Autor Tópico: Qual câmera comprar para aprender? DSLR, Mirrorless?  (Lida 2199 vezes)

felipevasta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Junho de 2015, 19:14:23
Eu imagino o quão chato deve ser ver outro tópico com este tema ser aberto, por favor, me desculpem, mas preciso sanar algumas dúvidas um pouco específicas.

Meu caso é o seguinte:

     Tenho 20 anos e sempre gostei muito de tirar fotos de shows ou viagens que ia. Ano retrasado, comprei um smartphone (Moto X) com uma câmera que permitia ajustes, e fotografar era a função que eu mais utilizava nele. Tempo passou e comprei outro smatphone, um Nokia Lumia 930 (Tem uma das melhores câmeras de smartphones e fotografa em Raw), acabei gostando tanto da coisa que fiz um curso bem básico e quero me aprofundar mais e mais, agora com uma câmera mesmo.
     Talvez por coincidência (ou não), fazia faculdade e trabalho atualmente em uma área que não gosto (cursava análise e desenvolvimento de sistemas). Sempre trabalhei com vendas e gosto muito disso, ter contato com o publico é algo que me faz bem. 
     Então, vamos ao que interessa: Gostaria de tentar trabalhar com fotografia, fazer mais cursos e estudar isso. Porém, não tenho uma câmera. Minha dúvida é qual câmera comprar. Gostaria de alguma que me permitisse não só aprender, mas conseguir algum trabalho básico para que eu possa iniciar na área (Algum evento, festa de criança, coisas assim). O que vocês aconselham:

1- Comprar uma mirrorless barata e talvez uma lente a mais (Samsung NX-3000 por 899) para aprender e ver se realmente é isso que eu quero, e depois já partir para uma câmera que não seja de entrada.

2- Comprar uma DSLR de entrada

3- Comprar uma câmera mais antiga e com certo uso, como a D90 por exemplo, por já ser mais avançada e com um preço relativamente bom.

Gostaria de gastar o mínimo possivel na câmera, pois como vou estudar, prefiro gastar dinheiro com cursos e livros. Alguém poderia me dar sugestões?

Obrigado.
Canon 80D +17-55mm 2.8, 55-250mm 4 - 5.6 e 50mm 1.8

Instagram: @felipevasta


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2015, 19:58:09
Eu prefiro as mirrorless, mas fotografo por hobby, gosto de lente manual, gosto de levar para viajar.

Se sua intenção é trabalhar com fotografia, acho que seria melhor começar com uma dslr canon ou nikon (qualquer uma), é mais fácil e barato achar lentes, flash, radio flash.


HerminioCanalis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2015, 20:06:31
Boa noite,

Pelo que tenho lido (pois sou fotógrafo amador) uma DSLR de entrada não é exatamente o problema mas sim o conjunto de lentes.

Acredito que uma T3i oi T5i com algumas lentes adicionais seja bom negócio. Algumas lentes claras e fixas. Set de lentes? 35mm, 50mm, 85mm ou ainda zoom 24-105mm 4L.


Mas a moçada aqui entende bem e vão me corrigir.

Um abraço
Canon 70d -  10-18mm / 18-55mm / 18-135mm / 50mm / 24-105mm 4L / 85mm 2.8 / 55-250mm / Sigma 75-300mm


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2015, 20:16:36
Se a intencao eh trabalhar, canon reflex eh melhor!
D600 - E-M10


felipevasta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2015, 08:58:37
Entendi...

     Bom, pela explicação de vocês já deu pra perceber que não é recomendado utilizar mirrorless, quanto a isso tudo bem.
     Sobre valores, a questão é que eu acho (pelo menos é a visão de quem não está no mercado ainda) que gastar muito dinheiro antes de aprender e dominar um equipamento básico pode ser um pouco arriscado... Li e assisti tantas pessoas falando disso que embaralhou minha cabeça. E não pretendo comprar a câmera nova de maneira nenhuma. Com o preço de uma T5i eu compro câmeras usadas bem superiores pelo que pesquisei nos classificados.
     Enfim, vou tentar utilizar esse valor como base (R$ 2000,00) para a câmera, e o restante dos equipamentos vou comprando com o tempo. Alguém poderia recomendar uma boa câmera usada próxima deste valor? 
Canon 80D +17-55mm 2.8, 55-250mm 4 - 5.6 e 50mm 1.8

Instagram: @felipevasta


Leomagno

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2015, 09:12:20
já que está respondida a questão, só uma dica:
No facebook encontrei uma canon t2i + 18-55 por R$ 800,00 e com apenas 5mil clicks. "é um começo"
se vc encontra algo nesse patamar, vc pode ainda comprar 1 flash e uma 50mm "modelo novo" por R$ 550,00
acho q estoura o seu orçamento mas pouco.
Não coloquei cartão nem baterias aí, e tem o equipamento reserva citado.


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2015, 23:08:53
Entendi...

     Bom, pela explicação de vocês já deu pra perceber que não é recomendado utilizar mirrorless, quanto a isso tudo bem.
     Sobre valores, a questão é que eu acho (pelo menos é a visão de quem não está no mercado ainda) que gastar muito dinheiro antes de aprender e dominar um equipamento básico pode ser um pouco arriscado... Li e assisti tantas pessoas falando disso que embaralhou minha cabeça. E não pretendo comprar a câmera nova de maneira nenhuma. Com o preço de uma T5i eu compro câmeras usadas bem superiores pelo que pesquisei nos classificados.
     Enfim, vou tentar utilizar esse valor como base (R$ 2000,00) para a câmera, e o restante dos equipamentos vou comprando com o tempo. Alguém poderia recomendar uma boa câmera usada próxima deste valor?

Cara,
tem meu maior apoio!

Começou bem por querer estudar bastante primeiro e deixar o equipamento como meio.
Você é de onde ? SP ?

Creio que você está no caminho certo... estudar.
Aposte em uma câmera para estudar, para aprender! Com isso verá que o equipamento te dará aos poucos a tranquilidade de ir fazendo escolhas e aprimoramentos!
D200


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2015, 23:22:51
Não entendi porque descartou as mirrorless??  Fuji, Panasonic, Olympus tem excelente modelos.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


felipevasta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2015, 09:06:43
Na verdade não descartei ainda, estou pesquisando sobre as mirrorless um pouco mais a fundo para ver se vale o investimento.
Estou mudando um pouco de opinião quanto à trabalho, no momento. Assim como disse antes, quero aprender primeiro antes de comprar uma câmera mais avançada, e pelo visto, até consigo fazer uma coisa ou outra com uma câmera de entrada...
Alguém poderia recomendar bons livros sobre o assunto?

Obrigado.
Canon 80D +17-55mm 2.8, 55-250mm 4 - 5.6 e 50mm 1.8

Instagram: @felipevasta


felipevasta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2015, 09:07:29
Emerson, sou de SP, ABC paulista!
Canon 80D +17-55mm 2.8, 55-250mm 4 - 5.6 e 50mm 1.8

Instagram: @felipevasta


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2015, 09:23:19
Minha sugestão, como o objetivo é aprendizado, e depois definir qual será seu caminho na fotografia, sugiro comprar uma DSLR usada, como uso e conheço Canon, sugiro T2i, T3i + lente kit usada - encontrará preços excelentes e são câmeras que irão te atender bem.

Se definir depois por trabalhar com fotografia, ou manter como hobby mais sério terá facilidade para compra de flash compatível, acessórios, etc... Se definir que não é este o caminho, terá facilidade para venda ou troca de equipamento.

Quanto as mirrorless, concordo com o colega acima que citou que há excelentes opções, mas acredito que neste momento que você se encontra, a melhor opção seria a acima, até definir se é hobby, trabalho e suas demandas...

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #11 Online: 11 de Junho de 2015, 09:33:55
Estou mudando um pouco de opinião quanto à trabalho, no momento.

Se não é para trabalho, EU não compraria uma DSLR. Comprei e arrependi, não gostei de carregar peso para todo lado. Comprei uma micro 4/3. Na MINHA opinião, foi o melhor equilíbrio entre peso e qualidade.
Agora, tem quem só fique satisfeito com DSLR full frame e lentes pesadas, vai de cada um.


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Junho de 2015, 19:43:43
A vantagem das dslr, são os comandos mais à mão, caso de D90 por exemplo. Modelos mais compactos que reduzem botões e o acesso das funções é por menu torna mais complicado o aprendizado porque exige mais operações.
Neste caso, creio (não tenho certeza) que a maioria das mirrorless são assim. Somente as mais caras como a Xt1 sejam diferenciadas.

Se tamanho e peso não for problema, eu iria de dslr usada.
D200


JulioRJ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Junho de 2015, 20:45:05
qualquer uma que te permita controlar manualmente.

mas se eu fosse você, procurava uma canon ou nikon usada porém com aquele lcd em cima

depois que você aprender aí decide o que vai querer de verdade
"Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds"