Autor Tópico: Mamiya Rb 67 x Pentax 67  (Lida 16041 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 20 de Dezembro de 2015, 02:42:21

De maneira alguma a Pentax tem fama negativa. Só acho ela pesada e eu não gosto do 6x7. Quanto as Bronicas, um conhecido meu de 30 anos usava em estúdo e xingava uma barbaridade. A ótica era boa mas reclamava bastante. Outro amigo, fotógrafo de produto também não gostava pelo mesmo motivo. Pode ser questão de sorte. Por exemplo, conheço gente que tem Olympus O-M10 funcionando desde os anos 80 perfeitamente. Comigo umas 5 pelo menos deram defeito irreparável.

Outra que nunca fui com a cara era a Contax 645 cara pra caramba, lentes Zeiss e tal, mas a eletrônica dela era um lixo. Idem para as Rollei 6008. Grana por grana as Mamiya 645 para mim eram as melhores.

Quanto às proposrçoes dos formatos, é coisa pessoal.

36/24 = 1.5 = 1+ 1/2
9/6 = 1.5 = 1 + 1/2

6/4.5 = 1.333 = 1 + 1/3

7/6 = 1.167 = 1 + 1/6 <-- diferente, mas não importa
5/4 = 1.25 = 1+ 1/4
10/8 = 1.25 = 1+ 1/4

Eu nunca conheci pessoalmente alguem que tenha Bronica e nao tenha gostado dela. Bronicas, mesmo dando defeitos, sao conhecidas por serem muito faceis de reparar e de ter muitas pecas disponiveis no mercado.Qualquer loja de cameras de filme que eu vou, vc sempre acha algumas bronicas pq sao baratas e vendem.


Mas digo tambem que tem pessoas que quando pegam um priduto e ouvem de outras que o produto eh ruim, a pessoa tende a ser mais intolerante com tal produto, as vezes ate reclamando com o que nao ha para ser reclamado. Em contra partida, essas pessoas tendem a ser super tolerantes com produtos mais "populares".

Por exemplo. Nao eh a primeira, segunda ou terceira vez que vejo pessoas indecisas entre Pentax 6x7 e Mamiya. E a maioria das pessoas, mesmo as que nao se dedicam a retratos mas so fotografam com luz natural paseeios e viagens, acabam optando pela Mamyia. Pq a Mamiya tem fama e prestigio mais que a Pentax, e qualquer detalhe da Pentax acaba sendo um motivo para nao preferir, como nao ter magazide de filme trocavel ou pq a lapada do espelho eh em estrondo. E a prestigiosa mamiya, com tantos detalhes chatos e desvantagens em condicoes diversas, as pessoas relevam e nao reclamam.

Igual uma vez quando eu era crianca e um amigo da minha mae me empretou a mochila Dele para eu ir a escola, pq a minha tinha arrebentado de ultima hora. E eu reparei que a mochila dele tava encardida, e tinha umas almofadinhas que deixavam as costas quente. E fiquei me quixando. Entao meu amigo mostrou a marca da mochila, e ao ver que a mochila era uma marca de "playboy", eu passei a nao ter mais vergonha de andar com ela encardida e as almofadas nas costas, que antes epeu via como algo negativo, passei a ver como positivo, convencido que era mais confortavel. Eu simplesmente estava feliz em andar com muma kochila de marca "prestigiosa".

Quando falei da fama da pentax me refiri a marca em geral, inclisive as digitais e nao ao modelo Pentax 6x7.

Uma K30 por exemplo, selada, solida, rapida, leve, bom sensor, e muitas outras qualidades que ate mesmo muitas cameras caras ditas profissionais da Nikon e Canon nao tem. Mas as Muita gente faz cara feia para ela so pq nao eh uma Canon ou Nikon, ou so pq nao eh chamada de profissional.

A D70s que ja foi uma das melhores cameras que a nikon ja fez (e pouquissimas pessoas sabem) muita gente a ignorou por ser barata e nao ganhar o titulo de camera profissional tambem.

Claro, tem o fator sorte e azar. Tem tambem o fator de talvez, as cameras mandadas para o Brasil sejam as bichadas. Igual computadores da HP que tem boa fama fora do Brasil, mas no Brasil os brasileiros reclamam que esquenta, vive dando defeito, etc.

Pode ser muita coisa. Mas a Bronica que esta na minha mao e na mao de alguns conhecios meus, sao muito boas.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2015, 02:51:05 por C R O I X »


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #31 Online: 21 de Dezembro de 2015, 09:33:04
Gosto desses tópicos, sempre a oportunidade de adquirir conhecimento... :clap:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #32 Online: 21 de Dezembro de 2015, 10:43:42
Pessoal, e a Plaubel Makina 67. Alguem já teve contato com ela?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 21 de Dezembro de 2015, 11:02:08
Pessoal, e a Plaubel Makina 67. Alguem já teve contato com ela?

Já, a Plaubel 67 e a 67W. Muuuuito legal, mas cara pra $%ˆ#$#^ !!
Melhor comprar uma mamiya 7 ou uma Fuji GF670
Das 3, a Fuji é a mais em conta e tem objetivas intercambiáveis, assim como a mamiya 7, só que custa a metade.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #34 Online: 21 de Dezembro de 2015, 11:04:31
Já, a Plaubel 67 e a 67W. Muuuuito legal, mas cara pra $%ˆ#$#^ !!
Melhor comprar uma mamiya 7 ou uma Fuji GF670
Das 3, a Fuji é a mais em conta e tem objetivas intercambiáveis, assim como a mamiya 7, só que custa a metade.
Pois é...é que fui com a cara da Plaubel.  :D

Achei ela meiguinha e bem facil de carregar. :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #35 Online: 21 de Dezembro de 2015, 13:55:51
Inclusive, aproveitando. Deu uma apertada aqui e acho que vou vender minha Rollei, lente Carl Zeiss Tessar 3.5, TOTALMENTE revisada e restaurada no Sr Célio da Trentini
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #36 Online: 11 de Janeiro de 2016, 11:19:53
Não gosto muito das 6x7, a proporção do formato não me agrada. É um tiquinho maior que o 6x6 e menor que o 6x9 que mantém a proporçao de 3:2. O 6x 4.5 faz muito sentido porque é o meio quadro do 6x9 e as câmeras são muito menores.

Para portabilidade, as 6x4.5 e 6x6 são imbatíveis e tem muita coisa barata no mercado (leia-se ebay). Desde TLRs como as Yashicas, Rolleis, Seagulls, passando por folders até as rangefinders como as Fujis.

As Agfas 6x6 e 6x9 como as Isolettes e as Voigtlanders são muito baratas e se bem usadas, excepcionais. Com a vantagem de caberem no bolso, literalmente.


A C330 é uma baita câmera para estúdio mas horrenda para carregar por ai. É grande e bem pesada, e se vocÊ for usar a tele de 250mm dela, não dá para segurar na mão.

Mas eu não gosto das Hassel nem das Bronicas. As Hassel são muito frescas e se você der uma bobeada ela trava e dá um bom trabalho para destravar. As Bronicas são meio vagabas (quebram muito), tipo uma Hassel de pobre.

Estou quase fechando negócio numa Isolette II, para brincar um pouco. porém nunca utilizei médio formato em fole... :no:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 11 de Janeiro de 2016, 13:37:46
Estou quase fechando negócio numa Isolette II, para brincar um pouco. porém nunca utilizei médio formato em fole... :no:

Não tem mistério. Verifique se o fole está ok e se a parte da frente que tem o obturador e a lente não está desalinhada em relação ao corpo.


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #38 Online: 11 de Janeiro de 2016, 13:44:14
Estou quase fechando negócio numa Isolette II, para brincar um pouco. porém nunca utilizei médio formato em fole... :no:

Eu tenho uma Voightlander Bessa de 1939 , fole ,lente Skopar 105 mm. Ela é uma 6 x 9 , legal o formato,  pena que em 6 x 9 cada filme da para 08 fotos. Mas acho que compensa , da para tirar 08 belas fotografias.
Se ficar com Isolette ,depois posta fotos.

Abraço.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 11 de Janeiro de 2016, 13:47:57
Eu tenho uma Voightlander Bessa de 1939 , fole ,lente Skopar 105 mm. Ela é uma 6 x 9 , legal o formato,  pena que em 6 x 9 cada filme da para 08 fotos. Mas acho que compensa , da para tirar 08 belas fotografias.
Se ficar com Isolette ,depois posta fotos.

Abraço.


Existe uma Bessa 6x9 com a Apo-Lanthar, mas não queira saber o preço !


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #40 Online: 11 de Janeiro de 2016, 14:10:51
Eu tenho uma Voightlander Bessa de 1939 , fole ,lente Skopar 105 mm. Ela é uma 6 x 9 , legal o formato,  pena que em 6 x 9 cada filme da para 08 fotos. Mas acho que compensa , da para tirar 08 belas fotografias.
Se ficar com Isolette ,depois posta fotos.

Abraço.

Fala Marcelo, tudo bem? Sumido...KKK. Linda câmera essa sua hein...Tem fotos com ela? E aí...continua fotografando ainda? Então cara, estava pesquisando aqui e vi que a qualidade de fotos é demais. São lindas.  :ok:


Talvez fique com a Isolette ou com uma Agfa Billy Record. A Isolette iria comprar, mas a Agfa acabou de me aparecer em uma troca, ou seja. não vou gastar nada...hehehe. Vamos ver como as coisas vão andar. Posto notícias tão logo feche algum dos 2 negócios.
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #41 Online: 11 de Janeiro de 2016, 14:13:03
Não tem mistério. Verifique se o fole está ok e se a parte da frente que tem o obturador e a lente não está desalinhada em relação ao corpo.

Obrigado. Quanto a verificação tenho ciência de como ver o estado da câmera e tal. Minha maior dúvida é que elas não tem telêmetro pelo que vi...então não sei como focar e etc.
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #42 Online: 11 de Janeiro de 2016, 14:13:43

Existe uma Bessa 6x9 com a Apo-Lanthar, mas não queira saber o preço !

Com certeza , valem muito !  As Lentes Apo-Lanthar são raras. Devem ter poucas Bessas com essas lentes.
E quem tem se for vender pede o que quer.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #43 Online: 11 de Janeiro de 2016, 14:20:04

Existe uma Bessa 6x9 com a Apo-Lanthar, mas não queira saber o preço !

Achei uma de R$ 33.000 no eBay...KKKKK
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #44 Online: 11 de Janeiro de 2016, 16:53:34
Achei uma de R$ 33.000 no eBay...KKKKK

Se estiverem boas, a média é de 2000-2500 dólares rsrs