Autor Tópico: Dúvida cruel - $$$ vs qualidade  (Lida 2986 vezes)

lc.esser

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 05 de Junho de 2015, 21:14:34
Olá, pessoal. Meu nome é Luciano, e estou trocando minha mirrorless SLT A37. Ótima câmera, porém para meu uso cotidiano está muito difícil de transportar e usar.

Pretendo pegar uma compacta "premium", para não perder tanta qualidade com pouca luz. Já sabendo que vou perder, rsrsrs, selecionei 2 opções que cabem no meu orçamento:

- Canon S100 por R$ 999,00
- Fuji XQ-1 por R$ 1439,00 (essa já estourando os 1200 que havia definido como limite)

Vale a pena pagar este valor a mais pela XQ-1? (modelo e tecnologia mais recente, wifi, sensor maior, ...)

PS: desculpem começar um novo tópico sobre isto, mas você não imaginam a quantidade de horas de leitura que já fiz, e a dúvida permanece.

Valeu.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2015, 22:29:29
Já deu uma olhada na Panasonic LX7? Tem que mandar vir de fora, não sei se vc tem essa possibilidade.
Se fosse pra pegar uma compacta premium hj em dia, seria ela, sem dúvida.


S.SILVA

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2015, 22:36:36
Olha, lc.esser, já tive compacta da série S (uma S95) e posso dizer que é muito boa. Forçando um pouco a barra em condições de pouca luz, dá para usar iso 800, mas o ruído é bem perceptível. O bom é que todas as compactas premium gravam em RAW. Não conheço a XQ-1, mas pesquisei e vi que a diferença no tamanho do sensor não é tão grande assim. Não sei se justificaria essa diferença toda no preço.

Por esse preço maior, eu consideraria ainda a S120 e a G15 da Canon, bem como a LX7 da Panasonic. Todas elas possuem lentes com um range de distâncias focais semelhantes e resolução em torno de 12mp. Variam um pouco quanto à portabilidade. Destaque para a claridade das lentes da G15 (F1.8-2.8) e LX7 (F1.4-2.3).

Segue link com comparativo das características delas:
http://www.dpreview.com/products/compare/side-by-side?products=fujifilm_xq1&products=canon_s100&products=canon_s120&products=canon_g15&products=panasonic_dmclx7&sortDir=ascending

Sei que não ajudei muito, mas, respondendo objetivamente, acho que não vale a pena a diferença de preço entre a XQ1 e a s100 se você estiver considerando somente a diferença no tamanho do sensor (que para mim é o mais importante). Se realmente decidir pela XQ1, acho que vale a pena comparar com outros modelos na mesma faixa de preço.


lc.esser

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2015, 22:44:57
Já deu uma olhada na Panasonic LX7? Tem que mandar vir de fora, não sei se vc tem essa possibilidade.
Se fosse pra pegar uma compacta premium hj em dia, seria ela, sem dúvida.

Infelizmente não tenho como. Realmente seria uma ótima opção. De tudo que pesquisei, só sobraram essas opções aqui no BR. Até tem outras, mas mais $$$.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2015, 22:51:20
bem, entre essas então, eu provavelmente iria de canon.


lc.esser

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2015, 07:30:07
Olha, lc.esser, já tive compacta da série S (uma S95) e posso dizer que é muito boa. Forçando um pouco a barra em condições de pouca luz, dá para usar iso 800, mas o ruído é bem perceptível. O bom é que todas as compactas premium gravam em RAW. Não conheço a XQ-1, mas pesquisei e vi que a diferença no tamanho do sensor não é tão grande assim. Não sei se justificaria essa diferença toda no preço.

Por esse preço maior, eu consideraria ainda a S120 e a G15 da Canon, bem como a LX7 da Panasonic. Todas elas possuem lentes com um range de distâncias focais semelhantes e resolução em torno de 12mp. Variam um pouco quanto à portabilidade. Destaque para a claridade das lentes da G15 (F1.8-2.8) e LX7 (F1.4-2.3).

Segue link com comparativo das características delas:
http://www.dpreview.com/products/compare/side-by-side?products=fujifilm_xq1&products=canon_s100&products=canon_s120&products=canon_g15&products=panasonic_dmclx7&sortDir=ascending

Sei que não ajudei muito, mas, respondendo objetivamente, acho que não vale a pena a diferença de preço entre a XQ1 e a s100 se você estiver considerando somente a diferença no tamanho do sensor (que para mim é o mais importante). Se realmente decidir pela XQ1, acho que vale a pena comparar com outros modelos na mesma faixa de preço.

Muito obrigado pelas dicas. Pesquisando um pouco mais sobre a G15, eis que encontrei a G16 por R$ 1419,00. Acho que esta vai ser a opção, passando um pouco mais do meu limite. Agora fico entre a S100 e a G16 (R$ 400 a mais). A S120 não encontro por aqui, nem as Pana.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2015, 11:40:56
Muito obrigado pelas dicas. Pesquisando um pouco mais sobre a G15, eis que encontrei a G16 por R$ 1419,00. Acho que esta vai ser a opção, passando um pouco mais do meu limite. Agora fico entre a S100 e a G16 (R$ 400 a mais). A S120 não encontro por aqui, nem as Pana.

Só lembrando que a G16 é grandinha. Se o tamanho da câmera faz diferença, a S100 é a opção. Se não, pode ir na G16.


lc.esser

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2015, 12:44:08
Só lembrando que a G16 é grandinha. Se o tamanho da câmera faz diferença, a S100 é a opção. Se não, pode ir na G16.

Verdade, mas para quem quer substituir uma SLR tá valendo, rsrssr. Vou nessa mesma. Só estou pesquisando a questão da loja, creio que não seja muito conhecida (url maquinasdigitais.com.br).

Valeu.


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2015, 13:06:22
Não esquece a Olympus XZ-2
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


lc.esser

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2015, 13:09:15
Não esquece a Olympus XZ-2

O problema é achar aqui no BR, assim como as Pana. Fechei com a G16 mesmo, saiu R$ 1392,00, a vista. Achei muito bom o preço, em virtude de estar tudo muito caro. Valeu.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2015, 13:09:41
Não esquece a Olympus XZ-2

que ele nunca vai achar aqui.  :D
Acho que nem no exterior acha mais, já é antiga.


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2015, 13:18:42
que ele nunca vai achar aqui.  :D
Acho que nem no exterior acha mais, já é antiga.


Oi Helena!   Tem sim....ele acha nova a XZ-2 ela não é tão antiga não...a XZ-1 sim....

Outra que vi....não conhecia...fiquei impressionado com o preço, por ter sensor APS-C a Samsun g NX3000.....muito barata e compacta.....não sei nada sobre ela, mas acho que vale uma boa pesquisada. Tá sendo vendida  em dois kits um 20-50mm e outro 16-50mm.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2015, 13:48:32

Oi Helena!   Tem sim....ele acha nova a XZ-2 ela não é tão antiga não...a XZ-1 sim....

Outra que vi....não conhecia...fiquei impressionado com o preço, por ter sensor APS-C a Samsun g NX3000.....muito barata e compacta.....não sei nada sobre ela, mas acho que vale uma boa pesquisada. Tá sendo vendida  em dois kits um 20-50mm e outro 16-50mm.

Onde se acha a olympus?? porque é uma ótima opção, sem dúvida.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2015, 14:00:47
...estou trocando minha mirrorless SLT A37...

Luciano, é normalmente muito difícil quem já está acostumado com lente intercambiável trocar por câmera com lente fixa. Vc pode acabar gastando $$$ nessas que indicou, mas ao final elas estarão "velhas" (baixo valor de revenda) e vc ainda vai gastar mais para comprar uma com flexibilidade de lentes... Pesquise mais, aqui nos Classificados constuma aparecer oportunidades ótimas...  :ok:


lc.esser

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2015, 12:24:00
Luciano, é normalmente muito difícil quem já está acostumado com lente intercambiável trocar por câmera com lente fixa. Vc pode acabar gastando $$$ nessas que indicou, mas ao final elas estarão "velhas" (baixo valor de revenda) e vc ainda vai gastar mais para comprar uma com flexibilidade de lentes... Pesquise mais, aqui nos Classificados constuma aparecer oportunidades ótimas...  :ok:

Pois é, já estou conformado com a perda de qualidade, em prol da portabilidade. Não vai ser fácil, rsrsrs.

A Olympus não achei em lugar algum, pelo menos nova.

Agradeço por todas as dicas. Fechei mesmo com a G16. Preço bom pela máquina, 1392  com sedex incluso.

Anunciei a minha no ML, quem tiver interesse ou conhecer alguém, pode verificar lá. Está em garantia de fábrica ainda.

Abraço.