Autor Tópico: Nikkor 24mm 1.4G - Mini Review.  (Lida 6704 vezes)

Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Online: 24 de Junho de 2015, 22:48:47
Então pessoal... a pouco mais de um mês me surgiu a oportunidade de pegar esta lente que sempre foi meu sonho mas nunca tive condições de por ela na bolsa. Sempre fui louco por ela pois esbanja personalidade e eu gosto muito disso. Eu realmente não ligo para detalhes técnicos como nitidez, controle de aberrações cromáticas e coisa do tipo... gosto de observar a imagem como um todo! O conjunto tem que me agradar... seja ele feito de qualidades ou defeitos.

Sem mais delongas, vou direto ao ponto... esta joia da Nikon chamada 24mm 1.4G que mal chegou e já é a minha lente favorita!
Começando pelos 24mm que me forçou a mudar o estilo de fotografar, obrigando a vencer a barreira da timidez... ela exige proximidade e um cuidado maior na composição pelo ângulo super aberto e fixo. Isso a torna uma lente desafiadora para mim que sempre tive receio de me aproximar demais e tinha uma certa preguiça também.

Agora a tal da personalidade que falei no início... simplesmente espetacular! Um conjunto de vidros que não são perfeitos mas que geram imagens simplesmente lindas! Não é a lente mais nítida, apesar de ter mais que o suficiente para mim mesmo em 1.4, não chega perto da Sigma 35mm 1.4 art por exemplo... mas o conjunto faz com que eu abra um sorriso sempre que vejo o resultado no LCD... ela carrega aquele fator X que a Nikon tem mas que não aplica em todas as suas objetivas. Muitos não sabem dizer o que é, é até difícil explicar... as imagens vem com um conjunto de desfoque, cor, contraste e vinheta que agradam demais. No 1.4, a qualidade do desfoque é tremenda... tem um poder de isolamento incrível mesmo sendo uma grande angular, dando aquele efeito 3D no maior estilo Nikon.

Por fim o AF que ao contrário do que imaginei, é extremamente preciso! É de longe a lente mais precisa que já tive e/ou usei... cravando em qualquer distância até mesmo na D600 que tem um AF mais simples. Impressiona também a facilidade em focar em condições ruins.. como em ambientes escuros com fumaça por exemplo... incrível!

Segue algumas imagens que fiz com ela... são casuais sem produção mas serve como amostra:





Aqui um álbum com algumas fotos em evento:
https://www.flickr.com/photos/88360583@N07/sets/72157653398539675

Enfim, estas são as minhas impressões sobre a objetiva... espero que gostem!
« Última modificação: 24 de Junho de 2015, 22:58:59 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2015, 09:29:16
Fantásticas as fotos e seu depoiomento, chamo de depoimento porque me parece mais justo, muito melhor do que os "reviews" que vemos por aí, são palavras diretas e com emoção.
Entrei no tópico por curiosidade, pois meu sonho é a 24/1.4 da Canon, pois uso Canon, mais como aqui ninguém fala nada dela...
Esse desfoque aí, principalmente na primeira e na segunda se parecem muito com a técnica do método brenizer que eu faço as vezes com minha 50/1.4 e é isso aí que eu busco nas minhas imagens que as teles não entregam, ou seja, ótima imagem, boa para retratos, desfoque lindo e que ainda por cima pegue bem o cenário/paisagem.
Ao contrário das "regras" de que para retrato deve-se usar acima de 50mm, gosto muito dessa visão aí da 24mm.
Show. Sobre a nitidez, é mais que suficiente.
Cara, essas fotos do evento são em Joinville, não?
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2015, 10:07:28
Cara, fotos excelentes.

Uma pena que essa lente seja tão difícil de encontrar. Precisoo de uma 24mm fixa pra meu set de lentes, e essa seria uma opção, principalmente depois desse tópico.
 :clap: :clap: :clap:


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2015, 14:21:19
E quem disse que não dá para fazer retratos com 24mm? Se souber o q está fazendo dá sim.Parabéns pela compra e pelas fotos. :clap: :clap:


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2015, 17:22:02
Lindas Fotos!!  :clap:

Ricardo Ghion


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2015, 17:52:00
Silvano, estas fotos foram feitas em Criciúma... sul de SC!
E sim, ela tem um efeito no estilo Brenizer mesmo... o grande angular no 1.4 mostra os planos tipo desfoque/foco/desfoque em uma transição mais longa... a paisagem se mantém, mas com um desfoque de leve que deixa até os lugares mais feios com um look interessante.

Obrigado pessoal fico feliz que tenham curtido as imagens... foram bem naturais sem produção do tipo figurino, maquiagem ou apetrechos de luz. Era eu, minha câmera e a menina apenas... por isso os estouros no céu mas sinceramente eu gosto bastante desse estilo. :)
Quanto a distorção, os 24mm vem carregado dela... distorção de perspectiva forte e bem perigosa em retratos mas basta um pouco de cuidado e tudo fica bem!

Essa lente caiu nas minhas mãos de uma forma inesperada pois estava prestes a comprar a 58mm 1.4G, que na minha opinião é a lente com a personalidade mais forte na linha da Nikon mas me deparei com um anúncio dessa 24 no ML, usada em perfeitas condições e um preço legal. Era um sonho antigo e eu sabia que se não ficasse com ela jamais poderia ter outra pois o valor de uma nova é inacessível pra mim... abracei e não me arrependi!
« Última modificação: 25 de Junho de 2015, 17:59:19 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2015, 18:40:40
Silvano, estas fotos foram feitas em Criciúma... sul de SC!
E sim, ela tem um efeito no estilo Brenizer mesmo... o grande angular no 1.4 mostra os planos tipo desfoque/foco/desfoque em uma transição mais longa... a paisagem se mantém, mas com um desfoque de leve que deixa até os lugares mais feios com um look interessante.

Obrigado pessoal fico feliz que tenham curtido as imagens... foram bem naturais sem produção do tipo figurino, maquiagem ou apetrechos de luz. Era eu, minha câmera e a menina apenas... por isso os estouros no céu mas sinceramente eu gosto bastante desse estilo. :)
Quanto a distorção, os 24mm vem carregado dela... distorção de perspectiva forte e bem perigosa em retratos mas basta um pouco de cuidado e tudo fica bem!

Essa lente caiu nas minhas mãos de uma forma inesperada pois estava prestes a comprar a 58mm 1.4G, que na minha opinião é a lente com a personalidade mais forte na linha da Nikon mas me deparei com um anúncio dessa 24 no ML, usada em perfeitas condições e um preço legal. Era um sonho antigo e eu sabia que se não ficasse com ela jamais poderia ter outra pois o valor de uma nova é inacessível pra mim... abracei e não me arrependi!

Bosa desculpe a indiscrição mas qual valor dessa lente usada?

Abraços
Ricardo Ghion


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2015, 18:53:44
Eu negociei com o vendedor durante uma semana... foi uma semana inteira de choradeira e tive que enviar o dinheiro para o meu tio que mora no RJ, perto da casa dele pra que pudesse pegar em mãos por 4800 reais. De brinde ainda veio com um filtro 77mm B+W Xs-Pro Clear MRC-Nano 007 que só ele ta custando 82 dólares na BH.

Ela só não veio com caixa mas está como nova... fiquei bem satisfeito!
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2015, 21:46:41
:)
Ricardo Ghion


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2015, 21:56:52
24mm é uma das minhas DF favoritas, não é a toa que tenho 4 lentes 24mm!
As suas fotos estão muito boas! Parabéns!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2015, 09:30:10
Excelente, estou de olho em uma, pena que é tão cara né...
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2015, 11:39:10
Silvano, estas fotos foram feitas em Criciúma... sul de SC!
Bosa, eu sou de Jaguaruna, aí pertinho  :) mais moro em Joinville.

24mm é uma das minhas DF favoritas, não é a toa que tenho 4 lentes 24mm!
As suas fotos estão muito boas! Parabéns!
Pope, já que moramos na mesma Joinville (estamos dominando o forum  :D) me vende uma? :snack:

Estou doente pela Canon 24/1.4.

Bossa, eu ia citar sua frase do outro tópico da sigma 24/1.4, mais agora que vi que é sua a citação, aliás o melhor depoimento que já li sobre as sigma's ART.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=109243.20
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2015, 12:27:56
Coisa linda!  Gostaria muito de uma 24mm 1.4, mas, como a grana é curta, fui na 28mm 1.8g, que não decepciona :)
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2015, 15:07:48
Ainda vou ter uma dessas....

Belas fotos, o lugar é bem bonito! Mas me chamou a atenção para aberração cromatica. Em contra luz ela se evidencia, mas achei muito evidenciada nesse caso.

Tentou retirar na pós?


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2015, 17:29:42
Lizandro, realmente o valor dela é absurdamente alto... chegando próximo da 70-200 2.8VRII e por este motivo é que ela ficou apenas em sonho por muito tempo! :(

Silvano, sim... as Sigmas tem esse desfoque meio estranho mesmo! Tenho a 35mm que é uma objetiva excelente, com desempenho ótico quase imbatível. A nitidez dela é extremamente alta desde o 1.4 e o controle de aberrações cromáticas é impecável... micro contraste deixa ela em um patamar inalcançável pra qualquer outra lente que já tive MAS(sempre tem um mas), ela é COMUM! Eu posso ser chato demais talvez mas, a modinha de fotografar gráficos de MTF e dizer que minha lente é mais nítida que a sua ta tomando conta das empresas e o que temos hoje no mercado é um monte de objetivas iguais(e com desfoque feio)... não tem mais personalidade! As sigma 24, 35 e principalmente 50mm art fotografam em f1.4 como se fosse em 2.8 e isso eu não curto muito não pois como disse, gosto do look das lentes mais antigas toda aberta com aquele ar de sonho e todos os defeitinhos que tornam cada lente única!

C. Ferrari, acho que não existe uma lente que consiga reproduzir uma linha preta em contraste com o céu branco(estourado) fora do campo focal sem apresentar aberrações cromáticas em f1.4(descartando as Zeiss Otus). Ficaram evidentes mesmo mas isso aí sai com um click no lightrrom na aba de correção de lente mas eu não gosto de corrigir nada ali. Eu gosto das imagens como elas são... foi por isso que me apaixonei pela 24mm... e tbm sou apaixonado pela 85mm 1.4G e 58mm 1.4G(essa é minha maior paixão na verdade kkk)... na minha opinião, elas são perfeitas do jeito que são!
(ok já podem me chamar de louco hahaha)
« Última modificação: 26 de Junho de 2015, 17:32:52 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr