Autor Tópico: Fotografia de Casamento - Comprar equips ou pagar divulgação?  (Lida 4939 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Fala galera, tudo bem?

Queria tirar uma dúvida com o pessoal que mexe com fotografia de casamento aqui no Fórum.
Eu e um brother estamos atuando com fotografia de casamento, mas ainda estamos bem no começo.

Tudo que conseguimos até agora foi pelo famoso Boca-a-boca, uma indicação aqui, outra ali e foi indo.
Mas acho que isso está indo um pouco lento e chegamos à conclusão que seria interessante divulgar um pouco mais o nosso trabalho.

Fechamos mais um casamento recentemente e vai sobrar uma graninha e surgiu a dúvida: vale a pena gastar essa graninha em divulgação ou nos equipar um pouco mais?

Dei uma lida nesse tópico pra ver a opinião da galera mas não cheguei a grandes conclusões:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=110937.0
Até mesmo pq sigo vários dos passos que disseram (marcar todo mundo nas fotos, usar horários nobres, temos parceria com cerimonialista, etc...) e ainda botei uma graninha pra impulsionar a página no Facebook e no Adwords.

Resultado: centenas de likes, números razoáveis de acessos no site e ZERO pedidos de orçamento.

Não acho que nosso trabalho seja tão ruim pra ninguém pedir orçamento :hysterical:, até mesmo pq estamos sempre ouvindo alguns elogios do pessoal por aí.
Recentemente pedi uns orçamentos pros grandes portais das noivas, tipo Casamentos.com.br, Casar é um Barato e sites parecidos, mas em geral a cifra fica em torno de 1.5k por ano. Dá pra usar um orçamento desses de forma melhor, em outros meios de divulgação e que vão trazer mais resultados?

OU seria melhor usar esse orçamento pra nos equipar melhor (lentes, flash, etc...) ?

(desculpa o texto longo, desculpa tantas perguntas e desculpa mais um tópico sobre esse assunto)
Valeu!
« Última modificação: 29 de Junho de 2015, 14:28:05 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2015, 14:57:41
OPINIÃO PESSOAL:

Eu investiria em equipamentos. Primeiro, melhoraria meu equipamento para que pudesse apresentar um trabalho ainda melhor. Ponto. Depois de investir, pensaria sim em fazer mais publicidade. Estou te falando isso porque eu fiz assim. Investi pesado em lentes e demais produtos para só depois investir em publicidade.

Tenho obtido retorno significativo. Apesar de não estar investindo em quantidade de casamento, estou me especializando e criando um "público", para que cada vez mais as pessoas reconheçam o meu trabalho...

E ano que vem vou investir massivamente na publicidade, pois até lá conseguirei ser um pouco mais conhecido e as pessoas já terão me indicado como já tem feito.

Mas te falo, o maior marketing é a indicação. Não tem jeito. Por melhor que seja seu trabalho, quando uma noiva faz um serviço contigo e indica para outra, a junção do seu bom trabalho com a indicação é o que faz fechar o contrato na minha opinião...

Espero ter te ajudado um pouco com a experiência que estou vivenciando.

Muitos fotógrafos aqui fazem investimento em propaganda e tal, eu escolhi os equipamentos e depois a publicidade, e por enquanto não me arrependo.

Qualquer dúvida me fala!  :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2015, 14:59:22
Olha amigo, eu não sou o maior expert no assunto, mas acredito que não haja divulgação tão assertiva a ponto de te gerar um numero razoável de contratos.
A divulgação te levará a obter mais público, que por sua vez pode se agradar ou não com seu portifólio.
Pra mim, a melhor divulgação para casamento são exposições em espaços específicos para este público, como feiras de noivas.
Aqui no minha cidade esse tipo de evento costuma render bastante (pelo que escuto de amigos que são fotógrafos de casamento).

(só para complementar)
Eu investiria sim em propaganda, mas não em larga escala.
Usaria a maior parte do retorno obtido no evento com investimentos em equipamentos e  intensificaria a divulgação nas redes sociais, que são "gratuitas" e geram bastante envolvimento.
« Última modificação: 29 de Junho de 2015, 15:02:12 por jefersonperrot »
Canon


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2015, 15:38:46
OPINIÃO PESSOAL:

Eu investiria em equipamentos. Primeiro, melhoraria meu equipamento para que pudesse apresentar um trabalho ainda melhor. Ponto. Depois de investir, pensaria sim em fazer mais publicidade. Estou te falando isso porque eu fiz assim. Investi pesado em lentes e demais produtos para só depois investir em publicidade.

Entendi. Eu levantei essa questão com o seguinte pensamento:
- Como conseguir + clientes? Divulgando! Divulgando mais, consigo mais clientes e ganho grana pra mais equipamentos. Repito o ciclo e sucesso!!
Mas pela pouca experiência que tive no Facebook e no Adwords não deu muito certo isso, não foi bombástico como eu estava imaginando. E por termos poucos clientes até agora, o boca a boca é pequeno.

Tenho uma colega cerimonialista que paga esse Casamentos.com.br. Ela me disse que recebe rios de pedidos de orçamento, mas NENHUM fecha. Como se a galera lá só ficasse orçando pra ter uma média de valores. Ela conversou com outro fotógrafo que pagou também pra divulgar lá e ele disse a mesma coisa.

Mas acho que vou seguir sua dica, usar uma parcela pequena do orçamento pra impulsionar só um pouquinho nossa fanpage e o site, e investir + pesado em equipamentos, álbum de portfólio e etc.

A divulgação te levará a obter mais público, que por sua vez pode se agradar ou não com seu portifólio.
Pra mim, a melhor divulgação para casamento são exposições em espaços específicos para este público, como feiras de noivas.
Aqui no minha cidade esse tipo de evento costuma render bastante (pelo que escuto de amigos que são fotógrafos de casamento).

(só para complementar)
Eu investiria sim em propaganda, mas não em larga escala.
Usaria a maior parte do retorno obtido no evento com investimentos em equipamentos e  intensificaria a divulgação nas redes sociais, que são "gratuitas" e geram bastante envolvimento.

Pior que não manjo muito dos eventos voltado a noivas. o máximo q eu manjo (Até msm pq a esposa me arrastou pra lá quando a gente ia casar) foi o Expo Noivas, mas acho que é uma pequena fortuna participar, e não podemos nem cogitar, por enquanto.

Acho que vou seguir sua dica e do Lizandro!! =D
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2015, 16:00:35
... e ainda botei uma graninha pra impulsionar a página no Facebook ...

Resultado: centenas de likes, números razoáveis de acessos no site e ZERO pedidos de orçamento.

Pegue as dez ultimas pessoas desconhecidas que curtiram sua Fanpage no Facebook e pergunte por inbox se elas curtiram sua pagina, você vai entender por que tantas curtidas e nenhum pedido de nada. Quando você paga pela divulgação, até defuntos dão curtidas.

Invista em equipamento. O marketing para funcionar tem que ser um marketing pesado (R$) e olha lá, o melhor marketing é a recomendação, com todos os amigos de profissão que eu converso, ouço sempre a mesma coisa, 99% dos clientes vem pelo "boca a boca".


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2015, 16:06:01
vc pagou no adwords para divulgar a fanpage?

jogou dinheiro fora, adwords tem que ser um anuncio de venda e com uma landing page com formulário de contato. assim quem está procurando fotografo para casamento, ver seu anuncio e já cai na pagina para solicitar orçamento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2015, 16:24:11
Pegue as dez ultimas pessoas desconhecidas que curtiram sua Fanpage no Facebook e pergunte por inbox se elas curtiram sua pagina, você vai entender por que tantas curtidas e nenhum pedido de nada. Quando você paga pela divulgação, até defuntos dão curtidas.

Invista em equipamento. O marketing para funcionar tem que ser um marketing pesado (R$) e olha lá, o melhor marketing é a recomendação, com todos os amigos de profissão que eu converso, ouço sempre a mesma coisa, 99% dos clientes vem pelo "boca a boca".

Entendi. Realmente vieram muitas curtidas, mas sei lá, ninguém que realmente parecia ser potencial, por isso achei que foi dinheiro jogado fora.

vc pagou no adwords para divulgar a fanpage?

jogou dinheiro fora, adwords tem que ser um anuncio de venda e com uma landing page com formulário de contato. assim quem está procurando fotografo para casamento, ver seu anuncio e já cai na pagina para solicitar orçamento.

Na verdade não, paguei Adwords pro meu site em geral, e fiz alguns testes com a Fanpage. Paguei pra impulsionar uma postagem ($ jogado fora), paguei pra ganhar likes ($ jogado fora), paguei pra ter mais acessos ao meu site através do Fb ($ jogado fora), paguei pra impulsionar a página ($ jogado fora)

Enfim...
Mas achei interessante isso que vc falou, do Adwords. Eu fiz pro meu site direto, aí a pessoa caía no site e já saía, dava um número perto de 100% na taxa de rejeição pq a pessoa não clicava em nada no site. No máximo dava uma olhada em algumas fotos e já saía. Quase nada de cliques na página de orçamento. =(
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2015, 16:34:58
...
Até mesmo pq sigo vários dos passos que disseram (marcar todo mundo nas fotos, usar horários nobres, temos parceria com cerimonialista, etc...) e ainda botei uma graninha pra impulsionar a página no Facebook e no Adwords.
...

Não seria o caso de você correr atras de mais parcerias? Com buffets, decoradores, videomakers, etc... Este network pode te ajudar muito.
Pelo que pude perceber até agora, não existe divulgação melhor que uma mulher eufórica falando bem de seu serviço para as amigas :D
Canon


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2015, 16:35:26
Tinha entendido que era do adwords para a fanpage.

Você tem que fazer uma pagina para cada anuncio do adwords, eu cometi esse vacilo no começo, de direcionar para a home do site.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2015, 17:04:29
Não seria o caso de você correr atras de mais parcerias? Com buffets, decoradores, videomakers, etc... Este network pode te ajudar muito.
Pelo que pude perceber até agora, não existe divulgação melhor que uma mulher eufórica falando bem de seu serviço para as amigas :D

Eh, seria uma boa sim. Hoje tenho parceria com uma galerinha Videomaker e uma cerimonialista.
Só não sei como "chegar" nos outros fornecedores =(
Já deixei cartão em buffet e salão de cabeleireiro onde as noivas fazem Making of, mas só
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2015, 17:19:51
Eh, seria uma boa sim. Hoje tenho parceria com uma galerinha Videomaker e uma cerimonialista.
Só não sei como "chegar" nos outros fornecedores =(
Já deixei cartão em buffet e salão de cabeleireiro onde as noivas fazem Making of, mas só

Procuro sempre tirar fotos da decoração e depois enviar para o pessoal da decoração e também do salão (se for o caso). E quando posto, tento marcar eles na publicação (no Facebook).
Também peço informações e pego material de divulgação dos fornecedores para indicar eles, avisando eles todas as vezes que indico.
Faço isso para tentar estreitar o relacionamento com os fornecedores.
Isso pra mim tem funcionado. Tenho fechado contratos em cidades próximas, tudo baseado em indicações locais.
« Última modificação: 29 de Junho de 2015, 17:21:03 por jefersonperrot »
Canon


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2015, 17:43:23
Procuro sempre tirar fotos da decoração e depois enviar para o pessoal da decoração e também do salão (se for o caso). E quando posto, tento marcar eles na publicação (no Facebook).
Também peço informações e pego material de divulgação dos fornecedores para indicar eles, avisando eles todas as vezes que indico.
Faço isso para tentar estreitar o relacionamento com os fornecedores.
Isso pra mim tem funcionado. Tenho fechado contratos em cidades próximas, tudo baseado em indicações locais.

Show. Eu costumo tirar as tais fotos, mas esqueço de mandar pra eles e/ou taggear eles nas postagens  :aua:
Vou começar a me policiar e fazer isso melhor.
« Última modificação: 29 de Junho de 2015, 17:49:07 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2015, 18:58:53
Vou relativizar um pouco a resposta, cada vez  mais me dou conta de que o cliente (salvo raras exceções) te exige "melhor equipamento". Nitidez, aberração cromática, distorção de bordas, ruído, etc....não são nem se quer percebidos por eles. O que "chama a atenção do cliente" é uma foto com muita energia (pq nem de composição os clientes entendem bem), aquela foto que vai ser capa do álbum ou vai ganhar trilhões de curtidas no facebook.

E para isso só depende de vc, do seu estilo e da EDIÇÃO. E ai que mora o problema, vc compra uma Canon 24mm 1.4 L que é uma obra prima de engenharia e taca um preset que imita negativos antigos e deixa a foto com vinheta e ruído? Pra que? Era melhor ter feito como uma lente mais barata.

Resumindo, eu hoje estou muito criterioso para "melhorar" de equipamento por causa do cliente, não te apega a isso não, pensa mais em equipamento que vai te permitir trabalhar com tranquilidade.


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2015, 22:16:05
 :ponder:
« Última modificação: 29 de Junho de 2015, 22:37:10 por andreswm »


matheusmacedo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #14 Online: 29 de Junho de 2015, 23:34:28
Acompanhando aqui...