Autor Tópico: E quando o cliente estraga sua foto???  (Lida 5045 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 15 de Junho de 2015, 22:12:00
Discordo de que a propriedade é do cliente, ele pagou por nossa visão e estilo e deve mantê-lo inalterado, o que ele está comprando é o direito de uso dessas imagens, e não as imagens em si, essas serão sempre nossas.



Capítulo II

Dos Direitos Morais do Autor

Art. 24. São direitos morais do autor:

IV - o de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações ou à prática de atos que, de qualquer forma, possam prejudicá-la ou atingi-lo, como autor, em sua reputação ou honra;

Capítulo IV

Da Utilização da Obra Fotográfica


§ 2º É vedada a reprodução de obra fotográfica que não esteja em absoluta consonância com o original, salvo prévia autorização do autor.


Difícil é fazer um cliente cabeça dura entender isso, ainda mais aqueles que contratam por preço e não pelos motivos mencionados antes, o que deve é deixar isso bem estipulado em contrato.

Esse negocio da honra e integridade da obra e autor nao eh qualquer reedicao, mas sim alteracoes logado a xacotas ou humilhacao da obra ou autor.

Se o cliente realmente estivesse pagando pela visao e estilo ele nao iria pensar ou cogitar em faser qualquer alteracao. Para esse cliente, ele esta pagando para receber as imagens, somente isso. Se existe esse conflito eh pq o fotografo esta vendendo seu servico para o publico errado. E eu suponho que isso aconteca quando o fotografo prioriza o dinheiro (quem pagar leva).


Repito... Se for para vender para qualquer um que paga, nao vale a pena se preocupar com isso. Clientes e nao clientes que gostarem de sua foto para mexer nela, vao fazer seja com o fotografo querendo ou nao. E mesmo sabendo que o fotografo nao quer vao fazer sem que o fotografo saiba.

Eh melhor liberar de vez, dizer que nao quer creditos, nao colocar marca dagua na fotos, e parte para o proximo que "paga leva".

Se o fotografo que fazer de seu trabalho uma obra de arte e nao uma obra comercial, eh melhor repensar isso.





Uma pergunta. Arquivos digitais compartilhados eh reproducao? Ou somente compartilhamento? As duas coisas sao sinonimas?


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Junho de 2015, 22:38:04
Faz sentido esse essas leis sobre direitos autorais...

Mas eu também concordo com ideia: Se o cara Comprou a foto, muitas vezes pagou caro por ela, e resolve mexer na foto física ou digital, vai brigar com ele? Vai querer tentar valer nosso direito autoral? Acho também nesse caso perderíamos muito mais, do que a suposta re-edição ruim

Ah não ser que ele mexa na foto para denegrir a nossa imagem de propósito. Aí sim uma bronca ou um processo faria sentido.


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 15 de Junho de 2015, 23:05:49
Eu passei várias vezes por esse problema, cliente que resolve fazer uma cor seletiva tosquíssima e ainda com meu logotipo, reclamei, mas com essa mentalidade de "paguei é meu" continua até hoje lá, resolvi ignorar e não prestar mais serviços para essa pessoa, no meu ponto de vista isso prejudica, pois mostra um material alterado, com tratamento de péssima qualidade, mas assinado por nós o que pode comprometer novos contratos com o público alvo.

Podemos ser comerciais e artísticos ao mesmo tempo, mas quando tento fazer uma foto artística em um casamento por exemplo, sei que essa será para mim, em 90% dos casos não vai para o álbum do cliente, mas para o meu mostruário, pois é isso que quero vender, não foto 3x4 posada que eles tanto adoram kkk.

Acho que nós fotógrafos nos submetemos demais as frescuras e desrespeito desses clientes mal educados e muitas vezes ignorantes, as vezes não conseguimos fugir deles.

Esses dias fui ofendido por uma noiva louca, informei que um quadro estava pronto, para buscar, não queria vir, eu não queria transportar com medo de quebrar, informei que não me responsabilizaria por danos, ai ela com toda sua classe disse que tinha coisas mais importantes para se preocupar, e caso danifica-se era pra jogar no lixo, essa mesma pessoa nunca agradeceu pelo trabalho que foi um dos melhores que fiz, só soube reclamar que tinha muita foto de perfil, engoli a seco cada palavra dela.

Esse tipo de cliente quero distância, acham que porque estão pagando tem direito a mais do que contrataram, não respeitam seu trabalho e profissão, e também não espero recomendação nenhuma se as amigas forem iguais, to fora.


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Junho de 2015, 23:07:26
Croix

Acho que compartilhamento é reprodução  :ponder:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 16 de Junho de 2015, 05:28:24
Croix

Acho que compartilhamento é reprodução  :ponder:

A principio eu penso que nao, mas nao tenho certeza.