Autor Tópico: “As suas primeiras 10 mil fotos serão as suas piores”  (Lida 9651 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 20 de Junho de 2015, 20:02:17
Aí eu pergunto:

Será que o Michael Jackson fez aula de canto e/ou de dança???

Eu nao sei. Mas sei que ele nasceu em uma familia de musicos que explorou o quanto pode a voz, aparencia e carisma favoravel que ele tinha desde infancia.

O curso dele foi em casa, no dia a dia da vida profissional desde crianca.

Muito diferente de quem comeca a ter contato com o meio apos terminar a escola, exploranso e descobrindo pela primeira vez ja comecando a vida adulta, sem nenhuma previa experiencia ativa ou passiva antes.

Ate mesmo esses grandes fotografos do passado ja tinham um estudo e conhecimentos dedicados desde crianca as artes visuais. Ou mesmo que em demais formas de artes, ja tem experiencia e conhecimento sobre arranjo, composicao, apreciacao e expressao criativa/artistica.

O fato do Ansel Adams ser musico, ajudou e influenciou ele imensamente no mundo da criacao fotografica, por exemplo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 20 de Junho de 2015, 20:55:59
Isso tambem ocorre, do iniciante que sem base de comparacao ou conhecimento pensar que esta fazendo uma obra prima.

Mas nao eh isso que me refito. Me refiro a pessoas com estudos e bases de conhecimentos, que quando no inicio ou mais jovem esta mais atento aos seus proprios sentidos e nada mais importa, e com o passar do tempo tal atencao se volta mais a sobrevivencia ou rexonhecimento (atender o gosto de um publico, ganhar Likes no Facebook, passar em concurso, marketing pessoal, e seguir mais regras nesse sentido). Frequentemente sem nemmparar para pensar nessa mudanca de atencao concientemente.

E com isso se ve provas fisicas, que o trabalho inicial era mais expssivo, intimo, pessoal, explorador, criativo. E os trabalhos futuros acabam perdendo muito disso ou tudo isso dependendo da pessoa. E assim muitos sentem que com o passar do tempo e das criacoes vao perdendo qualidade.

Mas essa qualidade que me refiro eh a artistica. Para quem nao liga para nada disso e visa apenas criar algo comercial para ser comercializado, ou para quem inicia sem base de estudos ou conhecimentos visuais previos, como hobby de final de semana, pode nao ter a mesma experiencia. Nesse caso quanto mais fria, distante e parecendo uma propaganda ou anuncio, ou seja, quanto melhor tecnicamente, melhor a pessoa sente seu resultado, pq eh a qualidade tecnica que visa como sinonimo de qualidade.

Isso mesmo. Mas acho que a questão aqui é acomodação, não o reconhecimento ou sobrevivência. Vi isso acontecer com muitas bandas e músicos. O Michael Jackson que foi citado, em minha opinião, é um desses. Sem contar os trabalhos dele enquanto criança, acho os primeiros discos melhores, disparados. O mesmo vale (de novo, em minha opinião) pro nosso Chico Buarque. Mas em ambos os exemplos, quando o artista "apareceu", ele já dominava solidamente sua arte. Então, não sei se foi a acomodação ou a influência do mercado, da mídia, etc. que fez com que a qualidade da arte destes artistas tenha caído.
« Última modificação: 20 de Junho de 2015, 21:03:08 por felipemendes »


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #32 Online: 20 de Junho de 2015, 21:36:21
(off, mas preciso dizer.. abro um parêntese)
felipe,
sério que vc acha que a qualidade do chico caiu?
se eu penso exatamente o oposto...
vá lá, ou quase isso..
pq a maioria das composições dele, nos últimos discos, são MAGISTRAIS..
me sugerem um compositor maduro, seguro, no ápice da capacidade criativa.
claro que ele tem músicas muito boas nos anos 60 e 70, que fizeram dele nosso maior compositor popular.. mas as mais recentes estão no mesmo patamar, e em alguns aspectos, até acima!
abs e viva o gênio da raça, francisco buarque de hollanda!
(fim do parêntese, me desculpem)




RBaena

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
  • Segue adiante
Resposta #33 Online: 20 de Junho de 2015, 21:49:12
Citar
(...) ele nasceu em uma familia de musicos que explorou o quanto pode a voz, aparencia e carisma favoravel que ele tinha desde infancia.

O curso dele foi em casa, no dia a dia da vida profissional desde crianca.

Muito diferente de quem comeca a ter contato com o meio apos terminar a escola, exploranso e descobrindo pela primeira vez ja comecando a vida adulta, sem nenhuma previa experiencia ativa ou passiva antes. (...)"


 :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh: :doh:



Ou seja...




Desse mato aqui não sai mais coelho?!??  :eek:

 
 :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

 :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua:



Abs!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 21 de Junho de 2015, 03:43:16
Isso mesmo. Mas acho que a questão aqui é acomodação, não o reconhecimento ou sobrevivência. Vi isso acontecer com muitas bandas e músicos. O Michael Jackson que foi citado, em minha opinião, é um desses. Sem contar os trabalhos dele enquanto criança, acho os primeiros discos melhores, disparados. O mesmo vale (de novo, em minha opinião) pro nosso Chico Buarque. Mas em ambos os exemplos, quando o artista "apareceu", ele já dominava solidamente sua arte. Então, não sei se foi a acomodação ou a influência do mercado, da mídia, etc. que fez com que a qualidade da arte destes artistas tenha caído.

Acho que Michael Jackson pode expressar a si proprio e sua liberdade criativa quando se livrou das dependencias da familia. Ainda jovem, ainda com os sentidos e sentimentos de mergulhar e explorar o mundo na musica e expressao.

Sim. O exemplo mais claro para mim eh Metallica, que comecou como uma banda altamente expressiva e hoje eh altamente comercial sem muita expressao criativa mas mercadologica.

Eu vejo isso como forma de se adaptar as novas geracoes e continuar mantendo suas posicoes no mercado, nas gravadoras, etc. Nao eh novidade nenhuma que os caras gostam e querem ver dinheiro e acredito que fazem qualquer coisa por isso. Muitos criadores conciliam suas o que fazem com outros prazeres que gostam, o que as vezes inclui ganhar dinheiro, nao por precisarem de dinheiro mas como hobby profissionalizado.

Outras bandas ou criadores, apos encontrar uma formula de sucesso se prende a tal formula, a ponto de perder a imaginavao e habilidade criativa ou expressiva para fazer algo bom novo quando a formula em que se limitaram, como receita do sucessompassado, ja nao funciona mais.

O fato eh que mesmo que nao dependam de dinheiro ou aceitacao do publico algum para a sobrevivencia, a grande maioria das pessoas nao resiste as tentacoes dos reconhecimentos a aceitacao de um publico geral, que eh a popularidade e o dinheiro extra.

O dinheiro e atencao alheio faz com que a pessoa se sinta mais desejavel, amado, receba mais atencao e consequentemente mais feliz consigo mesmo como individuo. Por mais que tais sentimentos de rexonhecimento e aceitacao social e monetario possam corromper outros sentimentos e percepcoes no aspecto criativo, expressivo e artistico.

...para nao chamar de ilusao pq o que mais tem sao celebridades no topo do mundo extremamente ou desesperadamente isolados e carentes.


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 21 de Junho de 2015, 19:46:26
Não sei se é bem isso. Eu, quando era adolescente, achava que era um dos melhores bateristas do mundo. Mas era só porque eu não conhecia os melhores. Ou porque achava que repetindo o que os melhores faziam, eu me igualava a eles. Daí, quando comecei a conhecer os que realmente são melhores  :eek: descobri o quanto eu precisava aprender.

Esse comentário me lembrou um hábito que adquiri. Sempre que consigo uma foto que me impressiona positivamente, corro nos livros do Sebastião Salgado e tenho a certeza do quão distante estou dos meus objetivos. Confesso que em algumas vezes é um pouco frustrante mas, na maioria dos casos, é um grande estímulo a aprender mais e mais.
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 21 de Junho de 2015, 20:11:00
Esse comentário me lembrou um hábito que adquiri. Sempre que consigo uma foto que me impressiona positivamente, corro nos livros do Sebastião Salgado e tenho a certeza do quão distante estou dos meus objetivos. Confesso que em algumas vezes é um pouco frustrante mas, na maioria dos casos, é um grande estímulo a aprender mais e mais.

Eu tenho um habito oposto. Nunca comparo ou tento avaliar minhas fotos com a de ninguem, principalmente as minhas fotos que me impressionam positivamente.

O motivo esta em querer que minhas fotos tenham qualidades em si somente. Nao quero e nem preciso adotar a qualidade de fotos alheias as minhas.

Acredito fazer assim com qualquer foto que eu veja e nao somente com a minha.

Todo mundo, ate os masters, sao bons e ruins se vc comparar uns com os outros.

Em resumo, acredito que eu e qualquer um podem ser bom e trabalhos com qualidade sem ter a qualidade de Sebastiao Salgado. Ate mesmo pq eu e acredito que a maioria de nos nao fazemos fotos ao estilo SS para associar nossas qualidades a dele.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #37 Online: 21 de Junho de 2015, 20:39:21
Eu sou amador e Até hoje tiro fotos ruins, mas já estou a mais de 1 ano com a D80 e fotos paradas até consigo fazer muitas que preste, com movimentos sou um desastre, até hoje já tirei umas duas mil fotos e umas mil ficaram 100 % e cada câmera tem suas malandragens óbvio que as primeiras fotos com a D80 sairam um lixo incluindo o aniversário de 2 anos do meu sobrinho, a N5005 foi mais tranquila, no primeiro rolo muito se aproveitou. Adoro usar flash manual é melhor mas as vezes eu erro e a foto sai ruim mesmo, atualmente tenho um YN-460.

Eu tenho um habito oposto. Nunca comparo ou tento avaliar minhas fotos com a de ninguem, principalmente as minhas fotos que me impressionam positivamente.

O motivo esta em querer que minhas fotos tenham qualidades em si somente. Nao quero e nem preciso adotar a qualidade de fotos alheias as minhas.

Acredito fazer assim com qualquer foto que eu veja e nao somente com a minha.

Todo mundo, ate os masters, sao bons e ruins se vc comparar uns com os outros.

Em resumo, acredito que eu e qualquer um podem ser bom e trabalhos com qualidade sem ter a qualidade de Sebastiao Salgado. Ate mesmo pq eu e acredito que a maioria de nos nao fazemos fotos ao estilo SS para associar nossas qualidades a dele.

Não sou fã de Sebastião Salgado e quem me dera ter uma Leica, aprecio muito mais a Annie Leibovitz mas ela é a melhor fotógrafa do mundo e ela aprendeu muito bem a composição, mas eu não consigo arriscar a tentar compor uma foto que nem ela faz!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #38 Online: 21 de Junho de 2015, 22:36:47
Não me refiro a uma comparação direta do trabalho, muito menos do estilo, mas sim a busca de referência e inspiração. Me vale muito apreciar o trabalho dele, assim como vale passar horas navegando pelo Flickr e Pixel Peeper.

Muito embora acredite que a comparação é sim um fator inevitável para qualificar/posicionar qualquer coisa. Uma foto só é considerada boa se estiver em nível de qualidade ou interesse superior à média da base de comparação. Um Uno Mille é referência de desempenho e conforto se comparado a uma carroça mas, fica devendo, se comparado ao Honda Civic. Ainda assim a carroça é um meio de transporte útil.
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #39 Online: 21 de Junho de 2015, 22:55:02
Cada foto é uma foto! Enquanto batemos na tecla técnica esquecemos da composição e já aconteceu de mim ter tirado fotos com boa composição e a técnica um troço :eek: e é foto desfocada de criança sorrindo e brincando em cama elástica de Domingo passado que se eu postar aqui acho que ninguém mais vai querer foto minha, talvez algo que não aprendi ainda pois foi falha da técnica, mas um piano tem muitas teclas e pra tocarmos o piano precisamos tocar nas outras teclas e é isso que Leibovitz faz. Leibovitz tem equipamento como todos nós temos, Composição, Conhecimento, Experiência e técnica assim precisamos tocar o piano.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 22 de Junho de 2015, 05:05:51
Não me refiro a uma comparação direta do trabalho, muito menos do estilo, mas sim a busca de referência e inspiração. Me vale muito apreciar o trabalho dele, assim como vale passar horas navegando pelo Flickr e Pixel Peeper.

Muito embora acredite que a comparação é sim um fator inevitável para qualificar/posicionar qualquer coisa. Uma foto só é considerada boa se estiver em nível de qualidade ou interesse superior à média da base de comparação. Um Uno Mille é referência de desempenho e conforto se comparado a uma carroça mas, fica devendo, se comparado ao Honda Civic. Ainda assim a carroça é um meio de transporte útil.

Eu acredito que eh tal comparacao que faz com que alguem que tenha um Uno ou qualquer outro carro, esteja sempre querendo trocar de carro, a mesma coisa com fotografos sempre em busca do "upgrade" das cameras mais novas e mais variedades de lentes, e os pais que ignoram as demais potencialidades e qualidades de seus filhos pq compara com o filho dos outros que aprendem mais rapido e se concentram mais facilmente nas materias da escola, e nao diferente a fotografia, fotografando como base de referencia em outras fotos. Quase sempre de maneira desnecessaria funcionalmente, tecnicamente, etc, O que cria a constante insatisfacao e desatencao a propria utilizacao e apreciacao de resultados, pq a atencao esta em algo exterior.

Sim, ter referencias eh sempre bom. Comparar na base da inspiracao a criacao eh sempre bom. Mas comparar para avaliar a qualidade de algo pessoalmente acredito que nao. A pessoa passa a ir atras de qualidades, caracteristicas, potencialidades e demais caracteristicas alheias, e nao as proprias suponho eu.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #41 Online: 22 de Junho de 2015, 05:09:57
Cada foto é uma foto! Enquanto batemos na tecla técnica esquecemos da composição e já aconteceu de mim ter tirado fotos com boa composição e a técnica um troço :eek: e é foto desfocada de criança sorrindo e brincando em cama elástica de Domingo passado que se eu postar aqui acho que ninguém mais vai querer foto minha, talvez algo que não aprendi ainda pois foi falha da técnica, mas um piano tem muitas teclas e pra tocarmos o piano precisamos tocar nas outras teclas e é isso que Leibovitz faz. Leibovitz tem equipamento como todos nós temos, Composição, Conhecimento, Experiência e técnica assim precisamos tocar o piano.

Vc esta dizendo que minhas fotos sao ruins?




vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #42 Online: 22 de Junho de 2015, 18:54:27
Não carregamos câmeras de meio kilo pra estar desfocada ou coisas do tipo, mas se saiu desfocada mesmo que eu tenha tirado está ruim e até parece que Annie Leibovitz também não erra, todos erramos e até mesmo este tópico é pra isso, Croix já vi fotos suas muito melhores que essa!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 22 de Junho de 2015, 19:25:56
Não carregamos câmeras de meio kilo pra estar desfocada ou coisas do tipo,

Pq nao? O que ha de errado nisso?


mas se saiu desfocada mesmo que eu tenha tirado está ruim e até parece que Annie Leibovitz também não erra, todos erramos e até mesmo este tópico é pra isso,


Que erro? Vc esta chamando a falta de nitidez da minha foto de erro?
Nao foi erro, pela velocidade do obturador eu nao esperava que a imagem saisse cristalina.


Te digo uma coisa. Nao existe certo ou errado. Existe o certo na sua foto e o errado na sua foto.
Ou seja, a foto pode estar certa com tudo "errado" e errada com tudo "certo".
Em outras palavras, falta de foco nao eh um erro. O erro nao adaptar suas fotos a falta de foco.


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #44 Online: 22 de Junho de 2015, 19:29:29
senhores, é preciso lembrar, ad nauseum:
a técnica é só um meio!