Autor Tópico: Momento decisivo: Comprar equipamentos ou montar escritório ? R$ 15 mil reais.  (Lida 1685 vezes)

Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Olá Grupo !  :D
Eu abri empresa, e fui atrás de benefícios... sei que, por microcrédito do Banco do brasil, consigo até 15 mil reais para dar inicio ao negócio.
Porém, eu estou com duas opções: investir em equipamento ? É a hora ? Ou abrir escritório ?

Minha situação: Tenho uma canon 60D, com 73 mil clicks. Uma lente 24-105 F4L, um flash 600ex.

Se for comprar equipamento:

Vender 24-105 + 60D.
Comprar:

- Duas CANON 6D.
- Lentes: 35mm f 1.4 sigma art, 135mm f 2.0 e uma 24-70 f 2.8 L II

Manter apenas um flash. Gosto mais de luz natural...
O foco é casamentos.
Vou trabalhar com casamentos. (Vocês indicariam outro kit de compra camera x lentes ?)


Por outro lado, aqui em casa, moro em um apartamento... E posso, reformar a entrada de casa, colocando pisos, construindo uma parede de drywall, abaixando um teto de gesso, comprando cafeteira, sofás, estante para albuns, renovando albuns, etc... E se sobrar um trocado, comprar algo.

Bom, o que fazer ?


Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
nw eh preciso pensar muito.Como falam,quem tem um nao tem nada,entao vai de equipamentos!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Bem, vou dizer o que EU faria, de forma bem superficial.
Considerando a possibilidade de reformar o apartamento para exercer a 'mesma' função que o escritório, eu investiria em equipamentos. E numa visão otimista, estaria investindo para ganhar mais, e com esse $ a mais, montaria o escritório.


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Bem, vou dizer o que EU faria, de forma bem superficial.
Considerando a possibilidade de reformar o apartamento para exercer a 'mesma' função que o escritório, eu investiria em equipamentos. E numa visão otimista, estaria investindo para ganhar mais, e com esse $ a mais, montaria o escritório.

Calma, reli e agora estou em dúvida. Seria montar escritório OU comprar equipamento, ou comprar equipamento E reformar o apartamento?
Eu compraria equipamentos e fazia uma reforma leve, kkk.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Não é possível compra uma 6D  mais lentes pra ela e ficar com a 60D de reserva por enquanto e tbm montar o escritório...!!
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Calma, reli e agora estou em dúvida. Seria montar escritório OU comprar equipamento, ou comprar equipamento E reformar o apartamento?
Eu compraria equipamentos e fazia uma reforma leve, kkk.


Comprar equipamentos ou montar escritório !!!!  :D :D
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Segunda opção sem duvida
Ricardo Ghion


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Abrir um escritório em local próprio ou alugado?
Não conseguiria trabalhar em casa? Pouparia impostos (IPTU), aluguel, seguro, etc.

Investiria em equipamentos, mas EU prefiro investir numa única 6D e manter a sua APS-C como backup.



Eduardo Prado

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Certo, você iria investir 15k pra montar o escritório ou comprar equipo, e seu capital de giro, de quantos seria? Pois não adianta investir tanto se você não tiver grana pra suportar um momento de crise  ;) o legal seria ter grana suficiente pra aguentar uns 3 meses de maré baixa
Vendo: Canon 60D+Flash Yongnuo 565ex+Lente Canon 50mm f/1.4


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Cara, vai com calma!

A primeira coisa que você deve pensar é que esses R$ 15k não são seus. É um empréstimo! Dívida! Toma cuidado com isso, mesmo com boas taxas, tenha cautela.

A melhor maneira é dar um passo de cada vez.

Por experiência própria, o melhor jeito de começar, é começar trabalhando com outros fotógrafos, fazendo freela. Com o dinheiro do freela, você sobrevive e investe em equipos e estrutura para o seu próprio negócio. E aprende muito, fazendo freela.

E aos poucos você começará a pegar os próprios casamentos até que uma hora não vai sobrar tempo para fazer freela ou você não vai precisar/querer mais fazer.

abraços e boa sorte!

obs: uma 6D + um flash + umas 2 lentes legais (35 art + 85mm 1.8) + 60D de backup é o suficiente para fazer freelas para fotógrafos que pagam um cachê decente.

abs


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Abrir um escritório em local próprio ou alugado?
Não conseguiria trabalhar em casa? Pouparia impostos (IPTU), aluguel, seguro, etc.

Investiria em equipamentos, mas EU prefiro investir numa única 6D e manter a sua APS-C como backup.

Vou montar na entrada da minha casa (apartamento), o atendimento aos clientes.
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Cara, vai com calma!

A primeira coisa que você deve pensar é que esses R$ 15k não são seus. É um empréstimo! Dívida! Toma cuidado com isso, mesmo com boas taxas, tenha cautela.

A melhor maneira é dar um passo de cada vez.

Por experiência própria, o melhor jeito de começar, é começar trabalhando com outros fotógrafos, fazendo freela. Com o dinheiro do freela, você sobrevive e investe em equipos e estrutura para o seu próprio negócio. E aprende muito, fazendo freela.

E aos poucos você começará a pegar os próprios casamentos até que uma hora não vai sobrar tempo para fazer freela ou você não vai precisar/querer mais fazer.

abraços e boa sorte!

obs: uma 6D + um flash + umas 2 lentes legais (35 art + 85mm 1.8) + 60D de backup é o suficiente para fazer freelas para fotógrafos que pagam um cachê decente.

abs

É apenas uma ideia Vini !
To pensando se faço ! Mas andei revendo agora... juros subiu nessa crise!
Continuo por enquanto na mesma, to fazendo exatamente o que você disse. hehehe. Por enquanto é isso.
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Nilton Fecchio

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
    • Fecchio Fotografia
Olá, mas tome cuidado. Pois em condomínio residencial não é permitido atividades comerciais e impliquem entrada de clientes. Pode trabalhar em casa mas não receber clientes. Veja isso com o sindico antes de gastar dinheiro em reformas. Corre o risco de gastar o dobro desfazendo o que reformou.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Eu tomaria todas essas cautelas de que falaram o Vinicius e o Nilton.
Se, ainda assim, a ideia persistir, eu manteria o kit atual, compraria uma 6D e uma 50 1.4.
A 50, eu usaria na 60D, para retratos. A 24-105 na 6D, para uso geral.
E manteria contato com um escritório virtual, para eventual atendimento à clientela.r
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 17:44:19 por Tupiniquim »


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Eu tomaria todas essas cautelas de que falaram o Vinicius e o Nilton.
Se, ainda assim, a ideia persistir, eu manteria o kit atual, compraria uma 6D e uma 50 1.4.
A 50, eu usaria na 60D, para retratos. A 24-105 na 6D, para uso geral.
E manteria contato com um escritório virtual, para eventual atendimento à clientela.r

Já tomei noção da situação, e o melhor a fazer foi:

- Agosto recebo de clientes, o suficiente para a 6D.

até dezembro, pego a 35mm f 1.4 da sigma..
E bola pra frente !
Nada de empréstimo, furada, do jeito que anda as coisas...
E sobre receber clientes, pelo menos até onde sei, aqui, ta beleza... :D
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br