Autor Tópico: Qual a melhor técnica para fotografar merchandising?  (Lida 1428 vezes)

legr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 08 de Junho de 2015, 15:01:36
Nesse tópico vou usar apenas uma fotografia de uma camiseta de uma marca qualquer para exemplificar minha dúvida, mas poderia ser canecas, bonés e outros brindes.

Mesmo a camiseta sendo cinza um pouco escuro com algum contraste com os detalhes da estampa, todos os caracteres estão bastante nítidos, não há absolutamente nada fora de foco.




Posso ter interpretado errado em algum tutorial que li, mas vi em algum lugar que para esses tipos de fotografias se usa hyperfocal distance com foco no infinito para não correr risco nenhum de sair nada fora de foco. Procede isso? Me corrijam se eu estiver errado e qual o workflow desses fotógrafos publicitários para esses tipos de fotos independentemente dos equipamentos como câmeras e lentes utilizadas.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2015, 15:30:57
Só uma coisa: foco no infinito não é o mesmo que distancia hiperfocal.

Na distancia hiperfocal vc faz um cálculo para saber a partir de qual distancia as coisas dentro do frame estão em foco, do mínimo ao ( em teoria ) infinito.


legr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2015, 11:38:55
Só uma coisa: foco no infinito não é o mesmo que distancia hiperfocal.

Na distancia hiperfocal vc faz um cálculo para saber a partir de qual distancia as coisas dentro do frame estão em foco, do mínimo ao ( em teoria ) infinito.

E como você fotografaria esse modelo da foto com a certeza de que não teria nada fora de foco? Se você tivesse que fotografar dezenas deles em um único dia para o merchandising de camisetas, como trabalhar o foco profissionalmente da melhor forma possível?


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2015, 12:04:32


imagem acima como base, calcularia a abertura ideal para que o Depth of field range tivesse ao menos um metro (existem diversas calculadoras na WEB que podem fazer esse cálculo, levando em consideração sua câmera e lente)

Feito isso, com a camera no tripé, colocaria o modelo no meio do Depth of field, que estaria marcado no chão com fita crepe e, com foco automático, focaria no olho do fulano

mudo a chaveta da lente ou da camera pra foco manual e pau no gato!
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2015, 16:19:27




Achei esse modelo um Gato.

Boa Dica Adal  :ok: