Autor Tópico: Mamiya Rb 67 x Pentax 67  (Lida 15859 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2015, 21:11:42
Fotos em Geral , retratos , Paisagens , Arquitetura. Viagens.
Nesse caso eu recomendaria a Pentax que foi feita para isso. Mamiya eh pamera para estudio, apesar de tambem poder usar em viagens, arquitetura, etc, mas menos resistente a humidade, menos confortavel de fotografar na mao, mais lenta para foco, lentes pesadas com obturadores para flash que vc nao vai usar, etc. Eu usava uma para paisagens e achei muito melhor do que a Mamyia para isso. E se vc for usar um dia para studio a Pentax tambem eh otima com otimas lentes para isso. Mamiya eh uma cameramais dedicada para retratos posados em ambiente controlado.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2015, 21:26:26 por C R O I X »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2015, 11:56:57
Esta semana tive a oportunidade de pegar ambas em mãos. Realmente a Mamiya não dá. É enorme, bame maior que a 645, e pesa uma barbaridade. É câmera para tripé. Eu não lembrava que ela era tão maior que a 645 !

A Pentax é usável na mão, mas mesmo assim eu não usaria, pelos mesmo motivos. Acho uma câmera muito desengonçada.

Dessas 6x7 e 6x9 para mim as melhores continuam sendo as Fuji GL690 e GW670. São rangefinders mas são muito fáceis de usar. Tenho uma GL690 com a 100mm e acho muito mais fácil de usar que as Mamiya e Pentax.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #17 Online: 17 de Dezembro de 2015, 08:14:28
Esta semana tive a oportunidade de pegar ambas em mãos. Realmente a Mamiya não dá. É enorme, bame maior que a 645, e pesa uma barbaridade. É câmera para tripé. Eu não lembrava que ela era tão maior que a 645 !

A Pentax é usável na mão, mas mesmo assim eu não usaria, pelos mesmo motivos. Acho uma câmera muito desengonçada.

Dessas 6x7 e 6x9 para mim as melhores continuam sendo as Fuji GL690 e GW670. São rangefinders mas são muito fáceis de usar. Tenho uma GL690 com a 100mm e acho muito mais fácil de usar que as Mamiya e Pentax.

Já tive a RB 67, realmente é um monstro de grande. Câmera só para estúdio. Não usaria uma dessas para sair por ai fotografando. Tenho vontade de ter essas Fuji, mas as acho caríssimas
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #18 Online: 17 de Dezembro de 2015, 14:52:23
Esta semana tive a oportunidade de pegar ambas em mãos. Realmente a Mamiya não dá. É enorme, bame maior que a 645, e pesa uma barbaridade. É câmera para tripé. Eu não lembrava que ela era tão maior que a 645 !

A Pentax é usável na mão, mas mesmo assim eu não usaria, pelos mesmo motivos. Acho uma câmera muito desengonçada.

Dessas 6x7 e 6x9 para mim as melhores continuam sendo as Fuji GL690 e GW670. São rangefinders mas são muito fáceis de usar. Tenho uma GL690 com a 100mm e acho muito mais fácil de usar que as Mamiya e Pentax.

Eu tenho a Mamiya 645 e já peguei na mão também a Rb , é bem maior mesmo , como você disse é Câmera para usar com tripé , então é como vc estivesse usando uma grande formato , não da para sair sem tripé. Gosto muito de fotos de Arquitetura e paisagens , só compraria uma se vocês dissessem que a RB é muito , mas muito melhor que a 645. Acho que seria o máximo se a Mamiya aos invés de fazer a RB em  6 x 7 , fosse 6 x 9 , menos fotos , mas seria demais.  Abraço.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #19 Online: 17 de Dezembro de 2015, 14:55:13
Já tive a RB 67, realmente é um monstro de grande. Câmera só para estúdio. Não usaria uma dessas para sair por ai fotografando. Tenho vontade de ter essas Fuji, mas as acho caríssimas

Com certeza , Câmera para estúdio. Mas fala a verdade que da vontade de pegar uma RB , sair com tripé e fazer umas fotos de paisagens ou arquitetura , deve sair umas baitas fotos. Abraço.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #20 Online: 17 de Dezembro de 2015, 16:05:50
Com certeza , Câmera para estúdio. Mas fala a verdade que da vontade de pegar uma RB , sair com tripé e fazer umas fotos de paisagens ou arquitetura , deve sair umas baitas fotos. Abraço.

Dá vontade sim, sem dúvidas. A minha vendi. Hoje estou com uma Rollei Automat de 1937, lentes Tessar 3.5, e estou pra pegar uma Mamiya C330, dizem que é bem pesada também, porém mais "portátil" para se fotografar paisagens e arquitetura. Gostei demais do lance das lentes intercambiáveis...
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #21 Online: 18 de Dezembro de 2015, 18:08:29
Dá vontade sim, sem dúvidas. A minha vendi. Hoje estou com uma Rollei Automat de 1937, lentes Tessar 3.5, e estou pra pegar uma Mamiya C330, dizem que é bem pesada também, porém mais "portátil" para se fotografar paisagens e arquitetura. Gostei demais do lance das lentes intercambiáveis...

Você tem uma bela Câmera essa Rollei de 1937. A Mamiya C 330 também é uma baita Câmera, eu pensei em pegar uma , antes de pegar a 645, é que a 645 o cara me vendeu bem barato. Essa semana foi no centro ver umas lojas , e vi umas duas c 330. Acho que o preço estava em mais ou menos , R$ 600.00 a 650.00. Nunca tive Câmera TLR , no futuro quero ver se pego uma Rollei , ou uma Mamiya C330. Depois se pegar a C330 , posta aqui. Abraço.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 18 de Dezembro de 2015, 18:23:36
Não gosto muito das 6x7, a proporção do formato não me agrada. É um tiquinho maior que o 6x6 e menor que o 6x9 que mantém a proporçao de 3:2. O 6x 4.5 faz muito sentido porque é o meio quadro do 6x9 e as câmeras são muito menores.

Para portabilidade, as 6x4.5 e 6x6 são imbatíveis e tem muita coisa barata no mercado (leia-se ebay). Desde TLRs como as Yashicas, Rolleis, Seagulls, passando por folders até as rangefinders como as Fujis.

As Agfas 6x6 e 6x9 como as Isolettes e as Voigtlanders são muito baratas e se bem usadas, excepcionais. Com a vantagem de caberem no bolso, literalmente.


A C330 é uma baita câmera para estúdio mas horrenda para carregar por ai. É grande e bem pesada, e se vocÊ for usar a tele de 250mm dela, não dá para segurar na mão.

Mas eu não gosto das Hassel nem das Bronicas. As Hassel são muito frescas e se você der uma bobeada ela trava e dá um bom trabalho para destravar. As Bronicas são meio vagabas (quebram muito), tipo uma Hassel de pobre.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2015, 18:28:43 por AFShalders »


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #23 Online: 18 de Dezembro de 2015, 23:58:01
Você tem uma bela Câmera essa Rollei de 1937. A Mamiya C 330 também é uma baita Câmera, eu pensei em pegar uma , antes de pegar a 645, é que a 645 o cara me vendeu bem barato. Essa semana foi no centro ver umas lojas , e vi umas duas c 330. Acho que o preço estava em mais ou menos , R$ 600.00 a 650.00. Nunca tive Câmera TLR , no futuro quero ver se pego uma Rollei , ou uma Mamiya C330. Depois se pegar a C330 , posta aqui. Abraço.

É uma prazer e tanto fotografar com uma TLR. Mas é como o AfShalders disse...todo mundo reclama do peso da C330. É bonita, lentes de qualidade, mas reclamam do peso, acho que tem 1.7kg, com a lente 80mm. Por isso estou pensando...o rapaz vai me fazer a 400,00. Mas se fechar postarei fotos sim
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #24 Online: 19 de Dezembro de 2015, 00:01:07
Não gosto muito das 6x7, a proporção do formato não me agrada. É um tiquinho maior que o 6x6 e menor que o 6x9 que mantém a proporçao de 3:2. O 6x 4.5 faz muito sentido porque é o meio quadro do 6x9 e as câmeras são muito menores.

Para portabilidade, as 6x4.5 e 6x6 são imbatíveis e tem muita coisa barata no mercado (leia-se ebay). Desde TLRs como as Yashicas, Rolleis, Seagulls, passando por folders até as rangefinders como as Fujis.

As Agfas 6x6 e 6x9 como as Isolettes e as Voigtlanders são muito baratas e se bem usadas, excepcionais. Com a vantagem de caberem no bolso, literalmente.


A C330 é uma baita câmera para estúdio mas horrenda para carregar por ai. É grande e bem pesada, e se vocÊ for usar a tele de 250mm dela, não dá para segurar na mão.

Mas eu não gosto das Hassel nem das Bronicas. As Hassel são muito frescas e se você der uma bobeada ela trava e dá um bom trabalho para destravar. As Bronicas são meio vagabas (quebram muito), tipo uma Hassel de pobre.

Realmente o peso da C330 é um problema. A que o rapaz quer me vender é a Professional F. Já tenho a Rollei e já usei Yashica Mat também. São leves e de muita qualidade.

Já usou Seagull?
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #25 Online: 19 de Dezembro de 2015, 02:41:01
Não gosto muito das 6x7, a proporção do formato não me agrada. É um tiquinho maior que o 6x6 e menor que o 6x9 que mantém a proporçao de 3:2. O 6x 4.5 faz muito sentido porque é o meio quadro do 6x9 e as câmeras são muito menores.

Para portabilidade, as 6x4.5 e 6x6 são imbatíveis e tem muita coisa barata no mercado (leia-se ebay). Desde TLRs como as Yashicas, Rolleis, Seagulls, passando por folders até as rangefinders como as Fujis.

As Agfas 6x6 e 6x9 como as Isolettes e as Voigtlanders são muito baratas e se bem usadas, excepcionais. Com a vantagem de caberem no bolso, literalmente.


A C330 é uma baita câmera para estúdio mas horrenda para carregar por ai. É grande e bem pesada, e se vocÊ for usar a tele de 250mm dela, não dá para segurar na mão.

Mas eu não gosto das Hassel nem das Bronicas. As Hassel são muito frescas e se você der uma bobeada ela trava e dá um bom trabalho para destravar. As Bronicas são meio vagabas (quebram muito), tipo uma Hassel de pobre.

Valeu pelas dicas. Não imaginava que a C330 pesava tanto , imaginei ela mais leve. Sobre as Bronicas e Hassel já ouvi falar disso. Pena que a pentax sendo uma SLR na forma mais tradicional não seja 6 x 9 , mas ai acho que ela seria muito grande , se 6 x 7 já tem aquele tamanho , imagine em 6 x 9.  Também gosto das Agfas e Voightlander , tenho uma Voitghlander 6 x 9 , cabe no bolso , e é um negativo de uma tamanho bem grande .
Dessas de fole bem antigas tipo Voightlander Bessa , Agfa ou outra marca , qual outras marcas vocês gostam ?

Abraço.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 19 de Dezembro de 2015, 03:14:15
Realmente o peso da C330 é um problema. A que o rapaz quer me vender é a Professional F. Já tenho a Rollei e já usei Yashica Mat também. São leves e de muita qualidade.

Já usou Seagull?

Pessoalmente não, mas quem tem diz que é boa. Foi uma moda nos anos 90 pois era muito mais barata que as outras 6x6 produzidas na época e diziam que a qualidade ótica era excelente. Pena que o filme chines era (e continua sendo) horrivel. Shangai é dose pra leão.


Listinha básica, fora as já faladas:

Salyut - Não gosto, cópia ruim da Hassel, os backs são medonhos.
Kiev 6c/60/88 - Detesto, pesadissimas e toscas, dão muito defeito.
Mamiya 6/7 - Magnifica mas cara pra kct !
Kowa Six MM - Bacana
Pentacon six - Como a Kiev 6
Iskra - Muito legal e boa
Meopta - Já vi mas nunca usei
Seagull - Idem
Franka - Baratinha, legal


Uma que já vi mas não usei foi a Plaubel Makina. A 6x9 custa uma fortuna.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 19 de Dezembro de 2015, 07:28:20
Não gosto muito das 6x7, a proporção do formato não me agrada. É um tiquinho maior que o 6x6 e menor que o 6x9 que mantém a proporçao de 3:2. O 6x 4.5 faz muito sentido porque é o meio quadro do 6x9 e as câmeras são muito menores.

[...]

Mas eu não gosto das Hassel nem das Bronicas. As Hassel são muito frescas e se você der uma bobeada ela trava e dá um bom trabalho para destravar. As Bronicas são meio vagabas (quebram muito), tipo uma Hassel de pobre.

Discordo sobre a Bronica. Eu uso uma como camera oficial para estudio mas tambem ja usei muito em fotos de rua (pedalando com ela no pescoco ou na mala da bicicleta) e o unico problema que eu tive com ela, em anos de uso, foram as folhas do obturador ficarem coladas um dia fotografando em tempo chuvoso e muito humido (afinal de contas eh camera para estudio). Mas horas depois, apos chegar em casa e a humidade sair da lente, tudo voltou ao normal e continuo usando ate hoje. Depois disso decidi deixar a camera dedicada para retratos e usar 35mm para as ruas e Pentax 6x7 para paisagens.

Bronica eh muito boa, foi a competidora N1 da Hassel antes da Mamyia. Alem de tudo, o mercado esta tao estufaco com cameras e lentes da Bronica (por causa da popularidade que ela teve) que o preco delas sao excelentes ate hoje. O que tambem significa que nao eh um bom negocio para quem pensa em vender depois. Mas as lentes e sua constricao sao muito boas. Nao eh camera de pobre.

Sobre o formato 6x7. Se nao me engano eh a mesma proporcao que 4x5 ou 8x10 grande formato, eu acho o ideal para retratos, arquitetura e paisagem. Para paisagens, algo mais longo que 6x7 ou 6x8 eu prefiro ir de vez para as panoramicas 6x12 e 6x17.

6X9 e 35mm para retratos comum, com muita frequencia acabo coprando. Mas sao formatos legais para fotos de rua ou de grupos, ou interior.


De toda forma, eu nao entendo essa fama negativa que a Pentax e Bronica para muitas pessoas, duas marcas muito boas com otimas cameras. E com modelos e lentes ate mesmo melhores do que outras marcas mais caras e respeitadas, mas as pessoas fazem cara feia so por causa do preco no mercado.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2015, 07:54:18 por C R O I X »


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #28 Online: 19 de Dezembro de 2015, 13:24:26
Não conheço a Bronica, então realmente não posso falar, mas de 2 pessoas que já me disseram ter uma, as 2 reclamaram. Em algum tempo procurei por uma, mas são difíceis de achar, e não são tão baratas.

A RB67 já tive, uma RB67 Pro S, linda, muito gostosa de mexer, mas me desfiz, e até hoje tenho certo grau de arrependimento.  :aua:

Hoje tenho a Rollei, e pensando em comprar uma Mamiya C330, mas pensando muito, devido ao peso dela, o que todo mundo reclama...mas o lance das lentes intercambiáveis me chama muito a atenção. Talvez compre, brinque com ela um tempo e depois repasse. A curiosidade está forte.  :ponder:

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 19 de Dezembro de 2015, 21:32:57
Discordo sobre a Bronica. Eu uso uma como camera oficial para estudio mas tambem ja usei muito em fotos de rua (pedalando com ela no pescoco ou na mala da bicicleta) e o unico problema que eu tive com ela, em anos de uso, foram as folhas do obturador ficarem coladas um dia fotografando em tempo chuvoso e muito humido (afinal de contas eh camera para estudio). Mas horas depois, apos chegar em casa e a humidade sair da lente, tudo voltou ao normal e continuo usando ate hoje. Depois disso decidi deixar a camera dedicada para retratos e usar 35mm para as ruas e Pentax 6x7 para paisagens.

Bronica eh muito boa, foi a competidora N1 da Hassel antes da Mamyia. Alem de tudo, o mercado esta tao estufaco com cameras e lentes da Bronica (por causa da popularidade que ela teve) que o preco delas sao excelentes ate hoje. O que tambem significa que nao eh um bom negocio para quem pensa em vender depois. Mas as lentes e sua constricao sao muito boas. Nao eh camera de pobre.

Sobre o formato 6x7. Se nao me engano eh a mesma proporcao que 4x5 ou 8x10 grande formato, eu acho o ideal para retratos, arquitetura e paisagem. Para paisagens, algo mais longo que 6x7 ou 6x8 eu prefiro ir de vez para as panoramicas 6x12 e 6x17.

6X9 e 35mm para retratos comum, com muita frequencia acabo coprando. Mas sao formatos legais para fotos de rua ou de grupos, ou interior.


De toda forma, eu nao entendo essa fama negativa que a Pentax e Bronica para muitas pessoas, duas marcas muito boas com otimas cameras. E com modelos e lentes ate mesmo melhores do que outras marcas mais caras e respeitadas, mas as pessoas fazem cara feia so por causa do preco no mercado.


De maneira alguma a Pentax tem fama negativa. Só acho ela pesada e eu não gosto do 6x7. Quanto as Bronicas, um conhecido meu de 30 anos usava em estúdo e xingava uma barbaridade. A ótica era boa mas reclamava bastante. Outro amigo, fotógrafo de produto também não gostava pelo mesmo motivo. Pode ser questão de sorte. Por exemplo, conheço gente que tem Olympus O-M10 funcionando desde os anos 80 perfeitamente. Comigo umas 5 pelo menos deram defeito irreparável.

Outra que nunca fui com a cara era a Contax 645 cara pra caramba, lentes Zeiss e tal, mas a eletrônica dela era um lixo. Idem para as Rollei 6008. Grana por grana as Mamiya 645 para mim eram as melhores.

Quanto às proposrçoes dos formatos, é coisa pessoal.

36/24 = 1.5 = 1+ 1/2
9/6 = 1.5 = 1 + 1/2

6/4.5 = 1.333 = 1 + 1/3

7/6 = 1.167 = 1 + 1/6 <-- diferente, mas não importa
5/4 = 1.25 = 1+ 1/4
10/8 = 1.25 = 1+ 1/4