Quando o mercado está repleto de profissionais que sabem apenas configurar a câmara fotográfica, nada mais natural do que chamar o parente que tenha uma câmara boa. Quantos se dedicam ao estudo da luz, composição, sensibilidade no olhar, aumentar a bagagem cultural? Quem tem tudo isso não precisa de câmera cara pra fazer coisa boa. Mas essa não é a realidade.
O fotógrafo Jerry Ghionis fez um álbum inteiro de casamento usando somente um IPhone e o enviou ao concurso anual da WPPI (Wedding Photography Association), sem dizer a ninguém o equipamento utilizado, e ficou em 4º lugar.
Agora me digam: Quem aqui acha que a Yongnuo, Sigma, Tamron, prostituem o mercado de equipamento fotográfico? Quem se preocupa se os pobres diretores e acionistas da Nikon, Canon, Sony, que dependem de seus consumidores pra sobreviver, terão que diminuir suas ceias de natal porque você preferiu gastar 2 mil numa lente boa ao invés de 7 mil numa ótima?
Vejo muito mimimi de pessoas que não sabem o que a palavra "mercado" significa. Se você não consegue se manter no mercado, não é culpa dos outros profissionais. A culpa é sua de não saber entender e se adaptar à realidade econômica que te cerca.