Autor Tópico: Disparos lentos Canon T3  (Lida 2853 vezes)

Rah Ventura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Junho de 2015, 12:40:15
Boa tarde,

Bom pessoal, estou com algo na cabeça que está me tirando o sono.. A minha t3 quando em modo RAW (sempre opto por esse) faz disparos sequenciais muito lentos. Ex: em 1/200 é a mesma velocidade que 1/4000 (em questão de salvar). Já testei cartões diferentes e tudo mais, mas mesmo assim não muda.

Se uso salvamento em jpeg, a velocidade maior é realmente sentida nas fotos sequenciais, porém em raw é como se fosse só aquela velocidade e deu..

Alguém sabe se isso possa ser um defeito da câmera ou realmente é assim? PS: Já resetei todas as configurações para padrões de fábrica, mas mesmo assim continua..


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2015, 12:56:21
A camera tem um buffer que dispara algumas fotos em sequencia em alta velocidade, passado isso a velocidade é a suportada pelo cartão, e se não me engano a t3i tem limite de transferencia de pouco mais de 1 raw por segundo mais ou menos, independente de o cartão ter uma taxa de transferencia maior. Se vc tem um cartão de 40mb/s já vai tirar o máximo da sua câmera!

Se mesmo no buffer está devagar, pode ser a configuração q vc colocou no drive, tem duas opções sequencial, uma H de high speed e outra sem nada que é mais lenta


Rah Ventura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2015, 14:14:56
O buffer da minha consegue aguentar 4 fotos sequenciais, porém como disse, é super lento entre uma foto e outra. No JPEG ele faz 40 disparos sequenciais e nem sequer chega a "travar a câmera", mas no raw fica lento para salvar (muito diferente da velocidade do JPEG) e para tirar a próxima em sequência..

Sobre essa questão do modo, pode me dizer a onde estaria? Já revirei todas as configurações dela e nada.. Lembrando, não é a t3i, mas a t3


Rah Ventura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2015, 14:31:00
Estou carregando 2 vídeos para o youtube no qual mostra a mesma configuração de disparo, porém em raw e jpeg. Com o áudio da para ouvir claramente o que quis dizer.. Assim que terminar posto os links


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2015, 14:46:32
O raw é no minimo 3 vezes maior que o jpg, essa demora é o tempo de gravar no cartão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rah Ventura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2015, 17:11:32
O raw é no minimo 3 vezes maior que o jpg, essa demora é o tempo de gravar no cartão.

Sim, também penso que seja isso, mas olhando os links você irá entender melhor o que quero dizer:

Link para o RAW:
https://www.youtube.com/watch?v=1AI556Rn77I

Link para o JPEG:
https://www.youtube.com/watch?v=zzSuI2MDcUg

Reparem no barulho do obturador, na cadência do obturador em jpeg e raw (antes do raw começar a travar)


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2015, 17:40:57
Consultou o manual ? Lá diz que a T3 faz em Jpeg 3fps e em Raw 2 fps. Em 1/100  ou 1/8000 não vai mudar nada a velocidade de gravação nem de disparo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2015, 18:19:53
Consultou o manual ? Lá diz que a T3 faz em Jpeg 3fps e em Raw 2 fps. Em 1/100  ou 1/8000 não vai mudar nada a velocidade de gravação nem de disparo.

Pois é, não entendi ainda porque associar a velocidade do obturador a quantidade de fotos no disparo continuo.

Os videos mostram que está tudo normal.
Em jpg sempre vai disparar mais fotos por segundo que em raw.
Quando o buffer da camera enche, ela tem que impedir o proximo disparo até que as fotos já feitas sejam escritas no cartão e o buffer fique livre de novo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rah Ventura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2015, 19:27:18
Putz, viajei bonito.. Estava consultando as especificações digitalmente, e as mesmas não era da t3, mas da 60d.. Por isso estava achando estranho a questão do raw ser tão lento e limitado..