Autor Tópico: Pelo Telefone  (Lida 1441 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 27 de Junho de 2015, 09:42:47


Fim de agosto de 2010.

A câmera é uma Pentax K20D. A lente, confesso que não lembro direito, mas acho que é uma Jupiter 2/85. Foi usado um flash colocado sobre a mesa em frente à ela, mas disparado por rádio (rádio fixado na câmera), daí que a direção da luz não é a direção do disparo (coisa que deixa a foto chapada, sem contrastes). Não é encenada, ela falava no telefone com alguém de fato.

RAW convertido no perfectRAW e tratado depois no Photoshop.

Ontem ao preparar esta foto fiquei ouvindo o Richie. Quem quiser ouvir, ouça e veja a foto ao mesmo tempo:
https://www.youtube.com/watch?t=81&v=dYOx7Imslxs

Abraços matinais, deixa eu sair e levar minha mulher à Botafogo...



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2015, 13:57:07
Desculpa ser tão duro, sei que ouve uma logística na execução da foto, mas o resultado achei bem fraco.



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2015, 14:25:13
Desculpa ser tão duro, sei que ouve uma logística na execução da foto, mas o resultado achei bem fraco.

Não esquente a cabeça, Rafa, não me aborreço com as opiniões que podem sim ser contrárias ao apresentado. Lhe agradeço a atenção e não cabe nem você pedir desculpas. Estamos aqui para trocarmos ideias e opiniões, não é?

Um abraço,
Ivan


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2015, 19:53:58
Não é o tipo de foto que gosto ( falando do tema ) mas eu gostei da foto pela perspectiva da proposta. O flash fora da cam do jeito que iluminou ela ficou massa.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2015, 21:47:35
Não é o tipo de foto que gosto ( falando do tema ) mas eu gostei da foto pela perspectiva da proposta. O flash fora da cam do jeito que iluminou ela ficou massa.

Obrigado, Raphael. Grande parte do que faço são retratos, ou melhor, minha parte preferida, não a maior parte porque retratos precisam de pessoas que queiram ser fotografadas. Retratos sobrevivem ao tempo. Nós fotografamos uma coisa, e depois de alguns anos aquilo nada significa, mas o retrato não, o retrato continua significativo.

Particularmente, o flash comandado para disparar de outro lugar é uma grande coisa. Fiz, certa vez, fotos do então meu mestre de Kung Fu e de uma amiga que era também adiantada, foi ótimo fazer. Eram dois flashs disparados por rádio.

Muito obrigado.

Uso pouco flash, sou preguiçoso, gosto da câmera sem nada, mas há sim algumas séries.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2015, 22:09:17
Ivan,  é uma honra sua participação por aqui novamente.  A expressão através da fotografia é muito mais que nitidez e "pseudo-técnica" perfeita. Imagem boa é a que transmite sentimento, força, história e nisso sua foto é fantástica.

 :ok:


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2015, 22:15:12
Olá. Gostei da foto, tem um certo peso e drama nela... sei lá, foge do comum e gosto disso. ..
Ivan você é o Ivan do ABC do RAW? Cara a fotografia começou para mim lendo o seu blog e explicações sobre o RAW, latitude de exposição, etc...
Muito bom ver você por aqui postando!
Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2015, 23:03:19
Ivan,  é uma honra sua participação por aqui novamente.  A expressão através da fotografia é muito mais que nitidez e "pseudo-técnica" perfeita. Imagem boa é a que transmite sentimento, força, história e nisso sua foto é fantástica.

Alexandre; Obrigadíssimo. Estava, anteontem, em casa e tive vontade de postar e conversar, quando a conversa estivesse encaminhada no sentido em que eu me ajusto. Aí tive vontade, há muito tempo não via nada aqui, mas me deu vontade.

Há muito tempo posto no Facebook, um lugar onde tenho ótimas conversas e ótimos contatos, mas mesmo assim me deu vontade.

Obrigado.



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2015, 23:23:08
Olá. Gostei da foto, tem um certo peso e drama nela... sei lá, foge do comum e gosto disso. ..
Ivan você é o Ivan do ABC do RAW? Cara a fotografia começou para mim lendo o seu blog e explicações sobre o RAW, latitude de exposição, etc...
Muito bom ver você por aqui postando!
Abraços
Sim, Ronaldo, sou o autor do ABC do RAW. Há uma razão para isso. Comecei a usar RAW em dezembro de 2003. Achei um texto gringo que falava de RAW e vi que aquilo era tudo, era muito importante, e a escolha da câmera tinha isso em conta. Aí comprei minha segunda câmera, uma que fazia RAW, uma Fuji S5000. E fui trocando, ano a ano, e mais ou menos em outubro de 2004 comprei, de segunda mão, uma Canon 300D. Mas desde as Fuji mergulhei no RAW. Venho da fotografia química, e compreender esta face da digital foi fundamental para mim. 

Naquela época, ninguém usava. A gente fala isso e aparece um gato-pingado dizendo que ele usava sim, mas não havia nada sendo dito sobre RAW. Tive de buscar com as unhas, como se diz por aí. E fui juntando as informações, fui compreendendo e um dia achei que deveria escrever sobre isso, e já buscava isso há alguns anos quando escrevi. Tem uma coisa na minha maneira de ser que é organizar os pensamentos escrevendo. As pessoas acham estranho, pois escrevo organizando os pensamentos e as informações, mas isso feito perco a vontade de escrever. Este blog foi assim, depois da última escrita, já não tinha curiosidade nem vontade. Evidentemente uso RAW quase o tempo todo, exceto numa portatilzinha, a Panasonic FH24 que uso para situações onde carregar uma câmera melhor não me daria liberdade.

Muito obrigado. Fico feliz em saber aquilo útil.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2015, 07:45:55
Ivan!
Belíssima foto! A iluminação ficou excelente, o momento idem! Parece um frame retirado de um filme de suspense!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2015, 08:02:09
Como comentou o Pope, parece um filme de suspense! A luz dura criou uma dramaticidade à cena, valorizando bastante a imagem. Parabéns!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2015, 09:38:51
Pope e Bretas;

Muito obrigado. Sim, tem esse clima de cinema, parece no meio de uma cena, embora seja só ela falando no telefone com a mãe.

Obrigado pelos comentários