Autor Tópico: Dúvida, RX100M3 vs GF7  (Lida 2485 vezes)

Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Junho de 2015, 18:14:15
Fala aê turma, beleza?!

Bom, chegou o momento de substituir a minha amada camerinha, uma Canon S90, pois estou sentindo falta de uma qualidade melhor na imagem final e de agilidade/praticidade no manuseio da mesma.

A princípio preciso de uma câmera leve e compacta para carregar no dia a dia, porém não é necessário nada tão minúsculo quanto a S90, abro mão disso se a qualidade de imagem e manuseio compensar a diferença. Estava decidido a pegar uma Sony RX100M3, mas com o lançamento da Panasonic GF7 acabei ficando confuso.
A dúvida na escolha está entre a qualidade das lentes, considerando a lente kit da Panasonic, e a velocidade/agilidade/praticidade de manuseio entre elas. E agora?

Gostaria da ajuda de vocês para me decidir na escolha, lembrando que sugestões são sempre bem-vindas!

Obrigado pela atenção, desde já! :ok:
Alexandre Paradela


rapha042385

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2015, 20:37:58
Estou em uma dúvida parecida, porém estou em dúvidas entre a RX100M3 e LX100


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2015, 11:00:24
Pra te responder isto precisaria ter usado as duas, o que não fiz. Tenho a Sony RX-100, a primeira da série, e posso te assegurar que a câmera é fabulosa. A RX-100 III então, nem se fala. A lente que já era boa, ficou ainda melhor. Ela tem um belo sensor de 1 polegada, todos os comandos manuais, mas também o verdinho quando quiser, fotografa em RAW e Jpeg, o que é um grande diferencial, tem um flash embutido bastante competente e ainda pode ser rebatido pra cima e é portátil de verdade. Você leva no bolso da sua calça jeans, na boa. Não é tão minúscula como a S90, mas é compacta de verdade e você poderá utiliza-la em qualquer situação, sem constrangimento, além de ter um mercado já consolidado para eventual revenda.

Agora espere alguem falar da GF7.

Abs
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2015, 11:59:11
Lá vai meu pitaco: não uso câmera sem visor (viewfinder), portanto já descartaria a GF7 por conta disso. Mas posso falar sobre a Sony, que usei bastante.

Vendi a minha RX100 mk3 recentemente pq, embora a portabilidade e os recursos a tornassem fantástica, a imagem final era inferior às obtidas com sensor m4/3 atual. Em dias claros tudo bem, mas a luz baixou o tratamento do ruído fazia com que detalhes fossem perdidos. Cheguei à conclusão que se o problema era carregar no bolso o iPhone satisfazia, e optei por ficar com a Olympus E-M10. Tchau Sony, pois passo mais tempo olhando as fotos do que fazendo-as na câmera.

Assim, se usabilidade e portabilidade forem fundamentais, RX. Se imagem sob condições de luz menos favoráveis, uma Pana ou Olympus com viewfinder, em minha opinião. :ok:
« Última modificação: 20 de Junho de 2015, 11:59:48 por efilho »


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2015, 22:52:01
Muito obrigado Diogenes e EFilho, a opinião de vocês ajudou muito! :ok:

Na verdade, eu já estava tendendo para o lado da Panasonic e com o relato do Efilho, isso só veio a reforçar ainda mais a minha escolha pela GF7.Apesar de não contar com viewfinder eu não me incomodo, pois para isso conto com a 6D, minha câmera principal.

Essa segunda câmera será para o dia a dia mesmo, nada muito sério, apenas para não perder algum momento/cena interessante do cotidiano... E, uma coisa que eu não havia comentado anteriormente, nessa segunda câmera é necessário o LCD móvel, pois assim poderei fazer selfie e exercitar o meu lado narcisista em passeios e viagens com a minha esposa, logo a LX100, por exemplo, está fora de cogitação, apesar de ser uma baita câmera.

Agradeço mais uma vez a opinião de vocês e espero que apareça mais gente por aqui dando “pitaco”! (rs)

Abs.
Alexandre Paradela


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2015, 23:24:21
Estou em uma dúvida parecida, porém estou em dúvidas entre a RX100M3 e LX100


Rapha no seu caso eu iria de LX100, a princípio.
Você teria que avaliar a portabilidade, pois a mesma é maior, mais pesada e ainda há a protuberância da lente fixa e do viewfinder, isso acaba deixando-a muito volumosa.
Mas tirando isso, você estará com uma p*** câmera nas mãos, a qualidade de imagem dela acaba compensando esse “transtorno” à mais!  ;)
Alexandre Paradela


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2015, 16:00:52
Lá vai meu pitaco: não uso câmera sem visor (viewfinder), portanto já descartaria a GF7 por conta disso. Mas posso falar sobre a Sony, que usei bastante.

Vendi a minha RX100 mk3 recentemente pq, embora a portabilidade e os recursos a tornassem fantástica, a imagem final era inferior às obtidas com sensor m4/3 atual. Em dias claros tudo bem, mas a luz baixou o tratamento do ruído fazia com que detalhes fossem perdidos. Cheguei à conclusão que se o problema era carregar no bolso o iPhone satisfazia, e optei por ficar com a Olympus E-M10. Tchau Sony, pois passo mais tempo olhando as fotos do que fazendo-as na câmera.

Assim, se usabilidade e portabilidade forem fundamentais, RX. Se imagem sob condições de luz menos favoráveis, uma Pana ou Olympus com viewfinder, em minha opinião. :ok:

O que houve e.filho para tamanha mudança de opinião?

Aqui você fez um review pessoal e exaltou as qualidades da RX-100 III e concluiu dizendo:

excelente imagem em boa luz, absolutamente portátil nas saídas à noite ou qdo vc não queria dar na pinta de turista, e os selfies mais bacanas que já fiz e vídeo com estabilização excelente...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=104609.0

Já aqui voce fez seu comentário numa lista de compactas de alto desempenho, feita pelo colega Vinicius. Seu comentário foi:

Câmera de bolso de alto desempenho tem que incluir a série Sony RX100, especialmente a RX100 mk3... Mas o preço é elevado, justamente por ser isso tudo, com visor EVF pop-up, estabilização em 5 eixos (inclusive em vídeo), sensor de 1", a maioria dos recursos das NEX e lente 24-70 equivalente Zeiss bem luminosa... Tamanho de um maço de cigarros...  :)

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=104948.20

Porque mudou de opinião?
« Última modificação: 24 de Junho de 2015, 16:01:51 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2015, 16:48:19
O que houve e.filho para tamanha mudança de opinião?
.... excelente imagem em boa luz...
....Câmera de bolso de alto desempenho tem que incluir a série Sony RX100, especialmente a RX100 mk3
...Porque mudou de opinião?

Não houve mudança de opinião, Diogenes, se vc ler os posts novamente verá que em nenhum momento eu falei que a RX100 era melhor do que nenhuma outra, mas sim que ela oferecia "excelente imagem" e "alto desempenho". Continua oferecendo, quem precisa de algo bem compacto, nada supera a Sony RX100/3. Entretanto, nunca um sensor de 1" vai proporcionar imagem superior a um sensor maior, claro. Daí ela foi embora, pois a portabilidade se revelou algo não muito importante para mim...  :ok:


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2015, 17:52:35
Não houve mudança de opinião, Diogenes, se vc ler os posts novamente verá que em nenhum momento eu falei que a RX100 era melhor do que nenhuma outra, mas sim que ela oferecia "excelente imagem" e "alto desempenho". Continua oferecendo, quem precisa de algo bem compacto, nada supera a Sony RX100/3. Entretanto, nunca um sensor de 1" vai proporcionar imagem superior a um sensor maior, claro. Daí ela foi embora, pois a portabilidade se revelou algo não muito importante para mim...  :ok:

Entendido.

Minha pergunta se deu porque meu filho irá pra NY semana que vem, e me perguntou sobre a Sony, já que eu tenho a primeira versão. Eu lhe disse que estava absolutamente satisfeito, mas que havia um novo modelo disponível, que é exatamente a RX-100 III. Ao verificar os reviews dela na B&H entretanto, vi que há vários negativos e fiquei apreensivo em recomendar. Será que é por isto que tão pouco tempo depois da RX-100 III, já estariam lançando a RX-100 IV? Não sei, mas quando comprei a minha praticamente não haviam reviews negativos. Sei lá.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2015, 18:40:07
...Ao verificar os reviews dela na B&H entretanto, vi que há vários negativos...

"Negativo de gringo", Diogenes: são opiniões de gente com níveis de consumo e disponibilidade de produtos tão elevados que descambam para um eterno exercício de procurar cabelo em ovo. Eles estão sempre insatisfeitos, sempre reclamando de detalhes que fazem a festa dos executivos das empresas de produtos de consumo. Eu simplesmente a vendi porque minha E-M10 oferece uma imagem mais detalhada e com menos ruído, daí não ter necessidade de ficar com as duas.

Em minha opinião, Sony é uma "desbravadora de tecnologias", portanto precisa oferecer seus componentes avançados em novos produtos todos os anos. A RX100 mk4, em minha opinião, é parte dessa necessidade de estar sempre se colocando na vanguarda da tecnologia, e não pq o consumidor americano está insatisfeito com o produto.

Aliás, as diferenças entre sua RX100 e a minha (ex-) Mk3 são, na prática, o visor eletrônico e a tela LCD que rebate 180 graus para selfies.  :ok:
« Última modificação: 24 de Junho de 2015, 18:40:55 por efilho »


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2015, 18:57:02
"Negativo de gringo", Diogenes: são opiniões de gente com níveis de consumo e disponibilidade de produtos tão elevados que descambam para um eterno exercício de procurar cabelo em ovo. Eles estão sempre insatisfeitos, sempre reclamando de detalhes que fazem a festa dos executivos das empresas de produtos de consumo. Eu simplesmente a vendi porque minha E-M10 oferece uma imagem mais detalhada e com menos ruído, daí não ter necessidade de ficar com as duas.

Em minha opinião, Sony é uma "desbravadora de tecnologias", portanto precisa oferecer seus componentes avançados em novos produtos todos os anos. A RX100 mk4, em minha opinião, é parte dessa necessidade de estar sempre se colocando na vanguarda da tecnologia, e não pq o consumidor americano está insatisfeito com o produto.

Aliás, as diferenças entre sua RX100 e a minha (ex-) Mk3 são, na prática, o visor eletrônico e a tela LCD que rebate 180 graus para selfies.  :ok:

Poder ser, mas a maioria deles fala em fragilidade da câmera, coisa que não sinto na minha. Claro, é uma compacta de verdade. Já coloquei nos bolsos das calças, inclusive bolsos traseiros, emprestei a meu filho em sua lua de mel e ele fez o diabo com ela em praias na Grecia, Turquia, Italia, etc e a pequena notável se comportou como uma lady. Fiz uma viagem a China e Japão só com ela e a danada continua firme e forte. Sinceramente? Não vejo fragilidade alguma. Um deles chegou a dizer que a câmera não podia ver ar de praia... :no:

A sua é uma destas?
http://www.bhphotovideo.com/c/product/1026111-REG/olympus_v207020bu000_om_d_e_m10_mirrorless_micro.html

Com qual lente?
« Última modificação: 24 de Junho de 2015, 19:05:52 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2015, 22:17:10
Pois é, a minha também não tinha nada de frágil se eu a usasse normalmente, tal como a sua. Eu leio essas opiniões de blog, fórum etc. e dou a elas peso 1 em 10 na hora de decidir, pois dependem de experiências individuais completamente isentas de responsabilidade.  ;)

A minha é essa mesmo, com 60 Macro, 40-150, 75-300 e 12-40 Pro, todas Olympus.  :ok:



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2015, 11:25:36
Pois é, a minha também não tinha nada de frágil se eu a usasse normalmente, tal como a sua. Eu leio essas opiniões de blog, fórum etc. e dou a elas peso 1 em 10 na hora de decidir, pois dependem de experiências individuais completamente isentas de responsabilidade.  ;)

A minha é essa mesmo, com 60 Macro, 40-150, 75-300 e 12-40 Pro, todas Olympus.  :ok:

Minha próxima lente do sistema provavelmente será a oly 75-300. A 12-40 pro, quem sabe um dia...  :D