Autor Tópico: a7rII - 42MP, estabilização de imagem, 4k interno  (Lida 18285 vezes)

ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.413
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 11 de Junho de 2015, 08:33:14
Quanto ao futuro, é sempre complicado prever. As tecnologias mudam muito rápido e não há como saber o que os outros jogadores do mercado vão lançar nos próximos anos.

O fato é que a linha A7 mexeu bastante com o mercado. Os modelos iniciais têm muitas limitações - a começar pela ergonomia - mas isso tem melhorado muito rápido nas novas versões.

E não estamos falando aqui de apenas megapixels ou estabilizadores, mas imagine-se um sensor com esta resolução e uma resposta (não só ruído, mas DR, profundidade de cores, etc.), em ISO alto, semelhante à da A7S. Seria uma revolução como um dia foi a 5D MKII para o povo que faz social.

Hoje, acho, que a linha já atende perfeitamente dois tipos de fotógrafos: quem se adapta bem às lentes manuais (pode não ser solução para a maioria mas certamente é para muitos, e esse é o meu caso); quem tem dinheiro suficiente para investir nas Zeiss, que são caras mas, realmente, INCRÍVEIS.

Mas a questão é que, com o tempo e o sucesso da linha, a tendência é que venham muitas lentes para complementar o sistema, alternativas mais baratas, não só da Sony (já há as excelentes 35mm f2.8 e 28mm f2) mas de terceiros, que entram no jogo quando o volume aumenta, também.

Um detalhe, tampouco acho que a ergonomia de espetar uma EF 24-70 ou 70-200 f2.8 nela seja ideal, nem mesmo bacana. Aliás, nem a 70-200 f4 da própria Sony me convence. Isso só para quem vai fotografar no tripé.

Excelente comentário Fernando, acho que resumiu bem a situação atual... e concordo plenamente que a linha A7 deu uma sacudida no mercado e com estes novos lançamentos continuará mexendo e muito com os outros players...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Junho de 2015, 08:42:52

Se Nikon e Canon não lançarem mirrorless full frame competitivas nos próximos dois anos, podem assistir a uma migração de usuários sem precedentes. Ficarão apenas com o nicho dos profissionais que precisam das DSLR de altíssima performance e perderão os entusiastas e Hobistas. Fuji, Oly e Pana estão em situação difícil. Ajudaram a criar o mercado mirrorless, mas talvez não consigam acompanhar a competitividade da Sony. Vamos aguardar.

É, isso pq todo mundo passou a ter 4 mil dólares para comprar câmera né?  :D :D


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #17 Online: 11 de Junho de 2015, 09:51:04
É, isso pq todo mundo passou a ter 4 mil dólares para comprar câmera né?  :D :D

Sri, essa não é a questão.

Lembro quando saiu a 5D MK II e a galera tampouco tinha dinheiro para ela. Geral fotografava evento com 30, 40D, D80... Um ou outro com a 5D coroa e com a recém lançada D700.

Óbvio que não se saiu desembolsando 2.700 dólares e comprando às carradas (ah, e lembre que a D700 foi lançada custando 3.300), mas virou o objetivo, padrão de qualidade a que se queria chegar. Foi por ela que muitos migraram para FF ou atravessaram de Nikon para Canon (agora, parece, há um movimento lento de volta). A 5D MKII foi, durante alguns anos, aquilo de quem as outras marcas corriam atrás.

Algumas câmeras, quando lançadas, dão essa sacudida na expectativa dos usuários e, logo, no mercado. Se vai ser o caso dessa A7RII? Não faço a mínima ideia, só não acho que, nesse contexto, o preço seja o limitador.

Abs!
« Última modificação: 11 de Junho de 2015, 10:04:10 por fernandomaues »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 11 de Junho de 2015, 10:05:37
Não vejo por que razão um fotógrafo profissional iria deixar sua DSLR "de ponta e de fé" por esses "produtos-conceito" da Sony, completamente "invendíveis" no mercado de usados pela própria altíssima rotatividade dos lançamentos dessa empresa. Assim, trata-se, em minha opinião, de avanços tecnológicos visando aumentar as vendas do que realmente importa, que é a produção de sensores Sony, comprados por várias marcas. Acho que a Sony não está nem aí para as câmeras propriamente ditas, pois ninguém que vive de fotografia vai trocar sua Canikon para economizar meio quilo na bolsa... Amador tem $4k para colocar nisso, como tem para um relógio melhor etc., mas profissional tem coisas mais importantes para se preocupar, acho eu...  ;)


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #19 Online: 11 de Junho de 2015, 12:11:46
Eu sou hobbyista e também não vou trocar minha obsoleta reflex pelo e-mount FF. Não enquanto não tiver lentes boas a preços bons.

Não quero usar lente manual nem quero pagar 1000 dólares em cada lente, ainda que excelentes. Acho difícil a A7 desbancar Nikon e Canon por enquanto porque os sistemas reflex são muito maduros, com muitas opções de lentes boas e com bons preços. Podem não ser sensacionais como as Zeiss e etc., mas são boas o suficiente. Minhas pobres fotografias não vão melhorar se eu trocar minha Nikon 85 1.8G de $500 por uma Zeiss 85mm 1.8 de 1200 dólares.

Um grande problema dos fabricantes, hoje, é que muita gente já tem algo que considera "bom o suficiente". Pra que gastar mais, se o que tenho me basta?

O que a linha A7 trouxe de bom para o mercado em termos de concorrência foi empurrar para baixo o preço das FF de entrada, D610 e 6D. Isso foi bem legal mesmo!
D600 - E-M10


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #20 Online: 11 de Junho de 2015, 12:32:35
Minhas pobres fotografias não vão melhorar se eu trocar minha Nikon 85 1.8G de $500 por uma Zeiss 85mm 1.8 de 1200 dólares.

Um grande problema dos fabricantes, hoje, é que muita gente já tem algo que considera "bom o suficiente". Pra que gastar mais, se o que tenho me basta?

Aí acho que tens TODA  a razão do mundo. Não só trocar Canikon por Sony mas, hoje, no atual nível dos equipamentos, praticamente NADA em si vai melhorar a fotografia de ninguém.

Por exemplo, exceto em casos muito específicos, pegar uma 5D de 50Mpix não melhora a fotografia de ninguém. Outro dia estava vendo por aqui fotos de um colega que pegou uma D800 e, pelo menos por enquanto, não são melhores que as que fazia com uma 5D coroa.

Toda qualidade tem seu preço. Mas as diferenças de qualidade que podem ser muito perceptíveis para uns e desprezíveis para outros - nenhum está errado. Basta rever as opiniões diversas no tópico de comparação das 3 50tinhas Canon com a Sigma Art.

As trocas, então, ou são por necessidade bem específica (muitos megapixels, ISO alto bárbaro, etc) ou GAS.

Citar
Não vejo por que razão um fotógrafo profissional iria deixar sua DSLR "de ponta e de fé" por esses "produtos-conceito"

Pelo mesmo motivo que um dia adotou os 35mm; deixou o filme pelo digital; trocou filmadoras dedicadas enormes por DSLRs (e em seguida por Pana GH, Blackmagic, A7s). Irá trocar quando achar que as vantagens que o novo sistema traz são superiores à segurança do antigo.

Não estou dizendo que isso vai acontecer com esta A7RII ou com qualquer Sony, mas que pode pois a história mostra essas viradas.

Abs!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.971
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 11 de Junho de 2015, 14:37:00
Qual o efeito do sensor ser Back-Illuminated ?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #22 Online: 11 de Junho de 2015, 17:06:58
Qual o efeito do sensor ser Back-Illuminated ?

Posso estar falando besteira, mas pelo que me lembro, sobra mais luz para o sensor captar pois há menos perda ao passar por suas camadas.


JrMajor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Masculino
  • Alinhando razão e emoção
Resposta #23 Online: 11 de Junho de 2015, 18:03:02
A grosso modo eles colocaram  o fotodiodo que capa ta luz na parte traseira do sensor pois os convencionais a luz teria que passar por camadas dos circuitos antes de atingir  os diodos então eles agora ficam na traseira do sensor por isso  BSI BACK ILUMINATED SENSOR  enquanto o convencional FSI FRONT SIDE SENSOR   e ainda tem o lance de no futuro ser construído com circuito de carbono sem perda de energia os chamados sensores orgânicos  :snack: :ok:


luizlucasi

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #24 Online: 11 de Junho de 2015, 20:11:55
Do jeito que a Sony é já já teremos uma A7ii markiii   :assobi:

Canon EOS 5D mkiii  | Canon EF 24-70mmL f/2.8 mk II  | 50mm 1.8 | Canon 600 ex-rt (x3)
Nikon D750 (x2) | 35mm F2 D | 85mm 1.8G | 24-70mm 2.8 | 28mm a-is | 180mm 2.8 a-is | SB-900 | SB-5000  
Contax 167MT | Contax 50mm 1.4 | Contax  135mm f/2.8 e outros vidros

Na fotografia não existe certo ou errado...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.971
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 11 de Junho de 2015, 21:03:33
Então a traseira do sensor seria o lado virado para a lente?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 11 de Junho de 2015, 21:31:11
A "frente" do sensor continua virada para a lente.

A diferença é que nos sensores comuns, os circuitos elétricos ficam nas camadas superiores e os fotodiodos nas camadas inferiores.
Nos sensores BSI, os fotodiodos ficam nas camadas superiores e os circuitos elétricos nas camadas inferiores.
Dessa forma, o fótons tem que mergulhar menos no sensor para atingir a região sensível.
Olhando para o sensor, é impossível distinguir um do outro. As diferenças estão na microestrutura do sensor.

Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #27 Online: 11 de Junho de 2015, 22:07:06
Pelo que entendi essa estrutura de sensor já está há alguns anos no mercado, de mirroless a compactas e celulares. É possivel que seja algo que agregue um pouco, mas não foi o game changer esperado.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 12 de Junho de 2015, 08:08:41
Sri, essa não é a questão.

Lembro quando saiu a 5D MK II e a galera tampouco tinha dinheiro para ela. Geral fotografava evento com 30, 40D, D80... Um ou outro com a 5D coroa e com a recém lançada D700.

Óbvio que não se saiu desembolsando 2.700 dólares e comprando às carradas (ah, e lembre que a D700 foi lançada custando 3.300), mas virou o objetivo, padrão de qualidade a que se queria chegar. Foi por ela que muitos migraram para FF ou atravessaram de Nikon para Canon (agora, parece, há um movimento lento de volta). A 5D MKII foi, durante alguns anos, aquilo de quem as outras marcas corriam atrás.

Algumas câmeras, quando lançadas, dão essa sacudida na expectativa dos usuários e, logo, no mercado. Se vai ser o caso dessa A7RII? Não faço a mínima ideia, só não acho que, nesse contexto, o preço seja o limitador.

Abs!

A questão é que ele comparou alhos com bugalhos. Comparar câmeras da Fuji/Pana/Oly com essa não faz o menor sentido, são outra categoria de câmera. Por mais que essa Sony seja revolucionária, etc,etc, não aconteceu uma revolução no mercado para todo mundo ter 4K no bolso, passar a comprar só essa Sony e colocar em maus lençóis essas marcas de câmera.

E, do ponto de vista dos usuários de Canon e Nikon essa câmera também não é suficiente para alguém largar tudo ou deixar de comprar uma 5D da série nova ou uma Nikon D810.

Em resumo, não acho que essa câmera seja disruptiva ao ponto de ferrar com a concorrência. É só mais uma câmera cara com uma porrada de "megapicles", tais como outras opções.


JrMajor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Masculino
  • Alinhando razão e emoção
Resposta #29 Online: 12 de Junho de 2015, 09:34:25
Duas questões :  o conjunto da d750 é consideravel apesar de alguns Senões  e fico imaginando testar as lentes fujinon da serie x nesse sensor como dito que o AF vai funcionar em lentes diversas seria ate um modo de saber a capacidade das lentes fuji????