Autor Tópico: Ajuda - Problema na cópia de arquivos 5Dc  (Lida 2036 vezes)

sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Online: 24 de Junho de 2015, 10:31:35
Bom dia pessoal. Hoje tirei umas fotos e fui transferir pro PC pelo cabo USB.
Consegui transferir só uma parte, a outra não, o windows simplesmente trava a cópia de arquivos.. engraçado que consegui copiar as fotos de outro dia, as de hoje que deram esse problema. Formatei o CF e testei com outro, a mesma coisa...
Também fui tentar copiar a firmware atualizada pra ela e recebi uma mensagem do windows dizendo que talvez ela não fosse capaz de ler o arquivo, beleza, dei OK mas não copiou também.

Alguém já passou por isso?

Abs


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2015, 10:49:14
Começando pelo mais básico: já tentou usar um leitor de cartão CF?


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2015, 10:50:31
Aconteceu comigo umas 5 vezes no mac. Simplesmente ele para de transferir.
Agora eu tiro o cartão da máquina e coloco no leitor de cartões. É tbm mais seguro desta forma.
 


sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2015, 10:59:09
Aconteceu comigo umas 5 vezes no mac. Simplesmente ele para de transferir.
Agora eu tiro o cartão da máquina e coloco no leitor de cartões. É tbm mais seguro desta forma.

Estranho né? Ela funcionava normal contigo? Cheguei a achar q ela problema dela...


Começando pelo mais básico: já tentou usar um leitor de cartão CF?
Não, pois eu não tenho. O problema é que ela sempre funcionou normal.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2015, 11:22:55
Estranho né? Ela funcionava normal contigo? Cheguei a achar q ela problema dela...

Funcionou durante um tempo. Depois ele para de transferir na metade.
No Windows, já ocorreu tbm, mas insisti tanto q deu uma mensagem de formatar o cartão e tornou-se ilegível. Sorte q eram fotos de teste com uma nova objetiva.

Melhor comprar um leitor de cartão.


sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2015, 11:30:03
Funcionou durante um tempo. Depois ele para de transferir na metade.
No Windows, já ocorreu tbm, mas insisti tanto q deu uma mensagem de formatar o cartão e tornou-se ilegível. Sorte q eram fotos de teste com uma nova objetiva.

Melhor comprar um leitor de cartão.

Poxa vou fazer isso então Rick, valeu!
Não consegui copiar pra ele também, pra instalar a firmware!


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2015, 11:49:48
Comigo nunca usei pela camera, sempre pelo leitor CF, pois uso Windows 7 e não rola.

Eu acho melhor, assim não preciso ter a camera na mesa junto com o PC, apenas um cartão, uma coisa a menos pra correr o risco do meu filho puxar e cair rsrs
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


FelipeAlmanca

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2015, 13:49:07
Eu tive esse problema, principalmente na hora de atualizar o firmware. Só consegui com o leitor, pela câmera não deu de jeito nenhum.
Para copiar as fotos, dependendo da quantidade, travava o processo e eu tinha que reiniciar, depois do leitor isso ficou tranquilo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2015, 14:34:08
Em toda minha vida de DSLR sempre usei leitor de cartão. Acho mais prático e fácil.

Sobre a 5Dc parece que ela se comunica bem até o Win XP.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2015, 15:34:28
Fala galera!
Valeu pelas respostas, vou comprar um leitor desses!
Uma coisa q consegui: Cliquei com o direito na Canon 5D no "Meu Computador" e selecionei "Importar Fotos e Vídeos", acreditam que assim dá certo?
Testei por 2x e nas duas consegui, aí tentei novamente copiando da outra maneira comum e travou kkkk

Abs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2015, 16:08:51
Estou usando pelo cabo USB no windows 8 sem problemas, só é lento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2015, 09:28:52
Todo o dispositivo de armazenamento precisa de um driver para se comunicar com o windows, alguns usam drivers universais para dispositivos USB, que é o caso da maioria das cameras, as vezes esse driver geram incompatibilidade, simplesmente pára, reconhece a camera, mas não consegue realizar nenhuma tarefa a nãos ser visualizar as imagens.

Se um dia vier a formatar o PC ela pode voltar a funcionar normalmente, mas levando em conta a mão de obra que é formatar um computador de fotografo (o meu já é um saco, ficar instalando os programas que uso) não acho viável essa solução, sendo que não se sabe se vai funcionar normalmente, e por quanto tempo.

Usa um leitor de cartão CF, é mais prático, e se seu PC tiver USB 3.0 a velocidade de transferência é muito maior. E o leitor mais caro... :D
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2015, 11:30:36
É extremamente não recomendável utilizar o cabo USB pra transferir as fotos,  pois qualquer pane elétrica na USB do computador,  principalmente as USB frontais,  danificará de forma irreversível a placa da sua câmera,  inutilizando - a.
A velocidade de transferência pelo cabo USB  é MUITO menor do que um leitor de cartões.

Um leitor de cartões,  que pode ser encontrado até em farmácias,  custa por volta de 30 reais.

Além disso tudo,  transferir pelo cabo USB,  gasta MUITA bateria da câmera.
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 25 de Junho de 2015, 13:25:39
A 5dc que é lenta, deve ser usb 1.1.
Comprar um leitor de cartão que se conecta por USB tem exatamente a mesma velocidade de transferir pelo cabo, quem limita é o barramento USB.

Sobre queimar a camera, a chance disso extremamente remota.
E o USB frontal só queima se estiver montado invertido, mas tem como saber antes de usar a camera, porque ele queima qualquer coisa que encaixe nele.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2015, 19:25:03
A 5dc que é lenta, deve ser usb 1.1.
Comprar um leitor de cartão que se conecta por USB tem exatamente a mesma velocidade de transferir pelo cabo, quem limita é o barramento USB.

Sobre queimar a camera, a chance disso extremamente remota.
E o USB frontal só queima se estiver montado invertido, mas tem como saber antes de usar a camera, porque ele queima qualquer coisa que encaixe nele.
Vangelismm,

A 5D é USB 2.0 (fonte: manual da 5D)

Você está desconsiderando que entre o cabo USB e o cartão existe um controlador,  seja na 5D ou no leitor.  A velocidade de leitura/escrita está diretamente relacionada a performance desse controlador. Muito do preço dos leitores de cartão de alta performance está relacionado à qualidade do controlador.

Mesmo um leitor de cartão genérico oferece muito mais performance na leitura/escrita do cartão que a 5D.

Sobre a possibilidade de queimar,  prefiro muito mais ter a chance remota de queimar meu leitor de cartão de 30 reais do que a 5D de 1600.

Abraços.
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468