Autor Tópico: “As suas primeiras 10 mil fotos serão as suas piores”  (Lida 9613 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #60 Online: 23 de Junho de 2015, 14:00:29
Se essa foto do exemplo fosse "BOA", não ia precisar de textos e textos defendendo-a.

Vc esta dizendo que essa foto, a mais famosa de Bresson, sub exposta, tremida, fora de foco e entre as mais famosas da historia da fotografia, eh ruim? Ela nao precisa de textos "defendendo ela"? Alias, Bresson eh o rei das fotos fora de foco e tremida. Sera que ele eh um pessimo fotografo?



As pessoas repetem ditos populares que frequentemente sao falacias. Como a de que foto boa nao requer explicacao.

Todo entendimento esta na contextualizacao. Todos aqueles nao cientes da contextualizacao terao que ter explicacao sobre a obra para poder apreciar sua qualidade e certos defeito (ou nao).

Salientando eu nao estou defendendo a minha foto postada, estou apenas usando ela como exemplo, para explicar que linguagens visuais nao sao regras, e nao devem serem confundidas com regras, apesar de serem chamadas de regras.

Regra mesmo nao existe. Existem pontos de orientacao, exercicios e referencias. Mas nao existem regras para a expressao.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #61 Online: 23 de Junho de 2015, 14:15:05
Agora quero ver quem vai defender essa coisa, não usei uma Nikon D80, uma AF Nikkor 50mm f/1.8D e um Yongnuo YN460 pra isso


A foto tendo o objetivo de obter a sensacao visual de tangibilidade e realidade fisica do garoto, a falta de nitidez faz com que a intencao da imagem perca sua qualidade, ja que a ferramenta primordial a tangibilidade eh a nitidez.

Por outro lado, vc pode fazer fotos boas de seu filho, mesmo saindo com esse aspecto de nitidez, se vc enxergar tal aspecto como algo que possa ajudar a transmitir alguma mensagem ou sentimento sobre o seu filho ou um momento dele nas fotos, ao inve de limitar suas fotos (intepretacao e mensagem) a representacao a mimesis de seu filho.

Motivo pelo qual editoriais de alta moda nao serem religiosos quanto a nitidez como costumam ser as imagens marketeiras ou comerciais. Ja que editorial de alta moda nao ter o objetivo de vender o acessorio ou produto que aparece na foto em si, muitas vezes nem aparece produto algum, mas sim o conceito da marca. Nitidez entao passa a ser menos relevante.


Vc nao compra uma D80 ou uma 50mm por causa de nitidez hoje em dia. Se vc comprou esses equipamentos visando nitidez, vc esta jogando seu dinheiro fora. Vc consegue fotos super nitidas com equipamentos muito mais simples e baratos (menores e mais leves). Acredito que vc comprou essa camera visando muitas outras coisas antes da nitidez.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #62 Online: 23 de Junho de 2015, 14:27:05
tomaram o geral pelo particular, e não é esse o caso.
não se defende uma ou outra foto, não se trata disso a proposta - defende-se a arte. e para tanto, não há limites. diferente do q pensa o vega, discutir, discutir e discutir mais ainda sobre a fotografia como expressão da arte é proveitoso e necessário.
é uma questão hermenêutica, ontológica, heidiggiana.
foi isso que fez o croix ao discorrer a nós sobre sua foto. e nem precisaria mesmo! mas ele foi gentil em compartilhar conosco o q deveria partir de nós, ou seja, o ato de saber interpretá-lo corretamente.
:ok:


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #63 Online: 23 de Junho de 2015, 18:00:04
Croix, uma das razões de mim migrar das P&S pras SLRs e D-SLRs é nitidez e quando eu comprei a 50mm foi por causa do Bokéh mais intenso que a 28-80mm ... e quanto a nitidez ela não deixa a desejar e se não tivesse Nitidez boa eu nem comprava e quando eu terminar de juntar a grana para uma D600 vai ser pro mais nitidez principalmente em ISOs elevados, pois se eu fotografar uma formiga com uma FF se for bem focada será visto até o olho das formigas e como o meu forte é macro e paisagem eu busco muito nitidez e se eu for fazer um retrato os formatos APS-C e FF me são indispensáveis

D80 e 28-80

Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #64 Online: 23 de Junho de 2015, 19:18:53
Vincent,

Reforçando o que disse o CROIX, que no caso específico de nitidez, conhecimento e um equipamento barato podem te entregar mais do que o suficiente, remeto às fotos postadas aqui no fórum pelo meu conterrâneo Rui Pará com uma superzoom de 2012 + adaptador...

Não precisa de FF, super lente, nada disso...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=111644.msg1150422#msg1150422

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=103469.0


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #65 Online: 23 de Junho de 2015, 20:31:55
Esse discurso Sebastião Salgado já derrubou pro quinto dos ... ao usar Leica, pois se não importa ele usaria um Nokia 2760 e nem mesmo eu teria deixado de usar uma Lumix DMC-F5 e uma Olympus FE-210 X-775 e hoje as duas estão numa caixa com sílica e uso só a D80 e normalmente com a 28-80mm, se eu não usar minha 80-200 pra retratos vou fotografar alguém e a pessoa fica se achando gorda devido a distorção e há aqueles que dizem que "as câmeras engordam" Fisheye é proposital aí ja entra um outro conceito e fernando andei olhando as fotos e as Fuji HS já tem um sensor um pouco maior e olhando a foto por inteiro fica visivel a questão artistica, mas ao aproximar fotos com uma compacta e uma SLR se nota a diferença, como a 28-80 não é uma 120mm GoldRing eu fiz um Crop máximo pra aparecer só a formiga mas se eu tivesse com uma 120mm era possível capturar até as dobras dos "joelhos" da formiga em uma precisão que uma compacta não vai atingir e por sensor maior fornecer INDISCUTIVELMENTE um detalhamento maior, além da questão de ajustes manuais que só as SLRs fornecem com tanta precisão e assim eu consigo usar efeito Bokéh de uma maneira que eu não conseguia nas P&S por motivos assim eu troquei, acidentes acontecem como na foto do meu sobrinho, mas em caso de Panning, propagandas de carros esportivos não será o ideal compactas onde não tenho ajustes manuais e como vou fazer sem a cinquentinha se eu tiver que fotografar uma modelo em um cenário que desfavoreça, na foto de CROIX é possível notar as garotas passeando por uma cidade através do fundo, mas quando eu vou fotografar uma flor e tem prato de planta e uma cacarada toda saindo nas fotos que eu apago com a regulagem de profundidade de campo e desta maneira desenvolve-se a arte tudo bem que existam desfoques propositais e acho que jpa foi esclarecido isso, mas se as P&S fossem satisfatórias a mim não teria investido mais de 1000 Dilmas em equipamentos Nikon
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #66 Online: 23 de Junho de 2015, 21:44:07
Esse discurso Sebastião Salgado já derrubou pro quinto dos ... ao usar Leica, pois se não importa ele usaria um Nokia 2760 [...]

Nao importa muito, nao eh questao para o topico. Mas so uma salientacao de que nao eh o equipamento que esta te dando tal baixa nitidez.

Sobre muitos dotografos renomados usarem Leica...

Acredite, a maior vantagem da Leica e a que move muitos fotografos de campo a tirarem melhor proveito de retratos e demais fotos expontaneas, como foto jornalista e fotografos de rua, nao eh a nitidez. Sim a nitidez eh um plus a mais, mas a Leica quem a questao do viewfinder e silencioamento de seu mecanismo que dao vantagens a fotografos de campo do que os modelos padroes de outras marcas.

Fora isso, as lentes da Leica tem uma caracteristica propria de qualidade de contraste e cores. Assim como as lentes de retrato feitos apos o lancamento da Mamyia RB e alguns modelos Pentax 35mm e medio formato. Diferente das lentes Nikon, Sony e Canon que entregam um resultado mais generalizado.

Nao eh mera questao de nitidez. E posso afirmar com conviccao que nao foi movido extritamente pela nitidez que Sebastiao Salgado, Bresson entre muitos outros adiquiriram Leicas. Se Bresson estivesse tao preocupado assim com a nitidez ele teria jogado todas as fotos borradas dele (feita com a Leica) fora, inclusive as que sao consideradas as melhores dele. Caso contrario, se fosse meramente questao de nitidez, nao estariam nem usando formato 35mm, ou estariam apenas copiando modismo ou compranso so pq celebridades usam, como muitos consumidores fazem.

Assim como vc disse que com SLR vc tem mais opcoes tecnicas de criacao em relacao a configuracao de ISO, velocidade de obturador, opcoes de lentes, etc. acredito que tais caraxteristicas (que nao tem relacao limitada a nitidez) foram o que realmente te impulsionaram a comprar sua D80.

Vc nao precisa comprar uma Leica ou uma D600 para ter mais nitidez. Basta comprar uma lente medio formato top, as da Fuji sao boas para adaptacoes, e adaptar a sua camera 35mm. Vc vai exonomisar mais dinheiro donque comprando cameras novas e tera resultados acima da media.

Mas para obter nitidez melhos do que a foto que vc apresentou, nao eh preciso comprar nada.

Essa foto foi feita com camera mais antiga que a sua, uma lente de kit (nao lentes de kits atuais que sao bem melhores, mas sim antiga). E sabe quando eu tive necessidade tecnica de obter uma DSLR melhor para fazer fotos melhores (ou nitidez aceitavel)? Nunca. Comprei outras SLR por questao de reserva ou cobertura de evento, mas nao como subistituicao para fazer retratos mais nitidos:





Mas se vc esta convicto em querer equipamentos novos. Espero que vc seja feliz com suas novas aquisicoes.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #67 Online: 23 de Junho de 2015, 22:19:23
Bah Croix, mas também comprar uma Zeiss Ottus já é exagero pra amador, mas que vc usou uma SLR vc usou nesta foto e quanto a FF a nitidez aumenta num ISO mais elevado e a D80 só vai até 3200 e queria ir mais longe disso tipo 12800, mas fora a questão iso limitado a D80 nem me encomoda muito, pois como já disse SLR é liberdade
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Michelfas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 24 de Junho de 2015, 11:04:53
 :snack:


Bruneng

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 24 de Junho de 2015, 12:14:17
Lendo e aprendendo, abraço a todos  :ok:  :snack:


matheusmacedo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #70 Online: 30 de Junho de 2015, 19:36:55
Quem manja, manja... só vou aprendendo também...  :snack: