Autor Tópico: O que fazer quando "instagramam" a tua foto? :(  (Lida 2840 vezes)

C R O I X

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Resposta #15 Online: 15 de Junho de 2015, 21:52:04
Já fiz muitas fotos publicitárias, praticamente todas são manipuladas pelo mkt e ou agências. Inclusive o cliente fica dispensado de figurar o crédito do fotógrafo. O único direito que tenho é intransferível é o Autoral. Vendi o Direito Patrimonial por determinado tempo. Portanto não acredito que possa ter êxito jurídico. Além do mais  não tenho direito de divulgar publicamente o material pago e  subsidiado pelo cliente em meu portfólio público, principalmente se for nas dependências ou em propriedades dele. Observe que a Autoria da foto além de tudo pode comprometer o fotógrafo caso ele inclua nos trabalhos vendidos outros "direitos" incluídos nos frames.

Mas ate em trabalhos conceituais/editoriais (onde o fotografo eh creditado) esta sujeito a possiveis alteracoes da equipe que ira publicar.


Wolfgang

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Resposta #16 Online: 15 de Junho de 2015, 22:40:44
Mas ate em trabalhos conceituais/editoriais (onde o fotografo eh creditado) esta sujeito a possiveis alteracoes da equipe que ira publicar.
Normalmente empresas ou clientes responsáveis são bastante conscientes quanto ao uso de imagens nos contratos.
Atualmente com a popularização das imagens nas mídias sociais e etc. Equivalente a músicas, temos novos cenários legais a serem avaliados. O caso de uma alteração pelo cliente penso ser tolerável, a menos que traga prejuízos morais ou financeiros ao autor.


C R O I X

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Resposta #17 Online: 16 de Junho de 2015, 05:38:00
Normalmente empresas ou clientes responsáveis são bastante conscientes quanto ao uso de imagens nos contratos.
Atualmente com a popularização das imagens nas mídias sociais e etc. Equivalente a músicas, temos novos cenários legais a serem avaliados. O caso de uma alteração pelo cliente penso ser tolerável, a menos que traga prejuízos morais ou financeiros ao autor.

Sim.
O fato eh que toda imagem em uma publicacao passa pela diagramacao da pagina.

Essa questao dos novos cenatios legais atende mais aos interesses das grandes empresas de entretenimento do que ao publico e criadores em gerais (leis que essas mesmas empresas nao respeitam, quanso eh para tomar dinheiro de peixe pequeno, mas brigam ate os dentes quanso eh por interesse proprio). As leis dos direitos autorais ja um dia protegia criadores e atendia a espectativa do publico.

Afinal de contas, nada se cria do nada, e nada segura os impulsos expressivos e criativos de uma sociedade dinamica, em que as leis e regras deveriam se adapitar, ao invez de buscar o contrario como se fosse possivel.


leonobox

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Resposta #18 Online: 16 de Junho de 2015, 08:52:23
Portanto não acredito que possa ter êxito jurídico.

Pode sim, acontece que o cliente vai ter que provar que vc estava ciente que suas fotos seriam modificadas, antes ou depois de aceitar o trabalho, se ele não provar isso vc pode processar sim, oq acontece é que logicamente não é uma prática adotada pelos fotógrafos, ja que estão cientes que o trabalho é direcionado para isso, a mesma questão dos créditos, por isso que vc n ve o crédito do autor em uma foto de um tomate em uma lata de molho de tomate, mas se ele quisesse entrar em com um processo ele poderia, mas por motivos lógicos tb não é uma pratica adotada.
« Última modificação: 16 de Junho de 2015, 08:59:05 por leonobox »
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leonobox

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Resposta #19 Online: 16 de Junho de 2015, 08:57:44
Não estou de acordo e aliás acabei de decidir que essa vai ser uma nova cláusula nos meus contratos.

Sinceramente, não vale a pena, por experiência própria, já fiz exatamente isso e eles não dão a mínima p/ cláusula, ja aconteceu em casos (por que foi mais que um) que ainda expliquei meio por cima que não pode editar, tem que ser apresentada na integra como lhe foi entregue e no outro dia a foto estava no instagram editada, cortada, e com efeitos gerados por outros aplicativos.... ai se vc resolver processar o cliente por isso em dois meses vai estar sem cliente algum, ou mesmo que seja só uma abordagem ao cliente falando que ele n pode fazer isso pode colocar ele em uma situação desconfortável... acho legal se concentrar no seu portifolio e manter ele com qualidade, e entender que o cliente é apenas um link para ele  :ok:
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nandoespinosa

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Resposta #20 Online: 16 de Junho de 2015, 10:34:39
Não sou profissional então nem tenho essa preocupação.
Mas vc não pode colocar um comentário na foto com link para a original?
Isso resolveria o seu dilema.. Coloque algo simpático, tipo "confiram a original em:link". Assim fica claro que vc não "assassinou a foto" e ainda faz um merchan do seu trabalho.. :ok:
Abraço!!!


Humberto Yoji

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Resposta #21 Online: 16 de Junho de 2015, 10:40:24
Coloque algo simpático, tipo "confiram a original em:link". Assim fica claro que vc não "assassinou a foto" e ainda faz um merchan do seu trabalho..

Bela saída!  :ok:


Wolfgang

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Resposta #22 Online: 16 de Junho de 2015, 22:37:19
Pode sim, acontece que o cliente vai ter que provar que vc estava ciente que suas fotos seriam modificadas, antes ou depois de aceitar o trabalho, se ele não provar isso vc pode processar sim, oq acontece é que logicamente não é uma prática adotada pelos fotógrafos, ja que estão cientes que o trabalho é direcionado para isso, a mesma questão dos créditos, por isso que vc n ve o crédito do autor em uma foto de um tomate em uma lata de molho de tomate, mas se ele quisesse entrar em com um processo ele poderia, mas por motivos lógicos tb não é uma pratica adotada.
Tenho certeza que Direito Autoral é reconhecido em qualquer tribunal, mas o Direito Patrimonial estará vinculado a Regras Contratuais. Minha referência visa às novas condições e hábitos da atualidade referente às Redes Sociais entre outras "compartilhaveis". Mesmo diante disto contrato é contrato, o fotógrafo que se sente lesado diante de qualquer alteração em seu trabalho deve observar bem como libera seus arquivos para ter amparo jurídico. Habitualmente quando vendo o Direito de Uso para fins comerciais sigo a tendência atual. Dependendo da linha de trabalho é praticamente impossível preservar o controle total do material fotográfico.