Autor Tópico: Ajuda com FLASH para OMD EM5.  (Lida 1113 vezes)

Felix M.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Junho de 2015, 11:20:34
Ola para todos , 1º post é um pedido de socorro!!! :aua:

Eu tenho uma OMD- EM5 , preciso fazer um trabalho com uso de flash , retratos , recortes com flash, ..... (nunca fiz isso) , para conclusao de um curso.

Ja li de tudo , e  me sinto muito mal em nao conseguir entender  como exatamente funciona o  flash na omd .

Eu perdi o flash original dela que vem no set original.  portanto sem flash

Minha duvida principal :
Qual flash eu compro para ela: com TTL ou sem ?  como funciona o disparo com o flash fora do corpo.



http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-659533651-flash-yongnuo-560-iv-560-iii-canon-nikondifusorpar-radio-_JM

ou

 esse Metz   50-AF de 2010 com TTL:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-665311364-flash-metz-mecablitz-50-af-1-para-cmeras-micro-43-_JM


Aceito sugestões , dicas , ensinamentos, oração, reza, mandinga......



***sou amador de tudo,  nao tenho ($$)  como investir nos flash mais caros FL 50, 600 , 300  estou procurando uma opção B.B.B e proporcione aprender mais sem precisar trocar toda hora de equipamento.

Muito Obrigado antecipado a todos.
Compro Olympus 12mm f/2


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2015, 11:36:26
Com qualquer YN você consegue em manual, seja na sapata ou fora da sapata.

Se quer TTL tem o Nissin i40 que é ótimo pra mirrorless.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2015, 14:03:42
Para disparar fora da câmera, você precisa: ou do flash original dela (que infelizmente você perdeu, é uma opção que controla a potência vários grupos de flash compatíveis, como o fl 300 ou 600, através do menu da câmera), ou de um radio flash, ou de um outro flash disparando um flash escravo.
No caso do rádio flash: Você precisa de um transmissor (que vai na sapata da câmera) e de um receptor (que vai no flash).

Quanto ao flash, se for manual, é mais fácil, qualquer yongnuo de sapata universal resolve. Dê preferência para um que a cabeça do flash rode para os lados, ajuda na hora de rebater o flash, evitando aquela luz frontal, chapada.

No link do mercado livre que você postou, do flash yongnuo, já consta um par de radio flash para fazer o disparo remoto (como descrevi acima, um transmissor na câmera e um receptor no flash). Lembrando que neste caso, para alterar a potência do flash, você precisa caminhar até onde o flash estiver e alterar direto no flash, o menu de flash da sua câmera não vai funcionar.

Se não tiver pressa e puder esperar mais de um mês, costuma ser mais barato comprar do ebay que do mercado livre.


Felix M.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2015, 19:13:27
Obrigado pelas respostas claras, agora entendi com certeza. ( na teoria ao menos.) Perguntei no lugar certo! :clap:

E sobre o Metz ele parece ser mais completo  que o YN , pois tem TTL da Olympus ,    entendi que o TTL ajuda muito para fotografia  rapida,  onde não dá tempo de ajustes  finos.
não sei qual radio flash comprar para controlar ele fora do corpo (se necessario) com o TTL funcionado com o flash OFF tambem.
Compro Olympus 12mm f/2