Autor Tópico: Configuração p/uma boa iluminação (diafragma/obturador)  (Lida 3058 vezes)

juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Online: 18 de Junho de 2015, 21:44:03
De buenas?
Para que entendam minha dúvida, já informo que sou novato  :assobi:

Quando eu tiro uma foto em um lugar escuro ou a noite, eu vou regulando a abertura do diafragma e o tempo de exposição do obturador para que a imagem não fique escura.

Geralmente uso F3.5 que é o menor da minha lente em 18mm, pois ela é uma 18-55mm que veio no kit.
Com essa abertura ela quase sempre manda por uma abertura muito longa como 1/10 até 1/60

A minha dúvida é a seguinte, eu vejo nos flickr da vida fotos tiradas em ambientes mais escuros que eu tirei, e com diafragma em F8, F10 e abertura rápida como 1/300, /500

Como que conseguem uma boa claridade na foto com um diafragma fechado, obturador rápido, sem flash e a noite?

Vejam essa foto abaixo, tirei ontem.
Notem que para obter uma boa (nem tao boa assim) claridade tive que deixar o obturador em 1/20, e pra mim que nao tenho tripé e tremo muito, isso é ruim de mais. Sem contar que se o assunto estiver em movimento minha foto ficaria uma porcaria.

ƒ/4.5 
29.0 mm
1/20 
iso 3200


Cerração by Gilberto Farias Jr, no Flickr

Vejam este outro exemplo, aqui o obturador ficou muito aberto e o assunto em movimento que deu essa caca na foto, se eu aumentasse a velocidade do obturador a foto ficava muito escura...
ƒ/4.0
27.0 mm
1/8 
iso 800


IMG_0717 by Gilberto Farias Jr, no Flickr



O que estou fazendo errado?
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2015, 21:56:48
Cara, tem exemplo de foto que vc acha que foi feitas em velocidades tão altas em ambientes escuros?


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2015, 21:58:09
Uma lente com abertura maior ajudaria, já que f/3.5 não é uma lente clara.
« Última modificação: 18 de Junho de 2015, 22:03:07 por marcelogimenes »
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2015, 22:16:14
Uma lente com abertura maior ajudaria, já que f/3.5 não é uma lente clara.

Pois é, to querendo compra uma 50mm F1.8, acho que mes que vem sai  :D

Cara, tem exemplo de foto que vc acha que foi feitas em velocidades tão altas em ambientes escuros?

Cara, eu tava passeando no flickr por tag, vou ver se encontro de novo as fotos que me chamou a atençao pra esse fato.
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2015, 22:18:29
Uma coisa me ocorreu agora.

Será que é ediçao?

Eu nao faço nbenhum tratamento nas minha fotos, todas sao cruas da forma que foram captada pela lente.
Eu tenho os programas q veio com a Camera, mas nem instalei pq eu queri primeiro aprender a manusear a camera e aprender a tirar boas fotos, pra só depois fazer edição.
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Alessandre Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2015, 22:43:07


Ai vai um artigo legal pra você: http://www.verenafotografia.com/os-tres-pricipos-da-fotografia/.

Esse artigo ai, conta com mais 3 link's úteis que você vai precisar se aprofundar para entender de fotografia e também sobre seu problema ai, a Fotografia Noturna.  :D

Obs: Também sou iniciante, kkk. Vlw
Nikon D3200  •  Nikkor 35mm f/1.8G  •  Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G
Tripé Benro A650FHD3  •  Monopé Manfrotto 561BHDV-1
_______________
Alessandre Silva


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2015, 22:52:36

Ai vai um artigo legal pra você: http://www.verenafotografia.com/os-tres-pricipos-da-fotografia/.

Esse artigo ai, conta com mais 3 link's úteis que você vai precisar se aprofundar para entender de fotografia e também sobre seu problema ai, a Fotografia Noturna.  :D

Obs: Também sou iniciante, kkk. Vlw

Opa, vou dar uma lida  :D

Eu ja vi muitos videos explicando sobre o diafragma, mas a maioria fala mais de desfoque de fundo e isso eu ja entendi. Profundidade de campo, desfoque, iluminação/abertura ja ta ok pra mim.

Vou dar uma boa lida nesse tutorial.
Vlw
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Alessandre Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2015, 23:13:35
Uma coisa me ocorreu agora.

Será que é ediçao?

Eu nao faço nbenhum tratamento nas minha fotos, todas sao cruas da forma que foram captada pela lente.
Eu tenho os programas q veio com a Camera, mas nem instalei pq eu queri primeiro aprender a manusear a camera e aprender a tirar boas fotos, pra só depois fazer edição.


Não é edição não!
Suas fotos noturnas, estão saindo ruins por conta da luz captada, que além de pouca, faz com que a velocidade do obturador tenha que ficar bem baixa, oque faz a foto ficar tremida.

Eu tenho uma Nikon D3200 + lente do kit 18-55mm, e como a abertura max dela é de f/3.5 em 18mm, fica ruim de captar a luz ambiente.

Na sua primeira foto, vejo que tem pouca iluminação ambiente, oque causa grande problema para capturar uma imagem noturna que seja boa e com a câmera na mão fica mais difícil ainda.  ;)


Na segunda foto até que tem uma iluminação razoável, mais oque deixou a foto tremida foi a velocidade do obturador que você deixou em 1/8, uma velocidade muito baixa para fotos com a DSLR na mão, ai captou o movimento de quem estava no palco também, por ser uma velocidade bem lenta.
Nikon D3200  •  Nikkor 35mm f/1.8G  •  Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G
Tripé Benro A650FHD3  •  Monopé Manfrotto 561BHDV-1
_______________
Alessandre Silva


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2015, 23:18:55
A segunda foto podia ter sido feita em ISO 3200, f/2 e 1/125. Mas ai precisaria de uma lente f/1.8, pelo menos.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Junho de 2015, 23:36:21
Já que pensa em comprar uma lente, dá uma olhada neste vídeo aqui https://www.youtube.com/watch?v=trr8y0vKQ_E

Quanto a edição, com certeza dá pra melhorar uma foto, fotografe em RAW e edite pelo Lightroom, porém não é milagre.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Junho de 2015, 23:45:54
Pra cropadas acho a 35mm f/1.8 DX mais versátil que uma 50tinha.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Junho de 2015, 23:59:03
Pra cropadas acho a 35mm f/1.8 DX mais versátil que uma 50tinha.

Depende... a 50mm em lugar pequeno fica dificil mesmo, já em um ensaio externo é melhor, as vezes com a 35mm você quer fazer uma foto usando a sombra do casal/gestante/modelo ai por estar perto do assunto sua sombra também acaba aparecendo (as vezes) kkkk.

Nos comentários do vídeo ele fala sobre isso.
« Última modificação: 18 de Junho de 2015, 23:59:37 por marcelogimenes »
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #12 Online: 19 de Junho de 2015, 02:41:30
Já que pensa em comprar uma lente, dá uma olhada neste vídeo aqui

Quanto a edição, com certeza dá pra melhorar uma foto, fotografe em RAW e edite pelo Lightroom, porém não é milagre.

Eu ja vi muitos videos falando da 50mm, suas vantagens e desvantagens.
Pra mim e 50mm 1.8 agora é o ideal pra o que eu quero, e ja to descidido a comprar, só ainda nao deu pq embora ela seja relativamente barata (600,00 Multisom, 500,00 Americanas, 350,00 Mercado Livre) como eu nao uso para fins lucrativos e to meio apertado, ainda nao deu, mas mes que vem ela vai sair!  :D

Edit:
Essa do ML por 350,00 eu nao vou comprar, embora tenha ficado muito tentado pois esta 150,00 mais barata q nas americanas.
O problema é que nao sao originais, os vendedores dizem que sim, mas na verdade nao é.
Eles nao dao nota fiscal.
A garantia é direto com o vendedor, e nao pelo fabricante, isso me deixa com o pé atraz...

Vou acabar pegando nas Americanas e pagar em algumas vezes.
« Última modificação: 19 de Junho de 2015, 02:44:21 por juniorbrxq »
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #13 Online: 19 de Junho de 2015, 03:31:06
Alessandre, li os tres artigos, são muito bons e bem explicativos.  :clap: :clap:

Algumas coisas eu ja sabia mas foi bom rever pra lembrar, outras foram novidades, mas o conseito geral entre Obturador/Diafragma/ISO eu ja entendia, como os tres juntos trabalham para obter a entrada de luz/claridade na foto, embora eu tenha dificuldade para por isso em pratica. Mas estou treinando essas milhares de configuraçoes possiveis :D as fotos tao ficando uma M... :hysterical: :hysterical:

Dos tres, o artigo sobre ISO foi o que mais me ajudou, consegui entender o que o Rafa disse.





Ai vai um artigo legal pra você: http://www.verenafotografia.com/os-tres-pricipos-da-fotografia/.

Esse artigo ai, conta com mais 3 link's úteis que você vai precisar se aprofundar para entender de fotografia e também sobre seu problema ai, a Fotografia Noturna.  :D

Obs: Também sou iniciante, kkk. Vlw

Opa, vou dar uma lida  :D

Eu ja vi muitos videos explicando sobre o diafragma, mas a maioria fala mais de desfoque de fundo e isso eu ja entendi. Profundidade de campo, desfoque, iluminação/abertura ja ta ok pra mim.

Vou dar uma boa lida nesse tutorial.
Vlw
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Junho de 2015, 08:10:00
Eu ja vi muitos videos falando da 50mm, suas vantagens e desvantagens.
Pra mim e 50mm 1.8 agora é o ideal pra o que eu quero, e ja to descidido a comprar, só ainda nao deu pq embora ela seja relativamente barata (600,00 Multisom, 500,00 Americanas, 350,00 Mercado Livre) como eu nao uso para fins lucrativos e to meio apertado, ainda nao deu, mas mes que vem ela vai sair!  :D

Edit:
Essa do ML por 350,00 eu nao vou comprar, embora tenha ficado muito tentado pois esta 150,00 mais barata q nas americanas.
O problema é que nao sao originais, os vendedores dizem que sim, mas na verdade nao é.
Eles nao dao nota fiscal.
A garantia é direto com o vendedor, e nao pelo fabricante, isso me deixa com o pé atraz...

Vou acabar pegando nas Americanas e pagar em algumas vezes.

Cara, até onde eu saiba não existe lente falsa. Alguns vendedores não emitem nota apenas porque não pagam impostos sobre o produto e por isso vendem mais barato.
Na real, 90% do forum compra com vendedores desse tipo, que não emitem nota.