Autor Tópico: Fotografia de Casamento - Comprar equips ou pagar divulgação?  (Lida 4940 vezes)

Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #15 Online: 30 de Junho de 2015, 05:30:51
ainda estou aprendendo,mas por ter meu irmao e cunhada no ramo,acho que posso dar uns pitacos rsrsrs.Aqui no japao,pelo fato de muita gente nao conhecer,nao dominar a lingua ou simplesmente nao ter o dinheiro suficiente para contratar um japones legitimo para o servico,eles recorrem aos descendentes que atuam no ramo.E como nao poderia deixar de ser,muitos querem poupar,entao vao atras dos meia-boca que se "prostituem" e vendem seus servicos por merreca!Eh claro que posteriormente vem as reclamacoes,pq os caras aqui nw sabem trabalhar e tb querem praticidade para nw ter q ficar horas durante a semana tratando fotos,pq os mesmos tem o seu trampo do dia-a-dia.Resumindo,prometem mundos e fundos,entregam porcaria por valores baixos,nw tem comunicacao,nw aceitam palpites e a tal da praticidade em troca de menos trabalho,matam ate a iluminacao do ambiente.Como meu irmao tem parceria cm uma empresa que organiza e decora festas,eles automaticamente indicam,mas o caso do cliente aceitar eh outra historia $$$...entao qd nw o contrata para as fotos,eles vao fazer "bico" ajudando na decoracao.E eh inevitavel nw olhar a forma de trabalho dos fotografos concorrentes..tem um que usa tochas cruzadas no altar da igreja,na festa,onde tem iluminacao planejada,acaba por afetar tudo,entao para qm analisa e compara fotos dos concorrentes,esse simplesmente nw sera indicado pra ninguem.
Moral da historia,o boca a boca eh muito forte,entao tem que saber trabalhar,comunicar,vender,entre outras coisas.Aqui,das vezes que os acompanhei nos eventos,os casais gostam da forma como sao tratados,a disponibilidade sua sobre a questao do tempo do casorio,o pos casamento e sua honra com os compromissos marcados com eles.E antes de fechar contrato,muitos materiais para serem analisados,eh a grande procura rsrs.Enfim,ser bem tratado qd remunerado,todo mundo gosta!
Acho que eh isso,talvez nw focar em uma soh coisa,mas no todo,modificar a forma como vem trabalhando e acrescentar somente coisas que vao melhorar seu servico.Boa sorte ai!
« Última modificação: 30 de Junho de 2015, 05:34:06 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Canon


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 30 de Junho de 2015, 09:25:15

E para isso só depende de vc, do seu estilo e da EDIÇÃO. E ai que mora o problema, vc compra uma Canon 24mm 1.4 L que é uma obra prima de engenharia e taca um preset que imita negativos antigos e deixa a foto com vinheta e ruído? Pra que? Era melhor ter feito como uma lente mais barata.


Sempre pensei nisso quando via aquele efeito de baixo contraste.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #18 Online: 30 de Junho de 2015, 11:42:43
Não sou fotógrafo, mas o que leio por ai é que equipamento não é diferencial significativo (ou é e todo mundo mente? >:D).
Com algo descente acima de kit de entrada estaria bom para mim, claro que confiável e bkp de tudo. Se ainda não está nesta etapa investiria em equipamento

Conversando com uma agência outro dia tive algumas informações legais

Primeiro que é fácil jogar $$ fora nos canais que sitou, por exemplo você comprar a palavra "fotografo barato" no GG é caro e o publico que vai até vc é ruim (vai fechar por valor).
Hoje em dia esta agência esta captando clientes que jogaram rios de $$ fora e não tiveram resultado em  outras agências, o mercado parou de ser comprador.

Já usou o mailchimp? É de graça até um numero de remetentes

Tenho estudado muito mais sobre comercio online ao invés de material técnico, pra não virar um ilustre desconhecido e confesso que sem grande evolução

Todos os canais de mkt levam "acessos" até seu site ou fanpage e é lá que vc conquista  o cliente. Ter conteúdo e parcerias no caso do fotógrafo parece ser interessante.

O William Lima (fotógrafo de casamento e frequentador do fórum) outro dia disponibilizou um hangout muito bom , foi no amor mas agora só comprando


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Junho de 2015, 12:11:21
Sempre pensei nisso quando via aquele efeito de baixo contraste.

Então, outro dia fizemos uma formatura e o segundo fotógrafo (amigo meu) estava com uma 6D, uma 24-70mm II (valor, cerca de 6 mil k). Ai quis ser prestativo e me mandou as fotos dele "já tratadas". Meu deus, abusou e exagerou na edição, cheio de preset. E a dificuldade de explicar pra ele que pra fazer isso com as imagens não precisa de equipamento sofisticado.

Então insisto, pensa no que vc vai realmente usar e vai ser prático.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #20 Online: 30 de Junho de 2015, 12:46:48
Depende muito do estilo da tua fotografia.

No meu caso é importante pois levo algumas situações ao extremo do que o equipamento oferece, logo preciso ter algo que possa confiar. No meu estilo de foto, equipamento não é diferencial, é necessidade. O cliente nunca vai querer saber qual o modelo da tua câmera e lente. Ele quer ver as fotos que tu apresentou no teu portfolio.

Sobre investimento em publicidade no facebook/google. Isso é para quando tu já estiver estabelecido no mercado e bem reconhecido, pois essas ferramentas funcionam com o boca a boca digital. Se tu pagar uma publicação e poucos derem like no início, principalmente teus clientes. Não vai ter retorno.

No início do negócio, as parcerias são chaves... invista em publicidade (fotolivros de portfolio, folders, mimos etc) para os cerimonialistas, buffets, salões de beleza etc... Vai ter retorno melhor do que facebook.


Rodrigo.Lima

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2015, 13:41:10
Depende muito do estilo da tua fotografia.

No meu caso é importante pois levo algumas situações ao extremo do que o equipamento oferece, logo preciso ter algo que possa confiar. No meu estilo de foto, equipamento não é diferencial, é necessidade. O cliente nunca vai querer saber qual o modelo da tua câmera e lente. Ele quer ver as fotos que tu apresentou no teu portfolio.

Sobre investimento em publicidade no facebook/google. Isso é para quando tu já estiver estabelecido no mercado e bem reconhecido, pois essas ferramentas funcionam com o boca a boca digital. Se tu pagar uma publicação e poucos derem like no início, principalmente teus clientes. Não vai ter retorno.

No início do negócio, as parcerias são chaves... invista em publicidade (fotolivros de portfolio, folders, mimos etc) para os cerimonialistas, buffets, salões de beleza etc... Vai ter retorno melhor do que facebook.

Peguei o bonde andando, mas meu comentário seria semelhante ao seu.

Primeiro: Não dependa exclusivamente do Facebook para divulgação dos trabalhos. Por que? Como em quase qualquer situação, a pessoa abre o álbum ou a foto, achou bonita ou não e vai pra próxima. Ponto. Já uma foto impressa não, é algo palpável, ele tem aquilo na mão, e quem estiver junto vai estar passando pelo mesmo momento, ele vai mostrar para os amigos, família, não é algo que vai passar com um clique no mouse. Isso é fato. A experiência presencial é SEMPRE insubstituível! Tome como exemplo uma montanha russa... Segundo: Precisa de um fotolivro? Sim e não. Sim pois é também um produto que pode ser vendido, e eles vão querer algo único pra guardar as memórias de um momento único. E não se seu orçamento não permitir isso, um álbum simples de fotografia para melhor apresentação e organização, ninguém quer pegar as foto em uma gaveta e passar uma a uma na mão. Isso passa desleixo, amadorismo, e é como seus potenciais cliente vão te tratar. Aja com profissionalismo e será tratado como tal. Tenha um cartão de visita, com informações para contato, e responda-os sempre que possível, mas não passe orçamentos por telefone ou e-mail, você perde todo o seu trabalho anterior. Traga o cliente até você, aproxime-os, eles quererm ser bem tratados, não precisa bajular, só ser atencioso. Dessa forma o boca-a-boca tem um retorno posivivo.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #22 Online: 30 de Junho de 2015, 22:13:53
:ponder:

Só te digo que o que vc tinha escrito tava muito foda!!!!  :ok: :worship:

Tem uns artigos no site Marketing para Fotógrafos que são bem interessantes.

http://marketingparafotografos.com.br/5-regras-faceis-de-usar-para-conquistar-seu-cliente/

http://marketingparafotografos.com.br/como-fechar-contrato-de-fotografia-contornando-objecoes/

http://marketingparafotografos.com.br/onde-atender-o-cliente/

Show! Alguns eu já tinha visto, mas outros não! Com certeza são artigos muito valiosos! Obrigado!!!

Com algo descente acima de kit de entrada estaria bom para mim, claro que confiável e bkp de tudo. Se ainda não está nesta etapa investiria em equipamento

Já usou o mailchimp? É de graça até um numero de remetentes

Bom, eu concordo que equip faz sim diferença, uahua. Não nego que preciso de um bom up de equipamentos, mas eu esperava conseguir clientes com o material que eu já tenho e aí sim com a grana conseguir dar os Ups em equip.

Sobre o Mailchimp, não usei. Mas ele não serve pra Mailing? E se eu não tenho nenhuma base de emails cadastrados?

No início do negócio, as parcerias são chaves... invista em publicidade (fotolivros de portfolio, folders, mimos etc) para os cerimonialistas, buffets, salões de beleza etc... Vai ter retorno melhor do que facebook.

Boa! Já estou separando uma parte do orçamento pra fazer isso!!

Obrigado pelas valiosas dicas, galera!!! =D
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #23 Online: 01 de Julho de 2015, 11:54:02
Mailchimp é pra mailing  sim

Vai precisar ter uma lista de clientes, ou futuros clientes para usar

Uma solução "caseira" de investimento seria no dia dos namorados, por exemplo.

Na sua fanpage vc publica que curtindo e se inscrevendo no seu site até o dia "x" , irá ocorrer fazer um sorteio e o casal contemplado vai receber um "descontão" pra uma seção de fotos em externa do casal entregue em CD.

Mesmo que poucas pessoas se inscrevam, na entrega das fotos,  vc deixa o studio bem decorado, com quadros de fotos, álbum de portfólio, mostra as fotos aos clientes, serve um café, etc

Além das fotos os clientes irão publicar a boa experiência que tiveram

Colega, não sou fotógrafo mas iniciaria assim



Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 01 de Julho de 2015, 13:46:02
Vc têm equipamentos suficientes (Bons e com backup de tudo) para aguentar o tranco de 3 a 4 eventos por mês?
Se a resposta for sim, invista em divulgação.
Se for não, invista em equipamentos primeiro.
 :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #25 Online: 01 de Julho de 2015, 18:04:34
Vc têm equipamentos suficientes (Bons e com backup de tudo) para aguentar o tranco de 3 a 4 eventos por mês?
Se a resposta for sim, invista em divulgação.
Se for não, invista em equipamentos primeiro.
 :ok:

Não! :doh:
Não nego que preciso de mais equips e que preciso investir nisso.
É que a mentalidade que eu tinha era de me equipar melhor conseguindo mais trabalhos só com o portfólio que eu já tenho hoje. Aí eu compraria os equipamentos com a grana dos tais eventos.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #26 Online: 02 de Julho de 2015, 05:33:20
soh por curiosidade,que tanto de equipamento vc precisa comprar?Faz eventos sozinho?
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #27 Online: 02 de Julho de 2015, 10:04:21
soh por curiosidade,que tanto de equipamento vc precisa comprar?Faz eventos sozinho?

Eu trabalho com um amigo meu de infância. Juntos, nossos equips são assim:

60D + T4i + T2i de backup
28mm 1.8 USM
50mm 1.8
40mm 2.8 STM
2x 18-55mm do kit que só usamos quando preciso de algo realmente aberto
2x 75-300mm que não dá pra usar em casamento :aua:
2x Yongnuo 568EXII
Alguns Leds.

O que eu acho que preciso (me corrijam se eu estiver falando besteira):
- A 40mm eh interessante, mas já senti que preciso de uma lente mais clara e que não detone a nitidez em aberturas grandes. Fora também que às vezes a cena fica meio apertada nela enquanto meu brother está usando a 28mm e a 18-55 não dá conta pela baixa luz. Por isso cogitei a 30mm ART 1.4 da Sigma, até mesmo pq acho que vamos levar um tempo pra chegar ao patamar das FF e ela não está tão cara.
- A 50mm deixa na mão de vez em quando na velocidade e precisão do foco, talvez trocar pela nova STM.
- Precisamos de uma lente mais Tele pra ensaios e pra algumas situações onde a gente não pode chegar muito perto, cogitamos uma 85mm 1.8 USM
- Talvez um corpo novo, tipo uma 70D, mas isso não está sendo nossa prioridade ainda.
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 10:10:18 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #28 Online: 03 de Julho de 2015, 07:46:25
eu tentaria vender a t2 e t4+lentes do kit e 75-300 e compraria a 6D.Investir no mkt desde que bem pensado e estudado tb seria uma boa.Mas se tivesse que priorizar alguma coisa,seria em equipamentos!Ressalto que gostei do seu trabalho,pelo pouco que vi e os equipos atuais nw te limitam tanto...entao eh questao de escolher o mais importante e botar a mao na massa!
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, 07:47:30 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 03 de Julho de 2015, 18:07:59
Equipamento é muito importante quando se faz necessário. Na minha opinião o mínimo para eventos é uma Full Frame uma lente 2.8 ou 4.0 e flash, eu trabalho com uma 6D e minha esposa trabalhava com uma 60D, era nítida a diferença na qualidade, enquanto eu podia utilizar ISO 3200 tranquilo pra puxar luz daquela recepção estilo caverna, ela não podia passar de 800 e as fotos ficavam com aquela aparência terrível de flash, sombras duras e pouca luz ambiente, fundo escuro, mesmo rebatendo, costumo fazer muitas fotos sem flash e puxando ISO até 6400 com abertura 1.4, 1.8, 2.0, é minha parte artística, com a 60D nem pensar, e no final acabei comprando uma 6D para ela para emparelhar o trabalho, fica feio no álbum fotos de padrão de qualidade diferentes, talvez eles não notem, mas eu noto, e quero ter certeza do melhor resultado possível.

Dependendo do tipo de cliente que você quer alcançar ele vai sim notar a diferença de qualidade do fotógrafo x para o y, cliente ruim ta nem ai pra qualidade, quer só preço baixo e um trabalho meia boca num DVD.

No início eu recusava clientes de casamento e eventos por não ter o equipamento nem equipe adequados, é muita responsabilidade, hoje tenho até vergonha de fotos minhas do passado, não só por equipamento, mas por questões de evolução, aprimoração.

Invista primeiro em equipamento e conhecimento, depois que você tiver o melhor resultado possível, divulgue-o bem, o conhecimento vai lhe pedir o equipamento.

Abraço! :ok: