Autor Tópico: Profundidade de campo 50mm e 85mm  (Lida 2161 vezes)

Leite4

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 15 de Junho de 2015, 08:59:36
Bom dia Pessoal...

Percebo que nos meus retratos com duas ou mais pessoas (utilizando seleção de ponto de foco manual) , em algumas situações, as pessoas das extremidades ficam um pouco sem foco, mesmo fotografando em f2.8 de abertura e lentes 85mm 1.8 e 50mm 1.8.

Onde estou errando? Alguém pode me ajudar a corrigir esta situação?

Obrigado.
« Última modificação: 15 de Junho de 2015, 09:00:14 por Leite4 »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2015, 09:35:53
tente f/4, 5.6, 8 até ficar todo mundo em foco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2015, 09:42:20
Bom dia Pessoal...

Percebo que nos meus retratos com duas ou mais pessoas (utilizando seleção de ponto de foco manual) , em algumas situações, as pessoas das extremidades ficam um pouco sem foco, mesmo fotografando em f2.8 de abertura e lentes 85mm 1.8 e 50mm 1.8.

Onde estou errando? Alguém pode me ajudar a corrigir esta situação?

Obrigado.

Dificilmente você conseguirá fotografar um grupo com abertura f/2.8. Até em f/4 é meio arriscado dependendo da situação.


Leite4

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2015, 09:43:51
Valeu...obrigado.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2015, 09:58:47
É, vc está invertendo as coisas.

Feche o diafragma e terá maior profundidade.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2015, 10:12:21
Leite, pense que, quanto maior o comprimento focal, menor vai ser a profundidade de campo para uma mesma abertura. Então, uma foto com 28mm e f/2.8 vai ter profundidade de campo bem maior que uma foto em 50mm e f/2.8, se mantiver a mesma distância em relação ao assunto.

Isso porque a profundidade de campo está relacionada não ao número f, mas sim relacionada ao diâmetro físico do diafragma. Quanto maior o diâmetro do diafragma, menor a profundidade de campo. E pra achar o diâmetro do diafragma em mm, basta dividir o comprimento focal pelo valor f da abertura.

Assim, uma 50mm em f/2.8 vai ter  o diafragma com 17,85mm de diâmetro, enquanto uma 28mm em f/2.8 vai ter o diafragma com 10mm de diâmetro.


marcoxavi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2015, 11:29:05
Seria legal saber também as condições em que você está fotografando, pq só poderá fechar o diafragma se não estiver no limite do equipamento.
Já passei por uma situação assim onde em um grupo de 4 ou 5 pessoas, os das extremidades ficavam desfocados. 

Quando fotografados de noite, eu subia o iso até 1600 no maximo, reduzia a velocidade do obturador até no minimo 1/60 mas a condição de luz era tão ruim que me forçava a abrir o diafragma. Resultado era desfoque dos lados.

Com isso comprei um led o que me ajudou muito no começo.
Aprendendo a controlar a luz me senti seguro em utilizar o flash, o que hoje pra mim é bem útil e não tenho medo.
Só uso fora da camera com difusor ou rebatido em alguma parede ou no teto.

Se for durante o dia, feche o diafragma, ou brinque com os limites do seu equipamento.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2015, 11:36:06
Qto mais perto do grupo tb é pior. As vezes vale a pena dar um passo para trás.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2015, 11:44:29
Se as pessoas da extremidade estão fora de foco é porque o plano da camera não está alinhando com o das pessoas.
O normal é tipo, ter 2 fileiras de pessoas, e uma fileira toda sair fora de foco, inclusive as do meio.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leite4

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2015, 13:24:20
Obrigado a todos pelos minutos que se dedicaram para essas dicas...

Valeu mesmo. :clap: :clap: :clap:
« Última modificação: 16 de Junho de 2015, 13:24:53 por Leite4 »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2015, 20:39:37
Todos deram dicas valiosas. Fazendo um resumo então:

- Qto maior a DF, menor a região que estará em foco para uma mesma abertura
- Qto mais próximo estiver das pessoas, menor será DoF
- Portanto, sabendo da condição 1 e 2 acima, feche o diagrama. Geralmente com uma 50 mm em FF para fotografar grupo de pessoas que estão mais ou menos alinhadas, f/4. Se elas estiverem desalinhadas formando um pequeno "U", f/5.6 ou mais fechado.

Por isso que muitas vezes para fotografar grupo de pessoas é melhor uma 24 ou 35 mm pois além de se enquadrar mais facilmente as pessoas, uma GA gera menos desfoque.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales