Autor Tópico: Valor de Câmeras - Mercado Paralelo x Oficial  (Lida 3689 vezes)

ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Junho de 2015, 14:19:44
Tenho percebido um fenômeno interessante nos últimos anos, as máquinas de entrada Canon e Nikon com preços em grandes redes, próximo ao praticado por vendedores do ML.
Comprei minha T5i em uma grande rede de varejo, pelo mesmo preço praticado por vendedores com boa reputação no ML, com garantia de 1 ano, etc... e anda com o parcelamento sem juros no cartão.

Por outro lado quando vamos para os modelos tops Canon e Nikon - temos outra realidade: não encontramos nas grandes redes de varejo e a diferença entre o valor do mercado oficial e paralelo é imensa, normalmente 100% de diferença.

Sempre culpamos o preço final aqui no Brasil pelos impostos, logística, governo, etc... mas me pergunto como é possível preços tão competitivos nos modelos de entrada e esta diferença tão importante nos modelos tops... fica a impressão que como é um mercado de nicho, mais específico e com pouca concorrência na venda... os preços não caem no mercado formal..

E vocês o que acham?
« Última modificação: 23 de Junho de 2015, 14:20:42 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2015, 15:11:54
Antes de responder, uma pergunta pra vc: onde foi fabricado a sua T5i e a objetiva?
Sei que as primeiras versões das câmeras de entrada são "Made in Japan". Outras mais baratas (T3, T5) vem da Indonésia, Malásia ou China.

Como já faz um tempo q a T5i foi lançada, se é fabricado fora do Japão, ai pode estar a resposta.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2015, 10:59:52
É porque são de importadoras independentes. Sobre preços, quem disse que elas entraram legalmente no brasil pagando todos os impostos? Aí pode estar a resposta.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2015, 06:45:46
Checkeel e Rick, acho que a resposta pode estar relacionada com a questão de impostos mesmo...
realmente se pegarmos o preço em dólar do produto + tarifas de importação + custos de frete + impostos > fica impossível praticar o mesmo preço que o do ML, por exemplo.
A minha T5i não sei onde foi fabricada, vendi recentemente e não tenho como conferir.
Outra opção seria a compra em larga escala por essas grandes redes e negociação de preço melhor, mas aí é menos provável, já que temos a BH; Amazon - gigantes lá fora que também compram em grande escala...

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2015, 09:15:18
Checkeel e Rick, acho que a resposta pode estar relacionada com a questão de impostos mesmo...
realmente se pegarmos o preço em dólar do produto + tarifas de importação + custos de frete + impostos > fica impossível praticar o mesmo preço que o do ML, por exemplo.
A minha T5i não sei onde foi fabricada, vendi recentemente e não tenho como conferir.
Outra opção seria a compra em larga escala por essas grandes redes e negociação de preço melhor, mas aí é menos provável, já que temos a BH; Amazon - gigantes lá fora que também compram em grande escala...
Cada lugar tem seu custo como aluguel, vendedores, contadores, luz, agua etc... Impostos são caros, mais outros custos que elevam mais ainda o preço do produto.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2015, 10:02:25
Checkeel e Rick, acho que a resposta pode estar relacionada com a questão de impostos mesmo...
realmente se pegarmos o preço em dólar do produto + tarifas de importação + custos de frete + impostos > fica impossível praticar o mesmo preço que o do ML, por exemplo.
A minha T5i não sei onde foi fabricada, vendi recentemente e não tenho como conferir.
Outra opção seria a compra em larga escala por essas grandes redes e negociação de preço melhor, mas aí é menos provável, já que temos a BH; Amazon - gigantes lá fora que também compram em grande escala...

Sim Ronaldo, eu entendi. Penso da seguinte forma (talvez não é seja o procedimento padrão):
Os "importadores" do ML geralmente adquirem câmeras como sendo compradores finais lá na Ásia e repassam para outros consumidores no Brasil. Portanto, saindo da fábrica até o vendedor do ML, rola o lucro deles. Ponto.

A Canon tem representação no Brasil, então sai da fábrica na Ásia e ela revende diretamente para os varejistas como Ponto Frio, Casas Bahia, etc. Sem intermediários e trabalhando com pouca margem de lucro, o preço fica competitivo com os do ML (câmeras de entrada). Claro, aliado à massificação.

Já os equipamentos intermediário e profissionais possuem um nicho mais específico. É inviável por enquanto.




Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2015, 10:12:51
Comprei minha T5i em uma grande rede de varejo, pelo mesmo preço praticado por vendedores com boa reputação no ML, com garantia de 1 ano, etc... e anda com o parcelamento sem juros no cartão.

Comprou em loja física ou pela internet?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2015, 10:17:21
Essas cameras baratas em grande lojas pela internet geralmente são "terceirizadas" e quem entrega são outras lojas que "alugam" o espaço.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2015, 09:47:45
Essas cameras baratas em grande lojas pela internet geralmente são "terceirizadas" e quem entrega são outras lojas que "alugam" o espaço.

Humm, me parece que pode estar aí a resposta. Notei recentemente que as D3XXX e D5XXX da Nikon estavam praticamente os mesmos preços daqueles praticados na B&H, porque não podemos esquecer que se formos comprar lá no balcão, pagamos além dos preços de catálogo, mais 8,5% do imposto do estado de NY e mais uns 6% de IOF do cartão. Quando se faz isto e multiplica-se pelo valor do dolar atual, chegamos praticamente ao mesmo valor que o Ponto Frio vende ali na esquina, em 12 vezes sem juros e com NF e garantia. O que ocorre é que você tem que comprar o que eles tem, que nem sempre é o que você quer.
« Última modificação: 26 de Junho de 2015, 09:48:33 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2015, 10:07:39
Comprou em loja física ou pela internet?

Olá Roberto, pela internet - Extra.com.
No caso constava como vendido e entregue por Extra.com.

A questão toda que me intriga é conseguirmos preços competitivos em redes "oficiais" dos produtos de entrada e a manutenção da diferença absurda de preço nos produtos top das marcas.

Provavelmente é questão de nicho mesmo + falta de competição, concorrência.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2015, 10:20:18
Apenas como exemplo, sem levarmos em conta o valor absoluto do produto (O que importa é o percentual de diferença) ou a taxa de dolar real de hoje, vamos utilizar como base do cálculo o dólar a R$ 3,00, para facilitar.

Preços na B&H:

Canon T5i Kit 18-55 STM: $ 649,00 (x 3,0 = R$ 1949,00)
Canon 6D Corpo: $ 1399,00 (R$ 4197,00)

Preços Loja Oficial Canon BR:

Canon T5i Kit 18-55 STM: R$ 2999,00 = 53% de aumento em relação a B&H
Canon 6D Corpo: R$ 9999,00 = 138 % de aumento em relação a B&H   :eek: :eek: :eek:

É desta diferença que estou falando! Considerando que os custos da loja Canon BR são os mesmos para vender a T5i ou 6D, tarifas de importação, etc...
A não ser que exista tarifa de importação diferenciada, sendo a a 6D taxada de forma diferenciada...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2015, 11:11:09
A margem tb eh diferenciada, ne? Cada produto tem um publico alvo, nao da para esperar q a margem seja fixa para todos os produtos da marca.

Os de entrada devem ter precos promocionais devido a concorrencia ou estrategias de disseminacao da marca, etc
D600 - E-M10


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2015, 11:14:06
Várias pessoas aqui do Paraná e de outros estados próximos buscam equipamentos no PY e vendem através do ML. E como buscam bastante coisa conseguem diluir os custos da viagem e, mesmo vendendo barato ainda tem muito lucro.
Claro que isso deu uma quebrada com esse valor absurdo do dólar, mas ainda existem vários vendedores.
Aliás, sei de lojas online foram do ML que também fazem isso (já comprei uma lente de uma dessas lojas onde o vendedor disse que esquentam aqui a mercadoria)
« Última modificação: 26 de Junho de 2015, 11:15:37 por jefersonperrot »
Canon


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2015, 11:17:48
A margem tb eh diferenciada, ne? Cada produto tem um publico alvo, nao da para esperar q a margem seja fixa para todos os produtos da marca.

Os de entrada devem ter preços promocionais devido a concorrência ou estrategias de disseminação da marca, etc

Verdade, tem toda razão, provavelmente a margem de lucro das Top é bem maior que na linha de entrada; acho que o que falta é concorrência, mais locais de venda e mais saída, para que o preço aqui possa cair.

O objetivo do tópico é de discutir outros fatores além de impostos e outros custos inerentes ao país que vivemos, que levam a um aumento tão absurdo dos preços.

Imagino que a margem de lucro de uma T5i seja menor que de uma 6D, lá fora também - mas a diferença desta margem lá aparenta ser bem menor que aqui.

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2015, 22:34:40
Apenas como exemplo, sem levarmos em conta o valor absoluto do produto (O que importa é o percentual de diferença) ou a taxa de dolar real de hoje, vamos utilizar como base do cálculo o dólar a R$ 3,00, para facilitar.

Preços na B&H:

Canon T5i Kit 18-55 STM: $ 649,00 (x 3,0 = R$ 1949,00)
Canon 6D Corpo: $ 1399,00 (R$ 4197,00)

Preços Loja Oficial Canon BR:

Canon T5i Kit 18-55 STM: R$ 2999,00 = 53% de aumento em relação a B&H
Canon 6D Corpo: R$ 9999,00 = 138 % de aumento em relação a B&H   :eek: :eek: :eek:

É desta diferença que estou falando! Considerando que os custos da loja Canon BR são os mesmos para vender a T5i ou 6D, tarifas de importação, etc...
A não ser que exista tarifa de importação diferenciada, sendo a a 6D taxada de forma diferenciada...

Não esqueça que ao comprar lá no balcão da B&H temos que pagar 8,75% de imposto do estado de Ny, mais 6,32% de IOF, além do dólar que absolutamente não é de R$ 3,00 para facilitar, mas R$ 3,40 na real, no cartão.

Assim, sua conta ficaria:

Canon T5i Kit 18-55 STM: $ 649,00 x 1,0875 x 1,0632 x 3,4 = R$ 2551,34
Canon 6D Corpo: $ 1399,00 x 1,0875 x 1,0632 x 3,4 = R$ 5499,72

Canon T5i Kit 18-55 STM: R$ 2999,00 = 17% de aumento em relação a B&H
Canon 6D Corpo: R$ 9999,00 = 82% de aumento em relação a B&H

Você tem razão quando diz que nos produtos top, a margem é maior, mas coloquei os valores reais pra mostrar que equipamentos de entrada estão valendo mais a pena serem comprados por aqui, em 12 vezes sem juros no cartão, com Nota Fiscal, garantia, etc, do que na B&H.

Isto pegando seu exemplo, porque há outros exemplos que os preços aqui no Ponto Frio ou Wall Mart estão mais baratos que na B&H. Vejam a D5300 por exemplo.
« Última modificação: 26 de Junho de 2015, 22:36:01 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!