Autor Tópico: “As suas primeiras 10 mil fotos serão as suas piores”  (Lida 9638 vezes)

C R O I X

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Resposta #45 Online: 22 de Junho de 2015, 19:39:41
senhores, é preciso lembrar, ad nauseum:
a técnica é só um meio!

Exato. A tecnica eh so uma ferramenta pelo qual se busca melhor se transmitir uma expressao ou mensagem. E nao o fim ou proprosito da imagem.

O que significa a vcs uma imagem tremida, representando a passagem de tres garotas saindo a noite?

Ou seja, que mensagem a falta de foco pode conter, nao somente sobre a imagem mas sobre o momento da foto. E nao julgar que a foto esta ruim ou errada simplesmente pq nao segue uma regra de referencia de qualidade tecnica vazia.


C R O I X

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Resposta #46 Online: 22 de Junho de 2015, 20:04:47
Uma Das fotos mais celebradas da Diane Arbus, tanto a foto quanto a fotografa referencia na historia da fotografia.

Eu tive a oportunidade de ver a impressao original pessoalmente em uma exibicao. E essa foto que vc consideraria de uma exposicao aceitavel, igual essa reproducao da internet, na original mostra uma foto extremamente sub exposta, muito escura a ponto de qualquer um que tenha olhar somente a tecnica ter nogado fora, por ser uma foto "ruim" ou ter saido "errada".





Lembrando tambem que ate revistas tidas como referencias de qualidade fotografica, como Vogue, Bazaar e Elle, vcs encontrarao muitas publicacoes com foco ou nitidz a desejar, para os apegados as regras tecnicas.


RBaena

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Resposta #47 Online: 22 de Junho de 2015, 20:22:12
Mas, e aí!?

Pegou alguma das moçoilas??!   >:D heheheh

 :D

É isso aí!

A teoria surgiu da prática e não o contrário!

Como dizia Frank Zappa:

“Informação não é conhecimento, Conhecimento não é sabedoria, Sabedoria não é a verdade, Verdade não é beleza, Beleza não é amor, Amor não é música... Música é o melhor.”

Não que eu pregue a prática em detrimento da teoria... Haja vista quando vamos cozinhar algo, por exemplo... Podemos seguir uma receita (teoria) ou podemos inventar uma larica com tudo que tem na geladeira!  :hysterical:

Mas, de qualquer forma, temos que por a mão na massa!

Penso que ao "consumirmos" fotos, principalmente aquelas que parte de nós mesmos o impulso de buscá-las, é umas das formas de se evoluir.

Não para copiar, imitar o outro ou coisa do gênero... (como fazem os macacos e aprendem assim também)

Mas para aguçarmos nossos reflexos diante de situações fotográficas interessantes e sabermos aproveitá-las (situações) duma maneira satisfatória AO NOSSO VER.

O Flickr (e outros do gênero) é uma puta faculdade de fotografia! E o melhor é que é de graça! :D

Ver a foto e puxar a sua capivara (EXIF) esclarece BASTANTE coisa!

O dia que isso não for mais suficiente para o MEU GOSTO, vou atrás de mais informação, mais conhecimento, etc e tal...

Mas imagino que se eu fosse um fotógrafo que tivesse que entregar resultados para um cliente, me preocuparia muito mais com a parte teórica da coisa...  :ponder:
Abs!


angelo di candia

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Resposta #48 Online: 22 de Junho de 2015, 21:47:20
meu caro baena,
há uma distorção aqui (não na belíssima foto do croix, lá a distorção se presta a um serviço muito bem executado, mas na mensagem do tópico todo):
não devemos banalizar a técnica.
não se deve desmerecê-la, pelo contrário.
é primordial, é fundamental, é necessário, é VITAL dominar amplamente, extensamente, OBSESSIVAMENTE a técnica.
e arrisco a dizer que, quanto mais domínio tiver-se sobre a técnica, tanto mais longe se poderá ir onde REALMENTE importa: que é no território da expressão artística, da arte.
assim chegamos, entendo eu, na essência da frase de cartier-bresson.
a técnica deve ser DOMINADA - mas é um MEIO. UM MEIO, somente um MEIO, não mais que um MEIO.
abs,





RBaena

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Resposta #49 Online: 22 de Junho de 2015, 22:15:20
Então não há arte sem técnica?

Abs!


RBaena

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Resposta #50 Online: 22 de Junho de 2015, 22:20:41
A técnica é a análise teórica reaplicada de um ato que se tornou instintivo pela repetição na prática!..  :eek:


NUOOOOOSSSSSSSAAAAAA!!!        :doh:


 :D

Abs!


RBaena

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Resposta #51 Online: 22 de Junho de 2015, 22:25:31
Então...


A técnica tem que ser dominada, mas é só um meio...


É um meio ou O meio???


Porque se for só mais um, há arte sem técnica!


Rsrsrsrsr
Abs!


angelo di candia

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Resposta #52 Online: 22 de Junho de 2015, 23:01:57
caro baena,

estás no caminho certo: divagar (com i mesmo), e sempre.

tens o escopo: lapidemo-lo.

parabéns, abs,



RBaena

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Resposta #53 Online: 22 de Junho de 2015, 23:13:25
Abs!


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Resposta #54 Online: 22 de Junho de 2015, 23:22:24

#tmj!

(traduzindo, para os não-iniciados: hashtag tamujunto)


C R O I X

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Resposta #55 Online: 23 de Junho de 2015, 06:11:20
Então...


A técnica tem que ser dominada, mas é só um meio...


É um meio ou O meio???


Porque se for só mais um, há arte sem técnica!


Rsrsrsrsr

Tudo ha tecnica. Pollock pintava jogando tinta na tela. Jogar tinta na tela eh uma tecnica.
Monet pintava a ponceladas sem atencao aos detalhes das formas, criando imagens sem nititdez. Isso eh uma tecnica.
Criancas desenham o sol com olhos e labios sorridentes para transmitir o sentimento que ha sobre os dias ensolarados. Por mais que tal expressao seja de forma nao concientemente estrategica, eh uma tecnica.

O que eh tecnica?
Tecnica eh a conciencia sobre a utilizacao de ferramentas.

Para que serve a tecnica?
Ela serve para conhecer as possibilidades da ferramenta, e com a pratica ganhar coordenacao motora e experiencia pratica sobre tais possibilidades.

Qual a imporancia da tecnica?
A importancia da tecnica esta em conseguir de maneira mais facil, clara e precisa em transmitir uma mensagem/expressao.

Quais sao os perigos da tecnica?
Limitar sua expressao, mensagem, criatividade e criacao ao padrao do uso da ferramenta. Criancas que nao dominam e nao pensam en tecnica nao exitam em expressar nada ao desenhar, pq nao param para pensar na maneira mais clara, mimetica, realistica de se fazer, elas simplesmente se expressam.

Pq entao ha tanto apego a tecnica na fotografia, como intencao de se fazer boas fotos?
Pq a maioria das pessoas veem a camera fotografica e seus acessorios como ferramenta de puro registro do mundo fisico, limitando a expressao e criatividade apenas as opcoes tecnicas de registro a experiencia da tangibilidade fisica. Quando nao, seguindo uma padronizacao de efeitos visuais apelativos a experiencia fisica tangivel. O que eh otimo para a funcao da fotografia de publicidade, com o apelo mercadologico, que vende produtos e experiencias fisicas de servicos e seus produtos, mas nao para a expressao individual criativa e artistica do mundo das ideias.

Nitidez nao eh sinonimo de boa foto e imagem borrada nao eh sinonimo de foto ruim ou mal feita?
Em geral nao. A questao eh que tudo dependa de cada imagem. O problema estar nas pessoas avaliarem a texnica para julgar a imagem, padronizando aspectos visuais as tecnicas, quando deveriam avaliar a imagem para compreender a tecnica usada, seja qual for a tecnica usada.

Como assim avaliar a imagem para compreender a tecnica usada?
Pegue a foto do CROIX por exemplo. Vc pode avaliar os padroes das convencoes tecnicas a tangibilidade, com isso julgar imagem sem nitidez = imagem ruim, afinal de contas nao da para ver os rostos, vestuarios, ambientes de maneira super real. Isso eh limitar a avaliacao e apreciacao da imagem as convencoes tecnicas. E nao eh essa a funcao da tecnica no ambiente criativo, expressivo e artistico. Basicamente isso nao eh apreciar ou julgar a imagem mas somente a tecnica.

Por outro lado vc pode pegar essa mesma foto e ao notar algo nao familiar ou familiar que tenha destaque, ou nao, que chame a sua atencao, vc pode se perguntar o que tal caracteristica diz sobre a imagem e sua criacao, alem dos padroes das convencoes tecnicas sobre "qualidade". O que a imagem "embacada" tem em relacao com a noite, ganto no aspecto do sentimento e experiencia visual, como a bebedeira, as drogas ou o sono, quanto ao aspecto do entendimento tecnico, como imagem expontane feita a noite.



Mas o CROIX nao poderia ter usado flash?
Sim, o CROIX poderia ter usado flash. Mas ai a foto ja nao seria a mesma, a experiencia visual ja nao seria a mesma, nada seria o mesmo. Seria outra imagem completamente. E principalmente, fotos a noite nao precisam se limitar ao uso do flash ou dependencia do flash.

Repetindo que a compreensao e pratica da tecnica esta em melhor se expressar e transmitir uma mensagem. Mas o foco nos resultados convencionais tecnicos faz justamente o oposto.

O problema da imagem tremida ruim, ou da imagem fora de foco ruim, ou da imagem torta ruim, ou da imagem com muito ruido ruim, nao esta no tremido, na falta de foco, no torto ou muito ruido, mas sim na falta de adequacao de tais caracteristicas na foto.

Dominar a tecnica nao significa evitar tais caraxteristicas, limitar sua expressao a tais caraxteristicas ou deixar de se expressar pq a imagem sai com tais caracteristicas. Mas sim em como fazer uso a tais qualidades ou tecnica.

Imagem tremida, torta, foco fora do objeto princupal na imagem, muito ruido, etc, nao sao qualidades ruins, falta de tecnica, etc.

Quando dito entao que a tecnica eh um meio. Siginifica que a tecnica da convencao de padronizacao visual e uso padrao de ferramentas, ou ate mesmo o uso expecifico de ferramentas (como flash em fotos noturnas), eh um meio entre muitos outros que existem fora da convencao/padronizacao popular sobre qualidade, que nao tem o fim em si no aspecto criativo, expressivo artistico, mas somente como um meio ao seu fim.


Dominar texnicas eh importante e ajuda como meio. Mas dominar somente tecnica nao eh o que fara fotos serem boas no aspecto intimo, expressivo, artistico, criativo. A texnica faz do fotografo apenas um bom tecnico, nada mais. Eh ai que entra a dica do Sebastiao Salgado apresentada no outro topico.


Rafael Vega

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Resposta #56 Online: 23 de Junho de 2015, 08:40:07
Se essa foto do exemplo fosse "BOA", não ia precisar de textos e textos defendendo-a.

Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


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Resposta #57 Online: 23 de Junho de 2015, 09:21:36
caro vega,
perguntando como fez, vc mesmo já se respondeu.
parabéns, abs,


vincent

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Resposta #58 Online: 23 de Junho de 2015, 09:46:33
Agora quero ver quem vai defender essa coisa, não usei uma Nikon D80, uma AF Nikkor 50mm f/1.8D e um Yongnuo YN460 pra isso

Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


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Resposta #59 Online: 23 de Junho de 2015, 10:04:33
tomaram o geral pelo particular, e não é esse o caso.
não se defende uma ou outra foto, não se trata disso a proposta - defende-se a arte. e para tanto, não há limites. diferente do q pensa o vega, discutir, discutir e discutir mais ainda sobre a fotografia como expressão da arte é proveitoso e necessário.
é uma questão hermenêutica, ontológica, heidiggiana.
foi isso que fez o croix ao discorrer a nós sobre sua foto. e nem precisaria mesmo! mas ele foi gentil em compartilhar conosco o q deveria partir de nós, ou seja, o ato de saber interpretá-lo corretamente.