Autor Tópico: upgrade da s110 para a sl1. A diferença é muito grande?  (Lida 1714 vezes)

x-a-n-d-e

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 22 de Junho de 2015, 01:59:22
Pessoal, peço desculpas pela dúvida meio boba, mas enfim...

Tenho atualmente uma s110 da Canon, e, antes dela, tinha uma s95. Para uma câmera compacta acho essa série excelente. A lente f2.0 permite fotos noturnas bem razoáveis, ainda mais por se tratar de uma máquina de bolso.

Entretanto, apesar dela atender à minha necessidade, venho pensando em um upgrade para uma dslr, mais especificamente a sl1, pois, apesar de ainda bem maior do que a minha, é a menor reflex do mercado.

Imagino que ela seja, sem dúvidas, superior, mas a questão é: Com a lente do kit + alguma clara de baixo custo, ela seria tão melhor assim? A diferença de qualidade compensa a perda de portabilidade?

Adoro viajar a lazer e faço isso com bastante frequência. A máquina serviria para substituir a minha atual na tarefa de registrar esses momentos.

Não sei se vai ajudar na resposta, mas deixo aqui algumas fotos tiradas com a s110 em diferentes situações, para que vocês possam avaliar se a sl1 traria um ganho efetivamente considerável:

IMG_1597 by Alexandre Cardoso, no Flickr

IMG_1792 by Alexandre Cardoso, no Flickr

IMG_2882 by Alexandre Cardoso, no Flickr

IMG_5162 by Alexandre Cardoso, no Flickr

IMG_5333 by Alexandre Cardoso, no Flickr

IMG_3773 by Alexandre Cardoso, no Flickr

IMG_4510 by Alexandre Cardoso, no Flickr

IMG_5024 by Alexandre Cardoso, no Flickr


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2015, 08:43:49
Xará, pelo que você diz do seu uso, eu não aconselharia mudar não.
Suas fotos são belas, sua câmera é beeem compacta e entrega uma qualidade ótima para o que você quer.

Dslr vai te levar para um buraco sem fundo de lentes, acessórios, estudos e possibilidades que se não tem intenção de mergulhar no hobby e gastar tempo e dinheiro com isso, não vale a pena.

 :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2015, 09:09:38
Concordo com o Alexandre.

Suas fotos já são ótimas e, a menos que esteja insatisfeito com a qualidade delas ampliadas ou impressas, não perceberá grande avanço numa DSLR, especialmente levando em consideração o aumento de tamanho e peso.

Se fosse para investir em algo mantendo o mesmo esquema de uso, sugeriria a Sony RX100 mark III. Ela tem o mesmo formato de saboneteira da sua Canon, porém é um pouquinho maior, mas ainda totalmente portátil ao ponto de poder ser levada no bolso de um jeans justo. Tem um sensor bem maior e lente mais rápida, tanto em wide quanto em tele. Além disso, tem um flash pop-up que pode ser rebatido para cima, tela retrátil, EVF, e perfumarias a mais. Enfim, se tem e quer um upgrade, acho que esse seria um caminho...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vandoeduardo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2015, 19:18:49
Nunca pensou em uma Mirrorless, como as Sony Nex? Ou então as Nikon.
Vando Eduardo
Canon EOS 40D | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II
https://www.flickr.com/photos/vandoeduardo/


S.SILVA

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2015, 20:26:00
Alexandre, já tive uma S95 e essas compactas da série S são realmente muito boas. Para pensar: Que tipo de fotos você faria melhor (ou somente) com um DSLR? Destaco a possibilidade de explorar ISOS mais altos, especialmente se combinados com uma lente clara (2.8) em condições de baixa luminosidade, quando não é possível usar tripé; foco muito mais rápido para determinados tipos de fotos, como de esportes; efeitos especiais decorrentes de uma pequena abertura do diafragma, como f16 ou f22 e desfoques (bokeh) que não são possíveis com a lente fixa da compacta; fotos de longa exposição (acima de 15s), como de um belo céu estrelado. Vi as suas fotos do flickr e são muito bonitas. Mas o que eu quero dizer com toda essa introdução: Acho que a resposta à sua pergunta deve levar em consideração uma outra pergunta. O que exatamente você pretende com a possível troca? Quer se aprofundar um pouco mais na técnica fotográfica e explorar novas possibilidades? Sente essa necessidade e está disposto a estudar? Se a resposto for afirmativa, não tenho dúvidas de que valerá muito a pena investir na câmera reflex. Sendo possível, até mesmo conservando a compacta. Agora, se você não sente essa necessidade e acha que a reflex ficaria encostada depois de algum tempo, fique apenas com a compacta sem peso na consciência. Como já ressaltado pelo pessoal, você já tira fotos muito boas com ela!!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2015, 20:26:58
Viajei São João com minha T3, saldo de fotos 0.
Preguiça de carregar aquele "trambolho" pela cidade.
Dê uma olhada na serie G da canon.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2015, 17:12:07
Caso perfeito que vale a pena ficar aonde esta.
Ricardo Ghion


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2015, 10:06:39
Se quer comprar uma DSLR, blz.

DSLR é outra pegada, não necessariamente melhor ou pior, mas muito diferente do que está acostumado. Pode ser tornar um grande prazer pra você fotografar com uma DSLR...

Em vez de simplesmente registrar suas viagens, pode começar querer viajar para fotografar... São coisas bem diferentes, e, volto a dizer, não é questão de melhor ou pior.

Mas no seu caso eu preferiria comprar uma DSLR maior (por exemplo T3i, mesmo que usada) e manteria a que já tem pra carregar mais fácil por aí...
« Última modificação: 26 de Junho de 2015, 10:11:44 por Luciano.Queiroz »


Fred Bittencourt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2015, 11:08:22
Ai vai do que você quer. MESMO  :)

Eu tenho uma compacta da Sony a anos e não me sentia satisfeito com o resultado. Vivia querendo comprar uma câmera DSLR só que não tinha $$. Depois de um tempo juntei uns "real" e comprei a Canon T5.

Para meu uso a T5 me atende e bem. Tenho até me surpreendido em alguns momentos rsrsrs.
O peso e a pegada você se acostuma bem rápido.
A compacta está la parada para ser usada a qualquer momento. Não vendi pq acho que posso precisar.

Sua fotos são muito bacanas. :clap: :clap: :clap:

Canon T5 | 18-55mm | 50mm 1.8 STM | YN-568EX II | Gopro Hero 4


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2015, 11:10:17
Eu tenho a S110 e um 60D (que se não é o mesmo sensor da SL1 é muito parecido), então vou dar meu pitaco.

Com a lente do kit e uma clara de baixo custo (50mm f/1.8 ou 40mm f/2.8) vc ganha muito pouco em fotos diurnas de paisagem, basicamente um pouco de nitidez e um pouco menos de distorção. Já se vc fotografa em RAW, aí o ganho já passa a ser maior porque o sensor da 60D tem mais possibilidades de edição, como recuperação de highlights ou sombras.

Eu uso uma lente f/2.8 constante na DSLR, então não tenho parâmetro de comparação com a lente do kit a noite. A lente da S110 é mais clara (f/2.0) quando em GA, mas assim como a do kit fecha rapidamente a medida que se aumenta a distância focal. Mesmo assim acredito que o desempenho em baixa luz da DSLR, mesmo com lente do kit, seja bem superior ao da S110.

Já a lente clara vai te dar um desempenho muito superior a noite e vai te permitir o famoso desfoque.

E quanto a portabilidade, isso é uma questão muito pessoal. Enquanto o amigo vangelismm disse que tirou 0 fotos com sua DSLR, a uns dias passei uma semana viajando, levei a DSLR e a S110. O cartão da DSLR voltou com fotos, e o da S110 vazio, 0 fotos. Prefiro a DSLR por um punhado de motivos, me sinto mais confortável com ela, sou fã incondicional do visor óptico, e prefiro tratar os RAW's da DSLR.

Enfim, decisão difícil. Se vc gosta das suas fotos como estão, não sente necessidade de nada específico e se sente confortável usando seu equipamento, fique com ele.  Se sentir dificuldade para fotografar a noite, quer uma câmera mais rápida, procura outra linguagem para suas fotos e quer ir mais a fundo no universo fotográfico, aí talvez seja a hora de um upgrade.

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2015, 15:00:24
Essa questão do tamanho de DSLR ser um incomodo é muito pessoal. Alguns disseram que dificulta e preferem compactas e outros disseram o contrário, portanto é muito difícil seguir as opinões dos outros neste quesito. Eu não tenho problema algum em levar a minha SL1 comigo, já a 5D ta fora de questão. Nas fotos que você colocou de exemplo, vc poderia levar uma mochilinha ou uma bolsinha? Se sim, não tem porquê não levar a SL1.
Para "bagunçar", antes eu tinha uma mirrorless e acho a melhor opção neste contexto. Só estou com o SL1 pois dá para utilizar de reserva junto com as lentes da 5D. Mas não tenho dúvidas, a minha próxima câmera será outra mirrorless.
Sobre a qualidade, acho que uma vez que você utilizar a DSLR (ou mirrorless) com uma lente fixa clara, não sentirá prazer em utilizar a compacta novamente. É outra coisa. Nestas fotos do exemplo, principalmente nas de entardecer, você teria muito mais recursos e qualidade (principalmente tirando em RAW). Agora é fato, antes tirar a foto com uma câmera compacta do que não tirar, ou seja, só você poderá avaliar se cabe (literalmente) uma DSLR no seu uso.


Rodrigo.Lima

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2015, 15:21:42
Qualquer coisa que eu venha dizer aqui já foi citado acima, mas independente do custo relacionado ser baixo ou não, eu iria sim pra SL1, pelo simples fato de todas as possibilidades a mais em relação à S100... aliás, ainda pretendo ter uma, justamente por ser pequena e discreta, mas com grandes possibilidades... e definitivamente casada com a nova EF-S 24mm pancake  :D Para fotos caseiras, passeios... enfim, pra se carregar a todo instante


x-a-n-d-e

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2015, 20:04:54
Amigos, agradeço imensamente pela ajuda.  Tomei até um susto quando vi a quantidade - e o tamanho - das respostas.  :ok:

Do mesmo modo, fiquei positivamente surpreso com os elogios às fotos que eu postei.  :D

Em Outubro estarei nos EUA e estou pesando se invisto os 500 usd pedidos pela sl1 lá.

Mas, independente disso, já desisti completamente de vender a s110. Diante dos posts de vocês, pensei melhor e vi que não são equipamentos excludentes, mas que se completam.

Caso compre mesmo a reflex, utilizaria ela apenas em situações em que carregar a bolsa não seja um estorvo. Já a compacta, permaneceria sempre grudada comigo, como já ocorre. E se a "grandona" vier a ficar subutilizada, sempre há a possibilidade de vendê-la.
« Última modificação: 26 de Junho de 2015, 20:06:02 por x-a-n-d-e »