Autor Tópico: Compacta ou DSLR?  (Lida 3585 vezes)

Mahh_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 19 de Junho de 2015, 18:29:49
Olá gente. Primeiramente, desculpem-me se este não for o local correto para essa dúvida, por favor me informem o local correto ou movam o post.

Minha intenção é ter uma câmera pra levar em viagens, por isso pensei em compacta por ser pequena e leve. Não busco imagens excepcionais, também não pretendo revelar fotos, e pretendo usar em modo automático mesmo.
Não sei muito sobre configurações de modo manual, então não sei se estou errada, mas na minha cabeça "perde-se" tempo nessa configuração, e fico com medo de perder de tirar fotos em momentos de pressa.
Pois bem, tendo isso em mente, pensei na Samsung wb380f.
Mas numa conversa com uma amiga, a mesma indicou que comprasse uma DSLR e ao explicar os motivos que eu queria a compacta, ela disse que as DSLR também tem modo automático com imagens maravilhosas.

Gosto de fotografia? Sim. Tenho vontade de aprender? Sim.
Poderia até abrir mão do tamanho e peso da câmera. Mas, o medo é acabar deixando de lado e ter gasto dinheiro comprando uma "Ferrari" enquanto minha necessidade era de apenas um "Fusca".
Minha linha de pensamento está correta? Ou devo ponderar sobre uma DSLR?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2015, 18:46:08
Tem duas coisas aí que estão batendo de frente: "vontade de aprender - sim" e "pretendo usar em modo automático". Se tem vontade de aprender, vai ter que usar modo manual em algum momento.
Pelas suas palavras, acho que DSLR vai ser jogar dinheiro fora mesmo, a não ser que vc REALMENTE tenha vontade de APRENDER, o que envolve conhecer fundamentos básicos da fotografia e utilização do modo manual para aplicar esse conhecimento.
« Última modificação: 19 de Junho de 2015, 18:46:55 por Helena Bsb »


Alexandre Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 489
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2015, 18:46:18
Pense numa mirrorless... tenho uma Samsung NX3000, que possui uma qualidade de imagem bastante boa, com peso reduzido, e não é tão cara quanto uma DSLR.
Alexandre Rodrigues


Mahh_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2015, 19:14:31
Helena.
Tenho apenas câmeras compactas, e as utilizo em modo automático.
Vontade de aprender eu até tenho, porém, como disse, o medo é acabar deixando de lado e continuar a "me encostar no barranco" e usar modo automático por ser mais "confortável".
Eu estava com a certeza de que comprar uma DSLR pra acabar usando apenas modo automático, é a mesma coisa que jogar dinheiro no lixo. No entanto, minha amiga insiste que estou errada, e essa discussão acabou por gerar essa dúvida.
Mas vc destacou pontos importantes que realmente não estavam batendo. Às vezes precisamos de uma terceira pessoa pra analisar a situação por fora e nos dar algo coerente.
Vou comprar minha compacta e ser feliz!
Obrigada!


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2015, 20:49:13
Na minha opinião há principalmente 2 coisas importantes em fotografar:
1) Ter aquele "olhar" para ver a oportunidade de capturar uma boa composição/situação
2) Conseguir capturar o que você viu

Se consegue capturar o que viu de especial em uma compacta no modo automático, siga em frente com a compacta nessa viagem, caso contrário pense em uma DSLR, Mirrorless ou uma compacta avançada que permita ajustes manuais. É o que acho :ok:
« Última modificação: 19 de Junho de 2015, 20:51:15 por ckuwajima »


rapha042385

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #5 Online: 19 de Junho de 2015, 21:53:59
Qual é o seu orçamento?


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2015, 22:57:25
Pense numa mirrorless... tenho uma Samsung NX3000, que possui uma qualidade de imagem bastante boa, com peso reduzido, e não é tão cara quanto uma DSLR.

2x

Uma mirroless seria uma boa pedida, já pesquisou sobre essa categoria?
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2015, 00:20:26
DSLRs tem três características cruciais que, pra mim, são determinantes na escolha dessa categoria:

1- A presença do espelho. É justamente isso que define uma DSLR. Vc quer o viewfinder ou vai fotografar pela tela LCD?
Se quer o viewfinder pode pensar em DSLR. Se vai fotografar pelo LCD, esqueça DSLR, pois ela absolutamente foi projetada para fotografar pelo viewfinder.

2- A DSLR tem um corpo um pouco mais robusto (e quanto mais avançada for, a tendência é ficar mais robusta), perde-se em portabilidade mas ganha-se em controles e comandos no corpo para configurar a câmera. Vai fotografar no manual?
Vc quer mesmo perder portabilidade pra ganhar botões e discos no corpo que vc não usará? Se vai fotografar no manual, DSLR são projetadas justamente para troca mais rápidas de configurações. Se vai fotografar no automático, recomendo um corpo com menos botões e mais portátil.

3- DSLRs costumam ter sensores maiores, que dão mais qualidades. Mas isso não é exclusividade delas. As mirrorless também oferecem sensores tão bons quanto os da DSLR, e são menores. Já pensou no sistema M4/3? Excelente combinação de qualidade e portabilidade.

Nem citei o fato que DSLRs trocam de lentes. Vc pretende comprar novas lentes?


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2015, 10:54:44
Helena.
Tenho apenas câmeras compactas, e as utilizo em modo automático.
Vontade de aprender eu até tenho, porém, como disse, o medo é acabar deixando de lado e continuar a "me encostar no barranco" e usar modo automático por ser mais "confortável".
Eu estava com a certeza de que comprar uma DSLR pra acabar usando apenas modo automático, é a mesma coisa que jogar dinheiro no lixo. No entanto, minha amiga insiste que estou errada, e essa discussão acabou por gerar essa dúvida.
Mas vc destacou pontos importantes que realmente não estavam batendo. Às vezes precisamos de uma terceira pessoa pra analisar a situação por fora e nos dar algo coerente.
Vou comprar minha compacta e ser feliz!
Obrigada!

Mahh, na minha opinião Helena definiu bem aí em cima. Pelo seu perfil o que nos pareceu é que você até gostaria de conhecer um pouco mais de fotografia, mas isto requereria tempo, dedicação, algum dinheiro em certos momentos, e blablabla. O que nos parece é que voce vai acabar mesmo ficando na zona de conforto e fotografando no automático, o que não é ruim. Você vai tirar fotos incríveis no automático. Não tem essa que pra tirar fotos boas, só usando os modos manuais. O que você precisa, mesmo usando a camera no automático, é uma boa camera, ou o que usa-se chamar de compactas premiun. Elas tem um sensor bem maior que as compactas comuns, que é exatamente o local onde a imagem será registrada. Procure aqui no forum mesmo que você encontrará post com várias marcas e modelos de compactas, para todos os bolsos.

Eu tenho uma Sony RX-100, da primeira geração, que custa novinha lá na BH US$ 498. É espetacular.
« Última modificação: 20 de Junho de 2015, 10:55:32 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2015, 13:58:17
Mahh, na minha opinião Helena definiu bem aí em cima. Pelo seu perfil o que nos pareceu é que você até gostaria de conhecer um pouco mais de fotografia, mas isto requereria tempo, dedicação, algum dinheiro em certos momentos, e blablabla. O que nos parece é que voce vai acabar mesmo ficando na zona de conforto e fotografando no automático, o que não é ruim. Você vai tirar fotos incríveis no automático. Não tem essa que pra tirar fotos boas, só usando os modos manuais. O que você precisa, mesmo usando a camera no automático, é uma boa camera, ou o que usa-se chamar de compactas premiun. Elas tem um sensor bem maior que as compactas comuns, que é exatamente o local onde a imagem será registrada. Procure aqui no forum mesmo que você encontrará post com várias marcas e modelos de compactas, para todos os bolsos.

Eu tenho uma Sony RX-100, da primeira geração, que custa novinha lá na BH US$ 498. É espetacular.

Sem falar que com uma compacta premium dessas vc também pode aprender a usar o modo manual, e depois sim pensar numa DSLR...
Eu tenho uma Sony RX100mk3 e uma G1X da Canon e elas são Show!!!!  Aposto nelas !!!!


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2015, 14:38:26
Quando comprei a minha primeira câmera "melhorzinha", comecei no automático também, afinal, não queria perder momentos com uma regulagem errada. Com o tempo percebe-se que o automático "não é tão bom assim" e meio "burro". Você acaba perdendo fotos pois a câmera não "entende" o que você queria. Neste momento recorre-se aos modos automáticos "configuráveis", os modos de prioridade de abertura e velocidade, para colocar um pouco mais de controle. No final, com a experiencia, você naturalmente passa para o manual. Hoje eu utilizo 90% no manual, mas, em certas situações onde a variação de iluminação é grande e a foto tem que ser tirada rapidamente (sem "segunda chance" para testar), acabo usando os modos de prioridade para garantir. Já quanto ao tipo de câmera, uma DSLR vai ter mais recursos e possibilidades futuras, porém seu tamanho pode incomodar um pouco. Já uma compacta avançada é mais portátil, mas com qualidade um pouco inferior (principalmente com menor luminosidade). Se optar por este segundo tipo, escolha um modelo que permita regulagens manuais (ou pelo menos os modos de prioridade de abertura/velocidade) com certa facilidade, afinal se tiver que entrar em vários menus para configurar qualquer coisa, você acaba desistindo e utilizando o automático mesmo. O importante é que nos dois casos da para estudar e aprender bastante coisa.
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 14:39:48 por Leo P »


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2015, 22:54:45
Eu tenho uma DSLR, uma Mirrorless e várias compactas. Tenho utilizado mais a minha ultra-compacta Sony DSC-WX50, que paguei R$ 200,00, e que tem me atendido satisfatoriamente. Para viagem e uso no dia-a-dia, não tem coisa melhor do que uma compacta, principalmente pela portabilidade. Várias fotos tiradas com ela (WX50) estão na minha página do Flickr, aí embaixo, na minha assinatura.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2015, 08:13:55
Mirrorless
Muito melhor que as compactas, não tão grandes como as dslr, tem modo automático e manual.
Muda um pouco do segmento de compacta e te dá umbrinquedo novo, curioso, agradável e com custo relativamente baixo.
Tem sony nex e nikon Sistema 1 com excelente custo beneficio.
D200


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2015, 21:01:01
Vou pegar carona. Tenho uma 70D, uma NEX-F3 e uma Pana FZ40.

Gosto de fotografar pássaros, insetos e paisagens.

Para pássaros, minha maior tele é a 55-250mm, quem em APS-C dá 400mm. Estive pensando em comprar uma Sigma 150-500mm, porém o preço e o peso dela são salgados. Mas com ela eu teria praticamente 800mm na distância máxima.

A FZ40 acho bem lenta, então estou pensando em pegar uma superzoom mais atual e vendê-la no ML.

Pensei na FZ70 ou na SX50 (usadas de preferência). Seria negócio pegar uma superzom dessas para fotografar pássaros?

Depois que vi as fotos desse cara a dúvida em pegar uma SX50 ficou grande:

http://tonybritton.smugmug.com/Other/Canon-SX50-HS/i-4x6JMHm

Difícil vai ser conseguir resultados próximos aos dele :hysterical:
Assunto não é sujeito.


Mahh_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2015, 08:10:32
Pessoal, obrigada pelas respostas.
Leo P, vc entendeu bem o que eu quis dizer com momentos de pressa.
A última viagem que fiz, acabei dando preferência para as excursões oferecidas pela empresa, já que não conhecia os locais e iria passar por vários diferentes, e esse é um exemplo do que falo de precisar de pressa e não ter segunda chance. Tem os momentos livres pra tirar as fotos, é claro, mas em lugares novos eu fico eufórica e me sinto o Jim Carey fazendo o photo jogging no filme Sim, Senhor... rs
Enfim, eu pesquisei os valores das opções que o pessoal mencionou. As compactas premium (Canon G1X achei R$2.300,00 e Sony RX100mk3 só vi no bh por quase $800) acho que essas acabam saindo bem mais caras que a Samsung NX3000 que encontrei por R$1.200 com a lente 16-50mm. E ainda consigo comprar mais lentes até chegar aos R$2.300. Vi que o pessoal elogia bem e ela também tem controles manuais.
Será que essa NX3000 precisa entrar em milhares de menus para mexer nos controles manuais? Pq isso desanima, se for esse o caso aí realmente vou preferir uma compacta normalzinha mesmo