Autor Tópico: O Brasil Em Queda Livre  (Lida 13398 vezes)

Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 06 de Junho de 2015, 19:55:33
Bem, com 10 % de aprovação do governo atual ,acho que a maioria está enxergando sim. Mas contra esses 10 % de acéfalos, não há argumentos. Deve ser culpa dos capitalistas burgueses né ?

Marcel, a galera está conversando num nível educado. Não precisa ser tão ignorante. Seria muito mais enriquecedor expor seus pontos e argumentos (e não o preconceito).  :ok:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #16 Online: 06 de Junho de 2015, 23:26:34
Todos os países passam por altos e baixos.
Alguns como a Austrália, sem crise grave há duas décadas, continua na normalidade. EUA "criou" a crise de 2008, mas poderia ter evitado. Já o Brasil achava que era um país rico, deu crédito a todos e gastou mais o que deveria, e ai está o resultado. Não aprendeu com a cagada dos outros.

Se estivéssemos bem, não precisaria adotar essas medidas de ajuste fiscal, aumentar a taxa Selic, acabar com os incentivos da energia elétrica, cortar financiamentos para imóveis usados, deixar usuários do FIES a ver navios, etc...etc...etc.

Queria viver no país maravilhoso em que a presidente acredita estarmos vivendo.  :hysterical:



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #17 Online: 06 de Junho de 2015, 23:59:54
É isso mesmo amigo

Problema de gestão escancarado

Tomei borrachada para caramba na época da ditadura pra ter uma administração inoperante e complacente com tudo

Ainda bem que arrependimento não mata


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 07 de Junho de 2015, 12:01:51
...o Brasil achava que era um país rico, deu crédito a todos e gastou mais o que deveria...

Infelizmente não se trata, em minha opinião, de "o Brasil" achar nada: tudo isso foi (e é..) feito simplesmente pela postura de sempre tentar obter vantagem pessoal em qualquer negócio. Vejo como algo cultural, vindo dos tempos em que os brasileiros estavam sempre sendo explorados pela Coroa Portuguesa e tentavam a todo custo burlar o sistema de arrecadação. Nunca foi um país que cresceu com o povo contribuindo ativamente para tal, e sim com todos tentando se safar da coleta cruel dos governantes. A Coroa foi substituída pelos políticos, continua a mesma coisa...

O fato de 50% da população votante não ter concluído o Primeiro Grau não ajuda tampouco...  :shock:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 07 de Junho de 2015, 13:09:52
Bem, vendo a maneira como é feito o crescimento e a distribuiçao de renda no Brasil, nao é nenhuma surpresa que caminhemos para o buraco. Alíás, nunca saimos dele. Tudo era uma questao de números. Isso existe desde que o Brasil é Brasil. Crescimento sustentado no consumo nao é real. Os mais pobres ganham mais e compram celulares, televisores e automóveis. Nem os mais ricos possuem algum tipo educaçao cidada. O Brasil é e sempre foi uma grande fazenda de nao educados.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Junho de 2015, 14:48:05
Então, o Acéfalo aqui estava morando na Espanha entre 2006 e 2008, quando começou a crise por lá - vamos, crise criada por ganância bancária, não por déficit ou gastos do governo, ok?.

Colegas de trabalho, pais de colegas dos meus filhos começaram com isso: a crise, a crise.. Vou tirar meu filho do inglês, vou demitir dois funcionários, etc. Eu já dizia para eles: pow, o cara do curso de inglês vai perder alunos, os funcionários demitidos vão deixar de consumir e , no geral, todo mundo para de consumir e comprar, a economia vai para a merda. Mas sabem como é o efeito manada, certo? Então todos fizeram isso, o governo ajudou com medidas "austeras" e de redução de gastos e aí, amigos, vocês podem ver o que é queda livre: desemprego de 50%, todo mundo perdendo imóvel, um inferno.

Enquanto isso, no Brasil, um acéfalo qualquer dizia que a crise ia ser uma marola e que as pessoas deviam gastar. Incentivou o consumo INTERNO (que foi o que segurou o país, e não o contexto internacional, que era horroroso), botou renda na mão dos mais pobres e o Brasil passou muito bem pela crise. Enquanto o Serra fazia conta errada para moleque de 5a série e gritava "a crise, a crise" e que era preciso poupar - estratégia, REPITO, que deu errado em todo o lugar em que foi aplicada.

Agora, estamos, MESMO, em uma parte baixa da curva. Curva bem lembrada pelo EFilho pois, como só acéfalos sabem, NINGUÉM cresce para sempre e muito do consumo, sobretudo nos últimos anos, foi feito na base do endividamento e da renúcia fiscal. Nem o governo melhorou infra-estrutura; nem o setor privado, a produtividade.

Agora, ajudados, sim, pelo governo esquisofrênico que resolveu tirar dinheiro da econômia em vez de colocar, vamos ter uma crise, aliás, já estamos nela, mas QUEDA-LIVRE? Perguntem a quem vivia nos EUA ou Europa em 2007, 2008 e vão saber o que é queda livre.

Essa semana, um amigo aqui, curitibano, que trabalhava na indústria farmaceutica, disse que um monte de produtos estão EM FALTA. Perguntei: pow, mas se tá em crise, como estão em falta. Ele: ah, é que as multinacionais já previam a crise e desviaram matéria prima e produtos para outros mercados. Aí, quando no fim do ano registrarem queda nas vendas, a culpa vai ser da crise e não deles que não tinham produto para entregar.

Enfim, nem sei por que o acéfalo aqui veio escrever, poque isso não é debate, é briga de torcida. Nada que se diga convence. Eu rapidinho, olhando na net, achei 120 artigos como esse, desde, pelo menos, 2003.

E no meio da crise, um amigão gasta 55 mil na festa de 15 anos da filha... é a crise, é a crise... gritaria que faz um bem enorme para a economia... mas, para os que têm cérebro, quanto pior, melhor...

Abs!

 :clap: vindas de outro acéfalo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 07 de Junho de 2015, 14:58:46

Todos os países passam por altos e baixos.
Alguns como a Austrália, sem crise grave há duas décadas, continua na normalidade. EUA "criou" a crise de 2008, mas poderia ter evitado. Já o Brasil achava que era um país rico, deu crédito a todos e gastou mais o que deveria, e ai está o resultado. Não aprendeu com a cagada dos outros.

Se estivéssemos bem, não precisaria adotar essas medidas de ajuste fiscal, aumentar a taxa Selic, acabar com os incentivos da energia elétrica, cortar financiamentos para imóveis usados, deixar usuários do FIES a ver navios, etc...etc...etc.

Queria viver no país maravilhoso em que a presidente acredita estarmos vivendo.  :hysterical:
Um resumo bem feito da história. É por aí mesmo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #22 Online: 07 de Junho de 2015, 15:41:27
Infelizmente não se trata, em minha opinião, de "o Brasil" achar nada: tudo isso foi (e é..) feito simplesmente pela postura de sempre tentar obter vantagem pessoal em qualquer negócio. Vejo como algo cultural, vindo dos tempos em que os brasileiros estavam sempre sendo explorados pela Coroa Portuguesa e tentavam a todo custo burlar o sistema de arrecadação. Nunca foi um país que cresceu com o povo contribuindo ativamente para tal, e sim com todos tentando se safar da coleta cruel dos governantes. A Coroa foi substituída pelos políticos, continua a mesma coisa...

O fato de 50% da população votante não ter concluído o Primeiro Grau não ajuda tampouco...  :shock:

Sim colega, concordo com vc neste sentido.
O que eu quis dizer é que o governo passou para a população a idéia que o país é rico. Simplesmente tomaram como base o PIB e comparou com os demais. E a maioria acreditou.
Nos países sérios, o governo toma como base a renda per capta, que ai sim, é mais confiável (mas não a ideal). Como no Brasil este indicador é péssimo pra imagem do governo, escondem.



efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 07 de Junho de 2015, 16:30:46
Essas pessoas passam qualquer ideia que for necessária para que atinjam seus objetivos, e elas são muito sérias quando se trata em ficar rico. Se alguém ou um grupo quer se locupletar não é falando a verdade que obterá o apoio geral, é necessário enganar a população, algo relativamente fácil que só demanda $$$. Paga-se pelo apoio, e depois dá-se vantagens a quem emprestou. E funciona sempre. Por acaso achavam que não terminaria assim? Claro que sabiam, vão empurrando e enriquecendo e, ao final, mais um ciclo de gente se dando muito bem às custas da "manada". Outros virão, como sempre acontece. Não é pessimismo e sim realismo: Darcy Ribeiro dizia que no Brasil não há nada a ser consertado de uma vez, e sim o modelo social que admite essas coisas precisa evoluir, e evolução demora gerações. Está bem mais transparente e melhor do que nos anos 70 e 80, mas essas coisas demoram...  :ok:
« Última modificação: 07 de Junho de 2015, 16:33:22 por efilho »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 07 de Junho de 2015, 21:00:16
Sim colega, concordo com vc neste sentido.
O que eu quis dizer é que o governo passou para a população a idéia que o país é rico. Simplesmente tomaram como base o PIB e comparou com os demais. E a maioria acreditou.
Nos países sérios, o governo toma como base a renda per capta, que ai sim, é mais confiável (mas não a ideal). Como no Brasil este indicador é péssimo pra imagem do governo, escondem.

Renda per capta nunca foi ideal e é péssima, alias, qualquer média sem informar o desvio padrão é uma informação com pouca utilidade.
A do Brasil inclusive é alta, o que mascara a extrema desigualdade social.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Junho de 2015, 07:40:20
 :assobi: :assobi: :assobi:

Tenho 46 anos de idade .. e desde quando comecei a "olhar" as noticias e prestar mais atenção  - sempre vi a mesma coisa - ou seja : parece uma escala de Bio-Ritmo !!! - igual a qualquer ser vivo !!! tem altos e baixos .. o negocio é não desanimar !!!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #26 Online: 08 de Junho de 2015, 09:16:30
Contribuindo para o "papo de chop"...
O Sistema capitalista tem seus altos e baixos cíclicos e em meio a este movimento grandes fortunas passam de um lado para outro da balança.
A questão do Brasil, que foi citado no link publicado e da qual concordo é que em décadas e décadas o Brasil se estagnou em investimentos de infra-estrutura e educação.
E estes dois itens são de suma importância dentro de um sistema super competitivo global de comércio, não estamos mais nas décadas de 70 e 80, hoje os mercados econômicos são muito mais complexos e é preciso de re-posicionar para o país crescer.
Não dá para esperar que o país cresça apenas com comprar de geladeiras, máquinas de lavar e carros 0KM... o país precisa produzir propriedade intelectual.
Energia e Captação de Água são outros exemplo onde estes sistemas estão a beira do colapso tamanha é a falta de investimentos.
Eu também não acho que neste exato momento o país está em queda livre, porém, vejo uma inércia gigantesca por parte do governo, que não tem nenhuma estratégia concreta, a não ser elevar impostos e estagnar o mercado e torcer para que daqui 1 ano as coisas voltem ao normal... só que nisso está a conta de dezenas de desempregados... quebra de empresas... etc...
Em uma economia cada vez mais globalizada, não da para ficar no piloto automático da décadas de 70 e 80... é preciso nova estratégia.
O problema da montanha-russa é que quanto mais se mergulha nas quedas mais difícil é a subida e pode ser que o mergulho seja muito profundo a ponto de ser obrigado a chamar um guincho para conseguir subir novamente... vida Venezuela.
Eu acho sim que o país está perigosamente "adormecido" no piloto automático, onde os interesses individuais (políticos, empreiteiros, etc... muita roupa suja ainda para se lavar... BNDES) regeram a economia nesta última década

O "país" precisa decidir se vai seguir as economias populistas (Argentina, Bolívia, Venezuela, Cuba) ou se vai tomar posição competitiva e de destaque em meio a economia global.
« Última modificação: 08 de Junho de 2015, 09:19:57 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 08 de Junho de 2015, 09:37:42
Que queda livre, que nada!

Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem!

O governo só acerta. O governo que está aí há 13 anos nunca erra. Só os outros é que erram. E quando pego com a "boca na butija" eles sempre saem com essa: eu não sabia de nada!

Queda livre porquê? Corrupção é coisa endêmica, sempre existiu, é a desculpa deles! E pasmem, há muitos que concordam com isto!

Esse negócio de aumentar conta de luz, aumentar o gás, diminuir jornada de trabalho, aumentar a taxa de juros, não conseguir segurar a inflação em patamares aceitáveis é apenas cortina de fumaça, para mostrar para o "povo" o quanto eles são austeros e que eles estão fazendo o que é melhor para o "povo".

Que queda livre que nada! Tá tudo muito bom! Tá tudo muito bem! Eu vou até economizar pra comprar uma cerveja importada, quem sabe assim eu estimulo as pessoas a pensarem como eu, ou seja, não há crise alguma. Isto é coisa de imprensa golpista.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 08 de Junho de 2015, 10:32:59
Não gosto de discutir política, e o que vou dizer pode ser meio clichê.

Primeiro de tudo, tem gente que foi demitida ou que teve redução salarial. Pra estes, a crise chegou sem dó. Não adianta dizer que o país melhorou, que os pobres estão menos pobres, que nunca se investigou tanto a corrupção na história deste país. Estas pessoas estão sentindo a crise, e não há argumento que lhes prove o contrário.

Segundo, dizem que "crise" e "oportunidade" são a mesma palavra em chinês, certo? Acho que a história do chinês está errada, mas de resto, tem muitas oportunidades. Se ninguém mais compra carro, os mecânicos vão começar a faturar mais. Se ninguém pode comprar casa, vai aumentar a procura pelo aluguel, que dizem que também vai ficar mais barato.

Ou seja, tem crise. E não tem crise. Depende de quem fala.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #29 Online: 08 de Junho de 2015, 10:48:43
É necessário abstração para discutir este tema.
Não é por que alguém tem emprego que não tem crise... e o contrário também é verdadeiro.
A análise tem que ser sistêmica.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ