Autor Tópico: Lente para efeito bokeh  (Lida 3303 vezes)

Tchelllo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 09 de Junho de 2015, 12:09:52
Pessoal, boa tarde!

Gostaria da ajuda de vcs.

Sou novo no mundo das fotos, e estou estudando e aprendendo pouco a pouco.

Minha máquina é uma Nikon D5100.

Uso ela num equipamento de foto instantânea (um totem fotográfico), e gostaria de melhorar a qualidade das minhas fotos desfocando o fundo (bokeh), colocar aqueles efeitos com desenho feito em papel cartão na frente da lente etc.

Adquiri uma 50mm f/1.8 G original, mas a área da imagem é muito pequena, e não cabem muitas pessoas na foto.

Então estou procurando uma com o mm menor, ai achei a "Sigma 20mm f/1.8 ex dg rf aspherical", porém encontrei tbm este review falando que ela não tem bokeh, ou que pelo menos não desfoca tanto.

http://www.thephoblographer.com/2013/06/18/review-sigma-20mm-f1-8-ex-dg-rf-aspherical/#.VXb-AkZBf84.

Alguém ai conhece?

Se realmente ela for ruim para isso, alguém indica uma outra para a minha necessidade?

Desde já muito obrigado por qualquer ajuda!

Abçs



althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2015, 12:23:59
péra...

se é aquelas cabines, e o fundo fica perto do modelo, esquece, não vai desfocar tanto quanto você quer, com nenhuma lente

... e pra fazer aqueles bokeh com coraçãozinho, estrelinha feito com papel cartão na lente, você vai precisar de pontos de luz preferencialmente num fundo escuro, e longe do modelo...

conta aí melhor como é esse seu aparato pra galera opinar melhor.
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2015, 15:27:03
Tem outra, o desfoque também tem a ver com a distância focal.

Uma 20mm dificilmente irá desfocar o fundo da imagem, a não ser que o objeto esteja tão próximo da lente que irá ficar distorcido em relação ao restante da imagem. Se for para usar com pessoas então, esquece.
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


Tchelllo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2015, 15:39:38
Então, o equipamento é um totem, mas não aquelas cabines em que vc entra...vc se posiciona na frente, se enquadra e tira a foto ali mesmo, no meio da festa.

Normalmente já tenho a posição ideal para a pessoa se posicionar, já ajustado o foco da camera etc, que fica em torno de 1...1,5m da tela do totem.

Para fazer os efeitos do formato das luzes, pensava em usar a propria iluminação do evento, que ficam de fundo, espalhadas pelo salão.

Mas pra mim, fotos como essas do nosso amigo já seriam excelentes:

http://www.flickr.com/photos/10838679@N02/sets/72157635193115293/

Veja que as luzes do ambiente ficaram desfocadas em diversas fotos, bem bacanas pra mim.
Eu só não sei qual lente adquirir pra dar esse efeito, ou se com a minha que veio no kit padrão, uma 18-55, já conseguiria.

Ah, lembrando tbm que na maioria das vezes, faço essas fotos em ambientes com iluminação um pouco baixa, tipo festas de casamento.

Obrigado pela ajuda!


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2015, 16:04:47
Itens que contribuem para fundo desfocado:
- abertura, que você tem igual nas 2 lentes citadas na sua mensagem de abertura do tópico: 1.8
- tamanho do sensor: obviamente, igual nos dois casos, já que sempre utilizará a mesma câmera.
- relação de distância 1º e 2º plano, e é aqui que você deve estar errando:

Se você usar um fundo a 5m de distância da câmera, você pode tê-lo completamente em foco, ou completamente desfocado, mesmo utilizando as mesmas configurações na câmera e a mesma luz.

Imagine-se usando qualquer uma das 2 lentes, não importa:

Se o assunto fotografado for um rosto em close, ele estará bem próximo da lente, e o fundo ficará bastante desfocado, pois supondo que a pessoa está a um metro da lente, o fundo a 5 metros está 5 vezes mais longe.

Se o assunto fotografado for um grupo de 15 pessoas, esse grupo estará longe da lente, e próximo do fundo, e o fundo ficará senão no mesmo, quase no mesmo foco, pois a relação de distância entre os planos é pequena....

Assim, com um totem, você só conseguirá fundos desfocados de pessoas sozinhas ou casais... mais que isso, a relação entre os planos não permite desfocar, nem com 1.8

A prova disso são as próprias fotos que deste de exemplo. Repare que quase não há desfoque nas fotos de grupos, enquanto as fotos de pessoas sozinhas e casais o desfoque é maior.

Espero ter ajudado...
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Tchelllo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2015, 16:27:09
Entendi althoffj, agradeço a ajuda.

A que veio no kit padrão, é uma 18-55mm f/3.5 máximo, e com ela não consigo desfocar muito o fundo, quase nada na verdade, e tbm a captação de luz não é muito boa em ambientes menos iluminados, ou sou eu que não sei configurá-la tbm, sei la. Com essa lente, sempre deixo configurada manualmente em 1/30 de velocidade e o maximo de abertura psosivel.

Mas essa outra que adquiri para testar, a 50mm f/1.8, me ajuda a obter mais o efeito desfocado devido a sua abertura ser maior. Isso estou correto?

O problema dela pra mim, é que a pessoa tem de ficar muito longe do equipamento, pois o quadro capturado da imagem é menor (50mm).

Então a dúvida ta nisso, se com uma 20mm, mas com f/1.8, conseguirei um quadro maior da imagem, porém com captação de luz e desfoque do fundo melhores, caso as pessoas estejam próximas do equipamento, igual ao seu exemplo dos 5 metros, o que normalmente já ocorre....sempre elas ficam afastadas do fundo.

Ou uma de 35mm f/1.8 seria uma solução tbm?

Obrigado!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2015, 01:06:07
Cuidado com a técnica que vc vai usar. Deixar a câmera pré-focada com uma profundidade de campo tão baixa pode fazer vc perder todas as fotos, uma vez que qualquer passo pra frente ou pra trás das pessoas já fazem ela sair do plano focal e ficarem bem fora de foco. Se for deixar a câmera pré-focada, lembre-se de marcar no chão a distância que vc focou.
Agora vc não vai conseguir fazer uma foto de grupo com o fundo mto desfocado. Uma foto de rosto é tranquilo fazer. Mas pra pegar muitas pessoas vc vai ter que usar distâncias focais bem baixas ou se afastar bastante, e isso aumenta bastante a profundidade de campo, fazendo com que o fundo entre em foco. Perceba nas fotos que vc postou que as únicas que tem o fundo desfocado são as fotos que cortam as pessoas no busto. As fotos mais abertas tem fundo bem focado.
A técnica que o pessoal usa pra fazer fotos bem abertas com baixa profundidade de campo é o método Brenizer. Acredite, é inviável fazer isso em casamentos.
http://fotografeumaideia.com.br/site/tecnica/criatividade/297-fotografando-com-o-metodo-de-brenizer

No mais, pra fotos de busto, as lentes 35mm f/1.8g e a 50mm f/1.8g dão conta de desfocar o fundo.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2015, 09:36:51
Entendi althoffj, agradeço a ajuda.

A que veio no kit padrão, é uma 18-55mm f/3.5 máximo, e com ela não consigo desfocar muito o fundo, quase nada na verdade, e tbm a captação de luz não é muito boa em ambientes menos iluminados, ou sou eu que não sei configurá-la tbm, sei la. Com essa lente, sempre deixo configurada manualmente em 1/30 de velocidade e o maximo de abertura psosivel.

Mas essa outra que adquiri para testar, a 50mm f/1.8, me ajuda a obter mais o efeito desfocado devido a sua abertura ser maior. Isso estou correto?

O problema dela pra mim, é que a pessoa tem de ficar muito longe do equipamento, pois o quadro capturado da imagem é menor (50mm).

Então a dúvida ta nisso, se com uma 20mm, mas com f/1.8, conseguirei um quadro maior da imagem, porém com captação de luz e desfoque do fundo melhores, caso as pessoas estejam próximas do equipamento, igual ao seu exemplo dos 5 metros, o que normalmente já ocorre....sempre elas ficam afastadas do fundo.

Ou uma de 35mm f/1.8 seria uma solução tbm?

Obrigado!

Amigo, para saber "quantas pessoas cabem no quadro" da 20mm ou na 35, você já tem a ferramenta na mão e ainda não se deu conta: coloque a 18-55 na camera e fixe-a em 20mm e veja qual o enquadramento ela faz. Depois faz o mesmo com a marcação de 35 dessa mesma lente. Isso vai te ajudar na escolha da melhor lente no fator enquadramento.

Aí, é pesar o que é mais importante pra você: o enquadramento em si, ou o desfoque. Quanto maior a distância focal, maior o desfoque. Assim, a 50mm desfoca mais que a 35, que desfoca mais que a 20. Mesmo todas em 1.8

Quanto à "quantidade de luz", senão iguais, todas elas serão muitíssimo parecidas em 1.8

Dá uma lida em todos os posts dessa série abaixo, que pode te ajudar em alguns conceitos:

http://mc7foto.blogspot.com.br/search/label/Conceitos
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Tchelllo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2015, 12:52:25
Sim, fiz esse teste....a 35mm parece ficar boa....mas o que não sabia era isso, que quanto menor a distancia focal, menos desfocado fica o fundo. :ok:

Valeu mesmo pela ajuda!

Abçs!