Autor Tópico: Quem usou full frame consegue voltar para APSC?  (Lida 20823 vezes)

silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 01 de Julho de 2015, 15:08:08
No Flickr tem o exif das fotos. Mas o que eu percebi (só agora) é que usei a 50mm 1.4 na abertura 2.8. O que eu imagino signifique que eu poderia ter formado um DOF ainda mais raso, se tivesse fotografado em f1.4
Não achei seu Flickr.
Sim Felipe, o DOF será o mesmo com a mesma lente na mesma distância. O problema é quando você quer pegar uma foto de corpo inteiro, aí tem que ir mais pra trás e a DOF diminui.
No mais, de modo geral é igual a DOF.
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 15:13:36 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 01 de Julho de 2015, 15:51:28

Ao criador do tópico, sinto em dizer que não encontrará a sua resposta aqui...

...No seu caso defina  capacidade financeira e depois o que te estimula neste momento, chegará a sua conclusão...

Abraços.

Caro Paul, tenho que admitir que a resposta acima, é a mais coerente, até o presente momento!

Uma coisa muito interessante, é como as pessoas se comportam quando se faz uma simples e pergunta!
Profissionais em fotografia social, professor universitário e defensores ferrenhos de um sistema ou de outro, passaram por aqui, deram sua opinião, mas poucos aceitaram dizer qual é a foto da câmera cropada nos dois exemplos, seja em fórum de fotografia, de áudio, de vinho ou outro qualquer, quando se propõe um teste cégo, é um “pereréco” temos todo tipo de argumento, dos mais simples aos mais calorosos, mas a verdade é que como poucos confiam naquilo que querem acreditar, não opinam, inclusive você que é o maior interessado, também não deu sua opinião sobre qual das quatro fotos foram feitas com a câmera cropada rsrsrsrsr

Mas vamos la!
Nikon D7000 com Nikon 300mm f/2.8G VRII





Nikon D800 com Nikon 400mm f/2.8G VRII





Depois de tudo que ja foi dito, fica a pergunta, ficou mais fácil ou mais difícil escolher um sistema!

Abraços

Nascimento
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 15:52:24 por aviasom »
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 01 de Julho de 2015, 16:08:55
Assim óh, o que todos precisam entender é que existe apenas uma diferença de estética.

Um DOF mais curto, mais nitidez, menos vinheta, menos granulação ou seja lá o que for, todas essas diferenças são questões estéticas, portanto não tem o melhor e nem o pior, seja APS, FF ou médio formato, o que muda na fotografia é uma questão de estética.

Não se pode dizer que um equipamento é melhor que o outro simplesmente pelo tamanho do sensor, o importante é o fotografo entender essas diferenças, e escolher aquilo que mais lhe agrada para as suas fotos.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 01 de Julho de 2015, 16:14:54
(...) mas poucos aceitaram dizer qual é a foto da câmera cropada nos dois exemplos, seja em fórum de fotografia, de áudio, de vinho ou outro qualquer, quando se propõe um teste cégo, é um “pereréco” temos todo tipo de argumento, dos mais simples aos mais calorosos, mas a verdade é que como poucos confiam naquilo que querem acreditar, não opinam (...)

 :worship: :worship: :worship: :worship:

Disse tudo!  :clap:  :clap:  :clap:

Adoro teste cego justamente por isso!

Outro dia vi um post aqui comparando as 50mm e lembro que poucos acertaram (com argumentos) qual lente era qual.

Parabéns pelas fotos!  :ok:


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #64 Online: 01 de Julho de 2015, 16:21:03
Eu refleti sobre as fotos e acabei não postando  :D
Meus palpites foram errados. Os duas fotos feitas com a APS eu diria que foram tirados com a full frame  :shock:
Vamos a algumas constatações da minha "realidade fotográfica":

- Nunca fiz questão de DOFs curtos, tanto que nem com a 60D, nem com a 6D, fiz questão de comprar a cinquentinha ou a quarentinha, apesar do custo relativamente baixo se comparado com o restante dos equipamentos;

- O que eu mais fotografei foram paisagens. Em segundo lugar, vida natural (mormente pássaros). Tive também uma 100mm f/2.8 macro que me divertiu menos do que eu imaginava. Cobri dois noivados (um cobrando, coisa que não faço mais, e um por favor, que foi bem melhor), fiz um book (da minha então namorada, hoje minha esposa), e no mais fotos de família;

- Fazendo uma estatística no lightroom, com as distâncias focais que eu mais utilizo, constatei que a grande maioria foi na distância focal mínima das minhas ex lentes zoom (18-135 e 24-105L);

- Em segundo lugar vieram as fotos na distância focal máxima;

- Todas as distâncias focais intermediárias, somadas, não atingiram o número de fotos dos extremos das lentes;

- A Fuji-X M1 com as lentes do kit tem melhor qualidade de imagem que a 60D com a 18-135mm (bem melhor, imho). A 6D, obviamente, dava voltas nas duas. Se eu voltar pra 60D ou inferior, vou perder em qualidade de imagem. Nesse quesito, pra ganhar da Fuji, vou ter que pegar uma full frame (elevando exponencialmente o gasto). Ou estou errado e as lentes do kit da Fuji é que são melhores que a 18-135mm?

- Ganhei em portabilidade e qualidade de imagem, mas sinto falta da "pegada DSLR" (ergonomia, peso, botões, enfim, usabilidade em geral);

- Achei a distorção em barril da 24-105 muito pronunciada em 24mm, imho;

- A Fuji 16-50 também distorce pacas;

- Lidar com os RAWs da Fuji no Lightroom é um martírio. Antes eu só clicava em RAW, agora só em JPG;

- Meu fluxo de trabalho era mais rápido com a Canon (eu já tinha pegado a manha de tratar os RAWs da Canon com o aspecto que eu gosto);

- Já tive uma 200mm f/2.8L que usava exclusivamente para astrofotografia, ramo que abandonei por motivo de força maior (falta de tempo), apesar de gostar muito;

- Astrofotografia é uma área bem específica bastante exigente com à óptica da lente, principalmente com relação a vinhetas e aberração cromática;

Enfim... Não decidi nada   :no:
Se fosse para escolher duas lentes L da Canon, acho que seriam a 17-40 e a 70-200 (a versão f4), seja para full frame ou APSC.
E qual corpo? Full frame pra não ter um downgrade em qualidade de imagem ou APSC mesmo para gastar menos?
A 70D tem melhor sensor que a 60D? Bem melhor? Pouco melhor? Melhor que o X-Trans da Fuji?
Bom, mas eu disse que eu gosto de paisagens né?
10-18 na APSC ou 17-40 na FF?  :aua:


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 01 de Julho de 2015, 18:15:13
Um Sebastião Salgado, por outro lado, tira leite de pedra, enxerga beleza onde não se vê e a mostra para todos com "qualquer" câmera.

se não me engano, a câmera digital que o Sebastião Salgado usa é a 1Ds e 5D


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #66 Online: 01 de Julho de 2015, 19:01:02

Uma coisa muito interessante, é como as pessoas se comportam quando se faz uma simples e pergunta!
Profissionais em fotografia social, professor universitário e defensores ferrenhos de um sistema ou de outro, passaram por aqui, deram sua opinião, mas poucos aceitaram dizer qual é a foto da câmera cropada nos dois exemplos, seja em fórum de fotografia, de áudio, de vinho ou outro qualquer, quando se propõe um teste cégo, é um “pereréco” temos todo tipo de argumento, dos mais simples aos mais calorosos, mas a verdade é que como poucos confiam naquilo que querem acreditar, não opinam, inclusive você que é o maior interessado, também não deu sua opinião sobre qual das quatro fotos foram feitas com a câmera cropada rsrsrsrsr


Acho que você está sendo injusto. A maioria não respondeu porque o "teste cego", como foi feito, não tem sentido. É pegadinha. Sem informar distância do objeto, abertura (até agora não sabemos), distância do fundo, DF da lente, etc., é uma armadilha, não um teste. Quem aceita responder está só entrando na brincadeira, mas não para acertar de verdade.
Na comparação com o vinho, é como fazer sangrias com vinhos diferentes, encher de frutas DIFERENTES, quantidades de água desconhecidas, açúcares diversos e pedir para nego avaliar o vinho.
Como o povo vem dizendo neste e em outros tópicos, o sensor é apenas uma parte da equação - sem saber as outras, fica complicado.
Abs!


afelipe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • Flickr
Resposta #67 Online: 01 de Julho de 2015, 20:33:09
Fuji HS50EXR | Nikon D7200 + 35mm + 18-300mm | Sony HX50v | Meu celular | (não necessariamente nessa mesma ordem)


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 01 de Julho de 2015, 21:08:08
Olá amigos.
Opinião sincera de vocês:
- Quem já teve o gosto de usar full frame consegue acostumar novamente com APSC?

Maues, da forma como você esta falando, parece que eu estou defendendo o sistema cropado, mas é um engano enxergar assim, não estou defendendo nem um nem outro sistema, até porque eu não tenho sistema cropado!

Injusto, é com dados técnicos, querer convencer o autor do tópico, que o sistema FF é melhor, o ideal seria postar fotos com um apelo estético, dados técnicos e exif ele consegue aos montes no DXO e em outros sites dedicados a reviews de câmeras!

A única coisa a que me propus, foi mostrar com fotos esteticamente bonitas, que tanto faz um sistema ou outro, eu acho quem faz a foto é o fotografo, e não o sistema!
De resto, é o mesmo "mimimi" de sempre!
Abs
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 21:32:24 por aviasom »
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #69 Online: 01 de Julho de 2015, 21:09:08
Vou dar meus pitacos. Para mim, Thales, FF foi um mundo sem volta. Posso ter outras máquinas e sistemas de sensores menores? Posso, desde que tenha comigo uma câmera FF.

Para mim o sensor FF faz diferença sim, não só nos óbvios DoF e ISOs limpos mas na resolução. Não concordei com o Fernando quando ele disse que sensores APS-C e FF com a mesma lente apresentam nitidez similares, não apresentam e a diferença é perceptível.

Claro que dá para tirar ótimas fotos com câmeras de sensores menores mas a minha satisfação como hobby é fotografar, tratar e olhar os resultados e a parte 3 me satisfaz mais com FF.

A única máquina cujo sensor não era FF e me agradou além do esperado foi a Fuji X.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 01 de Julho de 2015, 21:47:32
Pois é Thales. Hoje tenho mais prazer fotografando com a D610 do que com a D7100, e olhe que essa última é uma put* câmera!!

 :) :)


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #71 Online: 01 de Julho de 2015, 21:47:54
Maues, da forma como você esta falando, parece que eu estou defendendo o sistema cropado, mas é um engano enxergar assim, não estou defendendo nem um nem outro sistema, até porque eu não tenho sistema cropado!

Injusto, é com dados técnicos, querer convencer o autor do tópico, que o sistema FF é melhor, o ideal seria postar fotos com um apelo estético, dados técnicos e exif ele consegue aos montes no DXO e em outros sites dedicados a reviews de câmeras!

A única coisa a que me propus, foi mostrar com fotos esteticamente bonitas, que tanto faz um sistema ou outro, eu acho quem faz a foto é o fotografo, e não o sistema!
De resto, é o mesmo "mimimi" de sempre!
Abs

Aviason, fotos esteticamente bonitas em todos os sistemas, não só em FF e APS-C, mas em 1", m4/3, médio formato, etc., também há aos montes na internet, mais até que reviews técnicos tipo DxO.

Em nenhum momento disse que defendes nenhum sensor, nem pensei isso, juro. Olha minhas postagens neste mesmo tópico e vê que tampouco quero convencer ninguém (ou acho, para mim) que FF é caminho sem volta.

Falei ESPECIFICAMENTE do desafio que propuseste, "teste cego", e de tuas queixas por não responderem. Para mim, e expliquei os motivos, o teste não é teste, é pegadinha; não é cego, é cego, surdo e louco.

Vantagens de FF - ou de APS-C, ou M4/3, ou 1", etc. - aparecem em CONDIÇÕES DE USO ESPECÍFICAS as quais não estão sendo reproduzidas no teu teste. Aí, para matar o teste, só avaliando dados tecnicos que não são fornecidos.

Repito, é pegadinha. Posso arrumar foto feita com celular e outra com FF, colocar aqui e as pessoas serem incapazes de saber qual é a imagem de quem (acho que no tópico que já é irmão deste, FF vs Crop, há uma foto assim, se uma garrafa, que é até mais interessante com iPhone). Isso não significa que os dois equipamentos não tenham diferença - apenas que, NAQUELAS CONDIÇÕES, as diferenças são irrelevantes.

Enfim, não se aborreça com meu "mimimi", é discordância respeitosa :D

Abs!
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 21:49:18 por fernandomaues »


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 01 de Julho de 2015, 21:48:43
Parece frescura, mas também acho que hoje não conseguiria voltar atras... A única camera com fator de crop que realmente gostei foi a D7100... Tem de fato qualidade de imagem superior as demais. Hoje uso canon FF pelas lentes, pela familiaridade com comandos, cores e principalmente a possibilidade dos arquivos e qualidade dos mesmos.


osiris2088

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #73 Online: 01 de Julho de 2015, 22:29:23
se não me engano, a câmera digital que o Sebastião Salgado usa é a 1Ds e 5D

O Sebastião Salgado utiliza a Canon 1DX, confere aí:
https://youtu.be/alNAl20rNdI


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #74 Online: 02 de Julho de 2015, 00:20:50
Uma coisa que acho engraçada é que sempre tem esses tópicos e a galera falando das muitas vantagens da FF. Aí quando postam uma foto (nem estou falando da foto do nascimento) com FF e outra com APS-C não conseguem distinguir.  :ponder: