Autor Tópico: Quem usou full frame consegue voltar para APSC?  (Lida 20590 vezes)

afelipe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • Flickr
Resposta #45 Online: 01 de Julho de 2015, 07:56:52
Meu chute:

1. FF
2. Crop

Idem.

E não sou fotógrafo profissional. Comprei uma D7200 agora e confesso que estou menos satisfeito do que gostaria. A ideia original era comprar uma D750, mas o preço realmente assusta o hobbista iniciante.
A qualidade da d7200 é muito boa. Mas a D750 tem uma nitidez muito superior. Se o exemplo acima for diferente de 1=FF e 2= Dx, então eu dou o braço a torcer e vou ver o que estou errando nas minhas fotos.

Fuji HS50EXR | Nikon D7200 + 35mm + 18-300mm | Sony HX50v | Meu celular | (não necessariamente nessa mesma ordem)


afelipe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • Flickr
Resposta #46 Online: 01 de Julho de 2015, 08:09:56
Alguns pontos a serem discutidos, tambem:

1) estilo da foto: Nos exemplos, a foto de cima parece ter sido tirada com maior zoom (ou foi cropada depois?), menor distância do assunto. Por isso maior desfoque na folha verde de trás. O galho onde os pássaros estão também parecem mais próximos. Talvez a DX pudesse fazer foto semelhante, se usasse um zoom maior. (minha humilde opinião..)

2) estilo do fotógrafo: Eu sou iniciante. Tenho boas fotos, uma boa noção de enquadramento e tal, mas sou iniciante. Então, imagino que para um iniciante, seja mais fácil achar que tirou uma boa foto se a a qualidade dessa foto for naturalmente impressionante. Em outras palavras, eu utilizo a beleza dos assuntos para ter uma bela foto. Um pássaro já é naturalmente belo, seja pelas cores, seja pelo excesso de detalhes interessantes. Então, uma máquina FF te dará naturalmente mais riqueza de detalhes e uma foto que impressiona mais. Mesmo que eu não seja lá essas coisas por trás de uma câmera. Um Sebastião Salgado, por outro lado, tira leite de pedra, enxerga beleza onde não se vê e a mostra para todos com "qualquer" câmera.

Para ilustrar, se quiserem ver minhas fotos, segue o link: https://www.flickr.com/photos/andrefelipecarvalho/
Comecei com uma Fujifilm HS50exr há um ano e meio. E agora resolvi ir para as DSLR de verdade. Ainda estou tateando no escuro.

Fuji HS50EXR | Nikon D7200 + 35mm + 18-300mm | Sony HX50v | Meu celular | (não necessariamente nessa mesma ordem)


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #47 Online: 01 de Julho de 2015, 08:19:18
Não acho que a nitidez seja afetada pelo tamanho do sensor, a não ser em ISO bem alto.

Também as condições das fotos acima tendem a minimizar as diferenças entre FF e cromada ;); nesse tamanho postado então, fica impossível. Há diferença de distância para o objeto, de lentes, aparentemente, de tratamento. É fácil ver a diferença do fundo, mas isso pode ser enganoso dada a distância do sujeito.

Imagens com APS-C e FF, sem aplicação de redução de ruído, com ISO 3200:
TestISO_A7-A6000-3837 by Fernando Maués, no Flickr

TestISO_A7-A6000-3954 by Fernando Maués, no Flickr

Com 12.800:
TestISO_A7-A6000-3839 by Fernando Maués, no Flickr

TestISO_A7-A6000-3956 by Fernando Maués, no Flickr

NESSAS CONDIÇÕES, se não for abusar do ISO (ie, deixar ele até 3200), pode-se viver bastante bem com a APS-C, mas as diferenças são bastante claras.

Abs



Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #48 Online: 01 de Julho de 2015, 08:55:28
Ae Cris, bom te ver por aqui. Seja bem vinda ao MF.
Valeu!
Ainda sou BrFoto de coração. Mas tá tudo muito paradinho por lá.  :(

As discussões aqui são boas, pretendo fazer visitas com mais frequência por aqui! :)
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #49 Online: 01 de Julho de 2015, 08:59:34
Estava aqui lembrando.
Quando mudei para FF, alguem havia me dito que a tendência das APS-C era acabarem ao longo dos anos, que em pouco tempo não valeria investir em lentes para câmeras cropadas.

Na época achei que fazia sentido. Hoje, acho (opinião pessoal) que em breve (coisa de uns 10, 15 anos), câmeras reflex em geral é que acabarão obsoletas. Ou seja, tanto FF como sensor APS-C acabarão sendo substituídas por mirrorless ou tecnologias mais avançadas.

OBS: gosto de velharia, por isso vou ser da turma dos saudosistas
OBS2: não foi isso que me fez decidir mudar de sistema na época
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #50 Online: 01 de Julho de 2015, 09:04:59
Estava aqui lembrando.
Quando mudei para FF, alguem havia me dito que a tendência das APS-C era acabarem ao longo dos anos, que em pouco tempo não valeria investir em lentes para câmeras cropadas.

Na época achei que fazia sentido. Hoje, acho (opinião pessoal) que em breve (coisa de uns 10, 15 anos), câmeras reflex em geral é que acabarão obsoletas. Ou seja, tanto FF como sensor APS-C acabarão sendo substituídas por mirrorless ou tecnologias mais avançadas.

OBS: gosto de velharia, por isso vou ser da turma dos saudosistas
OBS2: não foi isso que me fez decidir mudar de sistema na época

Mirrorless já tem sensor FF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #51 Online: 01 de Julho de 2015, 09:20:51
Eu acho que consegue tranquilamente. Da mesma forma que vários fotógrafos que venderam tudo para ir para mirrorless voltaram a comprar suas dslr´s, vários não voltaram e estão bem satisfeitos. Acho que é questão de adaptação como para qualquer novo sistema. As vezes não rola por diversos motivos.
Como o pessoal falou, acho que a comparação foi injusta. Eu tenho uma x-t1 e uma 5dc. Venho há algum tempo observando os resultados para ver qual vai embora e não consigo perceber essa diferença toda na foto. Mas veja, estou comparando uma 5dc com fixas com uma x-t1 + 35mm 1.4. As fotos da fuji são muito boas e muito nítidas.
Acho que um ponto a favor (pelo menos em relação a fuji) é que as primes já são muito boas totalmente abertas.
Já a canon, de forma geral, não é muito boa totalmente aberta.


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 01 de Julho de 2015, 09:35:23
Eu concordo com o Fernando, emho, a nitidez esta mais ligada a qualidade dos vidros, que ao tamanho do sensor!

Também concordo com o Fernando, lentes diferentes, dificultam a identificação, então vamos a uma comparação com a mesma lente, fundo semelhante e na mesma distancia, o que muda um pouco é o tamanho do assunto!





Eu consigo conviver com os dois sistemas, ou com apenas um deles, minha escolha pelo FF é pela qualidade e diversidade de lentes disponíveis no mercado!

Continuando com o "brincadeira" vamos deixar a opinião sobre qual é a foto tirada com a câmera cropada nos dois exemplos rsrsrsrsrrs

Também acho que em casos muito específicos, a diferença pode ser bem evidente, mas para postar na internet ou fazer impressão A4, fica muito difícil dizer que um sistema é melhor que o outro.

No final eu coloco o endereço das imagens com o exif.

Abraços

Nascimento
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #53 Online: 01 de Julho de 2015, 09:51:41
Da mesma forma que vários fotógrafos que venderam tudo para ir para mirrorless voltaram a comprar suas dslr´s, vários não voltaram e estão bem satisfeitos.

Pois é, esquecem de mencionar esse lado. Muita gente saiu de DSLR FF pra mirrorless APS-C e não voltou mais.

Eu convivo bem com os dois sistemas. Possuo uma FF e uma cropada boas, pra usar ambas para trabalho. Cada uma tem sua utilidade e suas vantagens pro meu tipo de uso, e não vejo problemas em, transitar de uma para a outra.


afelipe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • Flickr
Resposta #54 Online: 01 de Julho de 2015, 10:35:32
Eu concordo com o Fernando, emho, a nitidez esta mais ligada a qualidade dos vidros, que ao tamanho do sensor!

Continuando com o "brincadeira" vamos deixar a opinião sobre qual é a foto tirada com a câmera cropada nos dois exemplos rsrsrsrsrrs


Olá Nascimento,

Creio que o beija-flor foi clicado com FF e o canário com DX. mas posso estar sendo "enganado" por um PP mais eficiente no primeiro ;-)
Fuji HS50EXR | Nikon D7200 + 35mm + 18-300mm | Sony HX50v | Meu celular | (não necessariamente nessa mesma ordem)


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 01 de Julho de 2015, 11:47:57
[
De 15mm a 50mm +-, O melhor set profissional é usar lente fullframe em camera aps-c.
Não concordo muito com nessa afirmação.

1 - Use uma 24/1.4 numa FF e você entenderá. Não existe lente alguma que consiga te dar o mesmo efeito pra APS-C, a não ser que exista alguma 16mm F1.0 que eu não conheça.
Use uma 50/1.4 numa FF e depois compare com o resultado de uma 35/1.4 em APS-c. São efeitos totalmente diferentes.
Mesmo que use a 50/1.4 na APS-C, pra ter o mesmo enquadramento (corpo inteiro por exemplo), terás que ficar mais longe, assim menos DOF e efeito diferente do fundo.
Use uma 85/1.2 numa FF e compare com uma APS-C + 50/1.2. São bem diferentes as imagens.

O que o pessoal esquece é que com FF as lentes Wides você pode chegar mais perto e assim ter o mesmo enquadramento e ao mesmo tempo ter menos DOF, mudando totalmente a imagem entre uma 24mm em FF para uma 16mm em APS-C e só quem usou sabe disso.

Esses exemplos abaixo foi feito com uma 28mm F2.0, lente que não existe nenhuma relativa no APS-C portanto essa imagem, exatamente igual seria impossivel. Mesmo que use a mesma lente, teria que se afastar e aí não ficaria com a mesma perspectiva.
IMG_8062 by Silvano Rocha, no Flickr

IMG_8061 by Silvano Rocha, no Flickr

IMG_8111 by Silvano Rocha, no Flickr

Claro que, são fotos de caracteristicas bem particulares e aí pode gostar ou não, fato é que é impossível fazer igual com APS-C.

Usando uma 50mm você já consegue realmente dar AQUELA borrada no fundo e isso eu percebi muito quando saí da APS-C pra FF.

IMG_8416 by Silvano Rocha, no Flickr

IMG_8543 by Silvano Rocha, no Flickr

Outra coisa que não concordo é com as bordas da imagem. Depois que saí da T3i pra 5Dc, pela primeira vez eu tenho Bordas realmente nítidas, isso usando lente barata como a 40/2.8 (tem que abrir no flickr pra ver melhor).

IMG_2731 by Silvano Rocha, no Flickr

Morgana Universal Studios by Silvano Rocha, no Flickr

Já usando a 85/1.2 é sem comentários,

IMG_8838 by Silvano Rocha, no Flickr

Agora, logicamente que NADA disso te faz fazer fotos melhores, mais como eu gosto desses efeitos citados acima, é interessante ver se você gosta também, caso não seja importante, APS-C na veia.
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 11:52:14 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 01 de Julho de 2015, 12:10:13
Novamente vamos caminhando para FF x APS-C  :D :D :D
Ao criador do tópico, sinto em dizer que não encontrará a sua resposta aqui...
Como é por hobby e prazer, não se trata em comparar a qualidade final da imagem.. e sim o que te dá prazer hoje...

Tem quem esteja na "vibe" de fotografar com filme, outros em utilizar lentes manuais antigas, outros conhecendo e amando as mirrorless, outros esquecendo da câmera em si e investindo tempo e conhecimento em iluminação, outros adorando o range adicional em suas teles proporcionado pela APS-C... etc...

Isso é o que move nós "amadores" da fotografia.

No seu caso defina  capacidade financeira e depois o que te estimula neste momento, chegará a sua conclusão...

Abraços.

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 01 de Julho de 2015, 12:22:37
É normal a nitidez ser o fator mais relevante para o uso amador, mas o grande lance da FF em minha opinião é justamente a separação e o destaque seletivos proporcionados pelo desfoque. Aliás, assim que se passa para FF a quantidade fotos sem a nitidez que estávamos acostumados é grande, mais ainda para quem usa micro 4/3. É uma adaptação engraçada, especialmente para quem sempre usou filme em SLR como eu e nunca percebeu isso naqueles tempos: foco era crítico e ponto final. Acho que o digital me deixou mal-acostumado, e eu tive que me readaptar...  :)
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 12:23:19 por efilho »


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #58 Online: 01 de Julho de 2015, 13:45:48
Novamente vamos caminhando para FF x APS-C  :D :D :D
Ao criador do tópico, sinto em dizer que não encontrará a sua resposta aqui...
Como é por hobby e prazer, não se trata em comparar a qualidade final da imagem.. e sim o que te dá prazer hoje...

Tem quem esteja na "vibe" de fotografar com filme, outros em utilizar lentes manuais antigas, outros conhecendo e amando as mirrorless, outros esquecendo da câmera em si e investindo tempo e conhecimento em iluminação, outros adorando o range adicional em suas teles proporcionado pela APS-C... etc...

Isso é o que move nós "amadores" da fotografia.

No seu caso defina  capacidade financeira e depois o que te estimula neste momento, chegará a sua conclusão...

Abraços.

Estou respondendo pouco, mas aprendendo muito e acompanhando os comentários com grande interesse.
Abraços a todos!


afelipe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • Flickr
Resposta #59 Online: 01 de Julho de 2015, 14:27:21
Alguns exemplos de desfoque com uma 50mm 1.4D na D7200 Dx.


Tiny Drone by André Felipe Carvalho, no Flickr


Tiny Drone by André Felipe Carvalho, no Flickr




Foco manual em todas as fotos. Nesta última apliquei uma vinheta, como podem perceber...

No Flickr tem o exif das fotos. Mas o que eu percebi (só agora) é que usei a 50mm 1.4 na abertura 2.8. O que eu imagino signifique que eu poderia ter formado um DOF ainda mais raso, se tivesse fotografado em f1.4






« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 14:50:20 por afelipe »
Fuji HS50EXR | Nikon D7200 + 35mm + 18-300mm | Sony HX50v | Meu celular | (não necessariamente nessa mesma ordem)