Autor Tópico: Fotos boas ou ruins? Corretas ou erradas?  (Lida 5200 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 25 de Junho de 2015, 21:09:21
Fotografia, como qualquer outra arte, sofre influências do tempo e da cultura. Na verdade elas são a pura expressão da cultura e pensamento humano.
Sua influências, C R O I X, são muito fortes nos fotógrafos de filme, de quem fotografava nos anos 50, 60 e por ai vai. Claro que vc tem bagagem cultural para avaliar as fotos pelo lado artístico e, acima de tudo, que foi expressão cultural da época em que foi produzida. As suas próprias fotos tem bastante traços de fotógrafos dessa época, inclusive o fato de fotografar com filme. É basicamente como tocar bossa nova nos dias de hoje. Uma parte seleta da pessoas apreciam, entendem a arte nela, mas a maior parte está presa na cultura pop ocidental dos anos 2000 e acha isso muito chato.

Eu na verdade estou buscando voltar aos principios e comecar da estaca zero de novo, pq a tendencia da hiper realidade, apelos agressivos a tangibilidade e a copia mal feita das influencias passadas como enfeites a fotografia nao tem me agradado. Tirando um aqui e outro ali a fotografia hoje, e as artes em geral, esta meio morta em minha opiniao.

Aqui vc pode ter uma ideia do meu ponto de vista e tendencia: http://www.marciofaustino.com/news/why-we-have-being-returned-to-the-primitive

Vc esta certo, tenho bastante influencia dos classicos dos anos 60 e 70, principalmente em se tratando em fotografia de rua e retrato.

Mas minhas influencias nao se limitam a isso. Tambem tenho muita influencia Da fotografia conceitual de moda dos anos 80 e 90. Assim como Glamour Photo Fiction de hoje em dia, principalmente em fotos de moda e sensual.

No nu artistico minhas influencias vem das esculturas e pinturas, e nem tanto da fotografia.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 25 de Junho de 2015, 21:29:29
Mais uma de Lee Jenkins. Para agradar um pouco a todos:





felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 25 de Junho de 2015, 21:58:15
Vou tomar por base o que a Alexandra Corvo disse esses dias sobre vinho.
Existem maneiras de descobrir se o vinho é bem feito, equilibrado na acidez, taninos etc... porém mesmo sendo "mal feito" o gosto pessoal sempre tem maior peso no julgamento. As nomenclaturas no vinho acaba sendo usada até mais para ajudar o iniciante a descobrir quais são as características que ele mais gosta.
Tive um professor de desenho que dizia, todo mundo acha que é fácil fazer um rabisco numa tela e vender como arte, porém para vender como arte a pessoa tem que ter domínio de toda a base e entender como aquele risco vai ser interpretado por outros e até por ele mesmo.
No caso da fotografia, também acredito que as ditas regras são para auxiliar o iniciante a saber o ele está fazendo. Ele entendendo composições, exposição etc etc etc... vai ter domínio necessário para poder sair da caixa, sem fazer um trabalho mal feito.

Cara, excelente colocação. Vou citar um exemplo da Pintura. Vc olha alguns pintores modernistas e pensa. É só um rabisco. Mas se vc olhar a obra e a carreira deles vai perceber, na maioria das vezes, que ele faz um rabisco não por nao saber algo figurativo, mas sim porque é aquilo que quer expressar. Na fotografo também acho que é isso que difere a foto boa da ruim. Qdo o artista faz algo que pode parecer "simples" mas é algo que ele sabe porque esta fazendo....


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 26 de Junho de 2015, 18:48:16
Bom tópico.
Lendo, mais de uma vez. E aprendendo...


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Junho de 2015, 08:42:28
Gostei do tópico.

Não sei se a transformação do analógico pro digital atrapalhou as fotos mas,
não gostei da primeira. Rosto muito branco e poucos tons.
A segunda, embora tenha as luzes estouradas (acho que pela conversão) é muto boa.

A terceira para mim é a melhor. Reúne uma melhor composição, uma exposição mais equilibrada e algo inesperado com uma postura diferente do usual.  :ok:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #20 Online: 01 de Julho de 2015, 04:40:04
Boa a ideia do tópico.

Antes de mais nada, minha opinião é que não existe foto correta ou foto errada. Pessoal na internet adora inventar centenas de regras para se fotografar, mas eu sou da opinião que só existe dois tipos de fotos: as que eu gosto e as que eu não gosto. E isso não tem a ver com técnica.

Dito isso, não gosto da foto 2, mas gostei muito da 1 e da 3.  :ok:
:clap: :clap: :clap:

A grande maiora dos críticos de internet parecem ter desenvolvido toc com essas coisas. Não pode sair imperfeita que, mesmo que a foto seja expressiva e bonita, caem matando encima. Falta de nitidez é um pecado extremo. Corte errado tbm. Não importa se a foto é maravilhosa. Se ainda fosse uma foto ruim acrescido desses "problemas"...

Neura que não dá pra entender. Eu até entendo que tenha novato que erra e tenha veterano que queira dar dicas. É super válido... mas de uns tempos pra cá tenho reparado que em algumas situações parece mais recalque e "procurar pelo em ovo" que qualquer outra coisa. Sei lá...

Pior que nem to falando isso porque fui criticado assim. Até porque ainda não aconteceu... Falo de fotos e críticas que vi por aí. Seja aqui no fórum, youtube ou facebook. Em todos os lugares.

regra de composição e fundamento teórico é importante? É necessário é importante pra caramba. Mas tem que largar a mão tbm uma hora. Não se bitolar demais tbm. Ainda mais se o cara já é macaco velho no mundo da fotografia. O cara tem know how suficiente pra não ficar acorrentado para o resto da vida

« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 04:42:43 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 01 de Julho de 2015, 07:26:33
Robert Farber:









lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #22 Online: 01 de Julho de 2015, 18:19:41
linda essa sequência
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #23 Online: 02 de Julho de 2015, 00:00:34
eu sou da opinião que só existe dois tipos de fotos: as que eu gosto e as que eu não gosto. E isso não tem a ver com técnica.

Bem vindo ao meu clube. Já estudei muito e etc e na verdade tudo se resume a isso: gostar ou não. Cada pessoa tem seu gosto e este veio com sua formação, sua vivência e em seu relacionamento com o meio em que está inserido.

Como em qualquer arte, há a arte popular e a arte erudita. A erudita segue regras, é estagnada e acredito que até padronizada, enquanto a arte popular é mutante, por vezes atemporal e não se baseia em regras, seria a expressão livre do artista e o entendimento livre do expectador.

Existe fotografia erudita? Acredito que sim, mas o meio é predominantemente dominado pela arte popular, logo, nenhuma fotografia neste grupo deve ser considerada errada ou correta, apenas boa ou ruim.



* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


matheusmacedo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #24 Online: 02 de Julho de 2015, 00:30:22
Concordo com o Humberto... Só acrescento as que o cliente gosta ! rsrs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 03 de Dezembro de 2016, 14:03:17
Croix!

Esse tópico é ótimo. Manda mais.   :ok:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #26 Online: 03 de Dezembro de 2016, 18:30:50
Prezado Croix:
Obrigado pelo tópico!
Eu sempre aprendo muito com suas postagens e as contribuições dos demais participantes do fórum. Na verdade, obrigado a todos por compartilhar seus talentos e suas opiniões.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 03 de Dezembro de 2016, 20:12:49
Legal que ate hoje ha quem aprecie o topico.

Vou aproveitar que trouxeram o topico de volta, para mostrar desta vez uma foto minha, que tem recebido crticas como as fotos da primeira pagina, por nao haver uma cabeca e bracos visiveis na imagem principalmente.



Quando eu vi algumas pessoas falando que faltava os bracos e cabeca, eu me perguntava o motivo das pessoas se distrairem procurando o que nao esta na imagem, ao inves de simplesmente observar o que a imagem apresenta.

Se vcs quiserem, podem fazer o mesmo, mostrando alguma foto de vcs que tenham recebido criticas negativas, mas que para vcs a foto esta otima do jeito que esta, e se possivel, explicar do motivo de gostarem da foto como esta, apesar das criticas negativas. :)


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 03 de Dezembro de 2016, 20:33:03
Quando eu vi algumas pessoas falando que faltava os bracos e cabeca, eu me perguntava o motivo das pessoas se distrairem procurando o que nao esta na imagem, ao inves de simplesmente observar o que a imagem apresenta.

As pessoas não estão conseguindo ver a imagem tal qual ela é. Parece que elas já têm algumas expectativas pré-concebidas sobre como a foto deve ser e, pela imagem ser diferente daquilo que esperam, elas se frustram e criticam.
Por outro lado, você também espera das pessoas que elas consigam ver o que a imagem mostra e não o que falta. Você tem uma expectativa pré-concebida sobre o que as pessoas devem ver e, por elas agirem de forma diferente daquilo que você espera, também é frustrante para você.
É isso?

P.S.: Bela foto.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2016, 20:34:28 por RFP »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 03 de Dezembro de 2016, 22:04:38
Legal que ate hoje ha quem aprecie o topico.

Vou aproveitar que trouxeram o topico de volta, para mostrar desta vez uma foto minha, que tem recebido crticas como as fotos da primeira pagina, por nao haver uma cabeca e bracos visiveis na imagem principalmente.



Quando eu vi algumas pessoas falando que faltava os bracos e cabeca, eu me perguntava o motivo das pessoas se distrairem procurando o que nao esta na imagem, ao inves de simplesmente observar o que a imagem apresenta.

Se vcs quiserem, podem fazer o mesmo, mostrando alguma foto de vcs que tenham recebido criticas negativas, mas que para vcs a foto esta otima do jeito que esta, e se possivel, explicar do motivo de gostarem da foto como esta, apesar das criticas negativas. :)

Essa foto é fantástica. E nu é um estilo que eu não aprecio muito.

Me lembrou essa imagem do Man Ray: