Autor Tópico: Fotos boas ou ruins? Corretas ou erradas?  (Lida 5115 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 25 de Junho de 2015, 08:37:46
A minha prosposta eh avaliar e saber da opiniao das pessoas sobre a qualidade dessas fotos celebres.

Comecando com Lillian Bassman.







Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2015, 08:52:28
Boa a ideia do tópico.

Antes de mais nada, minha opinião é que não existe foto correta ou foto errada. Pessoal na internet adora inventar centenas de regras para se fotografar, mas eu sou da opinião que só existe dois tipos de fotos: as que eu gosto e as que eu não gosto. E isso não tem a ver com técnica.

Dito isso, não gosto da foto 2, mas gostei muito da 1 e da 3.  :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2015, 09:00:51
Na foto 3, ela seria queimada em praça publica em qualquer grupo no facebook por cortar os dedos da mulher.

Inclusive percebi que o pessoal tem algum problema neurológico, principalmente em grupos gringos, se tirar uma foto de perfil, e o braço do outro lado não aparecer, dá um nó na cabeça deles.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2015, 09:16:38
Eu gostei da 2. Esse negocio que ela usa em volta da cabeca dela da maior destaque a atencao a imagem em direcao ao rosto dela. Eu achei legal. O retrato eh da modelo mas o destaque esta nesse acessorio que realca a modelo.

A 1 eu gostei do triangulo que forma entre as linhas dos olhos e as maos, tambem o senso de movimento e expressao, ate o enquadramento puxando para o lado da esse sendo se cena passageira. Como um lapse de segundo que se vai mas fica na memoria.

A textura na transicao entre sombra e luz da 3 achei muito atraente e gostoso de ver. E gosto da cena sobre alguem ter seus tracos observados sem esta ciente, com a atencao alem. Torna uma admiracao mais intima e pessoal do observador, e nao compartilhada entre observador e pessoa sendo observada. Acho bonito isso. Mas a 3 como um todo nao me atrae tanto.

Mas em geral, gosto da ideia dessas fotos sobre mostrar apesas os tracos mais basicos para que a atencao se foque nas formas e o resto dos detalhes se tornem irrelevantes,sem distracoes. Iguais a rascunhos de desenhos.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2015, 09:19:21
A 1 eu gostei do triangulo que forma entre as linhas dos olhos e as maos, tambem o senso de movimento e expressao, ate o enquadramento puxando para o lado da esse sendo se cena passageira.

gosto da ideia dessas fotos sobre mostrar apesas os tracos mais basicos para que a atencao se foque nas formas

Concordo plenamente!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2015, 09:26:39
Na foto 3, ela seria queimada em praça publica em qualquer grupo no facebook por cortar os dedos da mulher.

Inclusive percebi que o pessoal tem algum problema neurológico, principalmente em grupos gringos, se tirar uma foto de perfil, e o braço do outro lado não aparecer, dá um nó na cabeça deles.

Igual a essas de Thierry Le Goues?





vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2015, 09:34:04
Igual a essas de Thierry Le Goues?



Sim, a da direita seria o caos.
Avedon também teria algumas fotos que seriam bem criticadas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2015, 09:42:37
Concordo que não existe o certo e o errado, mas sim padrões aceitos ( ou bitolados ) pela maioria.

Porém, para o meu gosto as três fotos postadas pelo Croix não me agradam.
Se para um trabalho autoral, onde seria um estilo de imagem, ok.

Já as do Thierry achei muito legal! :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2015, 09:45:02
Lillian Bassman e Thierry Le Goues apesar de parecerem nao terem nada a ver um com o outro, tem suas similaridades na comunicadao visual.

Ambos eliminam elementos para dar destaque exclusivo ou quase que esclusivo a algo. No Caso da Bassman as formas e textura e no caso do Le Goues partes do corpo.

 Ambos exploram bastante o contrate do branco e preto ou luz e sombra, de maneira mais extrema.


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2015, 10:41:07
Não conhecia essa fotógrafa Lillian Bassman.
Achei bem massa as fotos dela.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


minerobc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2015, 10:45:53
Vou tomar por base o que a Alexandra Corvo disse esses dias sobre vinho.
Existem maneiras de descobrir se o vinho é bem feito, equilibrado na acidez, taninos etc... porém mesmo sendo "mal feito" o gosto pessoal sempre tem maior peso no julgamento. As nomenclaturas no vinho acaba sendo usada até mais para ajudar o iniciante a descobrir quais são as características que ele mais gosta.
Tive um professor de desenho que dizia, todo mundo acha que é fácil fazer um rabisco numa tela e vender como arte, porém para vender como arte a pessoa tem que ter domínio de toda a base e entender como aquele risco vai ser interpretado por outros e até por ele mesmo.
No caso da fotografia, também acredito que as ditas regras são para auxiliar o iniciante a saber o ele está fazendo. Ele entendendo composições, exposição etc etc etc... vai ter domínio necessário para poder sair da caixa, sem fazer um trabalho mal feito.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2015, 10:48:24
Fotografia, como qualquer outra arte, sofre influências do tempo e da cultura. Na verdade elas são a pura expressão da cultura e pensamento humano.
Sua influências, C R O I X, são muito fortes nos fotógrafos de filme, de quem fotografava nos anos 50, 60 e por ai vai. Claro que vc tem bagagem cultural para avaliar as fotos pelo lado artístico e, acima de tudo, que foi expressão cultural da época em que foi produzida. As suas próprias fotos tem bastante traços de fotógrafos dessa época, inclusive o fato de fotografar com filme. É basicamente como tocar bossa nova nos dias de hoje. Uma parte seleta da pessoas apreciam, entendem a arte nela, mas a maior parte está presa na cultura pop ocidental dos anos 2000 e acha isso muito chato.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2015, 11:12:41
Só gostei da primeira.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Roger Fraga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Junho de 2015, 14:11:40
Legal essa de conceitos fotográficos, tira um pouco a nóia sobre equipamentos, nitidez extrema e afins.
Admiro aqueles que conseguem ler e entender determinadas fotografias, telas, músicas enfim, ter um conceito formado sobre algum tipo de arte, sendo ela tão subjetiva.
Espero muito chegar a um nível assim e deixar de me preocupar se minha lente é 1.8 ou 1.4...

Abraços e parabéns pelo post
Canon 5Dc / Canon 6D / Canon T2i / EF 16-35 2.8 USM L II / EF 50 1.8 / EF 70-200 F4 USM / EF-s 18-55 / Flash Canon 580 EXII / RF YN 603


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2015, 20:56:40
Quem quiser ainda fazer alguma observacao ou expressar alguma opiniao das anteriores, seja bem vindo...

Enquanto isso, o que vcs acham dessas tres de Terence Donovan, um dos tres mais famosos e celebres fotografos britanicos dos anos 60. E um dos maiores nomes da fotografia de moda.

http://www.beetlesandhuxley.com/sites/default/files/stock-images/CINDY-CRAWFORD-1988-2-C26158.jpg

Essa primeira acima eh muito grande, por isso so posto o link da imagem.






E para quem acha esses classicos tediodo, eu ofereco como observacao Lee Jenkins: