Autor Tópico: Mamiya Rb 67 x Pentax 67  (Lida 16042 vezes)

Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #60 Online: 14 de Janeiro de 2016, 11:17:27
Deu uma olhada no manual , são belas câmeras , essas já são muito mais modernas que a minha. Tem visor na câmera , obturador em cima como nas modernas a minha é de 1939, hehehe , e um pouco diferente , obturador é uma alavanca que fica do lado da lente , legal se você pegar uma dessas , sabe que o prazer que eu tenho quando fotografo com a Voightlander é imenso. Não tem preço você disparar,  escutar o obturador dessas câmeras, hehe ,  depois quando revela e ver,  sai umas baitas fotos , as vezes não sai, mas quando acerta, hehe não tem preço.

Está usando fotômetro? Estou querendo adquirir também um fotômetro de mão, analógico, calibradinho e tal. Muita gente com quem converso acha antiquado e que não é totalmente necessário, mas acho necessário, tem a regra Sunny 16, mas acho o fotômetro necessário por causa da precisão, ainda mais se for fotografar em cromo e tal. Qual a opinião de vocês?
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #61 Online: 14 de Janeiro de 2016, 13:55:43
joabe,

estou testando 2 aplicativos pra celular gratuitos q fazem fotometria. comparando com minha nikon, os resultadoa foram bastante precisos... acho q pra uso geral e amador, deve ser a melhor solução.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #62 Online: 14 de Janeiro de 2016, 14:56:40
Está usando fotômetro? Estou querendo adquirir também um fotômetro de mão, analógico, calibradinho e tal. Muita gente com quem converso acha antiquado e que não é totalmente necessário, mas acho necessário, tem a regra Sunny 16, mas acho o fotômetro necessário por causa da precisão, ainda mais se for fotografar em cromo e tal. Qual a opinião de vocês?


Depende do filme que você for usar. Filme negativo P&B tipo o Tri-X ou o T-Max não são assim tão exigentes em termos de exatidão da fotometria. Dá para usar uma tabela de exposições em condições normais. Mas não pode deixar de compensar os fatores dos filtros !!

Mas se usar filme positivo, o buraco é muito mais embaixo. Filmes como o Velvia-50 são problemáticos mesmo com um ponto para cima ou para baixo de erro na exposição. Com filmes assim o fotômetro é indispensável, ainda mais pelo preço do filme e pela pouca quantidade de fotos por filme em câmeras de médio formato.

Esses aplicativos para celular só medem a luz bem em níveis altos ou médios. Para noturnas e níveis baixos vai precisar de um BOM fotômetro.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2016, 14:57:56 por AFShalders »


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #63 Online: 14 de Janeiro de 2016, 16:08:19
Não sou fã dessas Nettar/ax. São muito antigas e quase sempre tem problemas
Se for de Zeiss vá de Ikonta.

Entre a Isolette II e Ikonta 521/2?  :fight:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #64 Online: 14 de Janeiro de 2016, 16:08:44
joabe,

estou testando 2 aplicativos pra celular gratuitos q fazem fotometria. comparando com minha nikon, os resultadoa foram bastante precisos... acho q pra uso geral e amador, deve ser a melhor solução.

Você está usando em Android? Quais são os aplicativos? Abraço
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #65 Online: 14 de Janeiro de 2016, 16:09:44

Depende do filme que você for usar. Filme negativo P&B tipo o Tri-X ou o T-Max não são assim tão exigentes em termos de exatidão da fotometria. Dá para usar uma tabela de exposições em condições normais. Mas não pode deixar de compensar os fatores dos filtros !!

Mas se usar filme positivo, o buraco é muito mais embaixo. Filmes como o Velvia-50 são problemáticos mesmo com um ponto para cima ou para baixo de erro na exposição. Com filmes assim o fotômetro é indispensável, ainda mais pelo preço do filme e pela pouca quantidade de fotos por filme em câmeras de médio formato.

Esses aplicativos para celular só medem a luz bem em níveis altos ou médios. Para noturnas e níveis baixos vai precisar de um BOM fotômetro.

Então, estou pensando em adquirir um justamente porque quero brincar um pouco com cromo...acho demais
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #66 Online: 19 de Janeiro de 2016, 00:08:48
Entre a Isolette II e Ikonta 521/2?  :fight:


A Zeiss.
A Isolete II é uma versão simplificada da Isolette. A Isolette (I) tem telemetro.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #67 Online: 19 de Janeiro de 2016, 10:13:33

A Zeiss.
A Isolete II é uma versão simplificada da Isolette. A Isolette (I) tem telemetro.

Caraca...na minha inocência achei que a Isolette II fosse mais avançada. Tenho uma Zeiss Ijonta mas está detonada, travada, fole bem furado. Nem compensa eu mexer nela.
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #68 Online: 22 de Janeiro de 2016, 08:23:48

A Zeiss.
A Isolete II é uma versão simplificada da Isolette. A Isolette (I) tem telemetro.

Acho que é a Isolette III que tem telêmetro, não é? Estava pesquisando aqui e só achei essa informação para a III...
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #69 Online: 22 de Janeiro de 2016, 13:14:59
Acho que é a Isolette III que tem telêmetro, não é? Estava pesquisando aqui e só achei essa informação para a III...


Pois é me enganei.
Eu tenho uma Isolette III que tem telêmetro... Aliás tive duas.

http://oldgoodlight.blogspot.com.br/2015/11/agfa-isolette.html
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2016, 13:19:41 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #70 Online: 22 de Janeiro de 2016, 13:21:29

A Zeiss.
A Isolete II é uma versão simplificada da Isolette. A Isolette (I) tem telemetro.

Viajei na maionese. A III que tem telemetro.

A versão simplificada é a Isolette V, que é basicamente a Isolette I
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2016, 13:24:22 por AFShalders »


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #71 Online: 22 de Janeiro de 2016, 13:33:46
Viajei na maionese. A III que tem telemetro.

A versão simplificada é a Isolette V, que é basicamente a Isolette I

Haha...normal....não tinha visto seu site ainda...muto bacana.... :ok:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #72 Online: 22 de Janeiro de 2016, 16:09:01
Haha...normal....não tinha visto seu site ainda...muto bacana.... :ok:

Obrigado. Esse site está bem simplificado, o antigo tinha muita coisa mas cansei dele.

Eu me perdi, tive um monte de Agfas, são muito parecidas no aspecto externo. São boas câmeras, baratas se comparadas com as Zeiss. Só que a mecânica delas, não considerando o obturador que é fabricado por terceiros, é bem, digamos, mais ou menos... Os foles das Agfas são horríveis, o material racha nos cantos. As Zeiss são as mais bem feitas, depois delas as Voigtlanders.

Mas isso não quer dizer que as Agfas sejam ruins, apesar disso são ótimas câmeras, principalmente as com objetiva Solinar e Apotar com a combinação de obturador Syncro Compur, com todas as velocidades de 1s a 1/500s