vista, acho as fotos do casamento de Luara & Luiz, no teu Flickr, bem mais legais que a deste casamento. Nelas consigo ler a história da cerimônia. Mas não se é só questão das amostras que deste.
Abs!


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #36 Online: 06 de Junho de 2015, 09:23:15
Sem certos nem errados.... uma pena existirem poucos tópicos assim por aqui  :ok:

Vontade e "coragem" para expor o que realmente pensam. Criticando, opinando e, porque não...retrucando também.

Parabéns a todos  :clap: :clap:

Aqui a Galeria cumpriu o seu papel  :)
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #37 Online: 06 de Junho de 2015, 16:16:14
Sem certos nem errados.... uma pena existirem poucos tópicos assim por aqui  :ok:

Vontade e "coragem" para expor o que realmente pensam. Criticando, opinando e, porque não...retrucando também.

Parabéns a todos  :clap: :clap:

Aqui a Galeria cumpriu o seu papel  :)
Sábios comentários Alex.

Do ponto de vista artístico é claro que o Mike poderia inovar, ser mais autoral, etc.... mas não é fácil fazer isso e eu não faria fotos muito diferentes das do Mike. Mesmo porque, o mercado quer e consome as fotos do estilo que o Mike faz.
Eu mesmo, se fosse casar, contrataria fácil fácil o Mike por ser objetivo nas fotos e fazê-las muito bem.

Sou mais uma técnica bem executada e as composições tradicionais bem feitas do que tentar algo um pouco mais artístico/autoral e não me agradar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #38 Online: 06 de Junho de 2015, 16:53:52
Mike,
tuas fotografias de casamento são ótimas. Não tem o que inventar. Casamento tem um rito próprio, tem início, meio e fim e voltei lá pra olhar novamente depois de um tempo e continuo com a mesma opinião.
É possível melhorar ? sim, claro!! (óbvio e redundante)
Estão ruim ? Nenhuma delas, todas muito boas.

Acho que pra alguém que já se despediu do fórum, voltar com um rascunho da bíblia embebido numa solução etérea querendo reinventar a roda está fora de propósito.

Diferente de muitos que guardam a receita dentro de um cofre (citando o hamburguer de siri do bob esponja), tu está compartilhando com quem estiver disposto a aprender teus conhecimentos que não são poucos.
Então meu amigo, bola pra frente no contra vento pra deixar os ranços pra trás.

 :ok:




marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 06 de Junho de 2015, 17:24:16
Mike, pega eu pra free... sou aqui de maringá tb!  :ok: :ok:
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #40 Online: 06 de Junho de 2015, 18:50:14
Mike,
tuas fotografias de casamento são ótimas. Não tem o que inventar. Casamento tem um rito próprio, tem início, meio e fim e voltei lá pra olhar novamente depois de um tempo e continuo com a mesma opinião.
É possível melhorar ? sim, claro!! (óbvio e redundante)
Estão ruim ? Nenhuma delas, todas muito boas.

Acho que pra alguém que já se despediu do fórum, voltar com um rascunho da bíblia embebido numa solução etérea querendo reinventar a roda está fora de propósito.

Diferente de muitos que guardam a receita dentro de um cofre (citando o hamburguer de siri do bob esponja), tu está compartilhando com quem estiver disposto a aprender teus conhecimentos que não são poucos.
Então meu amigo, bola pra frente no contra vento pra deixar os ranços pra trás.

 :ok:
Tá doido que eu vá embora novamente, né?  :no:
Da proxima vez eu marco em negrito as partes mais importantes para aqueles que tem preguiça de ler.  ;)

Mas veja...eu nao quero reinventar a roda nao. Tem um monte de gente tentando oferecer uma linguagem própria na fotografia de casamento. Voce nao precisa ficar bravinho apenas porque ofereci, a minha maneira, minha leitura sobre as fotos.   :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #41 Online: 06 de Junho de 2015, 19:28:08



Mike, pega eu pra free... sou aqui de maringá tb!  :ok: :ok:

Pega ele Mike.
[quote author=spiderman link=topic=112059.msg1155712#msg115Mas veja...eu nao quero reinventar a roda nao. Tem um monte de gente tentando oferecer uma linguagem própria na fotografia de casamento. Voce nao precisa ficar bravinho apenas porque ofereci, a minha maneira, minha leitura sobre as fotos.   :ok:
[/quote]

Cada um que vai embora o fórum perde um pouco.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube