Autor Tópico: O Flash em ensaios externos.  (Lida 6882 vezes)

GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Junho de 2015, 11:32:57
Existem na internet mais de uma centena de artigos que comentam o uso do flash e em ocasião podemos tirar o melhor deste equipamento, entretanto gostaria de ouvir a opinião de quem está com a mão na massa diariamente.
Medição Matricial ou pontual?
Retratos com a luz dura do sol?
Uso em cima da câmera, 45° ou 90°?
Modificadores de Luz, quais os mais utilizados?
Enfim, uma discursão pra desenvolvimento coletivo... Obrigado desde já aos que comentarem!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2015, 14:06:02
Uso matricial.
Uso como preenchimento, então não faz muita diferença se é dura ou suave.
Fora da camera. Se usar na câmera, sempre para frente e sem nenhum modificador.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2015, 02:57:17
Nas externas:
Em geral uso a medição pontual!
Com luz suave, rebatedor
Com luz dura, flash de preenchimento
Aonde vai flash ? depende do ângulo ("over the shouder", Plongéé, contra plongléé, zenital e nadir") mas em geral frontal (tento evitar) ou 45º. procuro levar um tripé para flash, sombrinha e/ou softbox e um rebatedor!
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2015, 13:34:03
Medição Pontual x Medição Matricial

Pontual como seria a técnica? Apontar para o ponto mais claro do cena e preencher com flash?
Matricial, seria simplismente apontar e disparar com o flash em eTTL?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2015, 15:54:28
Eu costumo fotometrar no ambiente e preencher com flash.

Uso o flash direto, acionado via rádio, em modo manual. Pra conseguir preencher corretamente, geralmente se usa cargas altas, 1/2~1/8...

 

Se for o caso de ambientes com pouca luz, iso alto, etc, aí geralmente vai pouca carga no flash.





GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2015, 19:57:47
Belíssimas imagens Mike, no primeiro caso tenho dúvida em como vc calcula a potência do flash, no modo manual... Você vai testando até achar uma distância aproximada?
Outra pergunta é, como posiciona o flash, de baixo para cima o contrário ou na altura do objeto?


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2015, 20:00:38
Faço como o Mike, fotometro o fundo e uso manual fora da camera. :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2015, 09:12:24
Existem na internet mais de uma centena de artigos que comentam o uso do flash e em ocasião podemos tirar o melhor deste equipamento, entretanto gostaria de ouvir a opinião de quem está com a mão na massa diariamente.
Medição Matricial ou pontual?
Retratos com a luz dura do sol?
Uso em cima da câmera, 45° ou 90°?
Modificadores de Luz, quais os mais utilizados?
Enfim, uma discursão pra desenvolvimento coletivo... Obrigado desde já aos que comentarem!
O Modo de medição tem muita relevância quando se fotografa nos modos de prioridade ou automático. No modo manual este recurso serve mais para você economizar alguns clicks e segundos para se alcançar a exposição que o fotógrafo deseja.

Frequentemente lanço mão do flash, também nas sessões externas, sempre disparado remotamente.
Ao meu ver ele ajuda a destacar os modelos do fundo. Mesmo quando o céu está nublado, uso uma sombrinha difusora na frente do flash. Com sol e céu sem nuvens o flash vai direto e, como o Mike destacou, carga bem alta.
Já cogitei a possibilidade de comprar um filtro ND pra usar nesses dias de sol e poder diminuir um pouco a carga do flash, mas ainda não fiz isso.

 :ok:
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 09:14:00 por padilhadim »


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2015, 12:38:23
Eu usei flash em externas durante 2 anos, usava o Mako 3003DC e um 580EX II, meu modo de uso foi sempre no olho, nunca dei bola para tipo de medição, minhas fotos eram geralmente contra o sol, estilo Adriano Gonçalves rsss. Colocava sempre em potência máxima, velocidade de sincronismo máxima e ia ajustando com a abertura, geralmente ficava em torno de f8 a f16 no sol, assim conseguia sub expor o fundo e ia ajustando a exposição do flash com a distancia em relação ao assunto.

Para mim o melhor modificador para externas é o beauty dish branco, com ou sem difusor, já usei softbox e octo mas abandonei por ser chato de transportar e horrivel do assistente manusear em dias com vento, vira uma vela e mata muita potencia, já o beauty tem uma luz mais bonita, não é dura nem suave e combina melhor com externas, fica mais natural  e não perde potencia, facil de transportar e montar, quando queria mais suave colocava o difusor.

Posso dizer que clientes adoram esse tipo de fotos, eu enjoei, só uso luz natural agora, no máximo um 600ex para preencher, procuro algo mais natural e sensível nas fotos e flash definitivamente não combina.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2015, 21:40:39
Eu uso normalmente tochas mako ou speedlights, mas to pensando seriamente em partir pra LED pra poder trabalhar em situações de baixa luz natural (como um ambiente bacana, interno, que é escuro e tem uma leve luz da janela entrando da rua, que pra fotografar a cena matricialmente teria que usar iso 3200 pra cima e que tornaria IMPOSSIVEL o uso do flash da mesma forma mesmo que numa potencia ridiculamente baixa), e claro, deixar os flashes e tochas pra jobs comerciais e em estudio.
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 21:41:12 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2015, 11:01:31
Eu usei flash em externas durante 2 anos, usava o Mako 3003DC e um 580EX II, meu modo de uso foi sempre no olho, nunca dei bola para tipo de medição, minhas fotos eram geralmente contra o sol, estilo Adriano Gonçalves rsss. Colocava sempre em potência máxima, velocidade de sincronismo máxima e ia ajustando com a abertura, geralmente ficava em torno de f8 a f16 no sol, assim conseguia sub expor o fundo e ia ajustando a exposição do flash com a distancia em relação ao assunto.

Para mim o melhor modificador para externas é o beauty dish branco, com ou sem difusor, já usei softbox e octo mas abandonei por ser chato de transportar e horrivel do assistente manusear em dias com vento, vira uma vela e mata muita potencia, já o beauty tem uma luz mais bonita, não é dura nem suave e combina melhor com externas, fica mais natural  e não perde potencia, facil de transportar e montar, quando queria mais suave colocava o difusor.

Posso dizer que clientes adoram esse tipo de fotos, eu enjoei, só uso luz natural agora, no máximo um 600ex para preencher, procuro algo mais natural e sensível nas fotos e flash definitivamente não combina.

Muito válida a experiência relatada quanto os modificadores. É realmente terrível usar sombrinhas ao ar livro. Praticamente demanda um assistente só para segurar o tripé.

É por essas que ainda sou fã do meu beauty dish tabajara feito de uma bacia plástica, conforme vídeo tutorial do Letra na Foto. Mesmo tendo outro "mais profissional".
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


ti_rosso

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2015, 12:34:49
Nem faz muito sentido estar perguntando aqui, mas tenho uma dúvida.

Com fotômetro spot, pra cinema, eu consigo fotometrar um flash ou tocha, não né? só fazendo as contas de número guia pra compensar, certo?

(não, eu não tenho um, só estou pensando na possibilidade)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2015, 20:42:37
O Modo de medição tem muita relevância quando se fotografa nos modos de prioridade ou automático. No modo manual este recurso serve mais para você economizar alguns clicks e segundos para se alcançar a exposição que o fotógrafo deseja.

Frequentemente lanço mão do flash, também nas sessões externas, sempre disparado remotamente.
Ao meu ver ele ajuda a destacar os modelos do fundo. Mesmo quando o céu está nublado, uso uma sombrinha difusora na frente do flash. Com sol e céu sem nuvens o flash vai direto e, como o Mike destacou, carga bem alta.
Já cogitei a possibilidade de comprar um filtro ND pra usar nesses dias de sol e poder diminuir um pouco a carga do flash, mas ainda não fiz isso.

 :ok:

Senão li errado o blog do Neil van Niekerk, o filtro ND não lhe ajuda a reduzir a carga do flash.
Um filtro de 2 stops, afeta a luz ambiente e o flash do mesmo jeito.
O que ele ajuda é usar aberturas maiores.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2015, 21:34:09
De tudo que já vi (vídeo) e li, esse é o mais completo material sobre flash.

O assunto tratado é esse aqui :


TABLE OF CONTENTS

01. Chapter 1 Intro
02. Why Just One On-Camera Flash
03. 5 Reasons to Use Flash
04. Common Flash Myths
05. What Makes Flash Challenging

01. Chapter 2 Intro
02. Flash-Strobe VS Ambient-Constant Light
03. Flash VS Ambient Light Exposure
04. Flash VS Ambient Demo
05. Flash and Ambient Balancing For Natural Effect
06. Flash and Ambient Balancing For Dramatic Effect
07. Flash and Ambient Balancing For Creative Effect
08. Understanding Flash Duration

01. Chapter 3 Intro
02. 5 Common Key Light Patterns
03. 5 Common Key Light Patters w Diffusion + Fill
04. 5 Common Secondary Light Patterns
05. 3 Primary Subject Positions
06. Light Qualities
07. The Inverse Square Law
08. Inverse Square Law In Practice
09. Corrective White Balance
10. Creative White balance
01. Chapter 4 Intro
02. On Board VS Hot Shoe Flash
03. Full Feature VS Manual Flashes
04. TTL VS Manual Control
05. TTL VS Manual Recycle Times
06. Flash Power & Zoom
07. HHS VS ND Filters
08. FCS VS RCS

01. Chapter 5 Intro
02. 4 Tips When You Must Use Direct Flash
03. Bare Bulbing Done Right
04. Grid_Snoot + Direct Flash
05. Mini Beauty + Direct Flash
06. Ring + Direct Flash
07. Understanding Modifiers
08. Direct Flash + Shutter Flash

01. Chapter 6 Intro
02. Ambient vs Direct Flash vs Bounce Flash
03. Silver Bounce
04. More Light Silver
05. Soft White Bounce
06. Overhead Bounce
07. Overhead Bounce + Fill
08. Event Bounce

01. Chapter 7 Intro
02. Natural vs Dramatic Light
03. Filling and Refining Existing Light
04. Coloring Light for Corrective Effect
05. Coloring Light for Creative Effect

01. Chapter 8 Intro
02. Case Study 1 – Dramatic Sunset
03. Case Study 2 – Desert Sunset
04. Case Study 3 – Sinister Headshot
05. Case Study 4 – Family Portrait
06. Case Study 5 – Athlete Portraits
07. Case Study 6 – Working Angles
08. Case Study 7 – Drag + Composite
09. Case Study 8 – Less Is More
10. A Final Word From SLRLounge

01. Favorite Feature Flashes
02. Favorite Manual Flashes
03. Favorite On Camera Flash Modifiers

Tá bom né ?
« Última modificação: 28 de Junho de 2015, 21:41:20 por Alexandre ABC »


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2015, 21:52:02
Pessoal,

Juntando um pouco de tudo aqui realizei um ensaio de teste, tiver resultados muito legais! Logo coloco algo na galeria pra ver a avaliação da galera!
Consegui me adaptar melhor a medição pontual, entretanto com o rádio flash tive alguns enroscos... Ainda vou dominar esse bicho!

Uma coisa eu pude observar, o flash quando bem usado soma demais nos resultados...