Autor Tópico: problemas na revelação/scanneamento de negativos em loja  (Lida 1894 vezes)

ze_mariano2011

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
    • https://www.flickr.com
Online: 19 de Junho de 2015, 09:11:11
Galera, não sei se isso já aconteceu com alguém. Eu mandei pra revelar e scannear um filme KODAK P/B 400C/N PROFESSIONAL para uma loja aqui em SP, E não sei pq as imagens vieram super granuladas - algumas ao ponto de não se enxergar o conteúdo da foto. Eu já tinha revelado um outro filme da mesma marca e seguimento e, apesar de estarem granuladas, não ficou tanto quanto esse ultimo filme.

Alguém sabe me falar se isso é do próprio filme ou do tipo de revelação? Eu uso uma Yashica super 2000. Quando tiro fotos coloridas - com aquele filme KODAK básico de 10 reais mesmo e iso 200 - a imagem vem super limpa, vendo que realmente não tem nada a ver com a camera.

Apesar do ISO ser 400, não acho que as imagens tão granuladas assim. Alguém aí pode me auxiliar? Aí em baixo estão algumas fotos









dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2015, 10:34:12
Tem que ver como está o negativo.

O scan está bem denso, principalmente a foto que tem o tiozinho a esquerda.

A fotometria foi feita de maneira correta?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2015, 00:26:42
Tá me parecendo filme vencido isso  :shock:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


ze_mariano2011

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
    • https://www.flickr.com
Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2015, 10:02:59
eu fotometrei corretamente, conforme o fotometro da câmera. E o filme nem tava vencido  :no:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2015, 10:12:36
eu fotometrei corretamente, conforme o fotometro da câmera. E o filme nem tava vencido  :no:

mas o fotometro da camera não sabe qual a exposição correta...
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2015, 10:21:11
Pega o frame dessa foto, no filme mesmo, e olhe contra a luz.

Vc deve ver quase tudo preto. Se estiver assim, é fotometria errada (ou revelação pra baixo).

E aí tá cagado mesmo.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


ze_mariano2011

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
    • https://www.flickr.com
Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2015, 12:24:26
no frame não aparecem pontos pretos. na verdade todos os objetos - principalmente as pessoas que fotografei -    estão claros (brancos), apenas o prédio (no fundo da foto) está escuro/ preto.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2015, 13:06:21
mas o fotometro da camera não sabe qual a exposição correta...

Não entendi? :shock:

Zé Mariano

Não conheço muito de filme, mas isso tá com cara de ASA/ISO alto do filme (experiencia própria).
Fotografei com ASA 400 em filme cor e ficou ruim.. não bom vamos falar assim, pq o filme era ruim, de baixa qualidade. Isso faz tempo pra caramba

Outra coisa é que filme colorido se faz em maquina devido ao tempo dos banhos, mas o P&B tem uma influencia danada do laboratorista, inclusive na ampliação que vc não optou por fazer. Nesses labs grandes o dono  confunde operador de maquina com laboratorista, deve ter um procedimento a seguir e pronto.

Pq não procura alguém do fórum que revela P&B e a$$ertava algo?

Se for difícil vai pro centro, 7 de Abril, Conselheiro Crispiniano e arredores e dá uma procurada em alguém que revele P&B, se der problema o cara já te fala na hora

Tem câmera que reconhece o ISO do filme e tem outras que vc precisa informar, não sei qual a sua mas acho que é ISO auto, as vezes uma bateria fraca pode influenciar no fotometro, vc testou a bateria antes de fotografar?


ti_rosso

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2015, 13:12:27
Parece filme puxado mesmo.

Mas será que o problema não estaria na péssima qualidade do scaner do cara?
Mas daí viria com pixels mais aparente, não grão...  :ponder:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2015, 16:05:56
Não entendi? :shock:


Zerar o fotometro não é sinônimo de exposição correta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2015, 19:38:46
Agora entendi :ok: , num primeiro momento pensei em defeito equipamento

Acho que dá pra fazer uma revelação de contato e ter mais facilidade pra scannear, depois corrige na pós