Autor Tópico: " Para que fotógrafo ? Chama aquele tio ...  (Lida 3607 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #15 Online: 18 de Junho de 2015, 08:22:34
Sinceramente... Se meu tio fosse o Steve McCurry, eu não contrataria nenhum fotógrafo!  :D
Por outro lado já fui chamado para fotografar casamento de parente, e dei o álbum como presente de casamento... Foi bom para os dois! O que tem que ficar clar é que tem gente que não valoriza a fotografia e esses nunca serão clientes de fotógrafos, cabe aos profissionais da área se diferenciarem do "tio com câmera", e olha que tem muito tio que fotógrafa muito melhor do que profissionais!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #16 Online: 18 de Junho de 2015, 09:00:44
Posso estar completamente enganado, mas baseado em minha POUCA experiência, quem mais reclama dos preços dos fotógrafos de casamentos é um grupo restrito.

Pobres não fazem questão disso. Na maioria das vezes pedem para alguém com smartphone registrar os momentos, ou pagam algum fotógrafo q cobra preços populares.

Ricos de verdade não economizam nas festas.

O problema é atender aquela faixa que quer ter a melhor festa, mas falta grana. A "ostentação". Tipo aquele que tem R$ 60 mil na conta para comprar um carro, mas vai lá e financia um de R$ 100 mil... :hysterical: :hysterical:





C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 18 de Junho de 2015, 19:13:58
Ja conheci tantos "tios" que viraram profissionais depois que comprou uma camera fez as fotos do casamento de algum parente. Tantas maes que viraram profissionais depois que comprou a camera e comecou a mostrar as fotos que fez dos filhos para as amigas e vizinhas. As vezes se saem ate melhores que muitos profissionais mais experientes.

Ao contratar um profissional vc pode estar pagando para um tio de alguem quando vc poderia usar o seu tio de graca. :D

Certamente, muitos desses que reclamam da "prostituicao do mercado" eh ou ja foi um Tio, uma Mae, um GWC qualquer.



RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #18 Online: 18 de Junho de 2015, 19:18:57
Ja conheci tantos "tios" que viraram profissionais depois que comprou uma camera fez as fotos do casamento de algum parente. Tantas maes que viraram profissionais depois que comprou a camera e comecou a mostrar as fotos que fez dos filhos para as amigas e vizinhas. As vezes se saem ate melhores que muitos profissionais mais experientes.

Ao contratar um profissional vc pode estar pagando para um tio de alguem quando vc poderia usar o seu tio de graca. :D

Certamente, muitos desses que reclamam da "prostituicao do mercado" eh ou ja foi um Tio, uma Mae, um GWC qualquer.

Assino embaixo
« Última modificação: 18 de Junho de 2015, 19:20:29 por RPBORGES »
"O importante é o que importa e vice-versa"


Filipe Rosa

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 18 de Junho de 2015, 20:02:59
Quando o mercado está repleto de profissionais que sabem apenas configurar a câmara fotográfica, nada mais natural do que chamar o parente que tenha uma câmara boa. Quantos se dedicam ao estudo da luz, composição, sensibilidade no olhar, aumentar a bagagem cultural? Quem tem tudo isso não precisa de câmera cara pra fazer coisa boa. Mas essa não é a realidade.

O fotógrafo Jerry Ghionis fez um álbum inteiro de casamento usando somente um IPhone e o enviou ao concurso anual da WPPI (Wedding Photography Association), sem dizer a ninguém o equipamento utilizado, e ficou em 4º lugar.

Agora me digam: Quem aqui acha que a Yongnuo, Sigma, Tamron, prostituem o mercado de equipamento fotográfico? Quem se preocupa se os pobres diretores e acionistas da Nikon, Canon, Sony, que dependem de seus consumidores pra sobreviver, terão que diminuir suas ceias de natal porque você preferiu gastar 2 mil numa lente boa ao invés de 7 mil numa ótima?
Vejo muito mimimi de pessoas que não sabem o que a palavra "mercado" significa. Se você não consegue se manter no mercado, não é culpa dos outros profissionais. A culpa é sua de não saber entender e se adaptar à realidade econômica que te cerca.


Wesley Rodrigues

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 18 de Junho de 2015, 21:18:37
Sinceramente não vi nada demais nos comentários da cerimonialista do vídeo em questão.

Hoje em dia com o fácil acesso à informação, realmente qualquer um pode pegar uma câmera e fazer fotos (se irão ficar boas ou não, aí é outra história :D ) visto que as pessoas que chamam o "tio" só querem mesmo registrar o momento e ter acesso às fotos o quanto antes, independente da qualidade.

Acredito que tenha a ver mais com a questão de prioridades - economia é uma delas, evidentemente -  do que com desmerecer o trabalho do profissional alheio, então, reclamações provenientes disso são apenas preciosismo de fotógrafo com dor de cotovelo.   :hysterical:

- Espaço destinado à listagem do meu equipamento, a fim de melhorar meu ego fotográfico -


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #21 Online: 19 de Junho de 2015, 10:54:54
Minha intenção em criar esse tópico foi para expor (liberdade de expressão) o que eu senti quando vi o vídeo e o que ando ouvindo nessa nova jornada, como já disse em alguns tópicos, estou engatinhando ainda nesse caminho, ou seja, ouço leio e estudo sobre muita coisa relacionada. A partir do momento que expus isso aqui, saberia que teriam pessoas concordando e discordando da minha primeira visão. Agradeço a todos que se interessaram em manifestar por aqui, consegui peneirar e sugar muita coisa interessante.

Obrigada  :ok:
« Última modificação: 19 de Junho de 2015, 10:58:50 por dianazanotti »


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #22 Online: 19 de Junho de 2015, 12:01:02
Minha intenção em criar esse tópico foi para expor (liberdade de expressão) o que eu senti quando vi o vídeo e o que ando ouvindo nessa nova jornada, como já disse em alguns tópicos, estou engatinhando ainda nesse caminho, ou seja, ouço leio e estudo sobre muita coisa relacionada. A partir do momento que expus isso aqui, saberia que teriam pessoas concordando e discordando da minha primeira visão. Agradeço a todos que se interessaram em manifestar por aqui, consegui peneirar e sugar muita coisa interessante.

Obrigada  :ok:

O tópico mudou um pouco de assunto,

Eu não concordo com o que essa mulher falou, já tinha visto esse vídeo antes, na hora eu fiquei revoltado etc etc
por que é ridículo o que ela falou ainda mais na "tv" mas fazer o que ?

O que dá pra perceber que ela que dizer é "o importante é fechar com a gente" o resto a gente da um jeito.

Se um futuro cliente ouve isso e fecha com ela, é o público dela e não o público de qualquer fotógrafo.

"O importante é o que importa e vice-versa"


Filipe Rosa

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 20 de Junho de 2015, 12:15:57
Uma última anotação:

Pode ter sido impressão minha, mas pareceu que ia rolar um "merchan" daquela Canon Superzoom logo na sequencia rsrs.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #24 Online: 20 de Junho de 2015, 18:44:42

01 - tá gastando dinheiro bom com todo o resto - vai gastar com fotografia também

Fato.

Outro dia eu estava fazendo um freela para uma empresa, e no making of, ouvi a madrinha perguntar para a noiva por que ela não tinha contratado a empresa X, ela respondeu assim: "Cobraram muito barato, fiquei com medo, achei melhor a empresa Y".

O sol nasceu pra todos, sempre vai ter gente falando. Tem gente que constrói casas sem planta, tem gente que auto se medica, tem gente se mete a consertar o próprio carro. E tem gente que não abre mão de um bom profissional.
Não se preocupem com os "atrasos", concentrem-se nos bons clientes e parceiros e tudo caminha.


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #25 Online: 20 de Junho de 2015, 19:30:57
O sol nasce para todos, mas a sombra é para poucos
"O importante é o que importa e vice-versa"


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 20 de Junho de 2015, 19:41:24


https://m.youtube.com/watch?v=nCKkHqlx9dE

Amadores... O cara nem estudou arquitetura e se mete a querer construir abrigos.  8-)


Michelfas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 24 de Junho de 2015, 11:10:12
 :snack:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #28 Online: 26 de Junho de 2015, 12:36:11
O Pope falou tudo em uma frase aqui: -"Tem gente que não valoriza a fotografia e esses nunca serão clientes de fotógrafos". Concordo plenamente.
O que me assusta é a ignorância com iniciativa dos próprios candidatos a fotógrafos ou pessoas sem conhecimento sobre um determinado assunto, seja qual for a área, e se põem a trata-lo como se fossem PHDs.

É um novo tempo, a popularização da fotografia e de tantas outras coisas; cresce o número de incompetentes a fazer junto com os que aceitam o resultado disso como satisfatório.

Mas sou da opinião, como já foi falado aqui, de que sempre haverá espaço pra bons trabalhos. Sempre.

Não se nivelar por baixo é o caminho, até pra selecionar bons clientes.