Autor Tópico: Opinião dos colegas: Fuji XT-1 ou D700 ou D750?  (Lida 11153 vezes)

silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 06 de Outubro de 2015, 14:44:42
Esclarecendo que essa desregulagem não é mito, muito pelo contrário, mas não é um problema que afeta as DSLRs normalmente, como pode ser entendido...  :ok:
Pergunto pois a minha 5Dc não tem essa regulagem e também nunca precisei (ou não notei).
Na D700 tem isso via software ou tem que fazer nos espelhos?
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #31 Online: 07 de Outubro de 2015, 14:20:33
Esclarecendo que essa desregulagem não é mito, muito pelo contrário, mas não é um problema que afeta as DSLRs normalmente, como pode ser entendido...  :ok:

Nao afeta DSLR normalmente? Toda as Nikon que eu tive precisaram de ajustes agressivos, absolutamente todas: D7000, D7100, D700, D700 e D800! Já perdi metade de 1 ensaio sensual por causa disso!

* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 07 de Outubro de 2015, 14:45:24
Nao afeta DSLR normalmente? Toda as Nikon que eu tive precisaram de ajustes agressivos, absolutamente todas: D7000, D7100, D700, D700 e D800! Já perdi metade de 1 ensaio sensual por causa disso!
Estranhamente, todas as minhas 3 câmeras que eu tive não possuíam regulagem via SW, nenhuma precisou de regulagem mecânica, t3, t3i e agora a 5Dc.
Parece que os caras colocam uma regulagem para que não precisem se preocupar com isso nas lentes e cameras na hora da fabricação, só pode.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 07 de Outubro de 2015, 14:56:08
Pergunto pois a minha 5Dc não tem essa regulagem e também nunca precisei (ou não notei).
Na D700 tem isso via software ou tem que fazer nos espelhos?

A D700 tem regulagem por software. Acho q sou sortudo pois nunca precisei fazer regulagens em minhas câmeras. Tive problemas somente com uma Sigma 24-70, mas o problema era na lente. Na D700 então, é só espetar a lente e ser feliz.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 07 de Outubro de 2015, 15:03:16
Nao afeta DSLR normalmente? Toda as Nikon que eu tive precisaram de ajustes agressivos, absolutamente todas: D7000, D7100, D700, D700 e D800! Já perdi metade de 1 ensaio sensual por causa disso!

Nunca tive esse problema, talvez por comprar apenas câmeras novas, ou por não fazer "ensaios sensuais"...  :D


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 07 de Outubro de 2015, 16:24:11
Comprei uma D7100 nova e precisei fazer esses ajustes;
Comprei uma D5300 seminova (bem poucos cliques) e estava completamente desregulada.
Como não há regulagem via software nesse modelo, acabei devolvendo a câmera.

Esse é um problema bem chato e  não dá pra entender como deixam passar.
Samsung Galaxy S8+ rss


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 07 de Outubro de 2015, 16:44:22
Como faz pra saber se tem ou não esse problema?
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #37 Online: 07 de Outubro de 2015, 21:20:31
Nunca tive esse problema, talvez por comprar apenas câmeras novas, ou por não fazer "ensaios sensuais"...  :D

Cara, eu já falei aqui uma vez e vou repetir: Problema de foco é exatamente ter AIDS! Você só descobre que têm quando faz o exame!

Tu deve estar tirando fotos e achando que estão perfeitas (e em algumas vezes, saem perfeitas sim mesmo com os problemas, já que DSLR sempre tem chance de errar para mais ou para menos), mas um belo dia resolve calibrar seu equipamento, tu vai ver a MERDA que estava usando sem saber!

Você não sente falta do que não conhece, correto? Com lente devidamente calibrada na sua câmera é exatamente a mesma coisa. Se você achou todos os seus kits perfeitos e NUNCA teve problema com isso, me desculpe amigo, sem querer desmerecer teu conhecimento ou opinião, mas você não sabe como calibrar uma lente ou não sabe o quanto seu equipamento deve ser muito melhor do que vem apresentando.

As chances de uma camera DSLR e uma lente saírem de fábrica perfeitas, como se fossem feitas um para o outro, são bem remotas. Não é impossível, mas é BEM difícil mesmo!

Após testes exaustivos você logo percebe que 90% das câmeras apresentam inconsistência de foco, já que a própria forma de trabalho da detecção de fases (phase detection) é falha, característica inerente do sistema que visa a velocidade de foco ao invés do foco perfeito.

Imagine você tirar 10 fotos e só aproveitar 3, você aproveitou apenas 30% do seu trabalho! Nas mirrorless (especialmente a X-T1) há o tal de hybrid autofocus: O sensor usa detecção de fases para filtrar mais ou menos a distância focal de forma adequada, e depois usa o detecção de contraste para definir o ponto exato de focagem.

E só para constar, minhas 2 primeiras câmeras e lentes foram todas compradas novas, ok espertalhão?
« Última modificação: 07 de Outubro de 2015, 21:21:18 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 07 de Outubro de 2015, 21:33:58
E daí? É apenas hobby, não vivo disso e tenho minha opinião, tão boa qto qq outra... Sem dúvida a crise está te apertando, não é? Tente segurar o tranco pq vai piorar e não descarregue nos outros. Guarde a raiva para enfrentar as dificuldades que já devem estar batendo à sua porta...  ;)


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 07 de Outubro de 2015, 21:43:14
Não vi raiva alguma no comentário do Alcure.
Aliás, opinião muito bem fundamentada.
Por outro lado, ironia e até um ar de empáfia são totalmente dispensáveis.

... Vou ser retrucado em 1 2 3...
« Última modificação: 07 de Outubro de 2015, 21:45:05 por fabreder »
Samsung Galaxy S8+ rss


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #40 Online: 07 de Outubro de 2015, 22:37:15
OFFTOPIC:

Raiva onde gente?  :o

Acho que vocês estão confundido um pouco as coisas. Não tenho motivo algum para ter raiva de ninguém, muito menos de alguém que não conheço. A única figura de linguagem que pode ser extraída do meu post anterior é ironia, especificamente na última linha do mesmo.

O cara disse umas 2 ou 3 vezes que não tem problemas porque compra equipamento novo. Acontece que comprar equipamento novo não é exclusividade nenhuma dele.

E em todo o caso, já é a segunda vez que embarco numa interpretação errada das minhas palavras aqui no fórum. Eu tento participar da melhor forma possível, compartilhando meus conhecimentos em sua totalidade etc, mas as vezes eu tento fazer uma brincadeirinha e logo percebo que nesse fórum rola um senso errado de "coitadismo".

Mais ou menos como isso aqui:
http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2015/10/05/grupo-fly-e-acusado-de-racismo-cantor-se-defendefoi-um-mal-entendido.htm

Basta a gente fazer um comentário ácido que logo acusam a gente de racismo, homobofia, arrogancia etc.

Eu já diminuí em muito minha participação desde meu outro incidente similar. Eu não tenho nada a perder ficando quieto, quem perde é o fórum. Tenho certeza que oq eu passei pode não ser útil para o efilho, mas que com certeza vai ajudar alguém futuramente.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2015, 22:45:44 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 07 de Outubro de 2015, 22:45:55
Só  pra deixar claro, pois pode ter dado uma falsa impressão,  não me referi ao Alcure qdo falei de ironia e empáfia.
Samsung Galaxy S8+ rss


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #42 Online: 07 de Outubro de 2015, 22:55:16
Só  pra deixar claro, pois pode ter dado uma falsa impressão,  não me referi ao Alcure qdo falei de ironia e empáfia.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu achei que foi cmg. Por isso fiz o desabafo ali! uhauhahuahuauh

Voltando ao topico:

Essas "calibrações" (ajustes de "back" e "front focus") devem ser necessárias em câmeras usadas intensamente em ambiente de trabalho profissional, e quem compra DSLR de segunda mão pode sofrer com isso. Não é algo "intrínseco de DSLR", pois as minhas sempre foram compradas zero ou em excelente estado (uso amador) e nunca tive esse problema... Esses "mitos" realmente afetam as pessoas, pois já vi colega aqui comprando DSLR zero e perguntando já preocupado quando e como faria essa "regulagem"...  :)

Como não é um problema intrínseco de DSLR? Todas as DSLR do mercado usam sistema de detecção de fases, e esse sistema simplesmente tem um problema crônici: desvio de foco.

Artigo da Photografy Life, cujo parágrafo explica exatamente o problema da detecção de fases:

DSLR Autofocus Problems

As you can see above, the phase detection autofocus system is very complex and requires high precision to get accurate results. Most importantly, the phase detect/AF system must be properly installed and aligned during the manufacturing process. If there is even a slight deviation, which does happen quite a bit in manufacturing, autofocus would be off. This is the main reason why phase detect has been the source of problems pretty much since the first DSLR with a phase detect sensor came out. Understanding these possible deviations, all DSLR manufacturers developed a high precision calibration system that takes this into account and allows for individual camera calibration during the inspection and quality assurance (QA) process. If a phase detect sensor alignment problem is detected, the system performs automatic computerized testing that goes through each and every focus point and manually adjusts it in the camera. The points that are off are re-calibrated and re-adjusted, then the compensation values are written into the camera firmware. Think of this as a similar process to AF Fine Tune / AF Micro Adjust that happens on the phase detection level, except it is done for each AF focus point separately.

Referências:
https://photographylife.com/how-phase-detection-autofocus-works

http://www.digitalcameraworld.com/2013/12/06/how-live-view-autofocus-works-what-your-cameras-manual-doesnt-tell-you/2/

http://photo.stackexchange.com/questions/20474/what-is-the-practical-difference-between-phase-detect-and-contrast-based-autofoc

Infelizmente com a produção em larga escala, e mais do que isso, em várias fábricas ao redor do mundo, é impossível o controle de qualidade manter tudo alinhado, por isso as próprias desenvolvedoras permitem o usuário final fazer uma calibragem até certo nível. Elas mesmas entendem que se algum equipamento precisar de ir adiante na calibração, é porque está fora de especificação e precisa de RMA.

Não é a idade da camera e o uso pesado que vão causar desalinhamento entre o prisma, o espelho e o sensor, muitas vezes é problema de fábrica. Para ter idéia, a D800 teve DEZENAS DE LOTES com problema sério disso. O desalinhamento fazia com que os pontos à direita do viewfinder eram muito mais precisos do que os da esquerda, e a única forma de corrigir isso era a própria Nikon regular os pontos de foco usando de software proprietário deles nos laboratórios (regulavam 1 por 1). Acho que a primeira unidade e reconhecer o problema e bolar a solução foi a Nikon da Dinamarca (pelo oq me lembro na época que fiz pesquisas).

Então repito: Quem acha que não tem problema, recomendo fazer testes e tentar calibrar mesmo que sem compromisso. Se fizer o procedimento correto você vai ver sim MUITA diferença na nitidez das fotos.

Um software pode ajudar muito isso: ReiKan FoCal. Pesquisem um tópico sobre ele aqui no MF, eu uso ele atualmente pois é muito mais vantagem manter os relatórios salvos para consultas futuras e até mesmo para comprovar perante a fabricante que o erro é severo. A Nikon a principio não queria resolver meu problema, mas enfiei uns 10 relatórios detalhados no rabo deles e eles não tiveram escolha! uhauhauhahuuhahua
« Última modificação: 07 de Outubro de 2015, 23:08:39 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 07 de Outubro de 2015, 23:34:26
Quando vi seu comentário logo percebi que entendeu errado rsrsrs
Tô contigo e concordo 100%
Essa problema aconteceu comigo na D7100 e na D5300.
Comprar um modelo que não tenha software de regularem acho arriscado.
Samsung Galaxy S8+ rss


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 07 de Outubro de 2015, 23:55:33
Alcure muito obrigado pelo otimo post.
Seguinte, ali na referencia em ingles que voce postou comprova minha teoria de que a calibragem é feita na camera na fábrica e em nada tem a ver com as lentes.
Em tese se a camera está devidamente alinhada e regulada deveria ser igual essa regulagem pra todas as lentes.
Eu tenho alguns clientes no brasil que fabricam cameras (quase todas as marcas) e nunca ouvi falar em nada do tipo, os testes sao feito com equipamento especifico pra isso, sem usar as lentes normais.
Na sua opiniao, apenas usando regulagem mecanica dos parafusos do espelho é possivel se customizar o foco especifico para uma determinada lente como a 50/1.4 e obter resultados mais precisos?
Confesso que o percentual de acerto com essa dupla é bem baixo em distancias abaixo acima e abaixo de 2m, acho que em torno do percentual que vc falou 3/10.
Abraco.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2015, 23:57:41 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A