Autor Tópico: Bower 8mm em longa exposição  (Lida 2031 vezes)

Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Online: 21 de Junho de 2015, 20:05:55
Caros colegas, como estão?

Gostaria da opinião de vocês sobre algo que me chamou a atenção na minha última aquisição, uma Bower 8mm f3.5 fisheye.

Ao fazer fotos de longa exposição noturnas utilizando a abertura máxima da lente (f3.5), parte da paisagem ficou desfocada (ver exemplo abaixo):
https://onedrive.live.com/redir?resid=8E1B064FA0694787!788&authkey=!AE0lxPDHThHPdvU&v=3&ithint=photo%2cJPG

Em várias fotos que tirei (sempre usando foco infinito), a terra ficava desfocada mas o céu ficava nítido. Creio que isso seja causado pela profundidade de campo pequena devido a abertura f3.5, mas achei estranho que a minha 18-55mm em f2.8 deixaria toda a imagem nítida.

Será que isso é uma característica dessa Bower? Seria uma pena visto que é inviável usar aberturas menores para astrofotografia, e pela distância focal essa objetiva é muito boa para fotos desse tipo.
« Última modificação: 21 de Junho de 2015, 21:44:47 por Pope »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2015, 07:57:58
estranho porque lente fisheye tem grande profundidade de campo mesmo em grande aberturas.

Como as luzes que borraram são as da cidade, que são mais fortes, isso pode ser tremida na câmera em algum momento da exposição (provavelmente na hora do clique), estabilizador ligado (mas essa lente acho que não possui), vento leve em tripé que não tem estabilização boa, etc...

Experimente acionar o bloqueio de espelho da câmera, fotografar com temporizador e colocar peso no tripé pra evitar vento..

Vai ter que tentar fazer outras aí pra tentar descobrir o motivo.


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2015, 09:02:39
tenho uma similar pro sistema fuji e nunca precisei nem utilizar os aditivos de foco manual com ela, tamanha a prof de campo..  :ok:


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2015, 15:13:08
Tenho essa lente, é ótima, mas use ela com pequenas aberturas, o sweet spot dela é em f8, f11, em f3.5 é bem soft


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2015, 20:17:23
estranho porque lente fisheye tem grande profundidade de campo mesmo em grande aberturas.

Como as luzes que borraram são as da cidade, que são mais fortes, isso pode ser tremida na câmera em algum momento da exposição (provavelmente na hora do clique), estabilizador ligado (mas essa lente acho que não possui), vento leve em tripé que não tem estabilização boa, etc...

Experimente acionar o bloqueio de espelho da câmera, fotografar com temporizador e colocar peso no tripé pra evitar vento..

Vai ter que tentar fazer outras aí pra tentar descobrir o motivo.

Pois é, fiz tudo o que você disse... tinha bastante vento na hora, mas acho que se fosse esse o problema, o céu também ficaria desfocado, não?


Tenho essa lente, é ótima, mas use ela com pequenas aberturas, o sweet spot dela é em f8, f11, em f3.5 é bem soft

O problema é que f8 é fechado demais para longa exposição noturna...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2015, 20:29:54
Pois é, fiz tudo o que você disse... tinha bastante vento na hora, mas acho que se fosse esse o problema, o céu também ficaria desfocado, não?

talvez não, pois como a luz das estrelas é bem fraca, uma tremida em algum momento da exposição poderia não afetar.. mas claro, se ficasse tremendo o tempo todo ficaria tudo desfocado. Estou achando que foi esse o caso mesmo.



André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2015, 21:36:33
cara, pela foto que você postou me pareceu que toda ela esta fora de foco, acontece nesse tipo de foto e as estrelas realmente dao a sensação de que estao no foco porque bom, sao estrelas, mas normalmente em astrofotografia elas ficam com pontinhos bem menores que esse ai, o que acontece é que na parte inferior parece mais desfocado porque é maior a quantidade de luz e voce consegue ver melhor. Talvez um tequinho no foco manual e ja teria ficado 100%
@jacobfotografiacriativa


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2015, 22:37:39
Olhando a foto em 100%, me pareceu que tanto as estrelas quanto a cidade estão razoavelmente em foco. Porém essa lente parece ter um "coma flare" (distorção em vírgula?) bem pronunciado, que borrou as luzes mais fortes da cidade parecendo ter deixado tudo desfocado. Normalmente esta distorção aparece mais em lentes de grande abertura, sem bem que 8mm f/3.5 seja bastante coisa. Como já foi dito, usando uma abertura menor, este efeito vai tender a desaparecer. Mas aí o problema vai ser conseguir uma exposição rápida o suficiente.


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2015, 13:47:52
Uso essa lente para fotografia 360, deixe o foco dela em 1 metro ou menos, assim tanto o chão quanto o céu ficará em foco devido a imensa profundidade de campo:


Subject distance     1 m
 
Depth of field
Near limit     0.49 m
Far limit     Infinity
Total     Infinite
 
In front of subject     0.5 m
Behind subject     Infinite
 
Hyperfocal distance     0.95 m
Circle of confusion     0.019 mm

 nesse site tem uma calculadora:

http://www.dofmaster.com/dofjs.html


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2015, 16:58:48
Confira o foco pelo liveview.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2015, 21:20:03
Obrigado pelas opiniões, pessoal. Na próxima oportunidade que tiver farei alguns testes seguindo as dicas de vocês... valeu mesmo  :ok:


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2015, 15:02:41
Todas as luzes estão com um movimento para baixo. Mas nas estrelas só é visível se for em 100%.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2015, 20:52:58
Uso essa lente para fotografia 360, deixe o foco dela em 1 metro ou menos, assim tanto o chão quanto o céu ficará em foco devido a imensa profundidade de campo:


Subject distance     1 m
 
Depth of field
Near limit     0.49 m
Far limit     Infinity
Total     Infinite
 
In front of subject     0.5 m
Behind subject     Infinite
 
Hyperfocal distance     0.95 m
Circle of confusion     0.019 mm

 nesse site tem uma calculadora:

http://www.dofmaster.com/dofjs.html

Problema recorrente que tenho nas noturnas - céu com estrelas. Se usar o foco no infinito esquece, fica tudo desfocado. Ligando o live view, ampliando uma estrela na tela e fazendo o foco usando ela como base fiquei pasmo ao verificar na medição que marcava logo depois de 1,5 o foco.
Ainda assim muitas vezes preciso fazer outra foto para por o primeiro plano em foco.