Autor Tópico: Fotografar produtos para loja virtual  (Lida 3076 vezes)

PedroMG

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 08 de Junho de 2015, 08:15:43
Bom dia pessoa.

Escrevo essa postagem pois estou com algumas dúvidas. Sou comerciante e pretendo vender também pela internet.
Já tenho toda a plataforma pronta para eu vender online e só me falta aprender a tirar boas fotos.

Para produtos pequenos eu segui alguns tutoriais para criar um mini estúdio. Deu muito certo, adorei os resultados.
Agora vendo outros tipos de produtos (calças jeans, blusas, bolsas, malas...) e tenho dúvida quanto a tirar fotografias dos mesmos.

Caso eu terceirize acredito que ficará muito caro.

Gostaria de montar um mini estúdio aqui em casa para que eu mesmo possa tirar as fotos.

Quais equipamentos devo comprar? Na minha visão de leigo, penso que uma Nikon 3200, um fundo branco (para dar o efeito de fundo infinito) e algumas luzes funcionariam, é isso mesmo?

Pretendo comprar todos os equipamentos usados, compensa?
Também pretendo fazer um curso para saber manuseá-los.

A pergunta é: que equipamentos necessito para montar um estúdio aqui em casa?
Preciso desse estúdio para tirar fotos de produtos para loja virtual (calças, malas, mochilas...).

Obrigado pessoal.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2015, 10:04:36
Minha opinião é puramente de amador, haverá gente gabaritada pra responder melhor que eu.

Pra roupas em geral, se vc vai fotografá-las "planas", creio que uma mesa baixa forrada com papel branco será o bastante. Se vc quer fotografar como se estivessem vestidas, vai precisar de manequins, de preferência brancos, e de um fundo branco também.

Pra bolsas, se couberem no seu mini-estúdio, beleza. Caso negativo, pense em como fazer o fundo infinito usando material do parágrafo anterior.

Quanto à iluminação, eu diria que dois softboxes com luz contínua vão atender perfeitamente. Se tiver muito na pindaíba, um softbox e um rebatedor.

Caso vc não tenha, compre um tripé razoavelmente ajeitado. Se vc optar pela mesa (ou qualquer superfície horizontal), pode ter problemas pra colocar a câmera na horizontal, paralela às roupas. Quando vou fotografar de cima pra baixo, uso estande de pratos de bateria, que são bem fortes e razoavelmente baratas: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107599.0

Se vc vai usar só pra isso, a Nikon D3200 vai dar e sobrar. Eu recomendaria também um filtro polarizador pra remover reflexos e ressaltar cores, mas ele não se dá muito bem com a lente do kit, pois ela gira o elemento frontal, e mexe na orientação do filtro. Dá pra usar, mas exige muito cuidado.

E parabéns pela iniciativa.
« Última modificação: 08 de Junho de 2015, 10:08:47 por felipemendes »


PedroMG

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2015, 10:19:08
Felipe, obrigado por responder.

Fiquei feliz com a resposta. Ao invés de optar por uma D3200 posso optar por uma D3100 para esse propósito?
Futuramente, caso eu coloque modelos, a D3100 vai suprir minhas necessidades?

Obrigado.
Pedro H.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2015, 11:19:22
Felipe, obrigado por responder.

Fiquei feliz com a resposta. Ao invés de optar por uma D3200 posso optar por uma D3100 para esse propósito?
Futuramente, caso eu coloque modelos, a D3100 vai suprir minhas necessidades?

Obrigado.
Pedro H.

Pra foto estática, ok a D3100. Mas pra foto com modelo, sugiro vc contratar alguém, pois tem muito a fazer: maquiagem, iluminação, tratamento... E precisa de uma câmera melhor com lentes melhores. Eu acho que é desviar muito de sua atividade fim.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2015, 11:44:18
Qualquer DSLR que vc comprar vai te atender, se quiser economizar pode comprar a mais barata mesmo.

Tem muita lojinha de instagram que faz a foto com o cel e fica boa, o segredo é a iluminação.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2015, 14:28:08
Olha, eu tenho uma loja virtual. Devido aos custos eu mesmo tiro minhas fotos, uso uma D5300, uma lente 35mm 1.8g e um flash SB-700, isso quando é foto com a modelo, geralmente faço foto externa.

Quando é foto é sem modelo, eu tenho uma chapa de MDF de 1,5m x 1,5m que eu coloco no chão, dai entra o visor articulado da câmera, me ajuda muuuuuito. Eu particularmente não gosto dessas fotos com fundo branco, acho também que não chama tanto atenção, eu testei isso nas redes sociais, fotos com o fundo branco tem menos curtidas.

Dá uma olhada no site para você ver... Algumas são antigas, da época que eu tirava com o iPhone ainda, as mais novas você vai perceber quais são, estão um pouco melhores (eu acho kkkkk)

www.estilook.com.br

Não sou profissional, fiz fotos externa 2x e com a câmera 3x, tudo antes era com o iPhone mesmo, fotos no chão nem precisa de câmera.
« Última modificação: 08 de Junho de 2015, 14:33:51 por marcelogimenes »
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2015, 14:41:16

Não sou profissional


Mas ficou um resultado bem interessante.
 :ok:


PedroMG

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2015, 08:11:35
Olha, eu tenho uma loja virtual. Devido aos custos eu mesmo tiro minhas fotos, uso uma D5300, uma lente 35mm 1.8g e um flash SB-700, isso quando é foto com a modelo, geralmente faço foto externa.

Quando é foto é sem modelo, eu tenho uma chapa de MDF de 1,5m x 1,5m que eu coloco no chão, dai entra o visor articulado da câmera, me ajuda muuuuuito. Eu particularmente não gosto dessas fotos com fundo branco, acho também que não chama tanto atenção, eu testei isso nas redes sociais, fotos com o fundo branco tem menos curtidas.

Dá uma olhada no site para você ver... Algumas são antigas, da época que eu tirava com o iPhone ainda, as mais novas você vai perceber quais são, estão um pouco melhores (eu acho kkkkk)

www.estilook.com.br

Não sou profissional, fiz fotos externa 2x e com a câmera 3x, tudo antes era com o iPhone mesmo, fotos no chão nem precisa de câmera.

Olá Marcelo.

Entendi. Sobre a chapa de MDF, você tem aquela com o fundo branco? Esses fundos na cor madeira são todos feitos no photoshop?
Ou você comprou várias cores (daquela "capa" do MDF) para colocar como fundo das fotos?

Você tem algum softbox ou só usa o flash que você comprou mesmo?

Obrigado pessoal.
:D


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2015, 10:39:15
Olá Marcelo.

Entendi. Sobre a chapa de MDF, você tem aquela com o fundo branco? Esses fundos na cor madeira são todos feitos no photoshop?
Ou você comprou várias cores (daquela "capa" do MDF) para colocar como fundo das fotos?

Você tem algum softbox ou só usa o flash que você comprou mesmo?

Obrigado pessoal.
:D

O MDF que eu tenho já é na cor da madeira, mais acho que da pra usar os papeis também, até papel de parede tb deve dar. As primeiras eu usava uma cor de MDF, agora uso outra, não fico mudando toda hora, só quando muda a coleção. Pra esse tipo de foto eu não uso flash, é uma foto muito simples, põe o MDF no chão, arruma a roupa e tira a foto kkk. Usei o flash quando fui tirar as fotos no parque, da primeira vez foi só com o flash mesmo, ai depois eu comprei uma sombrinha difusora, ficou melhor.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


PedroMG

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 09 de Junho de 2015, 11:27:17
Olá Marcelo, obrigado por responder.

Entendi. Sobre a iluminação para as fotos feitas no MDF (fotos com as roupas no chão), você usa algum SoftBox?
Alguma iluminação artificial?

Obrigado! Pedro.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2015, 14:36:49
Olá Marcelo, obrigado por responder.

Entendi. Sobre a iluminação para as fotos feitas no MDF (fotos com as roupas no chão), você usa algum SoftBox?
Alguma iluminação artificial?

Obrigado! Pedro.

Não uso, só a luz natural mesmo. Eu coloco o MDF na garagem e tiro lá
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


PedroMG

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #11 Online: 11 de Junho de 2015, 13:14:34
Entendi. Irei comprar minha chapa de MDF e fazer um teste.

Obrigado a todos.

Pedro H.