Autor Tópico: Quem usou full frame consegue voltar para APSC?  (Lida 21323 vezes)

silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #165 Online: 09 de Julho de 2015, 11:48:08
Esta certo, eu fui chatinho porque já tinha dito que em moda/estudio não é relevante (que é a plicação da 85mm 1.2). E já tinha dito que vinheta é algo que incomoda em grande angular para paisagem e turismo com o fundo importante e focado (que não é o caso acima).
E que é no maximo até 50mm que se observa de forma relevante. E, em paisagem, se nao for meio dia, e tiver sombras nos cantos, elas serão intensificadas.

Mas a vinheta se vê no único canto que está focado e que não é preto. :ok:

Na manga da camisa dela só de se aproximar do canto mesmo sem sombra, se vê escurecimento  :ok:

Se fosse revista de moda isto teria que ser corrigido por software.
Mas o maior problema é a definicão do vestido dela que está em plano próximo do rosto e deveria ter nitidez. Então a vinheta nem fica sendo o problema maior. Ambas sao muito mais fortes em grande angular e não em teles.
Se fosse NOIVA, para revista de noiva, cheio de detalhes, renda , lacinhos, flores de renda, não seria aceito.
Teste com várias aberturas, deixando o vestido no canto e vc vai confirmar.  :ok:
Por isso fotografos FF de revista moda evitam deixar o vestido nos cantos e recortam a foto, jogando os cantos fora.
Mais Ernesto, isso que você está falando não é vinheta amigo, a parte preta é algo no fundo e na blusa é sombra da blusa que não é lisa e possui ondas.
Veja que a foto em F1.2 está exatamente igual a em F3.5. Sobre a roupa ter nitidez por estar no mesmo plano, você já usou 85/1.2 em FF nessa distância? o DOF é CURTÍSSIMO, Veja que apenas 1 olho está em foco, o "de lá" pois errei, foi minha primeira foto com ela e estava pegando o jeito.

Segue pra comparar em 1.2 e em 3.5. Então quer dizer que 85/1.2 + FF não serve pra moda? Só se for em estúdio mesmo, mais te garanto que em F4 tens Nitidez total nas bordas e sem vinheta, desde que o DOF seja pensado e que os objetos estejam inseridos dentro desse range.
Pra mim em questão de vinheta estão iguais.

IMG_8769 by Silvano Rocha, no Flickr

IMG_8838 by Silvano Rocha, no Flickr
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #166 Online: 09 de Julho de 2015, 11:51:08
Veja que 85/1.2 em F1.6 mesmo com fundo cinza tem pouca vinheta e só aparece do backfocus por conta do fundo estar menos claro mesmo, veja que no front focus nao aparece, mais isso some 100% se fechar pra F2, mais isso não me incomoda e estou pouco ligando pro mundo profissional.
Voce vai falar dos cantos borados né, Lógico que estão, pois estão em planos focais diferentes e é isso que me atrai no FF, a facilidade de demonstrar tridimensionalidade.

IMG_8811 by Silvano Rocha, no Flickr
« Última modificação: 09 de Julho de 2015, 11:53:08 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #167 Online: 09 de Julho de 2015, 11:59:23
Esta certo, eu fui chatinho porque já tinha dito que em moda/estudio não é relevante (que é a plicação da 85mm 1.2). E já tinha dito que vinheta é algo que incomoda em grande angular para paisagem e turismo com o fundo importante e focado (que não é o caso acima).
Vinheta em Grande Angular + FF?

Essa foto foi feita com uma 28/2 em F2.8.
Lógico que não serviria pra revista de turismo, pois como percebes o fundo está desfocado e os cantos também, pois estamos falando em FF e eu estava a 1m de distância dos modelos e uns 30m de distância da casa. Teria que usar um F11 pra pegar tudo, mais o lance de vinheta em Wide FF é mito.

IMG_9502-3 by Silvano Rocha, no Flickr
« Última modificação: 09 de Julho de 2015, 12:00:12 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.689
  • Sexo: Masculino
Resposta #168 Online: 09 de Julho de 2015, 12:20:05
Depassagem mais uma vez só pra dizer aqui que eu adoro vinheta, inclusive ja deixo default no meu LR pra colocar mais vinheta, pq a que vem na minha camera FF é pouca...
Conhecimento importa mais que equipamento.


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #169 Online: 09 de Julho de 2015, 12:53:53
Depassagem mais uma vez só pra dizer aqui que eu adoro vinheta, inclusive ja deixo default no meu LR pra colocar mais vinheta, pq a que vem na minha camera FF é pouca...

kkkkkkkkkkk

rapá, a discussão tá boa!

 :snack:



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.479
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #170 Online: 09 de Julho de 2015, 12:59:01
Esta foto acima é pura vinheta, é só ver no asfalto. como vc disse.

1. vinneta, que é o menor problema (por ser arrumado via software) e repetido inumeras vezes e que, por ser caracteristica e  se resaltar quando houver sombras nos cantos. (que ocorre em paisagem que nao for com luz meio dia e abundante)


Isso não é vinheta no sentido estrito do termo. Vinheta é quando a luz é bloqueada, mas o termo acabou sendo aceito. Isso aí é o fall-off, que como já é do conhecimento da galera, qualquer bom software resolve isso em 2 segundos.

Outra coisa é que estão falando de uma objetiva específica. Mete uma Summicron-90 ou uma Zuiko 85/2.8 que não vai dar "vinheta" nenhuma. Isso não é problema do formato, e sim da objetiva, principalmente a Canon em 1.8.

O fundamental é saber sobre eventuais limitações e vantagens do seu equipamento, seja ele qual for e seguir em frente fazendo boas fotos. O resto é dissipação inútil de energia. Pra que ficar discutindo sexo dos anjos ?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.479
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #171 Online: 09 de Julho de 2015, 17:13:44
Sobre a leica em FF  eu já falei a mesma coisa. desde o começo!
Mas fullframista virou religiao, eles querem ganhar em tudo 103% e isso nao existe.
Poxa, é bom pra caramba usar aps-c em futebol de campo, a moilidade que ganhamos é inquestionavel.

Ih cara... Relaxa. Não sou fullframista, tanto que tenho UMA FF e um monte de APS.

E escrevi varias vezes que:
Não é qual é melhor mas onde cada uma é melhor.

Ninguém está discordando desse ponto, pelo contrário.


Sobre o termo vinheta, em portugues, eu não gosto dele mas, se tiver outro em portugues, ok

Não é isso. Vinheta é uma coisa e fall-off outra completamente diferente. A vinheta é causada por um bloqueio/corte físico na imagem, por exemplo uma sombra causada por um parassol, um filtro espesso ou o uso de uma lente APS em um sensor full frame. O fall-off é uma perda na transmissão da luz do centro para as bordas. Quem já trabalhou com uma Hasselblad XPAN sabe muito bem do que estou falando hehe..

Mas, não me leve a mal e me desculpe se vc discordar mas, essa moda recente de trocar todos os termos em portugues (de fotografia) que usamos há mais de 70 anos por termos em amueriKanizados, eu discordo.
Discordo porque eles nunca foram fortes em máquinas fotográficas.
E ultimamente se reconheceu que fotografia começou no Brasil por um frances que mudou para cá e queria fotografar o Brasil.
Coisa que os amueriKanos sempre mentiram a respeito. Sempre disseram que foi lá.
O mesmo vale para filme colorido que esconderam de toda a minha geracao que eles existiam já nos anos 30 na alemanha.
Tudo para favorecer a mentira amueriKana da kodak, a "inventora do colorido" e nos entupirem dos filmes deles

Esse não é o foco do tópico, aliás nem entendi por que esta colocação. Se você não gosta do termo fall-off, vai ter que procurar um termo em português que seja simples para descrever o mesmo problema, mas acho que não existe. Não é um esmaecimento ou decaimento. Se você descobrir um termo que se aplique em portugês, agradeço.

Concordo que certos anglicismos irritam, como por exemplo o maldito "newborn". Fala sério, o que tem de mau em falar rescém-nascido, que é a tradução literal do termo ?

Bem, melhor não misturarmos os tópicos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.479
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #172 Online: 09 de Julho de 2015, 19:57:42
Curioso que a publicação que mais usava o fall-off era inglesa, a Photo Answers.

Agora, amigo, não leve a mal... Você está muito estressado neste fórum, está parecendo até uma pessoa que eu conheço aqui, que costuma reagir assim por qualquer coisa.



Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #173 Online: 10 de Julho de 2015, 11:59:59
vcs aí ficam debatendo que tal câmera é melhor para tal trabalho.
ou seja, isso nunca terá fim, pq tal câmera é sempre melhor para tal trabalho.
nessa lógica tem espaço para qquer equipamento.

acho que a questão desse tópico era se o o cara quer voltar pra crop depois de FF (consegue = deseja, nesse caso, para mim)

o que me parece pelas respostas aqui é que não, o cara não consegue (deseja) voltar. pq FF é realmente muito superior ao APS-C. assim como médio formato deve ser um universo de melhor em comparação ao FF.

eu não defendo o FF em relação ao crop. nem é uma questão para mim. pq eu fotografaria com uma crop se o peso e tamanho do equipamento é quase o mesmo de uma FF? não uso mais a minha 40D, simples assim. virou back up. agora, usar uma crop menor, realmente menor, aí é outra coisa. mas a qualidade superior da FF continuará existindo.

às vezes me parece que o cara que não tem FF fica defendendo o crop até a morte, e que o cara do FF quer ver todas as crops exterminadas da face da Terra. :hysterical:

tem uma penca de FF-fanboy aqui nesse tópico, mas tb tem os CROP-fanboy tb heim!

:hysterical:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #174 Online: 10 de Julho de 2015, 12:25:00
...mas a qualidade superior da FF continuará existindo.

tem uma penca de FF-fanboy aqui nesse tópico, mas tb tem os CROP-fanboy tb heim!

Tem mesmo !!!

 :assobi:
« Última modificação: 10 de Julho de 2015, 12:25:25 por Roberto Dellano »


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #175 Online: 10 de Julho de 2015, 12:37:23
Tem mesmo !!!

 :assobi:

:hysterical:

mas a qualidade da FF é melhor. isso é inegável (ou sério que tem alguém negando isso?)*
isso não é ser fanboy, é ter bom olho :D

* falo isso me baseando na 5D, 40D, 60D e 600D, q são as que eu conheço.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #176 Online: 10 de Julho de 2015, 12:43:42
às vezes me parece que o cara que não tem FF fica defendendo o crop até a morte, e que o cara do FF quer ver todas as crops exterminadas da face da Terra. :hysterical:


Bem isso mesmo. No fundo, todo mundo defende até a morte o equipamento que tem, e encontra qualquer tipo de justificativa pra isso. Até mesmo quem tem ambos, FF e cropada, costuma escolher um lado e defender até a morte, ahahaha.  :D


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #177 Online: 10 de Julho de 2015, 12:44:42

Bem isso mesmo. No fundo, todo mundo defende até a morte o equipamento que tem, e encontra qualquer tipo de justificativa pra isso. Até mesmo quem tem ambos, FF e cropada, costuma escolher um lado e defender até a morte, ahahaha.  :D

isso aí
eu, por exemplo, tenho certeza que a minha 5D é superior à 5D2  :hysterical:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #178 Online: 10 de Julho de 2015, 12:44:44
:hysterical:

mas a qualidade da FF é melhor. isso é inegável (ou sério que tem alguém negando isso?)*
isso não é ser fanboy, é ter bom olho :D

* falo isso me baseando na 5D, 40D, 60D e 600D, q são as que eu conheço.

Pois é, eu com a 6D e a D7100 to numa duvida tremenda sobre isso. Mas ainda é cedo para eu ter certeza, to com a D7100 a apenas duas semanas. Mas logo dou minha opinião.
« Última modificação: 10 de Julho de 2015, 12:48:05 por Roberto Dellano »


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #179 Online: 10 de Julho de 2015, 12:47:36
Pois é, eu com a 6D e a D7100 to numa duvida tremenda sobre isso. Mas ainda é cedo para eu ter certeza, to com a D7100 a apenas duas semanas. Mas logo do minha opinião concreta.

eu tenho muita vontade de ter uma Nikon, gostaria de poder comparar com Canon.
a que eu queria é a Df, coisa mais linda.

https://www.google.com.br/search?q=nikon+df&es_sm=93&biw=1280&bih=923&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=6uifVY2lM8iUwgTb35mQDA&ved=0CAYQ_AUoAQ

pena que a Canon não lança uma assim (que daí já aproveitava as minhas lentes)
« Última modificação: 10 de Julho de 2015, 12:48:29 por Câmera Cega »