Autor Tópico: Fotos boas ou ruins? Corretas ou erradas?  (Lida 5173 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 04 de Dezembro de 2016, 10:53:27
As pessoas não estão conseguindo ver a imagem tal qual ela é. Parece que elas já têm algumas expectativas pré-concebidas sobre como a foto deve ser e, pela imagem ser diferente daquilo que esperam, elas se frustram e criticam.
Por outro lado, você também espera das pessoas que elas consigam ver o que a imagem mostra e não o que falta. Você tem uma expectativa pré-concebida sobre o que as pessoas devem ver e, por elas agirem de forma diferente daquilo que você espera, também é frustrante para você.
É isso?

P.S.: Bela foto.
A espectativa pre concebida, de como a imagem deve ser, vem com a cultura do aprendizado da fotografia pela internet, focada em sua maior parte a questoes tecnicas de padroes visuais, somado a influencia das fotografia comercial como standard de qualidade para o publico em geral. Ou seja, no lugar de ver o que a imagem se proposta a apresentar, as pessoas nao olham para a foto em si, mas sim para a sua memoria visual para ver se a foto se encaixa aos padroes que aprendeu para julgar qualidades.

Ao contrario dos cursos de artes plasticas onde se aprende que nao existe o certoe nem o errado.




Ja Frustrante para mim nao eh, pq eu ja estou tao acostumado a todo tipo de critica que ja nao tenho espectativas alguma sobre o que as pessoas vao ver, pensar e dizer.

Mas eh interessante o papo da critica do certo e errado. Mostei essa foto justamente pq tem o mesmo sentido das fotos que postei quando abri o topico, do torso sem bracos.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2016, 11:08:57 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 04 de Dezembro de 2016, 11:02:41
Essa foto é fantástica. E nu é um estilo que eu não aprecio muito.

Me lembrou essa imagem do Man Ray:



Essa eh tambem uma foto interessante para a discussao. O corte na nadega da modelo e a luz que contradiz em duas direcoes, a do corpo da modelo e a do tabuleiro. Detalhes que seriam alvos dos criticos da internet sobre "errado".

Mas a imagem em si carrega a ideia de recortes.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 05 de Dezembro de 2016, 16:42:59
Vou escrever antes de ler os comentários.

Na hora que eu vi a imagem me veio à cabeça aquela escultura grega sem braços, a Vênus de Milo que sempre adorei.
Da mesma forma gostei da imagem do Croix.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 05 de Dezembro de 2016, 16:49:05
Ou seja, no lugar de ver o que a imagem se proposta a apresentar, as pessoas nao olham para a foto em si, mas sim para a sua memoria visual para ver se a foto se encaixa aos padroes que aprendeu para julgar qualidades.

Ao contrario dos cursos de artes plasticas onde se aprende que nao existe o certoe nem o errado.


Concordo. É exatamente isso, os padrões na cabeça delas.
Tento resistir a isso quando vejo fotos. Quando não gosto de alguma, dou mais tempo a ela tentando descobrir o que o cara viu, o que ele quis mostrar de verdade.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #34 Online: 07 de Dezembro de 2016, 21:06:57
Concordo que não existe o certo e o errado, mas sim padrões aceitos ( ou bitolados ) pela maioria.

Porém, para o meu gosto as três fotos postadas pelo Croix não me agradam.
Se para um trabalho autoral, onde seria um estilo de imagem, ok.

Já as do Thierry achei muito legal! :ok:

ía postar exatamente isso
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 08 de Dezembro de 2016, 10:23:16
Robert Farber:









Lendo o tópico do início, parabéns pela iniciativa.
Esta foto me despertou sentimento, emoção, a luz a posição da modelo, os tons... para mim quase uma pintura..
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/