Autor Tópico: Saudações! Dúvida / Inserção no mundo fotográfico  (Lida 2360 vezes)

i4mnot

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 26 de Junho de 2015, 17:53:08
Saudações, amigos.

Tomei conhecimento deste fórum após pesquisar conteúdo sobre fotografia.

Meu nome é Ian, tenho 23 anos e sou designer gráfico. Sempre fui apaixonado por fotografia, mas por falta de verba e pelo fato dos equipamentos serem bastante caros, nunca consegui comprar meu equipamento. Na verdade meu conhecimento é quase nulo, eu só tenho noções básicas (vistas na faculdade, paguei fotografia introdutiva), desde o processo de pinhole, analógicas até as digitais. No entanto, não cheguei a me aperfeiçoar porque nunca tive uma câmera própria, a que eu tive experiência era da própria universidade. Daí brincava com o ISO, obturador, etc. Enfim, como eu disse, meu conhecimento é muito iniciante, só sei coisas básicas como regras de terços, enquadramentos e coisas do tipo. Sempre gostei de editar imagens, gosto de fazer manipulações no Photoshop e também utilizar elementos em animações no After Effects, mas aquela coisa, sempre com imagens dos outros (Eu sei, é frustrante).

Agradeço a quem dispôs um pouco do seu tempo para ler minha apresentação. Gostaria de aproveitar a situação para sanar algumas dúvidas;

Onde trabalho desenvolvendo estampas para roupas, estamos para utilizar um vão para estúdio fotográfico. Para facilitar no processo de abastecimento do site, pois sempre estamos lançando novidades. Meu chefe pretende comprar uma câmera e me perguntou se eu conhecia algum modelo. Eu particularmente prefiro as Canon, por ter melhor qualidade em captura de vídeo (suponho). Meu sonho de consumo é uma 5D Mark III, mas eu teria que vender um rim para comprar uma, ainda mais aqui no Brasil.  :(

Sem mais delongas, vocês adeptos e mestres da fotografia, quais câmeras vocês podem me sugerir até R$ 5/6.000? A finalidade seria fotos de looks (modelos vestindo nossas roupas) com fundo branco ou neutro para e-commerce  e também fotos "outside" (como podem ver no banner principal desse site aqui: http://www.aestheticrevolution.com/)

Sugiram lentes também. Acredito que uma 50mm para vídeos seja excelente, mas para esses trabalhos de imagem, o que me sugerem?


Desde já agradeço pela ajuda.



Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2015, 18:25:57
Acho que seu comentário está na área errada, pois versa sobre equipamentos, e há uma área específica.
Longe de mim, porém, querer "moderar".
Com 5 / 6 k da pra um bom equipamento de partida.

Eu, falando por mim, pegaria uma Rebel usada - tipo uma T3i + Tamron (ou Sigma) 17-50 + 50  F1.4. Ainda sobraria para um flash...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2015, 08:05:54
Para o que pretende, qualquer câmera usada vai te atender.. dá pra encontrar um corpo por menos de R$1000,00 por aí. Com lente, na casa dos R$1500,00 já consegue coisa boa.

Mas tenha em mente que vai precisar investir em iluminação adequada. No seu caso pode ser tão (ou mais) importante que a própria câmera.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2015, 14:08:53
Esses 5 ou 6k são só pra câmera ou serão usados pra montar o estúdio também?


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2015, 14:54:44
Hoje o melhor custo benefício é uma 5dMkii usada, mas pro que vc quer a 5D serve perfeitamente, é ainda mais barata, mas será difícil encontrar uma. Outra opção é a 6D (usada inclusive). Eu apenas fugiria das cropadas, embora tb seja possível utilizá-las.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2015, 07:16:51
Quase todas DSLR a partirde 7mp (para publicacao impressa) e flash sync speed a partir de 1/125 servem o suficiente para fotos em estudio em geral. Nao eh preciso nada muito especifico para se ter otimos resultados.

50mm e 85mm eh o suficiente para fotos em estudio em geral.



Se vc teve contato com pinhole cameras durante seus estudos, vc sabe que nao eh preciso ter muito dinheiro para se ter uma camera "apropriada" e se praticar fotografia fazendo boas fotos.

Uma caixa de papelao ou lata qualquer, um pedaco de aluminio mole, como de latas de cerveja, fitas adesivas negras, e filme fotografico eh tudo preciso para se ter uma camera e se fazer fotografias.

Se nao quiser perder tempo fazendo suas cameras vc acha muitos fabricantes de cameras pinholes na internet. A partir de 50 dollares ou menos acredito que vc consegue obter uma.

Falta de dinheiro nao eh motivo para deixar de se praticar fotografia. Nao precisa necessariamente ser um hobby caro.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2015, 10:32:26
Minha singela opinião:

Pelo tipo de foto que vc quer fazer, sua preocupação deve ser iluminação, e não a câmera.

Qualquer câmera razoavelmente moderna é capaz de fazer boas fotos em estúdio. Procure no Flickr por "Canon 350D studio" e vai ver milhares de fotos belíssimas feitas com uma câmera que as vezes vc acha por 500 reais ou pouco mais.

Lente também não é o maior problema, para estúdio onde vc usa aberturas menores até mesmo a lente do kit pode ser suficiente, muito embora um conjunto 50mm / 85mm seja interessante para fotos mais fechadas.

Já quanto a iluminação, aí a coisa muda de figura. Iluminação é um diferencial e para boas fotos de modelos vc vai ter que aprender sobre iluminação e ter equipo apropriado. Aquelas fotos de modelos contra fundo branco não se consegue com apenas um flash montado na câmera.




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2015, 19:48:42
Aquelas fotos de modelos contra fundo branco não se consegue com apenas um flash montado na câmera.

Eu acho talvez de sim.

Tetos e paredes brancas, flash apontado para o teto, nao em direcoao acima da camera mas um pouco para frente, que rebate a luz na parede branca atras. Se tiver paredes laterais brancas nao muito distantes melhor ainda.

Eu nao tenho certeza do resultado. Mas acho que talvez de.

Tambem da para sincronizar outro flash ou outros dois flashs respondendo ao flash acoplado a camera, rebatendo nas paredes laterais usadas como rebatedores, ou para a parede ao fundo. Ai eu tenho certeza que da.


Sabe que mais da metade das minhas fotos com flash em estudio, ou fora de estudio, feitos com camera digital, eu usava um flash acoplado a camera, que fazia apenas a funcao de disparar os demais flashs, pq a luz do flash acoplado a camera mesmo nao aparecia nas fotos. Eu nao sei se as outras marcas fazem isso, mas esses sistema dos flashs da Nikon eu adoro. Nao precisa ter mais equipamentos na mala e nem gastar mais, seja com cabos ou disparadores,
 a radio, os flashs mesmo funcionam como disparadores e receptores uns dos outros.

Eu ate hoje tenho um disparador a radio na caixa que usei apenas umas 5, 6 ou 7 vezes com strobles. Depois nunca mais. Tambem abandonei strobles por conveniencia. E so passei a usar cabo quando comecei a fotografar com filme, pq minha primeira camera de filme nao tinha acoplador para flash. Mesmo se tivesse eu nao sei se esse sistema funcionaria com cameras analogicas.



Mas voltando ao assunto. Concordo que o modelo da camera e lentes eh o que ha para menos se preocupar com fotos em estudio, mas sim iluminacao.

A unica coisa que eu preferiria para esse caso seria uma camera com maior sync speed que eu encontrasse. Mas em todo o caso 1/125 ja eh suficiente para se trabalhar em estudio bem iluminado.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2015, 00:30:54
Gaste até 3.500 com câmera mais lente (ex: d5300 + 50mm f/1.8, 5D usada + 85mm f1.8) e o restante com acessórios e iluminação (flashes de estúdio, fundo infinito, rebatedores, etc). Já o conhecimento é gratuito e está por toda parte na internet.


i4mnot

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2015, 01:39:59

Com 5 / 6 k da pra um bom equipamento de partida.

Eu, falando por mim, pegaria uma Rebel usada - tipo uma T3i + Tamron (ou Sigma) 17-50 + 50  F1.4. Ainda sobraria para um flash...


Bom dia, Tupiniquim.

Então, meu melhor amigo possui uma câmera dessa com uma lente padrão 18-135mm. Como ele é bolsista, conseguiu através de muito esforço. No entanto, não sei se esta câmera atenderia minha necessidade. Entendo que a lente e iluminação fazem toda a diferença, mas essa câmera pelo que eu sei, não é FULL FRAME. Você acha vantagem para mim uma 6D ou um modelo anterior?

Obrigado pela resposta.


i4mnot

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2015, 01:49:55
Esses 5 ou 6k são só pra câmera ou serão usados pra montar o estúdio também?


Bom dia, Rafa. Obrigado pela resposta.

Então, qual câmera você me sugere (sendo Full Frame). E se puder, por favor me sugira lentes. Sou totalmente leigo a respeito.

Sobre o estúdio: É uma casa com vários vãos. Mas eu achei mais bacana usar uma área da casa que possui um pergolado, pois a iluminação daylight me proporcionaria um bom resultado, já que não tenho equipamento de iluminação completo para um ambiente fechado. Minha ideia foi comprar uma lona branca, fazer um suporte no teto e criar um fundo infinito (sendo 3 suportes e 3 rolos: preto, branco e preto). Usaria dois refletores caseiros com 3200k. Mas claro, eu teria que testar, pois não sei se precisaria de um "difusor" improvisado no pergolado.

O que me diz?  :D  Ideia viajante ou válida?


i4mnot

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2015, 01:55:11
Hoje o melhor custo benefício é uma 5dMkii usada, mas pro que vc quer a 5D serve perfeitamente, é ainda mais barata, mas será difícil encontrar uma. Outra opção é a 6D (usada inclusive). Eu apenas fugiria das cropadas, embora tb seja possível utilizá-las.

Bom dia, Araujo.

A 6D foi a câmera que eu imaginei também para esse orçamento. Sendo que eu não sei ao certo, por isso recorri a vocês do fórum que são experientes no assunto. E também não tenho ideia de lente para essa finalidade. Suponho que eu necessite de duas, uma para fotos outiside e outra para estúdio. Cropada não quero, viso somente as full frames.


i4mnot

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2015, 01:59:16

50mm e 85mm eh o suficiente para fotos em estudio em geral.



Bom dia, CROIX.

50mm e 85mm para estúdio e qual lente para fotos externas?
E qual câmera full frame você me indica?


i4mnot

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2015, 02:49:59


Já quanto a iluminação, aí a coisa muda de figura. Iluminação é um diferencial e para boas fotos de modelos vc vai ter que aprender sobre iluminação e ter equipo apropriado. Aquelas fotos de modelos contra fundo branco não se consegue com apenas um flash montado na câmera.

Bom dia, Alexandre.

Na verdade, as fotos do nosso site (strongfit.com.br), maioria fui eu que tratei. O pessoal lá que faem as fotos têm todo um equipamento, flash embutido, rebatedores, refletores, boas câmeras, etc. Sendo que eles, pelo que pude notar, fazem essas fotos com uma má vontade tão grande que isso me deixou incomodado e eu mesmo decidi mergulhar nessa área. Aqui em Natal, muitos possuem equipamentos de primeira, ostentam suas Mark III, sendo que não sabem fotografar. Digo, não possuem a sensibilidade e o olhar artístico necessário para a fotografia.

Segue uma amostra de como eles nos fornecessem as imagens:
4 imagens: Imagem de editorial (como recebo);
 Imagem editada por mim;
 Imagem como recebo para editar e depois jogar no site;
 Print da minha tela com as informações sobre a foto;

<blockquote class="imgur-embed-pub" lang="en" data-id="a/6Zbfd"><a href="//imgur.com/a/6Zbfd">View post on imgur.com</a></blockquote><script async src="//s.imgur.com/min/embed.js" charset="utf-8"></script>

(https://imgur.com/a/6Zbfd)


Sobre a questão de iluminação, dá uma olhada no que eu respondi aos outros membros se puder.

Obrigado pela resposta. Essas informações que vocês estão me passando são muito válidas.




C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2015, 03:29:45

Bom dia, CROIX.

50mm e 85mm para estúdio e qual lente para fotos externas?
E qual câmera full frame você me indica?

Ambas as lentes sao de otimo uso tanto para estudio quanto para fotos externas. 100mm tambem eh uma opcao que muitos gostam de usar para fotos de moda e retratos. Para moda tem muitos que ate preferem os efeitos de lentes com maiores distancias focars, de 100mm ou 135mm. Mas ai vai muito de gosto pessoal tambem.


Eu li o que vc escreveu sobre luz continua.  O que tambem serve, principalmente quanso se procura economizar. Mas luz continua esquenta rapido, e em estudio fechado, em dias quentes, quando se fotografa por horas, tende nao ser algo muito agradavel, e pode ate atrapalhar fazendo a modelo transpirar, interferindo na maquiagem, brilo na pele, etc.

Mas esses olofortes de jardim, que vc acha em lojas de jardinagem ou construcao, eh tao barato que vc pode comprar um ou dois e experimentar no seu estudio. Se esquentar muito e atrapalhar, vc ainda tem a opcao de comprar strobles que existem muitas opcoes bem baratas tambem. Flash compacto sao as opcoes mais caras, mas tambem mais conveniente para muitos casos.


Os acessorios basicos de estudio sao difusores e rebatedores. O resto vc vai adicionando conforme a necessidade.

Para estudio, vc pode comprar uma ou duas pecas de rebatedores de 2metros aproximadamente, com suporte de chao para manter ele(s) em pe. Muitos modelos de rebatedores, tambem vem com difusores dentro, como tambem dois lados, um com lado pratiado para rebater a luz de forma mais fria, e outro lado dourado para rebater a luz de forma mais quente. E o verso dos rebatedores costumam ser negros, que vc pode usar como bandeira para bloquear luz, ou rebate de luz, de um lado e criar mais contraste com a luz do outro lado da modelo. Tambem como bandeiras para se criar luz mais direcionada, no caso de luz continua onde vc nao tem como adaptar uma softbox.

Usando o suporte de chao, para manter o negocio em pe sozinho, vc pode usar tal difusor em frente do oloforte ou stroble para difundir a luz. Para olofortes de jardim ou construcao, nao vejo como vc conseguiria usar softbox, mas vc pode usar difusores estilo guardachuva, caso a opcao de um difusor reto de aproximadamente 2m pular fora de seu orcamento.

Mas esses grandes ajudam tambem muito em fotos fora de estudio, para difundir a luz do sol. Ou em estudio sevc usar a luz do sol como luz para suas fotos.

Tem um ou mais desse para estudio e fotos esternas eh sempre muito bom.

Eu nao sei pq, mas muita gente usa somente rebatedores com luz do sol, como forma de se criar luz de preenchimento, e para o resto usam flash ou strobles. Talvez por mera questao estetica de achar que usar flash e stroble eh mais cool, etc. Mas rebatedores de luz tem uma grande variedade de opcoes de uso, inclusive para se criar highlights para pele ou cabelo, sem a necessidade de se usar outra fonte de luz so para isso.