Autor Tópico: Opinião dos colegas: Fuji XT-1 ou D700 ou D750?  (Lida 11003 vezes)

alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #45 Online: 08 de Outubro de 2015, 00:15:24
Alcure muito obrigado pelo otimo post.
Seguinte, ali na referencia em ingles que voce postou comprova minha teoria de que a calibragem é feita na camera na fábrica e em nada tem a ver com as lentes.
Em tese se a camera está devidamente alinhada e regulada deveria ser igual essa regulagem pra todas as lentes.
Eu tenho alguns clientes no brasil que fabricam cameras (quase todas as marcas) e nunca ouvi falar em nada do tipo, os testes sao feito com equipamento especifico pra isso, sem usar as lentes normais.
Na sua opiniao, apenas usando regulagem mecanica dos parafusos do espelho é possivel se customizar o foco especifico para uma determinada lente como a 50/1.4 e obter resultados mais precisos?
Confesso que o percentual de acerto com essa dupla é bem baixo em distancias abaixo acima e abaixo de 2m, acho que em torno do percentual que vc falou 3/10.
Abraco.

Da minha experiência, as lentes também influenciam no resultado final e são sim passíveis de calibração (principalmente as que tem motor de foco embutido nas lentes) caso estejam fora de especificação. Testei algumas lentes em 5 câmeras distintas e em todas houve diferença na calibração, e as maiores variações eram com lentes zoom.

Regra geral: Quanto mais complexo o bagulho, mais diferença de performance vai haver.

Para você ter idéia, eu tive uns casos bisonhos: Lente 80-200 em Camera A (regulagem em 80mm: -12, em 120mm -13 e 200mm -14).

Mesma lente 80-200 em Camera B (regulagem em 80mm: -16, em 120mm -10, em 200mm +3)!
Sim, em tese para ter o mesmo resultado acrescido apenas da variação inicial, mas não é o que ocorreu! Perdi a cabeça com essa merda na época, o que resultou na venda da câmera! A câmera não tinha defeito, tampouco a lente, foi simplesmente uma soma que não dava certo nunca!

Tanto é verdade minha afirmação que as lentes também variam entre si é que a Sigma lançou um dock usb para suas lentes, assim você calibra o próprio firmware da lente.

Logo, sua lente pode estar perfeita com uma câmera, mas fora de especificação em outra. Eu nunca tentei calibrar uma lente e espero nunca precisar, pois aí foge totalmente dos meus conhecimentos e possibilidades, e não me sinto confortável em ficar enviando lentes para RMA e correr risco de danos no transporte. Se eu tenho uma lente e uma camera que não se dão bem, a câmera é que roda e a lente fica (exceto por defeito de fabricação mesmo).

Agora a regulagem por parafuso vai afetar TODAS as lentes que usar na câmera. Recomendo primeiro tentar via firmware mesmo, e só em ultimo caso usar o parafuso. Lembrando que o parafuso externo não vai corrigir desalinhamento de plano do sensor.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2015, 00:18:44 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 08 de Outubro de 2015, 10:00:35
Agora a regulagem por parafuso vai afetar TODAS as lentes que usar na câmera. Recomendo primeiro tentar via firmware mesmo, e só em ultimo caso usar o parafuso. Lembrando que o parafuso externo não vai corrigir desalinhamento de plano do sensor.
Muito obrigado Alcure.
Na verdade tenho certeza que o sensor da minha 5Dc não está desalinhado, pelo menos não noto.
O único senão meu é que está ocorrendo um leve Backfocus na abertura máxima com lentes como a 50/1.4 e 85/1.2, mais que não está assim acabando com minha vida, é só algo que eu gostaria de melhorar.
Porém como minha camera não tem ajuste via SW, queria ver se realmente compensa mexer ou se deixo como está mesmo.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #47 Online: 08 de Outubro de 2015, 10:23:53
Pessoal, genericamente falando:

Ou voltamos para o tema ou movemos o tópico para a área Papo Furado.

 :ok:


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 08 de Outubro de 2015, 11:01:59
Pessoal, genericamente falando:

Ou voltamos para o tema ou movemos o tópico para a área Papo Furado.

 :ok:
Ok, vamos voltar.

Minha opinião, eu não pagaria 5k numa camera como a X-T1. Até por uns 2k eu pagaria.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #49 Online: 08 de Outubro de 2015, 11:11:28
Eu tb acho a xt1 e suas lentes muito caras! Um conjunto xt1 com lentes sai mais caro que um conjunto Ff reflex equivalente.
D600 - E-M10


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 08 de Outubro de 2015, 11:29:02
Eu tb acho a xt1 e suas lentes muito caras! Um conjunto xt1 com lentes sai mais caro que um conjunto Ff reflex equivalente...

E para vender, como tudo que não é Canikon, é realmente difícil, exceto se com bom desconto, por experiência própria... Tem que ser uma decisão "fria e calculista", pq se for por GAS (síndrome da compra de equipamento) o preço do arrependimento pode ser elevado, injustiça do mercado mas é assim mesmo...  :(


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #51 Online: 08 de Outubro de 2015, 17:15:04
E para vender, como tudo que não é Canikon, é realmente difícil, exceto se com bom desconto, por experiência própria... Tem que ser uma decisão "fria e calculista", pq se for por GAS (síndrome da compra de equipamento) o preço do arrependimento pode ser elevado, injustiça do mercado mas é assim mesmo...  :(

Concordo! O preço da Fuji é de fato elevado mesmo e não acho que é um sistema que se deve pular de paraquedas sem muita pesquisa. A câmera tinha um preço bem próximo do da D750 da última vez que consultei, sendo que sinceramente falando, ainda falta a Fuji percorrer um bom caminho para se tornar de fato completa como qualquer DSLR atual do mercado. :shock:

Não falta nada na Fuji, mas nas Canikon tá é sobrando recursos muito bons! A X-T1 não deveria custar tão caro, mas em relação à sua categoria achei melhor escolha por outros motivos (na categoria mirrorless): Maior mercado nacional, loja localizada e muitas vezes com ótimos preços e assistência técnica mundial sem restrições.

A Sony tem câmeras com preços equivalentes, mas achar lentes e mercado de usados no Brasil é bem mais complicado. Acho que se precisasse de vender eu passaria um pouco de sufoco ou perderia bem mais $$$.

Eu só não indico ninguém a ir para Mirrorless sem conhecer antes uma DSLR. É uma opinião própria pois as DSLR vão te ensinar muito mais que uma ML custando muito menos, ainda mais se falta experiência usando luz artificial, pois usar flash em ML (ao menos com a Fuji) ainda está sendo igual fotografar em 1995  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 08 de Outubro de 2015, 17:15:35 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #52 Online: 09 de Outubro de 2015, 21:04:46
Uso dois corpos, pelas minhas mãos já passaram várias lentes novas e TODAS necessitaram de ajustes generosos no AF(chegando a -18 as vezes).
A primeiríssima coisa que eu faço ao comprar uma lente nova é colocar em um corpo, sair na rua para fazer o devido ajuste, passar para a outra e refazer o processo. É extremamente necessário principalmente para quem abusa das grandes aberturas e mais ainda para quem usa corpos com sensores de alta resolução. Não deveria ser assim mas confesso que não me incomodo muito com isso pois faço essa calibração em 10 minutos no máximo para as duas câmeras e quem me conhece sabe que 1.4 é a abertura que mais utilizo em meus trabalhos... é bem raro eu chegar em casa e ter minhas fotografias com back/front focus.
Posso dizer hoje que confio em todos os conjuntos que utilizo menos quando se trata da Sigma 35mm 1.4 com luz escassa e/ou com assuntos muito distantes... neste caso, eu preciso sempre dar aquela conferida no LCD.

Meu método de focagem é via AF-C no botão traseiro e utilizo todos os pontos do viewfinder(sempre o mais perto do assunto de acordo com a composição). É bem comum eu ter imagens onde o dof não passa dos 3~5cm e acho lindo ver aquela linha posicionada exatamente onde eu coloquei... fico até impressionado pra ser sincero e isso vale para os dois corpos(D600 e D800E).
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #53 Online: 09 de Outubro de 2015, 21:14:28
Só um detalhe que acho importante e que esqueci de mencionar.... todas as lentes que uso são da série G com o SWM.
Eu não simpatizo com a série D... o foco nesse sistema nunca ganhou minha total confiança justamente pela precisão. Sei que a tempos atrás só existiam elas mas trata-se de uma outra época. Essas lentes não foram projetadas para o sistema digital... hoje em dia a retenção de detalhes é muito maior e isso exige mais do sistema todo.
Já tive duas lentes D mas foi o bastante para me fazer pensar BEM antes de comprar tal lente... se for pra usar a série D na Nikon, eu pulo pra Canon.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #54 Online: 09 de Outubro de 2015, 22:05:02
Só um detalhe que acho importante e que esqueci de mencionar.... todas as lentes que uso são da série G com o SWM.
Eu não simpatizo com a série D... o foco nesse sistema nunca ganhou minha total confiança justamente pela precisão. Sei que a tempos atrás só existiam elas mas trata-se de uma outra época. Essas lentes não foram projetadas para o sistema digital... hoje em dia a retenção de detalhes é muito maior e isso exige mais do sistema todo.
Já tive duas lentes D mas foi o bastante para me fazer pensar BEM antes de comprar tal lente... se for pra usar a série D na Nikon, eu pulo pra Canon.

 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Uma vez falei aqui no fórum que lentes AF-D são lentes do passado, e que não vale mais a pena investir nelas. Quase apanhei.
D600 - E-M10


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 09 de Outubro de 2015, 22:53:38
Uma vez falei aqui no fórum que lentes AF-D são lentes do passado, e que não vale mais a pena investir nelas. Quase apanhei...

Devolvi uma 20mm/2.8 D à loja Nikon Brasil semana passada pela imagem ser visivelmente inferior à de minha 18-35G. Chegou, testei e mandei de volta no dia seguinte...  ;)


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #56 Online: 09 de Outubro de 2015, 22:54:04
:ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Uma vez falei aqui no fórum que lentes AF-D são lentes do passado, e que não vale mais a pena investir nelas. Quase apanhei.

Eu até gosto do aspecto visual de algumas delas... são cheias de defeitos óticos que de certa forma tem um charme mas não consigo conviver com aquele sistema de foco... acho arcaico, barulhento e sem precisão.
Com as lentes AF-S eu faço a calibração e passo a confiar no sistema, já com as D, hora é back focus, hora é front... foco desgraçado! :aua:
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 10 de Outubro de 2015, 14:18:22
Todas as DSLR do mercado usam sistema de detecção de fases, e esse sistema simplesmente tem um problema crônici: desvio de foco...

Se o problema é realmente crônico, pelo menos uma de minhas lentes, ou todas, devem apresentá-lo. Engenheiro tem mania de detalhe, e depois dessa afirmativa baseada em experiência de uso, fiquei cabreiro e decidi testar todas as lentes de minha D750 usando o método do Nassim (https://photographylife.com/how-to-quickly-test-your-dslr-for-autofocus-issues). Optei por esse teste simples e prático, baseado em fotografar um gráfico para teste de foco usando AF de contraste e checando se o AF de fase corresponde, comparando os resultados em RAW (pois JPEG sempre tem ajuste de nitidez etc.).

Fiquei satisfeito por ter tido a sorte de não verificar esse problema em nenhuma lente (105 Micro Nikkor G VR, 70-200/4 G VR, 70-300 G VR, 50/1.8 G e 18-35 G). Comprei todo o equipamento na Loja Nikon Brasil este ano, exceto a 105 que veio pelo Nelson, o que deve ter ajudado, mas realmente é algo para se ficar atento especialmente quando for comprar algo usado ou de estoque antigo...

O teste é fácil de fazer, só tem mesmo que imprimir o "Focus Test Chart" do link no site, prender na parede e seguir as instruções para obter RAW com AF por contraste e por fase. A Internet volta vários testes, mas esse me pareceu satisfatório para uso em hobby. YouTube também está cheio deles...

Aliás, como o estoque na loja Nikon está acabando, vem aumento brabo aí: esta semana aproveitei esse "fim de festa" e peguei uma 70-200/4 por preço de B&H em 12x. Testei-a agora e ela também está livre desse problema...  :ok:



Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #58 Online: 10 de Outubro de 2015, 15:00:03
Eu tb ajusto todas as minhas lentes e nao noto erro depois
D600 - E-M10


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #59 Online: 10 de Outubro de 2015, 15:10:19
Minha experiência em calibração de foco é  a seguinte:

Nada como sair na rua e fotografar para fazer o ajuste de foco. Já tentei com esses gráficos em casa e me ferrei! Isso porque a distância é curta demais e o que é um erro de 1mm em 1m pode se tornar 1m quando a distância for de 10m por exemplo.

Eu sempre faço na rua com distâncias maiores,  geralmente utilizada para cada DF em composições fotográficas de verdade.  Uso assuntos como uma flor branca no meio das folhas(na frente e atrás dela)  para ver onde exatamente está focando e faço o ajuste necessário.  Esse método funciona muito bem aqui e é muito fácil de fazer... de todas as formas foi a única que me deu valores exatos para cada lente e que me traz imagens nítidas desde a abertura máxima... Com cerca de 5~10 clicks o conjunto já está pronto.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr